Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo

Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo
Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo

Assar bolo a partir de forno frio, pode?

Algo precisa ser esclarecido: bolo fica bom até quando dá errado, concorda?

por Joyce Galvão

Vamos direto ao ponto: pode!

Está em choque, aposto!

Calma… Eu disse pode. Só que nem todo bolo e nem todo mundo!

O que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que se você tem uma cozinha de produção, o seu forno vai ficar quente, trabalhando sem pausas o dia todo. E não é só bolo que vai entrar no seu forno, certo? Tem receita que precisa entrar em forno tinindo de quente!

Agora se você faz um bolinho em casa, esporadicamente, usa forno com botijão de gás e precisa economizar, vá em frente!

Para ser muito sincera com você, qualquer bolo em qualquer condição vai assar: congelado direto pro forno quente (1), ou frio, recém saído da geladeira (2). Gelado, morno, a massa que acabou de sair da batedeira, fresquinha… Todos vão assar, todos vão formar um bolo. MASSSS (presta atenção no mas!) nem todos eles vão ficar tão bons.

E eu te explico porquê!

Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo
A mesma receita de massa assada em situações diferentes = resultados diferentes

1. Cada forno é um forno!

Fornos pequenos de 60cm aquecem mais rápido que fornos de 90cm e muito mais rápido que fornos profissionais de 5 ou mais bandejas.

Logo, nem todo forno vai dar um resultado bom, mesmo que todo bolo vá assar! Tudo vai depender da velocidade de aquecimento do seu forno. Quanto mais rápido ele aquecer, melhor o bolo vai assar a partir do forno frio.

E como descobrir? Tendo mãos um termômetro de forno e contando o tempo de preaquecimento. Além disso, fornos que não sejam profissionais, ou seja, de linha branca, não são precisos. Por isso o termômetro é fundamental para controlar a temperatura do seu forno!

2. Temperatura importa, e importa muito em confeitaria!

As reações dentro de uma massa de bolo têm tempo e temperaturas certas para acontecer. Isso significa que mesmo que o seu bolo asse no forno frio, nem todas as reações acontecerão corretamente, como por exemplo a gelatinização do amido, fazendo com que a massa fique mais seca, esfarele mais e consequentemente tenha uma validade menor.

A gelatinização é a dilatação dos grânulos em água aquecida e aumento do volume. A partir da temperatura de 58°C, os amidos começam a se romper, fazendo com que toda água livre seja absorvida.

O maior exemplo de que todo bolo vai assar – seja no forno frio ou não, é o bolo da foto que abre esse texto! Ele saiu do freezer direto para o forno frio e, adivinhe só: assou! Ficou lindo, cheiroso e fofinho.

Entretanto, a textura da massa ficou mais aberta e quebradiça, as bolhas de ar maiores e o sabor do bolo ficou com um leve amargor. Ou seja, em temperaturas erradas pode acontecer de tudo, até formação de compostos não desejáveis.

Lembrando que o teste foi feito em uma massa amanteigada que é mais densa e portanto, aceita bem esse tipo de experimento.

Mas e o gás que eu gasto a toa para preaquecer o forno?

Vamos fazer o cálculo?

Um botijão de gás de 13kg de gás.

1 hora de forno médio acesso gasta em média 0,250Kg o que dá em média 0,86 centavos (considerando o preço do botijão de 50 reais). Logo, 10 minutos de forno aceso para preaquecimento dá um gasto de 0,15 centavos.

Mas o bolo ficou igualzinho!!!

Visualmente ele parece mesmo, né? Só que o bolo feito desde o forno frio fica mais seco (por causa da gelatinização). Isso é um problema? Depende de você! Qual a massa ideal para você? Quais características você deseja no seu bolo?

Se o resultado da massa assada no forno frio é satisfatório, vá em frente. Senão, siga preaquecendo seu forno.

Por quanto tempo tenho que preaquecer meu forno?

Até atingir a temperatura desejada e ela estabilizar. Novamente: tudo depende do seu forno e das variações de temperatura para que a média seja a temperatura desejada para assar seu bolo!

Compre um termômetro, sério!

Não vai me dizer que vou precisar escrever um texto (como o da balança) para convencer você da importância de um termômetro para o seu forno! Vou?

PARA COLOCAR A MÃO NA MASSA

Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo

Bolo de fubá da Joyce

O meu bolo preferido da vida, que conquista corações por onde passa é fofinho, úmido e cheio de sabor!

Saiba mais

Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo

Bolo Chiffon de Matcha(mate)

Bolo chiffon é muito fofo, saboroso e tem um ritual de preparo lindo e todo diferentão! Esse é feito com matchamate, a nossa erva-mate em formato de pó fino, tão fino que parece um talco!

Saiba mais

PARA ESTUDAR MAIS

Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo

Por que o bolo afunda?

Se existe algo certo nessa vida é que seu bolo um dia vai murchar! É inevitável, de verdade!

Saiba mais

Pode assar 2 bolos ao mesmo tempo

Método cremoso para bolos

Crèmage é o nome francês para a produção de pâte à cake. Mas vamos deixar o francês de lado e entender, de uma vez por todas, como realizar um bom método cremoso para produção de bolos e biscoitos que desmancham na boca!

Saiba mais

Pode colocar duas coisas no forno?

Então, saiba que a resposta é sim.

Pode usar duas formas no forno elétrico?

Sim, desde que o seu forno tenha o sistema de convecção; ele garante a circulação do ar e impede o aroma de uma receita de passar à outra. O forno inteiro fica na mesma temperatura e assa os seus pratos de modo uniforme.

Qual a parte do forno que assa mais rápido?

Na prateleira superior, coloque alimentos para dourar ou grelhar, porque esta posição coloca a superfície de topo do alimento muito perto do calor e cozinhará o topo mais rapidamente do que a parte inferior.