Por que a maior parte da água doce do planeta não está acessível para consumo?

Todos nós sabemos sobre a importância da água para a manutenção da vida de todas as espécies do planeta. Esse recurso natural cobre cerca de 70% da superfície terrestre, entretanto, cerca de 3% deste volume é de água doce.

Ao abordar esse tema em sala de aula é de fundamental importância que o professor promova a conscientização ambiental dos estudantes. Para isso, inicie a aula esclarecendo que a água não é um recurso infinito e que é necessário seu uso racional e a preservação da sua qualidade.

Posteriormente, questione os alunos sobre a importância desse recurso natural para as nossas vidas. Destaque que cerca de 80% do nosso organismo é composto por água e que ela é considerada o solvente universal. Explique os benefícios da ingestão de água tratada: regulador térmico, prevenção de doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.), hidratação, entre outros.

Elucide que além da importância para a saúde humana, a água é essencial no desenvolvimento de atividades econômicas: agricultura, indústria, construção civil, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em seguida, apresente a forma de distribuição da água no planeta Terra:

- 97% da água disponível no mundo está nos oceanos, ou seja, é água salgada.

- 3% de água doce está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d’água, etc.).

Após apresentar esses dados aos alunos, o professor deve realizar um debate abordando os seguintes questionamentos:

Á água é um recurso natural infinito?
A disponibilidade de água doce é suficiente para suprir as necessidades do ser humano?
Qual a importância da água para a vida?
Como podemos contribuir para a preservação da água no planeta?

Ao término do debate, solicite a realização de um trabalho abordando a importância da água para os seres vivos nas atividades econômicas, a distribuição desse recurso entre os continentes, a disponibilidade de água no território brasileiro e possíveis atitudes para sua preservação.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

a maior parte da água do planeta não é bom para o consumo humano por quê a água não é potável ela é salgada.

Porque a maior parte da água?

Os oceanos e a água no planeta

Eles têm papel importantíssimo porque, além de fornecerem a maior parte da água que evapora para seguir nas demais etapas do ciclo, também permitem que ela se mova pelo mundo através das correntes oceânicas.

Qual é o maior reservatório de água do planeta?

Aquífero Alter do Chão é o maior reservatório de água do planeta | Jornal Hoje | G1. Pesquisadores do Pará e do Ceará descobriram que a Amazônia tem o maior reservatório subterrâneo de água do planeta. O aquífero Alter do Chão já era conhecido dos cientistas.

Qual a porcentagem de água disponível para o consumo?

A água potável é aquela que pode ser consumida pelo homem sem que haja nenhum prejuízo à saúde. O planeta Terra possui cerca de 71% de sua superfície recoberta por água. Desse total, cerca de 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que é a utilizada para consumo humano.

Quais são respectivamente os 3 países mais ricos em água?

Segundo a Global Water Partnership (GWP), quase um terço dos recursos hídricos renováveis estão na América do Sul. Na lista de países que contam com a maior quantidade de água, três da América Latina estão entre os primeiros: Brasil (primeiro), Colômbia (terceiro) e Peru (oitavo).

O que tem mais terra ou água?

O volume de terra no planeta é de 1079.1021 litros e o volume de água na Terra é de 1, 4.1021, ou seja, a quantidade de água em litros comparada com o volume da Terra é apenas 0,02%. Ainda falando sobre volumes, a atmosfera na Terra, que é a camada de ar que cobre o planeta, é de 280.1021 litros.

Onde se concentra a maior parte da água doce do planeta?

Apenas 2,6% da água de nosso planeta possui salinidade inferior às águas dos oceanos, o que a fazer ser chamada de “água doce”. A maior concentração de água doce do nosso planeta está nos polos (Sul e Norte), em estado sólido, as gelerias, além dos topos das montanhas mais altas do mundo.

É verdade que a maior parte da água do planeta é salgada?

Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo. … Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).

Por que a água é tão importante para o nosso planeta?

É fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como o homem. Logo: A água é o bem mais importante do planeta e para o planeta!

Quais são os principais reservatórios de água do planeta?

  • Geleiras. Dentre todos os reservatórios de água do mundo, as geleiras são as principais fontes de água doce do mundo. …
  • Lagos e rios. Lagos e rios são a segunda maior reserva de água doce do mundo. …
  • Depósitos subterrâneos. …
  • Umidade relativa do ar. …
  • A distribuição de água no Brasil. …
  • Água de qualidade para o consumo é fundamental.

Quais são os maiores reservatórios de água do mundo?

O Arenito Núbia é considerado o maior reservatório de água fóssil do mundo, ou seja, de água selada que não recebe reabastecimento por precipitação. Ele está localizado sob o Egito, Líbia, Chade e Sudão, e tem aproximadamente 2 milhões de km² de extensão.

Qual é o maior reservatório de água do planeta Brainly?

O maior reservatório de água do planeta é: as geleiras.

Até quando o planeta tem água para o consumo?

As Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2030, a sociedade vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Até 2050, a demanda por alimentos e por energia crescerá 70% e 60%, respectivamente.

Qual é a previsão de consumo de água pela humanidade a partir de 2020?

f) Segundo a ONU, o volume de água, suficiente para a vida em comunidade e para o exercício das atividades humanas, sociais e econômicas, é de 2.500 m3 por habitante ao ano.

Qual a quantidade de água potável?

O planeta Terra tem muita, mas muita água. A quantidade é tanta que é até complicado dizer esse número que, segundo estimativas, chega a cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água! Mas, com tudo isso, apenas 2% de toda essa água é potável.

Por que a maior parte de água doce do planeta não está acessível para o consumo?

A distribuição de água acontece de forma desigual no planeta. Geleiras e calotas polares concentram a maior parte da água doce. A escassez é maior nos países do norte da África e no Oriente Médio. Isso acontece também no Brasil, onde cerca de 35 milhões de pessoas não possuem acesso à água potável.

Por que apenas uma pequena parte de água doce do planeta está disponível para consumo?

Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo.

Por que a quantidade de água doce que temos disponível em nosso planeta não é suficiente para abastecer toda a população mundial?

Apesar disso, mesmo com o fato de a proporção de água potável disponível ser reduzida, ainda sim estamos falando de uma quantidade muito grande de água. No entanto, o seu mau uso vem reduzindo drasticamente a sua disponibilidade, seja através da péssima manutenção dos rios, seja pela sua poluição.

Quais são as principais causas da escassez de água no mundo?

Segundo a ONU, as principais razões para a falta de acesso à água são:.
urbanização;.
crescimento populacional;.
desigualdade social;.
pobreza;.
falta de acesso à educação e ao trabalho..