Pessoas com mesmo nome e sobrenome

Levantamento feito pela proScore, bureau digital de crédito, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, mostra que o país possui mais de 100 milhões de homônimos, ou seja, pessoas que têm nome e sobrenome idênticos. Especialistas alertam que o alto número de cidadãos com o mesmo nome aumenta os riscos de fraudes.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Maria José da Silva é nome campeão de repetições no Brasil: são 78,4 mil pessoas com esse mesmo nome. O vice-campeão em repetições é Maria Aparecida da Silva, com 53, 7 mil homônimos. Ainda no “Maria Aparecida da Silva”, mesmo tirando o “da”, ainda sobram cerca de 5,3 mil Marias Aparecidas Silvas. 

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo. 

> CPF e dados vazados? Saiba o que fazer

Veja os 20 nomes mais recorrentes no Brasil. À esquerda, a quantidade de pessoas com o respectivo nome, à direita, os nomes com maior quantidade de homônimos: 

78.403 MARIA JOSE DA SILVA 53.743 MARIA APARECIDA DA SILVA 36.016 MARIA JOSE DOS SANTOS 35.256 JOSE CARLOS DA SILVA 32.886 MARIA DE LOURDES DA SILVA 30.857 JOSE PEREIRA DA SILVA 29.296 JOSE ANTONIO DA SILVA 28.978 JOAO BATISTA DA SILVA 26.258 MARIA APARECIDA DOS SANTOS 24.919 JOSE DOS SANTOS 24.813 JOSE FRANCISCO DA SILVA 22.848 MARIA DE FATIMA DA SILVA 22.642 JOSE CARLOS DOS SANTOS 22.560 JOSE FERREIRA DA SILVA 20.099 ANTONIO PEREIRA DA SILVA 20.066 ANTONIO JOSE DA SILVA 19.561 MARIA DO CARMO DA SILVA 19.291 JOSE DA SILVA 18.713 JOSE ALVES DA SILVA

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Leia também:

LGPD: como se adequar, regras, fiscalização e todas as dúvidas sobre a lei

Distribuidora da Coca-Cola vai abrir 200 vagas de emprego em SC

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Como se chama uma pessoa que tem o mesmo nome?

Pessoa que tem o mesmo nome de outra é xará ou chará? O dicionário diz que é xará. A palavra vem do tupi se rera, que significa meu nome.

O que é nome homônimo?

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

É possível ter pessoas com o mesmo nome e sobrenome?

Investigou um pouco mais e descobriu que no Brasil existem 500 pessoas com o mesmo nome e sobrenome. ... Mas mesmo quando os nomes são exatamente iguais é possível distinguir uma pessoa da outra, observando, por exemplo, o documento de identidade.

O que fazer quando alguém tem o mesmo nome?

Pessoa com HOMONÍMIA podem incluir ao seu nome um ou mais sobrenomes de ascendentes em linha reta (pais, avós, bisavós, trisavós) através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo.

Qual o sinônimo da palavra xará?

9 sinônimos de xará para 2 sentidos da palavra xará: Pessoa que tem o mesmo nome que outra: 1 homônimo, tocaio, xarapa, xarapim.

Como se pronuncia Chará?

A palavra chará, com ch, está errada. O substantivo xará indica uma pessoa que tem o mesmo nome que outra, sendo sinônimo de homônimo, tocaio, xarapa e xarapim.

O que é um filme homônimo?

1. Que tem o mesmo nome: O filme Dom Casmurro é baseado no livro homônimo de Machado de Assis.

Pode duas pessoas terem o mesmo nome?

Sim. Existem pessoas com vários homônimos na praça.

Como saber qual é o meu sobrenome?

No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!

Como saber se tem alguém com o mesmo nome que o meu?

Pensando nisso, programadores criaram o site 'Forebears', que reúne uma enorme base de dados, que tem como finalidade mostrar onde estão as pessoas com o mesmo nome que o seu em todo o mundo. Para fazer a pesquisa, basta colocar o seu sobrenome e clicar em “search”.

O que é um xará?

O que é Xará: Xará é, portanto, sinônimo de homônimo, mas se utiliza normalmente para nomes próprios de pessoas. ... Xará também é utilizado como vocativo, uma forma de cumprimentar alguém, tendo o significado de companheiro, amigo ou camarada na gíria brasileira.

Como se escreve o nome Chácara?

Chácara tem sua origem na palavra em castelhano chacara, derivada do quíchua cakra, devendo assim ser escrito com ch inicial. Significando uma propriedade rural é sinônimo de sítio, fazenda, roça e casa de campo.

Quais os tipos de homônimos?

Nesse artigo vamos falar sobre: O que são Homônimos; Homônimos Perfeitos; Homófonos e Homógrafos....A área da Semântica que estuda os homônimos é chamada de Homonímia, e eles podem se classificar em três:

  • Homônimos Perfeitos;
  • Palavras Homófonas;
  • Palavras Homógrafas.

O que são homônimos Homógrafos exemplos?

Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes. ... Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.

O que é um livro homônimo?

Que tem o mesmo nome: O filme Dom Casmurro é baseado no livro homônimo de Machado de Assis. ... Aquele que tem o mesmo nome.

O que é estado homônimo?

Quando duas entidades compartilham a mesma denominação são homônimas, da mesma forma que acontece a denominação geográfica em alguns países, por exemplo, no México o nome da sua capital é Cidade do México.

Qual é o brasão da minha família?

Assim que souber a grafia correta do sobrenome de sua família, é só procurar por um site como o Nomes e Brasões, que são especializados em Heráldica e podem te fornecer o brasão de sua família sem custos.

Como é chamado a pessoa com o mesmo nome e sobrenome?

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

Pode existir duas pessoas com o mesmo nome e sobrenome?

Diferente dos Pseudônimos, pessoas homônimas são aquelas pessoas que possuem um nome idêntico a outra.

Quantas pessoas com o mesmo nome e sobrenome?

Levantamento feito pela proScore, bureau digital de crédito, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, mostra que o país possui mais de 100 milhões de homônimos, ou seja, pessoas que têm nome e sobrenome idênticos.

Porque existem pessoas com o mesmo nome e sobrenome?

Isso porque os sobrenomes existentes têm ancestralidade, ou seja, remetem-se à história das pessoas e apontam as origens de suas famílias. Uma pesquisa feita em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) descobriu que 87,5% dos brasileiros têm nomes de origem ibérica: surgiram na Espanha ou em Portugal.