Por que essa característica tornou os répteis independentes da água para a reprodução?

01) (Famerp/2021) Em julho de 2020, um estudante de veterinária foi picado por uma naja, uma serpente exótica e uma das mais peçonhentas do mundo. A naja e outras serpentes eram criadas de forma ilegal, o que configurou um caso de tráfico de animais.
Assim que aconteceu o acidente, o estudante e um colega contataram uma de suas professoras, integrante do Conselho
Regional de Medicina Veterinária, que sugeriu “soltar no mato” as serpentes nativas.
(https.//g1.globo.com, 01.08.2020. Adaptado.)

A) Animais exóticos podem causar impactos ambientais, caso sejam soltos em um novo ambiente, devido à possível ausência de fatores de controle populacional que existiam no ambiente de origem. Cite dois fatores bióticos do ambiente natural que podem controlar uma população nativa.

B) A naja, assim como muitas serpentes peçonhentas, apresenta um órgão de função termorreceptora próximo de cada narina. Se a naja estivesse em um ambiente escuro e com temperatura de 23 ºC, diante de um roedor, um lagarto e um filhote de ave, qual deles ela teria mais dificuldade de capturar? Justifique sua resposta citando o órgão termorreceptor.

02) (UECE/2019) Atente para a seguinte notícia: “Professor da Uece flagra morte de  439  quelônios  no  açude  Cedro  em  Quixadá; pesquisa será feita para revelar causas… O professor comenta que a mortandade dos animais pode causar um panorama ainda mais grave. Ele prevê que com as primeiras chuvas, a água que possa se acumular pode representar riscos à saúde pública, já que não haverá espécies vivas no açude para cumprir o papel do ecossistema”.

Fonte:https://blogs.diariodonordeste.com.br/sertaocentral/meioambiente/professor-da-uece-flagra-mortandade-decagados-no-acude-cedro-pesquisa-sera-feita/

Sobre os quelônios referidos no excerto da notícia, é correto afirmar que

A) são representados pelos cágados, tartarugas e jabutis: animais ovíparos.
B) são representados pelos cágados, serpentes e jabutis: animais ovíparos.
C) cágados são quelônios terrestres que possuem o corpo achatado e pescoço longo.
D) cágados são quelônios terrestres e jabutis são quelônios de água doce.

03)  (UEMG/2015)

“Zoiuda (…) Foi numa noite que ele conheceu Zoiuda. Foi numa noite – e nem poderia ser de outra forma, já que, como as prostitutas e as estrelas, as lagartixas também são seres da noite e só nela, ou de preferência nela, se mostram – , foi numa noite que ele a viu pela primeira vez.
Era uma sexta-feira e ele tinha acabado de chegar da rua: quando se aproximou da talha para tomar um copo d’água, lá estava a lagartixa, na parede, perto do vitrô que dava para a área de serviço do apartamento onde ele morava, no décimo andar.
Era esbranquiçada, um pouco mais cabeçudinha que o comum, e quase rabicó. Mas foram os olhos, foram os olhos o que mais lhe chamou a atenção: exorbitados, duas bolinhas brilhantes, parecendo duas miçangas.”

VILELA, 2013, p.11

O animal citado no texto se encaixa em um mesmo agrupamento de cobras e lagartos. Esta classe animal se caracteriza por possuir, entre outras características,

A) reprodução assexuada por regeneração.
B) circulação sanguínea aberta.
C) excreção predominante de ureia.
D) respiração pulmonar.

04)  (Unicastelo/2014)  Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre. Decisiva para essa conquista e ausente em peixes e anfíbios, a novidade adaptativa adquirida por esses animais foi a presença de

A) sistema reprodutor com fecundação interna e produção de ovo amniótico, revestido por casca calcária.
B) pálpebras móveis e glândulas lacrimais para proteger o olho em meio seco e repleto de partículas.
C) pulmões com mecanismo de bombeamento à pressão, que possibilitaram a respiração no meio terrestre.
D) sistema tegumentar com glândulas mucosas e serosas, que tornou o animal mais resistente à desidratação.
E) coluna vertebral bem desenvolvida e reforçada por costelas fortes, para sustentação do corpo.

05) (FADIP/2015 – Medicina)  O instituto Butantan é responsável por produzir os soros contra serpentes no Brasil. Cada tipo de soro serve para combater apenas o veneno de determinado grupo de serpentes. O soro antibotrópico é utilizado no caso de mordida de jararacas.

Essas serpentes são dotadas por um par de presas anteriores ocas, com um canal injetor de peçonha, lembrando agulhas longas e curvas. Essas serpentes apresentam qual tipo de dentição?

A) Áglifas.
B) Opistóglifas.
C) Solenóglifas.
D) Proteróglifas.

06) (UFSCar) Um animal que possui como características presença de coluna vertebral, fecundação interna com cópula, respiração pulmonar, embrião protegido por ovo com casca dura, mistura do sangue venoso com o arterial e temperatura variável com o ambiente deve pertencer ao grupo

A) das aves
B) dos peixes
C) dos répteis
D) dos anfíbios
E) dos mamíferos

07) (UNICAMP/2019)  No ano de 2015, foi descrito o fóssil de um réptil que viveu há 150 milhões de anos onde hoje é a região Nordeste do Brasil. Conforme ilustra a figura a seguir, esse animal apresenta corpo alongado, com muitas vértebras e costelas, e membros anteriores e posteriores reduzidos (a seta indica a região ampliada no canto inferior esquerdo). Por sua anatomia peculiar, um grande debate teve início sobre a posição que esse animal deveria ocupar na árvore da vida.

Por que essa característica tornou os répteis independentes da água para a reprodução?

Sabe-se que os lagartos (que geralmente têm membros) e as serpentes (seres ápodes) que vivem atualmente têm um ancestral comum. Sendo assim, o organismo ilustrado na figura

A) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a perda dos membros anteriores e posteriores levaria a um prejuízo à vida do animal, e a evolução resulta apenas em melhoria dos organismos.
B) não pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, pois a evolução é gradual e incapaz de gerar mudanças drásticas na morfologia de um ser vivo, como a perda de membros anteriores e posteriores.
C) pode pertencer à linhagem evolutiva das serpentes, sendo que seu ancestral comum com os lagartos possuía membros, depois perdidos por processos evolutivos, originando as serpentes ápodas atuais.
D) pode ser um fóssil de transição, pois os ancestrais das serpentes que não utilizavam seus membros com tanta frequência sofreram atrofia desses membros, deixando de transferir tal característica para seus descendentes.

08)  (Unicamp/2015) O estudo do desenvolvimento embrionário é importante para se entender a evolução dos animais. Observe as imagens abaixo.

Por que essa característica tornou os répteis independentes da água para a reprodução?

Assinale a alternativa correta.

A) O animal A apresenta simetria bilateral e é celomado.
B) O animal B apresenta simetria radial e é celomado.
C) O animal A apresenta simetria radial e é acelomado.
D) O animal B apresenta simetria bilateral e é acelomado.

09) (UFRGS/2020)  O Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul possui representantes de vertebrados nativos do nosso Estado. Entre eles podem ser citados o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara, o gavião-chimango, o puma, o cágado-de-barbichas e a ema.
Com relação a esses animais, são feitas as seguintes afirmações.
I – O jacaré-de-papo-amarelo e o cágado-de-barbichas são répteis, grupo que tem como uma das adaptações ao ambiente terrestre o ovo amniótico.
II – O cágado-de-barbichas, a capivara e a ema possuem coração formado por dois átrios e dois ventrículos completamente separados.
III – As excretas nitrogenadas do jacaré-de-papo- amarelo, do puma e do gavião-chimango são, respectivamente, a amônia, a ureia e o ácido úrico.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

10) (UPF/2020)  Em relação à reprodução sexuada dos animais, assinale a alternativa correta.
A) As tartarugas são ovíparas, com fecundação interna e desenvolvimento direto.
B) As borboletas são vivíparas, com fecundação externa e desenvolvimento indireto.
C) Os felinos são vivíparos, com fecundação interna e desenvolvimento indireto.
D) As aves são ovíparas, com fecundação interna e desenvolvimento indireto.
E) As rãs são ovovivíparas, com fecundação interna e desenvolvimento direto.

Gabarito e Resolução das Questões sobre Répteis

01) 
A) Como exemplos de fatores bióticos do ambiente que podem controlar uma população, podem ser citados o parasitismo e o predatismo.
B) A naja teria maior dificuldade de capturar o lagarto, pois, trata-se de um animal ectotérmico. Dessa forma, sua temperatura corporal estaria próxima à do ambiente. Já o roedor e o filhote de ave são animais endotérmicos, e apresentam uma temperatura corporal mais elevada, sendo o calor irradiado por estes animais percebido pela fosseta loreal, órgão termorreceptor da naja.

02) Os quelônios são representados pelos cágados (de ambiente aquático e terrestre, com membrana interdigital), pelos jabutis (com patas cilíndricas e exclusivamente terrestres; herbívoros) e pelas tartarugas (exclusivamente aquáticas e com patas modificadas em nadadeiras).
Resp.: A

03) Cobras e lagartos são répteis do grupo dos escamados. Os répteis são o primeiro grupo de vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre. Como características desses organismos que favorecem a vida em ambiente terrestre, podem ser citadas: pele queratinizada; ovo com casca calcária, âmnio, alantoide e cório; respiração pulmonar; excreção de ácido úrico e fecundação interna.
Resp.: D

04) Idem questão 03.
Resp.: A

05) As jararacas, cascavéis e jararacuçus são serpentes com dentição do tipo solenóglifa (solenos = tubo; glifos = presa), que se caracteriza pela presença de um dente canalizado capaz de injetar a peçonha na presa.
Resp.: C

06) As características citadas são do grupo dos répteis. Embora as aves também apresentem ovo com casca dura, fecundação interna com cópula e presença de coluna vertebral, nas aves não há mistura de sangue venoso com sangue arterial e, também, nas aves, a temperatura corporal é constante (são animais homeotérmicos).
Resp.: C

07) A presença de muitas vértebras e de costelas, aliada à presença de patas, sugere que o fóssil possa pertencer à linhagem ancestral dos lagartos e das serpentes. O ancestral das serpentes possuía patas, as quais foram perdidas ao longo do processo evolutivo.
Resp.: C

08) O animal representado por A pertence ao filo Cnidaria; possui simetria radial e é diblástico não apresentando, portanto, um celoma (cavidade corporal completamente revestida por mesoderma).
O animal pertence ao grupo dos répteis; possui corpo envolvido por uma carapaça dorsal e por um plastrão ventral; têm simetria bilateral e é celomado.
Resp.: C

09) 
I – Verdadeira.
II – Falso. O cágado-de-barbichas possui o coração com ventrículo parcialmente separado.
III – Falso. O jacaré-de-papo-amarelo elimina ácido úrico.
Resp.: A

10) 
A) Correta.
B) As borboletas são ovíparas (ovos centrolécitos), com fecundação interna e desenvolvimento indireto (inseto holometábolo).
C) Os felinos (c0mo demais mamíferos) apresentam desenvolvimento direto.
D) As aves apresentam desenvolvimento direto.
E) As rãs são ovulíparas (as fêmeas eliminam óvulos ainda não fertilizados –> a fecundação ocorre na água, portanto, externa) e apresentam desenvolvimento indireto.
Resp.: A

Como os répteis se tornaram independentes do meio aquático?

Esta pele seca, sem glândulas mucosas, lhes permitiu expandir seus habitats para territórios distantes das fontes de água, inclusive ambientes áridos. Além disso, a pele seca e impermeável deixou de ser uma estrutura respiratória.

Quais as características importantes para os répteis que os tornaram independentes da água?

Os répteis, além de terem pulmões bastante eficientes para as trocas gasosas em meio aéreo, têm a pele revestida por uma camada grossa de proteína chamada queratina. Esse revestimento torna a pele impermeável, diminuindo bastante a perda de água para o ambiente, por evaporação.

Quais características dos répteis permitiram ao grupo a total independência do ambiente aquático?

O ovo impermeável é uma das características que tornaram a reprodução dos répteis independente da água,permitindo aos representantes desse grupo ocuparem ambientes onde anfíbios não conseguiriam sobreviver.

Quais as características da reprodução dos répteis?

Os répteis são animais que apresentam sexos separados, ou seja, existem machos e fêmeas. A fecundação é interna, e a maioria das espécies bota ovos, sendo, portanto ovípara. Vale destacar que existem também representantes ovovivíparos e vivíparos.