Por que deixar de usar o Facebook?

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, com quase 3 bilhões de usuários ao redor do mundo, mas se você não está tão contente saiba que existem alternativas. Romper totalmente com o Facebook significa deixar de lado também o Instagram e outros serviços da empresa —dependendo do seu nível de desapego, também significa deixar o WhatsApp de lado.

Alternativa para matar tempo

Se você é daquelas pessoas que utilizam a rede social apenas para passar tempo, saiba que outros apps podem ser bastante atrativos.

Relacionadas

O YouTube, por exemplo, é um matador de tempo clássico, com seus vídeos de tudo quanto é coisa.

Se gosta de memes, dancinhas e quer apenas ver algo que não necessariamente necessita de pensar profundamente, o TikTok pode ser uma solução. Contando com vídeos, músicas e muitas coreografias, a rede social de vídeos já caiu nas graças de muitas pessoas e você provavelmente vai achar seus conhecidos por lá.

Uma das vantagens do TikTok é que é possível estar por dentro das tendências sem nem ao menos possuir uma conta.

Por que deixar de usar o Facebook?

TikTok

Imagem: Unsplash

Agora, se você não se interessa tanto por vídeos e sua ligação com o Facebook está no Instagram, você pode tentar o Pinterest, que vai te mostrar diversos tipos de imagens e te inspirar com tendências de decoração, moda, artesanato, viagens e todos os assuntos que você costuma ver nas redes sociais de fotos.

Por que deixar de usar o Facebook?

Imagem: Getty Images

Por dentro das novidades

O Facebook também virou um lugar para consumir notícias. Para substituir este aspecto, vale tentar o Twitter. Lá estão os principais canais de jornalismo e influenciadores, além das autoridades e órgãos públicos.

Uma alternativa legal é o Google App, que acessa o buscador do Google e também destaca notícias diárias sobre seus assuntos favoritos.

Bater papo em grupo

Se você é fã do WhatsApp, pode tentar migrar para o Telegram, o aplicativo que mais cresceu em 2021 e se aproveitou da polêmica sobre a nova política de privacidade do WhatsApp para ganhar espaço. Um atrativo do app são os grupos separados por assuntos.

O Signal também é uma alternativa interessante e segura, que não carrega seus contatos e te dá mais controle sobre seus dados.

O Google também criou sua própria plataforma, o Hangouts —a desvantagem é que ainda não possui criptografia de ponta a ponta.

Outra alternativa é o Snapchat, que após um sucesso inicial acabou ficando de lado no Brasil. O app vem com recursos que podem ser utilizados nas conversas, como filtros, mas apenas algumas de suas comunicações são criptografadas, o deixando menos seguro que o WhatsApp.

Eventos

O Facebook possui o recurso "Eventos", que facilita a vida de quem não tem nada programado e busca algo para fazer próximo da própria localização.

Por que deixar de usar o Facebook?

App Meetup

Imagem: Divulgação

Uma alternativo é o Meetup, uma ferramenta dedicada apenas a eventos e confraternizações. Nela é possível buscar por palavras-chave, como teatro, música, e, em seguida, definir o local que deseja ir.

Fóruns como o Reddit também possuem comunidades baseadas em localização e tópicos sobre coisas para fazer em diversas cidades.

Exporte seus contatos

Agora que você já conhece algumas alternativas para deixar o Facebook, vale exportar os contatos que mantém na rede de Mark Zuckberg, para ter as informações visíveis dos seus amigos por lá.

Para isso, vá ao seu perfil, clique nos três pontinhos, acesse "Configurações", "Suas Informações do Facebook", e "Baixe suas informações". No intervalo de datas selecione "Desde o Início", clique em "Desmarcar tudo" e desça até "Amigos e Seguidores" para ativar. Para finalizar, basta "Solicitar um Download".

Se você está cansado do debate político, de bullying ou tem recebido mensagens pouco amistosas nas redes sociais, pode optar por desativar o Facebook por um tempo e ficar longe da plataforma. Embora o site esteja se esforçando em melhorar as interações, ainda pode ser complexo lidar com ataques pessoais em posts públicos ou mesmo de “amigos”. Você pode, ainda, optar por bloquear e dar um tempo em pessoas.

  • Como desativar o Instagram temporariamente [Passo a passo]
  • Como desativar autoplay de vídeos em todos sites (Guia)
Por que deixar de usar o Facebook?
Como desativar Facebook. (Imagem: Thought Catalog/Unsplash)

Desativar o Facebook pelo celular

Time needed: 2 minutes.

O processo para desativar o Facebook é bem simples e pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo computador. Primeiro, vamos ver como fazer pelo app:

  1. Acesse “Configurações”

    Abra o Facebook no seu celular (e faça login com usuário e senha se ainda não tiver feito). Ao lado do botão de notificações, no canto superior direito, clique na sua foto e, seguida, no ícone de engrenagem para ir em “Configurações”;

    Por que deixar de usar o Facebook?

  2. Vá em “Acesso e controle de perfil”

    Role a tela e em “Conta”, clique em “Acesso e controle de perfil”;

    Por que deixar de usar o Facebook?

  3. Escolha desativar sua conta

    Dentre as opções da tela, clique em “Desativação e exclusão”; selecione “Desativar conta” e, em seguida, “Continuar para a desativação da conta”;

    Por que deixar de usar o Facebook?

  4. Insira sua senha

    O Facebook mostra quais serão as contas (incluindo perfis e páginas) que serão desativadas; para prosseguir, clique em “Continuar”; em seguida, digite sua senha e clique em “Continuar” novamente;

    Por que deixar de usar o Facebook?

  5. Desative sua conta

    Justifique (ou não) o motivo da sua saída do Facebook e clique em continuar; se possuir alguma página ou grupo administrados por você, o aplicativo irá exibir uma lista com eles para caso queira fazer alguma alteração ainda com o perfil ativo; para continuar, clique em “Desativar minha conta”.

    Por que deixar de usar o Facebook?

Desativar o Facebook pelo computador

Após abrir o facebook.com/ no seu navegador e fazer login, o caminho é bem parecido com o que ensinamos acima. Veja:

  1. Vá em “Configurações”
    Clique na seta no canto direito superior da tela — ao lado do botão de notificações — e selecione “Configurações e privacidade”; em seguida, toque em “Configurações”;
    Por que deixar de usar o Facebook?
  2. Acesse “Suas informações no Facebook”
    Nas opções do lado esquerdo da tela, clique em “Privacidade” e depois vá para “Suas informações no Facebook”;
    Por que deixar de usar o Facebook?
  3. Acesse a área de desativação da conta
    Role a tela e clique em “Desativação e exclusão”; depois, selecione “Desativar a conta” e em “Continuar para a desativação da conta”. Confirme as contas que serão desativados e clique em “Continuar” novamente;
    Por que deixar de usar o Facebook?
  4. Insira sua senha para validar o pedido
    Digite sua senha e clique em “Continuar”; 
  5. Desative sua conta
    Você pode justificar a sua saída da rede e fazer alterações nas páginas que administra — é possível também cancelar o recebimento de e-mails do Facebook posteriormente. Feito isso (ou não), clique em “Desativar”.
    Por que deixar de usar o Facebook?

Qual é a diferença entre desativar e excluir?

Se você está em dúvida entre excluir o Facebook ou desativar o perfil por um tempo, veja qual é a melhor alternativa para você. Desativar, no entanto, permite voltar.

Se você desativar sua conta:

  • Você pode reativar seu perfil no Facebook quando quiser.
  • As pessoas não poderão ver sua Linha do Tempo ou pesquisar por você.
  • Algumas informações podem continuar visíveis para outras pessoas (mensagens).

Se você excluir sua conta:

  • Não será possível recuperar seu perfil após a exclusão.
  • A exclusão só ocorrerá alguns dias após a solicitação.
  • Uma solicitação de exclusão é cancelada se você entrar na sua conta neste tempo.
  • Pode levar até 90 dias para os dados armazenados serem excluídos.
  • Suas informações não poderão ser acessadas no Facebook durante este período.

Algumas informações, como o histórico de mensagens, não são armazenadas em sua conta. Isso significa que os seus amigos ainda poderão ter acesso a mensagens enviadas depois que sua conta foi excluída (ou mesmo desativada). Sendo assim, se a sua ideia é apagar as mensagens que enviou, só a pessoa que recebeu poderá fazê-lo.

Como reativo minha conta?

Para ativar sua conta novamente é só acessar o Facebook — pelo aplicativo ou computador — com seu e-mail e senha usados anteriormente.

Consigo usar o Messenger se eu desativar o meu Facebook?

Quando a sua conta do Facebook é desativada, mas você ainda tem o Facebook Messenger instalado no celular, ainda é possível conversar com amigos no Messenger. A sua foto do perfil do Facebook continuará visível em suas conversas e outras pessoas podem procurar você para enviar uma mensagem neste aplicativo. Caso você não queira que isso aconteça, você pode desativar ou excluir o app do Messenger.

Com informações: Facebook

FacebookTutorial

O que leva uma pessoa a excluir o Facebook?

Para a pesquisadora Ana Paula Nunes, especialista em mídia, cultura e informação pela USP, no caso específico do Facebook, a decisão em desativar o perfil pode estar relacionada com seu algoritmo, mecanismo que, entre outras funções, hierarquiza as informações que serão exibidas nas timelines dos usuários.

O que acontece quando você desativa sua conta no Facebook?

Quando sua conta é desativada: Ninguém mais pode ver seu perfil. Algumas informações, como mensagens enviadas a amigos, ainda podem ficar visíveis. É possível que seus amigos continuem vendo seu nome na lista de amigos deles.

Qual será o substituto do Facebook?

MeWe é uma rede social criada em 2012 nos Estados Unidos. A plataforma tem design semelhante ao Facebook, e funciona quase da mesma maneira, em formato de feed.

Para quê ter Facebook?

Facebook é uma rede social que conecta usuários em todo o mundo. Por meio de perfis — pessoais e profissionais —, é possível encontrar e conhecer pessoas, acompanhar personalidades públicas e marcas, criar, consumir e compartilhar conteúdos e muito mais.