Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

iStock.com / Lalith_Herath O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico, começando nos organismos produtores e seguindo até os decompositores.

A cadeia alimentar é formada pelas relações entre os organismos que produzem o próprio alimento (chamados autótrofos), os que são incapazes de produzir alimento e precisam ingerir outros organismos para adquirir a energia necessária para sobreviver (heterótrofos) e os seres que reciclam a matéria orgânica (decompositores). No que diz respeito ao fluxo de energia, esses organismos são classificados como produtores, consumidores e decompositores, respectivamente.

Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, sendo representados pelos vegetais, algas e bactérias. São eles os responsáveis por gerar a energia que percorrerá e abastecerá todos os outros níveis tróficos.

Os consumidores, por sua vez, são os animais herbívoros e carnívoros que se alimentam dos produtores e outros consumidores inferiores. Eles são divididos entre primários, secundários e terciários: os consumidores primários são aqueles que se alimentam dos produtores, enquanto os consumidores secundários se alimentam dos primários — ou seja, são carnívoros. Os que se alimentam dos consumidores secundários, por sua vez, são chamados de terciários, e assim por diante.

Por fim, os decompositores são os microrganismos que absorvem as substâncias orgânicas de organismos mortos, convertendo-as em inorgânicas. Com isso, esses compostos podem ser absorvidos pelo solo e aproveitados pelos produtores.

Dependendo da variedade de espécies que convivem em um mesmo ecossistema, as cadeias alimentares são interligadas e acabam se tornando complexas teias alimentares.

O fluxo de energia nas cadeias alimentares

O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores.

Ao longo da cadeia alimentar, apenas 10% da energia é transferida para o nível trófico seguinte. Isso acontece porque grande parte da energia é perdida, seja sob a forma de calor, na manutenção das funções vitais dos seres ou na reprodução. Por isso, à medida que a energia passa de um organismo para outro, mais alimento é necessário para suprir as necessidades energéticas do próximo consumidor.

Uma eficiente forma de ilustrar a transferência de energia em uma cadeia alimentar é por meio de pirâmides ecológicas, que mostram a estrutura alimentar e energética de um ecossistema. A base da pirâmide sempre é representada pelos organismos produtores, seguidos dos consumidores.

As pirâmides ecológicas são representações gráficas das interações tróficas entre as espécies em uma comunidade.

Elas representam o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos, no decorrer da cadeia alimentar.

Na base da pirâmide estão os produtores, seguidos dos herbívoros e carnívoros. No nível mais alto da pirâmide estão os seres que ocupam o topo da cadeia alimentar.

As pirâmides ecológicas podem ser de três tipos: número, biomassa e energia.

Pirâmide de número

A pirâmide de número representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico.

Exemplo: se em uma comunidade temos 500.000 ervas (produtores), 50.000 roedores herbívoros (consumidor primário), 10.000 serpentes (consumidor secundário) e 10 águias (consumidor terciário), a pirâmide de número é a seguinte:

Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

Pirâmide de número direta

Em algumas situações, a pirâmide de número pode ser invertida.

Exemplo: considere uma comunidade onde o número de produtores é baixo. Nesse caso, uma única árvore de grande porte serve de alimento para um grande número de herbívoros. Assim, temos a pirâmide de número invertida.

Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

Pirâmide de número invertida

Pirâmide de biomassa

A pirâmide de biomassa representa a quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos organismos em cada nível trófico.

Exemplo: se em uma comunidade temos as seguintes quantidades de biomassa em cada nível trófico, a pirâmide de biomassa será representada como na figura:

Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

Pirâmide de biomassa

A pirâmide de biomassa também pode ser invertida.

Exemplo: Em um ecossistema aquático, o fitoplâncton é o principal produtor, ele se reproduz rapidamente e possui ciclo de vida curto. Em alguns momentos, a biomassa do fitoplâncton pode ser menor do que a biomassa dos seres de outros níveis tróficos, como os zooplânctons e peixes. Essa situação, faz com que a pirâmide de biomassa seja invertida.

Saiba mais sobre Biomassa.

Pirâmide de energia

A pirâmide de energia indica a magnitude energética das interações tróficas em uma comunidade. Ela é a mais complexa entre os três tipos de pirâmides ecológicas e engloba informações sobre a produção primária e secundária.

O fluxo de energia, através da cadeia alimentar, diminui em direção aos níveis tróficos mais altos. Assim, a energia diminui da base para o topo, porque parte da energia é incorporada por cada nível trófico e outra parte dissipada em forma de calor.

Por isso, quanto mais curta for a cadeia alimentar, mais energia será aproveitada.

Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

Pirâmide de Energia

A pirâmide de energia nunca será invertida. Os produtores sempre armazenam a maior quantidade de energia.

Saiba mais sobre:

  • Teia Alimentar
  • Cadeia Alimentar
  • Níveis Tróficos
  • Ecossistema
  • Exercícios de Ecologia

Exercícios

1. (VUNESP) Considere as três cadeias alimentares a seguir.
I. vegetação → insetos → anfíbios v cobras → fungos.
II. vegetação → coelho → gavião.
III. fitoplâncton → zooplâncton → peixes → tubarão.
A maior quantidade de energia disponível para os níveis tróficos mais elevados estará:

a) apenas na cadeia I.
b) apenas nas cadeias I e III.
c) apenas na cadeia II.
d) apenas nas cadeias I e II
e) nas cadeias I, II e III.

Ver Resposta

c) apenas na cadeia II.

2. (UERN) Uma característica inerente às teias alimentares é:
a) o aumento da energia na passagem de um nível trófico para outro;
b) a transferência cíclica de energia ao longo das cadeias alimentares;
c) um mesmo organismo pode ocupar mais de um nível trófico;
d) quanto mais elevado o nível trófico, maior o número de organismos que os ocupam;
e) o ciclo da matéria é desvinculado da ação de decompositores.

Ver Resposta

c) um mesmo organismo pode ocupar mais de um nível trófico;

3. (FEI-SP) Num ecossistema, um fungo, uma coruja e um coelho podem desempenhar os papéis, respectivamente, de:
a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem.
b) produtor, consumidor de 1ª ordem e consumidor de 2ª ordem.
c) consumidor de 1ª ordem, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem.
d) consumidor de 2ª ordem, consumidor de 3ª ordem e consumidor de 1ª ordem.
e) decompositor, consumidor de 1ª ordem e decompositor.

Ver Resposta

a) decompositor, consumidor de 2ª ordem e consumidor de 1ª ordem.

Veja também: Exercícios sobre Cadeia Alimentar

Por que a energia diminui entre cada um dos níveis tróficos da cadeia alimentar desta pirâmide?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Por que a energia diminui a cada nível trófico?

A quantidade de energia que flui em uma cadeia alimentar diminui à medida que passa de um nível trófico para outro. Isso acontece porque os organismos de cada nível trófico utilizam parte da energia assimilada em suas atividades metabólicas, com consequente liberação de energia na forma de calor.

Por que nas pirâmides de energia a quantidade diminui ao passar de um nível trófico para outro?

A quantidade de energia transferida ao próximo nível trófico da cadeia é menor que a presente no nível anterior, pois parte dessa energia é gasta no metabolismo do organismo e parte é perdida pela ineficiência das transformações biológicas de energia.

O que acontece com a energia entre os níveis tróficos neste tipo de pirâmide?

Pirâmide de energia O fluxo de energia, através da cadeia alimentar, diminui em direção aos níveis tróficos mais altos. Assim, a energia diminui da base para o topo, porque parte da energia é incorporada por cada nível trófico e outra parte dissipada em forma de calor.

Qual nível trófico tem menos energia?

O nível imediato é constituído pelos herbívoros. Um herbívoro obterá, portanto, menos energia das plantas clorofiladas do que estas recebem do Sol. O nível seguinte corresponde ao dos carnívoros. Apenas parte da energia contida nos herbívoros transitará para os carnívoros e assim sucessivamente.