Por que o continente asiático é considerado o berço das religiões do planeta?

Quando estudamos o Oriente Médio, a Ásia de Monções e o Extremo Oriente, verificamos uma grande variedade étnica, cultural e religiosa. Tal fato chama a atenção pelas suas especificidades. O Oriente Médio é marcado pela existência das três maiores religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.

Na Ásia de Monções (Sul e Sudeste Asiático), destacam-se o Bramanismo na Índia, o Lamaísmo no Nepal e Butão, além do Tibete, na China. Também existem muitos adeptos do Budismo. Em países como Tailândia, Vietnã, Japão, destaca-se o Budismo e, na China, o Confucionismo, além do Xintoísmo.

As características religiosas marcam a cultura e o comportamento desses povos, imprimindo traços específicos em suas sociedades, o que as diferencia de outras civilizações.

As religiões moldaram as sociedades e sua visão do mundo desde o início da História. Elas estão intimamente ligadas aos fenômenos de identidade, cultura e civilização. Portanto, além da dimensão espiritual, tiveram função política ou geopolítica, tanto como pacificadoras quanto como motivadoras de conflitos, de acordo com o momento e local.

Acompanhe a seguir algumas características do Islamismo:

A religião do Islã é a aceitação da obediência aos ensinamentos que Deus revelou ao seu último profeta, Muhammad (Maomé). A história do Islamismo está diretamente ligada a Maomé, nascido na cidade de Meca (Arábia Saudita) e membro da tribo Quirache. Ele viveu e cresceu entre mercadores.

Aos 40 anos, começou sua pregação, quando, segundo a tradição, teve uma visão do anjo Gabriel, que lhe revelou a existência de um Deus único (Alá). Maomé casou-se com Khadija, a qual investiu toda sua fortuna na propagação da nova doutrina. Maomé passou a pregar e propagar a mensagem, enfrentando oposição. Foi perseguido em Meca, o que o obrigou a emigrar para Medina, em junho de 622, episódio conhecido como Hégira (emigração), marco ndo calendário dos muçulmanos.

O livro sagrado do Islamismo é o Corão ou Alcorão, que contém as mensagens transmitidas por Deus a Maomé, reveladas entre 610 e 632. A obra divide-se em 114 suras (capítulos), compostas de versos. A segunda fonte de ensinamentos é a Suna, conjunto de preceitos baseados nos hadiths (ahadiths), relatos transmitidos pelo profeta.

Dois grupos distinguem os praticantes do Islamismo: os xiitas e os sunitas. Os sunitas dividem-se ainda em grupos menores (hanafitas, malequitas, chafeitas e hambanitas) e são os seguidores da tradição do profeta Maomé. Após sua morte, em 632, sua obra foi continuada pelo seu tio All-Abbas. Os xiitas são partidários de Ali, marido de Fátima, filha de Maomé. Foram os líderes da comunidade que deram prosseguimento à obra de Maomé.

O Islã fundamenta-se em cinco pilares: testemunho da fé, oração, pagamento do zakat (apoio aos necessitados), jejum no mês de Ramadã e peregrinação a Meca (Hajj).

Ásia: Berço das Principais Religiões

2765 palavras 12 páginas

Exibir mais

Religiões asiáticas
ISLAMISMO:

Religião monoteísta baseada nos ensinamentos de Maomé (chamado O Profeta), contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são chamados muçulmanos - muslim, em árabe, aquele que se subordina a Deus. Fundado na região da atual Arábia Saudita, o islamismo é a segunda maior religião do mundo. Perde apenas para o cristianismo em número de adeptos. Seus fiéis se concentram, sobretudo, no norte da África e na Ásia. O nome Maomé (570-632) é uma alteração hispânica de Muhammad, que significa digno de louvor. O Profeta nasce em Meca, numa família de mercadores. Começa sua
…exibir mais conteúdo…

É permitido o uso dos exércitos nacionais como meio de difundir os princípios do islã. Segundo a doutrina muçulmana, as guerras, porém, não podem visar à expansão territorial nem a conversão forçada de pessoas. Por isso, o jihad não é aceito por toda a comunidade islâmica. Durante todo o nono mês lunar de cada ano, guarda-se o Ramadã, e, do amanhecer ao pôr-do-sol, o muçulmano celebra a revelação do Alcorão a Maomé e comemora sua primeira vitória militar contra Meca. Enquanto é dia, os fiéis não podem comer, beber, fumar ou manter relações sexuais, embora trabalhem normalmente. Mas as restrições não são mantidas durante as noites, e as ruas se enchem de pessoas que comemoram alegremente a revelação feita a seu profeta. A celebração do Eid el Adha lembra a disposição de Abraão em sacrificar a Alá seu próprio filho, Ismael (na tradição judaico-cristã o filho seria Isaque). Na época de Eid el Adha também acontece a peregrinação a Meca. O Ano-Novo islâmico é comemorado no Dia de Hégira, o 1º do mês Muharram. O marco é o ano de 622, quando Maomé deixa Meca. Os lugares mais sagrados do Islamismo são Meca, cidade onde fica a Caaba, Medina, lugar onde Maomé construiu a primeira Mesquita (templo), e Jerusalém, cidade onde o profeta ascendeu aos céus durante uma viagem noturna em que foi ao paraíso e se encontrou com Moisés e Jesus Cristo.

JUDAÍSMO: É reconhecida como a primeira religião monoteísta da humanidade e

Porque a Ásia e considerada o berço das religiões?

O continente asiático é berço das mais antigas civilizações datadas a cerca de 4000 anos e também é o lugar onde nasceram diversas religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo. As civilizações surgiram segundo as características de cada região da Ásia.

E importante saber que o continente asiático foi o berço das três maiores religiões do mundo Quais são elas?

A variedade religiosa também caracteriza o continente Page 3 asiático, considerado o berço das três maiores religiões do planeta: o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo. Muitas outras religiões são praticadas no continente, como o xintoísmo, no Japão, o judaísmo, em Israel, e o budismo, na China.

Por que podemos dizer que o continente asiático e o berço das grandes civilizações?

Ásia teve início quando quatro civilizações do mundo antigo começaram a história do mundo, cujos povos os historiadores chamam de berços da humanidade, devido ao fato de que a crença de muitos que estudaram esse assunto afirma a origem das primeiras civilizações relevantes nesses locais.

Qual a religião predominante no continente asiático?

Na Ásia de Monções (Sul e Sudeste Asiático), destacam-se o Bramanismo na Índia, o Lamaísmo no Nepal e Butão, além do Tibete, na China. Também existem muitos adeptos do Budismo. Em países como Tailândia, Vietnã, Japão, destaca-se o Budismo e, na China, o Confucionismo, além do Xintoísmo.