Por que o continente americano é considerado o berço da humanidade?

2653 palavras 11 páginas

* A ÁFRICA COMO BERÇO DA HUMANIDADE;

A África é considerada o berço da humanidade e da civilização porque podemos verificar que passando por ancestrais pertencentes a várias espécies do gênero Australopitecos, e às espécies primitivas do gênero Homo (desde o Homo habílis até o Neandertal e seus pares) - que o caminho evolutivo conduz o Homo sapiens ao homem moderno. O Homo erectus, autor de importantes avanços na manufatura de implementos como o machado, teria saído da África há quase dois milhões de anos, em ondas migratórias rumo à Ásia e à Europa, iniciando o povoamento do mundo. E, segundo a autora, Elisa Larkin, o consenso científico sustenta ainda que o homem moderno (Homo sapiens) também evoluiu na África e de lá saiu, há mais ou menos 150 mil anos, em uma segunda fase de ondas migratórias através da Eurásia. Tudo isso pode ser comprovado pelas ossadas fósseis, pelos indícios da manufatura e da arte primitiva encontrada no continente africano. As transformações de formas arcaicas do Homo Sapiens em formas modernas teriam ocorrido primeiramente na África, o que nos levaria a concluir que todos os humanos de hoje são descendentes de africanos. Estes se espalharam pela Eurásia dando início a um processo de intercâmbios genéticos, que se processa até hoje.

01 * A GEOGRAFIA DA SOCIEDADE AFRICANA;

A África é o terceiro continente mais extenso ficando atrás somente da Ásia e da América, com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da


Relacionados

  • Africa

    3480 palavras | 14 páginas

    África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros A quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a países de outros continentes, tais como as Ilhas Canárias e os enclaves de Ceuta e Melilla, que….

  • Resenha: gostaria de infor que amanhã seremos mortos com nossa famílias philip gourevitch

    1416 palavras | 6 páginas

    é uma obra assinada pelo jornalista norte americano Philip Gourevitch,este que deixa seu país por um período de três anos,afim de levantar um vasto estudo sobre o Genocídio ocorrido entre Abril e Junho de 1944 em Ruanda,pequeno país localizado na África . A Resposta buscada por Gourevitch em sua pesquisa surge justamente de uma indagação, poderíamos chamar a tal atrocidade de ação civilizada? Ou puramente podemos chamar ao episódio como uma ação bárbara ocorrida em pleno século XX? , independente….

  • Aspectos positivos da áfrica

    1796 palavras | 8 páginas

    TRABALHO DA AFRICA [pic] A África é o segundo maior continente da Terra e conta com uma população de mais de 820 milhões de habitantes. Possui uma incrível diversidade cultural e ambiental. Patrimônios históricos e naturais. Reconhecida como o berço do Homo Sapiens. Quatro quintos do território africano encontra-se entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. O Equador corta a África quase ao meio. É o mais quente dos continentes e abriga o Saara, o maior deserto do Planeta. Divisão Física….

  • Os Cuxitas

    585 palavras | 3 páginas

    Introdução A África é considerada o “berço da humanidade”; de acordo com informações arqueológicas disponíveis, foi o primeiro continente a ser ocupado pelos humanos. No solo africano surgiram alguns dos primeiros cultivos agrícolas e atividades pastoris. Vários povos africanos desenvolveram técnicas de manufaturas, obras de arte, línguas e construções de monumentos diversos, formando um riquíssimo acervo cultural. A intenção deste trabalho é fazer um estudo sobre a África Antiga, dando atenção….

  • Introdu O Ao Trabalho De Os Conceitos De Agricultura E Pecu Ria

    2244 palavras | 9 páginas

    Introdução O presente trabalho em suas mãos debruçará sobre os temas relacionados com a agricultura e a pecuária, neste irei também falar das suas definições. Neste trabalho nota-se aqui aspectos de extrema importância, isso porque este tema tem como escopo principal conhecer a definição da agricultura e a pecuária e alguns outros pressupostos relacionados com o tema em abordagem para uma boa compreensão dos conteúdos em abordagem. Espera-se também que tudo aqui apontado estejam plenamente de acordo….

  • Filosofia africana

    2714 palavras | 11 páginas

    Na filosofia as condicões desta utilizam –se criando lentamento embora não tenha alcançado um claro exclarecimento em toda a Àfrica. A maior parte da Àfrica Subsariana a gora é que está ganhando o corpo de uma tradição filosofica escrita e o Paulin defende essa concepção filosofica.` A fisofia Àfricana começa com aquilo e que Paulin chamou de trabalho etnológico com prentenção filosofica….

  • Sociedades africanas da região subsariana até o século xv

    846 palavras | 4 páginas

    SOCIEDADES AFRICANAS DA REGIÃO SUBSARIANA ATÉ O SÉCULO XV I- INTRODUÇÃO A África subsaariana corresponde à região do continente africano a sul do Deserto do Saara, ou seja, aos países que não fazem parte do Norte de África. A palavra subsaariana deriva da convenção geográfica euro-centrista, segundo a qual o Norte estaria acima e o Sul abaixo; daí o prefixo latino sub.….

  • Africa branca e Africa negra

    1061 palavras | 5 páginas

    África, a Diversidade num Continente O continente africano é amplamente conhecido pelas suas belezas naturais, principalmente quando se refere à grandiosa vida selvagem. Porém, o que encontramos de imenso neste continente é uma enorme diversidade física e sócio-econômica, pois existe neste espaço desde extensos vales férteis, aonde a vida parece não ter fim, até desertos gigantes, como é o caso do Saara, o maior do mundo. O contraste da pobreza e riqueza também é muito visível por toda sua extensão….

  • Genero Homo

    939 palavras | 4 páginas

    Gênero Homo Reconstrução do Australopithecus afarensis, ancestral humano que desenvolveu o bipedalismo, mas que não tinha o grande cérebro do homem moderno. Na taxonomia moderna, o Homo sapiens é a única espécie existente desse gênero, Homo. Do mesmo modo, o estudo recente das origens do Homo sapiens geralmente demonstra que existiram outras espécies de Homo, todas as quais estão agora extintas. Enquanto algumas dessas outras espécies poderiam ter sido ancestrais do H. sapiens, muitas foram….

Trabalhos Populares

Porque o continente americano é considerado o berco da humanidade?

Resposta verificada por especialistas O homo sapiens foi a espécie de homo (homem) mais inteligente e, diferentemente dos outros, conseguiu criar grandes grupos, que com o passar do tempo proporcionou que nossa espécie fosse a mais poderosa e dominadora do planeta, subjugando todas as outras. Abraços!

Por que é considerado o berço da humanidade?

Os grupos de Homo sapiens, a espécie da qual somos parte, surgiram na África e de lá se espalharam para os outros continentes. Por essa razão, a África tem sido lembrada como o berço da humanidade.

Por que os estudiosos consideram a África o berço da humanidade?

Como a história de todos os povos, a da África tem passado, presente e continuidade. Mais do que isso: sendo a África o berço da humanidade, é a partir dela que a história da humanidade começa e nela se desenvolveram as grandes civilizações que marcaram a história da humanidade, como a civilização egípcia.

Em que local o ser humano surgiu Qual a relevância dessa informação?

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Toplist

Última postagem

Tag