Por quê elevadas atitude a temperatura e menor

Ouça este artigo:

A altitude é um fator determinante para a caracterização do clima de uma região, tanto quanto a latitude. Tanto é que o fator altitude pode condicionar o clima de uma determinada região de tal forma que chega a praticamente anular o perfil da zona climática na qual a localidade está inserida. Por este, e outros motivos é bastante difícil uma classificar as zonas que apresentam clima de altitude.

Alguns fatores da altitude que interferem no clima são: maior insolação conforme aumenta a altitude, queda da temperatura, maior taxa de precipitação, menor pressão atmosférica e mais ventos (dependendo do relevo do local).

O fator da insolação aumenta conforme a altitude porque o ar fica mais limpo e seco e, também, menos denso, o que permite que os raios solares, principalmente os de menor comprimento de onda (como os raios UV), incidam com maior intensidade. Mas, ao contrário do que pode parecer, isso não chega a aumentar a temperatura porque a menor densidade do ar e menor pressão, fazem com que os raios solares escapem rapidamente para a atmosfera. Ou seja, a atmosfera menos densa não consegue segurar o calor, fazendo com que a temperatura caia. Por isso, quanto mais alto, mais frio (a cada 100m a temperatura cai cerca de 0,6ºC). Esse fator faz também com que a amplitude térmica anual seja pequena, porém a amplitude térmica diurna (a diferença da temperatura do dia para a noite) é bastante significativa.

A precipitação é outro fator influenciado pela altitude. Quando uma massa de ar se aproxima de uma montanha (ou conjunto de montanhas) ela é obrigada a subir atingindo temperaturas mais baixas, o que ocasiona a precipitação. Mas à partir de determinada altura, quando a umidade do ar cai drasticamente, o efeito é o inverso e as chuvas são mais raras.

O posicionamento do local (cidade, vilarejo...) com relação ao vento também é importante para determinar a umidade e a taxa de precipitação. Locais que ficam na direção do vento costumam ser mais úmidos, enquanto os que ficam protegidos do vento (do outro lado da montanha) costumam ser mais secos.

Um exemplo de como o clima de altitude pode afetar uma região é o caso de Cherrapunji (Índia) que, por causa de ficar localizada em uma região montanhosa bem de frente para as monções marítimas recebe uma taxa de precipitação anual em torno de 11.400mm.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/clima-de-altitude/

Arquivado em: Clima, Geografia

O clima estuda um dos quatro domínios globais: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera. Os processos atmosféricos influenciam e são influenciados pelos outros processos naturais e por atividades humanas.

Para definir clima é necessário apresentar o tempo atmosférico, que pode ser definido como as condições de temperatura, umidade, pressão, estabilidade (sem nuvens) ou instabilidade (nublado ou com chuva) em um determinado lugar em certo dia. É como se tirássemos uma foto de uma pessoa, ela mostra a pessoa somente naquele instante.

O clima pode ser definido como a sucessão habitual de tempos atmosféricos ou a síntese do tempo atmosférico num dado lugar, durante um período de aproximadamente 30 a 35 anos. Podemos dizer que, provavelmente, no próximo verão, na maior parte do Brasil, estará mais quente e mais chuvoso (em áreas de clima tropical continental) ou menos chuvoso (como no litoral do Nordeste), pois isto ocorreu durante os últimos 30 a 35 anos no mínimo.

Quando estudamos o clima estamos preocupados em determinar as regularidades de temperatura, pressão e umidade (elementos climáticos), bem como os fenômenos irregulares, como o El Niño, por exemplo.

O clima é influenciado/determinado pelos fatores climáticos, entre os quais se destacam:

1) Latitude

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Os raios solares sobre a Terra atingem a superfície de forma desigual. Por exemplo, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, o Sol atinge a superfície de forma perpendicular ou pouco inclinado, isto é, ao meio dia no hemisfério sul o Sol está exatamente sobre as nossas cabeças (no verão) ou um pouco inclinado para o norte (no inverno). Quem está muito próximo dos pólos, no verão, enxerga o Sol 24 horas por dia, mas ele está sempre inclinado e, mesmo ao meio dia, parece o Sol do início da manhã. No inverno não se vê o Sol.

2) Altitude

Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento. Além disso, nas baixas altitudes o ar é mais concentrado (maior densidade) e por isso tem maior capacidade de acumular calor, enquanto nas altas altitudes o ar é mais rarefeito e possui menor capacidade de armazenar calor. A altitude é tão importante para a determinação da temperatura que mesmo em áreas de baixa latitude podemos encontrar montanhas com neve eterna.

3) Albedo

O albedo é definido como o índice de reflexão dos raios solares. Quanto maior a reflexão, menor será o calor acumulado. Ao atingirem a superfície, os raios solares encontram diferentes materiais como o gelo ou o asfalto, o gelo é muito claro e por isso reflete a maior parte da energia solar (albedo de 50 a 70% e absorve 50 a 30%), a cidade é muito mais escura e reflete apenas de 14 a 18% (absorve 86 a 82% da energia solar). Consequentemente a cidade é muito mais quente que as superfícies brancas. Por sua vez, as florestas refletem de 3 a 10% e a água reflete de 2 a 4%.

Por que quando maior a altitude menor a temperatura?

A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

Por que a medida que a altitude aumenta diminui a pressão e a temperatura?

Por causa da força da gravidade, a maior parte do ar concentra-se nas áreas mais baixas do relevo e exerce maior pressão nessas áreas, enquanto as zonas de maior altitude possuem um ar mais rarefeito e com menor pressão.

Qual a relação entre a altitude e a temperatura?

A relação entre o clima e a altitude manifesta-se por meio das variações de pressão atmosférica e temperatura. Apesar de as localidades mais altas estarem mais próximas do sol, elas costumam receber menos calor, tornando-se mais frias, além de apresentarem uma amplitude térmica (variação de temperatura) menor.

É correto afirmar que a medida que a altitude aumenta a temperatura diminui?

Resposta: b) À medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. Explicação: O ar não é um bom condutor de temperatura, mas a superfície terrestre é, o que faz com que as temperaturas mais altas se situem mais perto do chão, que absorve parte da radiação do sol e se aquece.