Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Outro dia fui entrevistado pelo site da jornalista Lilian Pacce sobre as regras para se usar uma aliança + um anel de noivado. Faço aqui um resumo das principais dúvidas que muita gente tem:

Anel de noivado precisa ser de diamante? Não precisa. Há países, como nos Estados Unidos, onde a tradição é fazer o pedido de casamento com um anel de diamante. Mas muitas mulheres, inclusive princesas e rainhas, noivaram com anéis de safira, de esmeralda. Há quem fique noiva com a aliança de ouro, usada também na cerimônia do casamento. O que vale, mesmo, é marcar o momento. E cada um pode fazer à sua maneira.

Pode usar anel de noivado depois do casamento?
Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Anel de noivado tem que ser solitário? O solitário é um anel com uma pedra central maior, às vezes rodeada de pedras menores. Conheço gente que ficou noiva ganhando anéis de diferentes formatos, inclusive como esse, abaixo, da coleção Oscar Niemeyer, com duas ou três carreiras de diamantes – todos do mesmo tamanho. De novo, não há regras. Quem compra tem que imaginar que a noiva vai gostar, vai ficar encantada e não esquecerá jamais aquele momento especial.

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

O anel de noivado deve ser usado na mão direita ou esquerda? Apenas as alianças de ouro são usadas na mão direita antes do casamento, passando para a mão esquerda no dia do enlace. Esta é a única tradição existente. Os demais anéis de noivado podem ser usados na mão que a pessoa preferir. Kate Middleton, quando ficou noiva do príncipe William, começou a usar um anel de safira de noivado na mão esquerda. E ali ele continuou depois que ela se casou. Outra coisa: Não é obrigatório usar o anel de noivado o tempo todo. Já a aliança é uma “segunda pele” e não sai do dedo enquanto durar o casamento.

Depois de casar, o anel de noivado muda de mão? Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita. Fará como preferir. Cuidado com a aliança inteira de brilhantes (em que o aro é todo recoberto por pedras): O noivo deverá se preocupar com a medida e deverá comprar para o dedo de uso definitivo, já que as alianças inteiras não podem ser diminuídas ou aumentadas.

Cada anel simboliza uma etapa distinta na vida de um casal. Vocês sabem as diferenças entre eles? Descubram quais são, e saibam em que mão cada anel deve ser usado de acordo com as fases do seu relacionamento!

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Aline Scarso

3 de Agosto de 2022

Ainda sem as alianças para o casamento? 💍

Peça informações e preços a negócios de Joalheria perto de você

Peça informação

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Vanessa Cândido Fotografias

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Vanessa Cândido Fotografias

Para entender em que mão usar o anel de compromisso, o anel de noivado ou a aliança de casamento, vale ter em mente que a sua história passa por interpretações de diversas culturas como a de chineses, egípcios, gregos, romanos e a Igreja Católica. O próprio significado da palavra aliança já dá pistas desta tradição, sobretudo no mundo ocidental. Aliança vem do latim alligare e significa o ato de ligar, juntar, unir. Mesmo a sua forma – um círculo – indica um seguimento contínuo, sem começo e sem fim. Culturalmente, os anéis de compromisso e noivado são usados na mão direita e as alianças de casamento são usadas na mão esquerda. Mas vocês sabem as razões disso?

Em qual mão devo usar? Dúvida dos noivos

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Por que a aliança de casamento é usada na mão esquerda?

A aliança de casamento deve ser usada na mão esquerda, no dedo anelar. É difícil indicar com precisão a história dessa tradição, já que varia conforme a cultura, a religião predominante e a localização dos povos. A tríade formada por egípcios, gregos e romanos é bem aceita no Ocidente. Há estudos que indicam que os egípcios usavam a aliança para expressar o laço matrimonial desde 2.800 a.C. no dedo anelar. Também há indícios de que os gregos contribuíram para espalhar essa tradição, e acreditavam que a aliança simbolizava cuidado e afeição. Por sua vez, os romanos também acreditavam que o dedo anelar tinha uma veia ligada diretamente ao coração, a chamada vena amoris e, além de afeição, a oferta do elo também representava a intenção de posse.

Hoje sabemos que todos os dedos tem veias que ligadas ao coração e que nenhum ser humano tem o direito de se declarar dono de outra pessoa, mas foi com base nessas ideias que o uso da aliança no dedo anelar na mão esquerda, se popularizou. A partir do século IX, a Igreja Católica também fixou a aliança como símbolo de compromisso, sendo a representação da união e a fidelidade dos casais. Até hoje, as alianças de casamento – ícone universal do amor e da fidelidade do casal – é usada na mão esquerda no Ocidente, mas em certas culturas de cristãos ortodoxos, as alianças são usadas na mão direita.

Versão chinesa

Os chineses, por exemplo, têm uma explicação muito interessante para justificar o uso da aliança de casamento no dedo anelar. Para eles, cada um dos dedos da mão representa uma conexão familiar. O dedo do meio representa a pessoa em si, mas os dedos polegares representam os pais, os indicadores, os irmãos e os mindinhos, os filhos. O dedo anelar é a representação do casal. Experimente fazer isso: se você juntar todas as pontas dos dedos e manter os dedos indicadores colados e apontados para baixo, conseguirá soltar cada um deles, menos o anelar. Simbolicamente, para os chineses, isso mostra que a união do casal será indissolúvel, por toda a vida, e o anel neste dedo indica este vínculo eterno.

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Kekkon

Por que o anel de noivado é usado na mão direita?

O anel de noivado indica o compromisso do casal, mas não indissolubilidade. Para culturas como a brasileira, na qual a presença das igrejas é forte e popular, a aliança de noivado é uma demonstração pública do compromisso do casal. Também é comum entre casais nos Estados Unidos, América Latina e Europa, e marca um passo além na relação do casal, com maior compromisso e responsabilidade, mas que ainda não tem o mesmo significado do pacto do casamento. O uso do anel na mão direita significa que o casamento – o compromisso definitivo – ainda não aconteceu, mas existe a intenção e o casal está se preparando para o "sim". Para indicar essa diferença, o anel de noivado é usado na mão direita. 

Vale lembrar que o anel de noivado pode ser usado depois como aliança de casamento. Essa é a opção de muitos casais que precisam economizar e preferem usar a joia conjuntamente . Mas o anel de noivado, tradicionalmente, é um solitário (um anel com uma pedra brilhante), usado apenas pela noiva que, depois do casamento, pode usá-lo junto com a aliança. Hoje em dia o mais comum é que ambos usem o anel de noivado. Há também muitos casais que preferem usar somente a aliança depois do casamento.

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Weverton Menezes Fotografia

Por que o anel de compromisso é usado na mão direita?

Assim como o anel de noivado e a aliança de casamento, o anel de compromisso também representa a união do casal, sua cumplicidade, fidelidade e a vontade de estar junto. Para se diferenciar do estado civil de casado, o anel de compromisso também é usado na mão direita. Nem todos os namorados usam a aliança de compromisso e nem é uma obrigação. 

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Vanessa Cândido Fotografias

Você sabia?

Você sabia que para cada 10 pessoas, 8 consideram importante ter um anel no pedido de casamento? Foi o que mostrou uma pesquisa feita por Casamentos.com.br com 2.000 pessoas entre abril e maio deste ano. Perguntadas sobre se consideram importante ter esse símbolo físico no dia do pedido, 86% responderam que sim. 

Além disso, 80% dos entrevistados revelaram que gostariam de ter um pedido de casamento surpresa. A maioria ainda revelou desejar um pedido romântico (66%), com a presença apenas do casal (62,5%) e preferencialmente durante uma viagem (35%). Fica a dica para vocês!

Pode usar anel de noivado depois do casamento?

Gustavo Marialva

Segundo investigações de Casamentos.com.br, o tempo médio para encontrar a aliança de casamento que mais combina com o casal é de 3 meses. Em média, os noivos visitam mais de 4 joalherias e experimentam aproximadamente 27 modelos. Independentemente do material, se a aliança leva ou não pedras preciosas ou semipreciosas, a peça é um elemento marcante da história do casal, por isso, é usada em mãos diferentes, expressando os diferentes tempos do relacionamento. E, clicando aqui vocês podem encontrar a aliança de casamento perfeita! 

O que fazer com o anel de noivado depois do casamento?

Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva usa o anel de noivado em seu dedo anelar esquerdo durante todo o noivado. A partir do casamento, ele pode ficar preso pela aliança no mesmo dedo ou passar para o dedo anelar da mão direita.

Pode usar o mesmo anel de noivado no casamento?

Alianças de noivado são a mesma do casamento? Agora que você já sabe tudo sobre os modelos e propósitos das alianças de noivado, vem a grande pergunta: as alianças de noivado também podem ser usadas na cerimônia de casamento? De forma simples e direta, a resposta é: sim.

Quanto tempo se usa o anel de noivado?

Outra coisa: Não é obrigatório usar o anel de noivado o tempo todo. Já a aliança é uma “segunda pele” e não sai do dedo enquanto durar o casamento. Depois de casar, o anel de noivado muda de mão? Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro.

Pode usar somente o anel de noivado?

a. Tradição é importante para vocês? Se sim, a mulher pode usar o anel de noivado, enquanto o homem não usa nada até a data do casamento. Os dois também podem usar alianças sem anel de noivado. Finalmente, a mulher pode usar o anel de noivado ao lado da aliança, enquanto o homem usa apenas uma aliança.