Por que esse fenômeno pode ser considerado um exemplo de seleção natural como a mudança ocorrida na população seria explicada pela teoria de Lamarck?

Questão 1

Um fenômeno bastante conhecido e usado como exemplo para ilustrar as ideias de Darwin é o melanismo industrial. Ele se caracteriza pelo aumento da variedade de mariposas escuras da espécie Biston betularia em algumas regiões da Inglaterra. Marque a alternativa que explica corretamente por que esse aumento ocorreu.

a) O aumento das mariposas escuras ocorreu porque as brancas eram mais suscetíveis à poluição e isso as levou à extinção. As escuras, por sua vez, não sofriam com os efeitos tóxicos da poluição e sobreviveram.

b) As mariposas claras diminuíram, pois elas foram tornando-se escuras pela ação da poluição e passaram essa característica aos seus descendentes.

c) As mariposas claras diminuíram em razão da predação. Elas tornaram-se mais visíveis em áreas poluídas, onde a fuligem escurecia troncos e muros. Com isso, as escuras tiveram mais chances de sobrevivência e, consequentemente, de reproduzir-se.

d) O número maior de mariposas escuras é explicado pelo fato de que a poluição escureceu a asa desses animais.

Questão 2

Um dos pontos principais do darwinismo diz respeito à seleção natural. Segundo o conceito da seleção natural, é incorreto afirmar que

a) Organismos mais aptos possuem maior probabilidade de chegar à fase adulta e reproduzir-se.

b) O meio ambiente exerce uma força seletiva sobre as espécies.

c) No processo de seleção natural, organismos que possuem características desvantajosas com o tempo diminuem em número.

d) Na seleção natural percebemos que o organismo mais forte sempre é o selecionado.

Questão 3

É comum ouvirmos pessoas falando erroneamente que Darwin afirmou que o homem veio do macaco. Diferentemente do que muitos dizem, Darwin apenas explicou que em algum momento no passado todos nós compartilhamos um ancestral. Baseando-se nessa afirmação e nos seus conhecimentos sobre o darwinismo, marque a alternativa que indica corretamente duas ideias centrais da teoria evolucionista proposta por Darwin.

a) Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres adquiridos.

b) Seleção natural e fluxo gênico;

c) Ancestralidade comum e seleção natural.

d) Seleção natural e lei da herança dos caracteres adquiridos.

e) Ancestralidade comum e lei do uso e desuso.

Questão 4

(Fuvest-SP) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta

a) do sucesso reprodutivo diferencial.

b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

Questão 5

(Uece)

Chega ao Brasil a exposição que abre as comemorações dos 200 anos de nascimento do cientista que explicou como a vida evolui na Terra. Ele se tornou um herói da racionalidade.

(Veja, 9 de maio de 2007.)

O cientista citado na manchete é Charles Darwin, responsável por mudar a visão sobre as questões relacionadas à origem e às transformações que ocorrem no mundo vivo. Identifique, nas alternativas abaixo, aquela que não corresponde às ideias difundidas por Darwin:

a) A escolha de parceiros reprodutivos fortes e competitivos é determinada pela necessidade de garantir a proteção e a sobrevivência da prole.

b) A competição entre espécies iguais ou diferentes é consequência do número elevado de indivíduos em uma situação em que os recursos naturais são escassos.

c) A seleção natural determina a sobrevivência dos indivíduos mais adaptados ao meio e estes indivíduos possuem mais chances de deixar seus descendentes.

d) Características morfológicas, resultantes da utilização constante de determinadas partes do corpo, desenvolvem-se e são transmitidas aos descendentes, acentuando-se ao longo de gerações.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. As mariposas escuras foram selecionadas no ambiente porque sofriam menos predação quando comparadas às brancas. Isso ocorreu em razão do escurecimento do tronco das árvores e muros, que deixava as mariposas claras mais visíveis e, consequentemente, elas eram mais predadas que as escuras, que estavam camufladas.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Dizemos que o organismo com características mais vantajosas para sobrevivência naquele meio é o selecionado. Nem sempre ser o mais forte significa ser o mais apto.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Os dois pontos centrais do darwinismo são o compartilhamento de um ancestral comum e a seleção do mais apto.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Apesar de serem ideias bastantes distintas, as teorias de Darwin e Lamarck concordam no ponto em que o meio possui influência na evolução dos seres vivos.

Resposta Questão 5

Alternativa “d”. Nessa alternativa, dois pontos básicos são levantados: a lei do uso e desuso e a lei da herança dos caracteres adquiridos. Essas duas leis são as ideias principais da teoria conhecida por lamarckismo.

Assista às nossas videoaulas


Por que esse fenômeno pode ser considerado um exemplo de seleção natural B como a mudança ocorrida na população seria explicada pela teoria de Lamarck?

a) Por que esse fenômeno pode ser considerado um exemplo de seleção natural? b) Como a mudança ocorrida na população seria explicada pela teoria de Lamarck? a) As mariposas camufladas são menos predadas, portanto são selecionadas pelo meio ambiente.

Por que o Melanismo industrial pode ser considerado um exemplo de seleção natural?

Esse fenômeno, chamado melanismo industrial, foi proposto como um exemplo clássico de seleção natural. Devido à cor escura, as mariposas carbonaria se camuflavam na cor de fundo das árvores enegrecidas pelos resíduos industriais. Essa camuflagem as protegia da predação por pássaros.

O que afirma a teoria da seleção natural?

Seleção natural é o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin, que afirmou que o meio ambiente atua como um selecionador de características, perpetuando os organismos mais aptos a sobreviver em determinado local.

Como a seleção natural ocorre de um exemplo?

A seleção natural ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente. É através dela que as espécies mais adaptadas persistem no ambiente. Os indivíduos com características mais adequadas para um determinado ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir.