Por que as panelas são feitas de alumínio Mas os cabos são em geral feitos de plástico ou de madeira?

Seja bem vindo a Casani,

Panela em Alumínio Fundido (grossa) Cava tamanho 28, com cabo revestido de madeira

Tamanho 28: Diâmetro da panela 28cm - capacidade 6,8Litros;

OPÇÕES DE CORES:
- VERMELHO
- PRETO CRAQUEADO

As panelas CAVA possuem durabilidade excelente, aliado a facilidade para manusear e com aquecimento rápido, são práticas e fáceis de limpar. A distribuição de calor é uniforme devido a sua espessura robusta, garantindo alta performance. Com um design moderno aliado a tecnologia, oferece alto desempenho para preparar seus alimentos além de proporcionar um charme especial na sua cozinha. Podem ser utilizado em todas as fontes de calor (fogão convencional, industrial e a lenha). As caçarolas CAVA são todas fundidas por gravidade, o alumínio é puro, sem adição de outras substancias na liga metálica, garantindo qualidade superior do material e sem contaminação. Ideal para todos os tipos de receitas no seu dia a dia assegurando funcionalidade e praticidade.
Tamanhos

+ As alças são integradas, muito resistentes e revestidas com madeira; evitando queimar os dedos e as mãos.
+ O alumínio fundido permite aquecimento mais rápido e uniforme.
+ Possuem ranhuras na parte interna fundo, o que evita grudar os alimentos, proporcionando fácil limpeza (não é antiaderente).
+ Por ter uma espessura grossa, conserva o calor por mais tempo, mantendo o sabor e as propriedades e nutrientes dos alimentos.
+ Possuem excelente acabamento, com duas opções de cores.
+ Pode ser usada em vários tipos de fogão, inclusive FOGÃO A LENHA. (Fogões industriais, convencionais e a lenha).
+ Com uma espessura média de 5 mm, é muito difícil amassar, não quebram, não enferrujam e não desbotam.

DÚVIDAS FREQUENTES

- Qual a espessura do alumínio das panelas?
R: 5mm de espessura

- Qual o tipo de pintura utilizada nas panelas? é resistente? não desbota?
R: A pintura utilizada é o mesmo tipo de pintura utilizada nos carros, super resistente, não desbota. Oferecemos garantia na pintura!

- Qual material da panela? as tampas são de vidro, ou do mesmo material?
R: O material das panelas é alumínio fundido, lixado e polido. Tampa de VIDRO.

- Qual o valor do frete para minha região, e qual o prazo de entrega do produto?
R: Na maioria dos nossos anúncios o frete é por nossa conta, portanto não se preocupe com isso, mas para tirar sua dúvida, basta subir até o início do anúncio e ver se é opção frete grátis ou não, se caso não for use a opção "Calcular frete'', logo após você saberá o custo e qual data chegará seu produto!

Caso ainda tenha alguma dúvida, por favor utilize o campo de perguntas logo abaixo, estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que se fizerem necessárias.

Questão 3

Sobre a transmissão de calor por condução, é correto afirmar que:

a) ocorre somente nos sólidos;

b) pode ocorrer no vácuo;

c) caracteriza-se pela transmissão de calor entre partículas em razão da diferença de temperatura;

d) caracteriza-se pelo transporte de matéria entre regiões de um fluído em razão da diferença de densidade.

Questão 4

Observe as afirmações a seguir:

  1. O Sol aquece a Terra por meio do processo de _____________ térmica;

  2. As panelas são feitas de metal porque esses materiais têm maior capacidade de transmissão de calor por _______________;

  3. Os aparelhos de ar-condicionado devem ficar na parte superior de uma sala para facilitar o processo de __________________.

As palavras que completam as frases acima corretamente de acordo com os princípios físicos dos processos de transmissão de calor são, respectivamente:

a) condução, convecção, irradiação;

b) convecção, irradiação, condução;

c) irradiação, convecção, condução;

d) irradiação, condução, convecção;

e) condução, irradiação, convecção.

Respostas

Resposta Questão 1

Primeiramente o calor da chama propaga-se através da parede do fundo da panela por condução. O calor é transferido para a parte inferior da água e é transmitido para o restante por meio do processo de convecção térmica.

Portanto, os dois processos que ocorrem durante a transmissão de calor são condução e convecção – Alternativa d.

Resposta Questão 2

Alternativa E

A transmissão de calor por convecção ocorre nos líquidos e nos gases em razão da diferença de densidade entre as partes internas desses fluidos.  

Resposta Questão 3

Alternativa c

No processo de transmissão de calor por condução, ocorre uma transferência da agitação térmica de partículas de uma região de maior temperatura para outra de menor temperatura. Isso só é possível em meios materiais.  

Resposta Questão 4

  1. O Sol aquece a Terra por meio do processo de irradiação térmica, o que ocorre por meio de ondas eletromagnéticas que podem propagar-se no vácuo;

  2. As panelas são feitas de metal porque esses materiais têm maior capacidade de transmissão de calor por condução, uma vez que eles possuem maior quantidade de cargas livres que podem fazer o transporte de calor entre as partículas que os constituem.

  3. Os aparelhos de ar-condicionado devem ficar na parte superior de uma sala para facilitar o processo de convecção.

Portanto, as palavras que completam as afirmações são:

irradiação, condução e convecção – Alternativa d

Porque algumas panelas de alumínio tem cabo de plástico ou de madeira?

As panelas de alumínio possuem cabos de madeira ou plástico, pois esses últimos materiais têm mau condução térmica. Isso possibilita que os alimentos sejam preparados sem que o calor do corpo da panela seja transmitido para o cabo, criando segurança para o procedimento.

Por que que as panelas são feitas de alumínio e os cabos são constituídos de plástico?

Uma das características do metal é ser bom condutor de calor. Isso quer dizer que os metais se aquecem com muita facilidade e se mantêm quentes por algum tempo. É por essa razão que a maioria das panelas é feita de metal, como, por exemplo, o alumínio.

Porque a panela tem cabo de madeira?

O cabo é de madeira porque a mesma é um mau condutor de calor, o que permite com que este aumente a temperatura numa taxa bem menor que os materiais metálicos, por exemplo.

Por que as panelas em geral?

Porque os metais são condutores de calor. Por isso cobrem os cabos metálicos com madeira ou plástico, que são diferente dos metais pois passam um calor muito mais fraco.