Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Em que momento a temperatura de uma substância pura?

A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).

Que transformação ocorre com o aumento da temperatura?

A temperatura altera a estrutura dos líquidos. Um líquido pode passar por transformações se for alterada a sua temperatura. As mudanças ocorrem porque a pressão de vapor de um líquido aumenta quando se eleva a temperatura.

Quanto tempo durou o aquecimento do líquido?

Teremos o estado líquido logo após o início da fusão, que acontece em 2 minutos, até o término da ebulição, que acontece em 7 minutos.

Qual a temperatura que a água pode chegar?

Com isso, as moléculas da superfície ficam espremidas e têm mais dificuldade para se transformar em gás. A água consegue atingir, então, temperaturas de 1 graus sem entrar em ebulição.

Qual a temperatura de fusão de uma substância?

  • Cada substância possui a sua temperatura de fusão e a sua temperatura de ebulição de acordo com uma determinada pressão. Quanto maior for a pressão, maior será a temperatura para que a substância mude de fase. As substâncias, ao receber calor durante o processo de fusão, têm seu volume expandido.

Como ocorre a fusão de substâncias?

  • Nesse ponto, a substância começa a mudar seu estado e passará para o estado líquido se continuar recebendo calor. Durante a fusão sua temperatura se mantém constante, pois o calor recebido é usado unicamente para a mudança de estado.

Qual a diferença entre a pressão e a temperatura do ponto de fusão?

  • Interferência da pressão. A temperatura do ponto de fusão e do ponto de ebulição depende da pressão exercida sobre a substância. De uma maneira geral, as substâncias aumentam de volume quando sofrem fusão. Este fato faz com que quanto maior a pressão, maior deverá ser a temperatura para que a substância mude de fase.

Qual o ponto de fusão da substância líquida?

  • Ou seja, seu ponto de fusão é 0ºC. Contudo, se esta substância líquida for submetida à temperatura de 100°C, sob a mesma pressão, ela passará para o estado gasoso, atingindo assim o seu ponto de ebulição.

Conforme explicado no texto Estados Físicos da Água e suas Mudanças, a mudança do estado sólido para o líquido chama-se fusão. Assim sendo,o ponto de fusão é a temperatura em que uma substância pura que estava no estado sólido passa para o estado líquido.

Se você pegar um cubo de gelo que estava na geladeira a uma temperatura de -5 ºC e deixá-lo do lado de fora em um dia quente, o que vai acontecer?É simples, o cubo de gelo começará a derreter. Mas isso só vai acontecer um tempo depois que você o retirou da geladeira. Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).

*Lembrando que ºC significa graus Celsius, que é uma medida de temperatura.

Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Gelo derretendo ou fusão

O mais interessante é que a temperatura permanece com o mesmo valor durante toda a mudança de estado físico. Isso quer dizer que, no caso do gelo, depois que ele atinge o ponto de fusão, sua temperatura fica fixa em 0 ºC até que todo o gelo passe para o estado líquido.

Isso pode ser visualizado em um gráfico como o mostrado logo a seguir. Observe que, até atingir a temperatura de fusão, a temperatura continuou subindo, mas quando se atingiu essa temperatura, ela permaneceu fixa com o passar do tempo, formando um patamar:

Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Gráfico do ponto de fusão do gelo

O ponto de ebulição é a temperatura em que uma substância pura passa do estado líquido para o estado de vapor. É o que acontece quando colocamos a água líquida que sai da torneira no fogo. A sua temperatura vai aumentando até atingir a temperatura de 100ºC, que é o ponto de ebulição da água (ao nível do mar).

Na figura a seguir, você pode observar que, quando o líquido é aquecido, ocorre um aumento da agitação das suas partículas, o que faz com que elas possam escapar para fora do recipiente e misturar-se ao ar. As bolhas formadas na temperatura de ebulição são bolhas de vapor de água.

Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Movimentação das partículas de água em ebulição

No ponto de ebulição, acontece o mesmo que no ponto de fusão, ou seja, a temperatura permanece com o mesmo valor durante a mudança de estado.

O gráfico a seguir mostra o ponto de fusão (PF) e o ponto de ebulição (PE) da água:

Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Gráfico de mudança de estado físico da água ao nível do mar

Os pontos de fusão e ebulição são propriedades importantes das substâncias, pois cada uma possui uma temperatura de fusão e uma temperatura de ebulição específicas. Não existem duas ou mais substâncias com pontos de fusão e ebulição iguais. A única substância conhecida com ponto de fusão igual a 0 ºC e ponto de ebulição igual a 100º C, ao nível do mar, é a água.

Por isso, essas grandezas são usadas para identificar as substâncias. Veja alguns valores de pontos de fusão e ebulição para outras substâncias:

Por que a temperatura de uma substância pura se mantém constante durante todo tempo de fusão?

Pontos de fusão e ebulição de alguns materiais presentes no dia a dia

Entretanto, vale ressaltar que as temperaturas de fusão e ebulição somente terão valores fixos se a substância for pura. No caso de misturas, esses valores sofrem variações, ou seja, elas entram em ebulição em uma temperatura e terminam de mudar de estado físico em outra. Assim, os gráficos de mudanças de estado físico de misturas não possuem aqueles dois patamares fixos para o ponto de fusão e para o ponto de ebulição.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Porque a temperatura de fusão permanece constante?

Isso porque no processo de ebulição, quanto menor é a pressão, menor é o seu ponto de ebulição. Assim, quanto mais baixa for a pressão do sistema, menor será o ponto de ebulição e vice-versa. Diante de pressão uniforme e constante a temperatura durante todo o processo da substância líquida também permanece constante.

O que acontece com a temperatura de fusão e de ebulição de uma substância pura durante a mudança de estado físico?

Quando ocorre a mudança de estado físico das substâncias puras, a temperatura permanece constante até que toda a substância tenha mudado totalmente de estado físico. Por exemplo, a água passa do estado sólido (gelo) para o estado líquido a 0ºC ao nível do mar.

Qual a temperatura de fusão da substância pura?

Ela muda do estado sólido para o líquido sob pressão de 1 atm e à temperatura de 0ºC. Ou seja, seu ponto de fusão é 0ºC. Contudo, se esta substância líquida for submetida à temperatura de 100°C, sob a mesma pressão, ela passará para o estado gasoso, atingindo assim o seu ponto de ebulição.

Como fica a temperatura de todas as substâncias puras durante a fusão ou a solidificação?

No estado sólido as moléculas ficam mais juntas por conta da vibração dos átomos. À medida que perde calor e alcança um valor determinado de temperatura, denominado ponto de solidificação ou fusão, o material consegue solidificar. No processo de mudança de fase a temperatura de uma substância pura se mantém constante.