Para que serve o chá de melissa

  • 6 de abril de 2022

Uns conhecem como chá de melissa, outros chamam de chá de erva-cidreira. O que muitos não sabem é que a melissa é de origem europeia e pertence à mesma família do hortelã e do boldo. Famoso nos quatro cantos do mundo pelas suas propriedades medicinais e aromáticas.

Aqui no Brasil, a planta e o chá de melissa são usados tanto para produto medicinal quanto para alimentos. Na culinária, seu sabor é apreciado e utilizado na preparação de pratos e doces, como sorvetes, além de servir como tempero para receitas com frutos do mar. 

Ficou curioso para saber mais sobre o chá de melissa? Continue lendo este conteúdo.  Aqui tem tudo que você precisa saber! 

Afinal, de onde vem o chá de melissa? 

O chá vem da própria planta melissa. Sua altura pode chegar a 80 centímetros, suas folhas são grandes e ovais, de cor verde e bordas picotadas e aveludadas. Além de exalar um perfume cítrico. 

A planta de melissa para ter bom desenvolvimento costuma ser cultivada em locais com clima subtropical. Por isso, o sol forte e a falta de água provoca uma aparência de queimado nas bordas das folhas. Embora o florescimento da melissa ocorra no fim do verão.

Para que serve o chá de melissa?

Cada xícara de chá de melissa tem uma imensa variedade de componentes naturais que fazem bem à saúde, isso porque a erva é rica em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio, de acordo com o site Dica de Mulher. 

Confira outras vantagens desse tipo de chá:

Ajuda a relaxar:  Muitos estudos apontam que tomar chá de erva-cidreira alivia o estresse e ajuda a melhorar o humor, além de fazer relaxar, chá de erva-cidreira ajuda a ter mais tranquilidade no dia a dia. 

Melhora o sono:  Por possuir propriedades calmantes, o chá de erva-cidreira ajuda a combater a insônia e proporciona uma noite de sono mais tranquila para quem tem dificuldades em dormir. 

Previne resfriado: Por ser rico em vitamina, A,B e C e minerais, o chá de melissa ajuda no fortalecimento da imunidade, prevenindo gripes e resfriados

Chá de melissa: como fazer?

É sempre bom aprender uma receitinha nova, né. Então, que tal colocar a mão na massa e começar a preparar seu chá?

Modo de fazer: Primeiro leve a água ao fogo até ferver. Depois retire do fogo e despeje sobre o sachê de melissa. Logo em seguida, abafe e deixe por aproximadamente 10 minutos, coe e estará pronto. 

Onde encontro chá de melissa? 

Agora que você já conhece os principais benefícios e sabe como preparar o chá de erva-cidreira, que tal saber onde encontrar? Na loja virtual da Chás Real você encontra vários tipos de chá, inclusive o de melissa. 

A Chás Real entende a importância medicinal dessa bebida e não deixa o estoque vazio. Agora, aproveite o conforto da sua casa, acesse nossa loja virtual, aqui mesmo no site, e compre as caixinhas que você deseja! A Chás Real te deseja excelentes compras!

Agora, se você deseja ler mais conteúdos sobre os deliciosos chás de melissa e outras ervas, continue acompanhando nosso blog. Sua visita alegra nosso site.  

Leia mais: Dicas para harmonizar chás com alimentos

Siga nosso instagram: Clique aqui!

Compartilhe esse artigo

A água de melissa é um extrato feito a partir da planta medicinal Melissa officinalis, também conhecida popularmente como erva-cidreira. Por esse motivo, este extrato contém algumas propriedades medicinais atribuídas a esta planta, como ser relaxante, ansiolítica, antiespasmódica e carminativa.

Esta é uma opção mais prática e mais fiável ao consumo do chá de erva-cidreira, por exemplo, já que a concentração das substâncias ativas da planta se encontram garantidas. Assim, o consumo diário deste extrato pode ser uma ótima opção natural para pessoas que sofrem constantemente de ansiedade leve, assim como para quem tem problemas gastrointestinais, como excesso de gases e cólicas.

Embora a Melissa officinalis não esteja contraindicada para bebês, este produto só deve ser usado em crianças com menos de 12 anos sob orientação do pediatra ou de um naturopata e, idealmente, não se deve exceder 1 mês de uso contínuo, já que apresenta álcool na sua composição.

Para que serve

A água de melissa tem alegações de tratamento de alguns problemas como:

  • Sintomas de ansiedade leve;
  • Excesso de gases intestinais;
  • Cólicas abdominais.

No entanto, segundo vários estudos feitos com a planta, a erva-cidreira também parece aliviar as dores de cabeça, diminuir a tosse e prevenir o surgimento de distúrbios renais. Veja como utilizar o chá desta planta para obter benefícios semelhantes.

O consumo de extratos de Melissa officinalis geralmente não causa o surgimento de qualquer tipo de efeito secundário, sendo bem tolerado pelo organismo. No entanto, algumas pessoas podem apresentar aumento do apetite, náuseas, tonturas e até sonolência.

Como tomar a água de Melissa

A água de Melissa deve ser consumida por via oral, seguindo a seguinte dosagem:

  • Crianças acima dos 12 anos: 40 gotas diluídas em água, duas vezes por dia;
  • Adultos: 60 gotas diluídas em água, duas vezes por dia.

Em algumas pessoas o consumo deste extrato pode causar sonolência e, por isso, nesses casos, é aconselhado evitar dirigir veículos. Além disso, não foram encontradas interações com outros medicamentos ou alimentos, podendo ser utilizado com segurança.

Quem deve evitar consumir água de Melissa

A água de Melissa não deve ser consumida por pessoas com problemas na tireoide, já que pode causar inibição de alguns hormônios. Além disso, deve ser usado com cuidado em pessoas com pressão alta ou com glaucoma.

Crianças com menos de 12 anos e grávidas também devem evitar o uso da água de Melissa sem indicação do médico ou naturopata.

Quem não pode tomar o chá de melissa?

Contraindicações do chá de melissa para se atentar As nutricionistas alertaram que grávidas e lactantes não podem ingerir a bebida, pois “pessoas com problemas de tireoide e, principalmente, glaucoma não podem tomar o chá”.

Quais os benefícios de tomar chá de melissa?

O Chá de Melissa pode ser encontrado facilmente em sachês que são vendidos em supermercados. Ele ajuda a combater a insônia e ansiedade, tem ação antioxidantes, anti-inflamatória, digestiva, diurética e é bastante reconhecido pelo forte efeito calmante.

Qual o melhor horário para tomar o chá de melissa?

Beber uma xícara antes de dormir melhora a qualidade do sono, atrelada ao benefício de ter o estresse e ansiedade reduzidos. As propriedades da melissa auxiliam na digestão, principalmente após refeições pesadas ou quando você come demais, e ajudam na eliminação de gases.

O que é melissa e para que serve?

Geralmente consumidas na forma de chá, as folhas da melissa são excelentes para tratar alterações digestivas e ansiedade. Elas também podem agir como um sedativo natural. Além do chá, a melissa também pode ser consumida como suplemento ou extrato, ou aplicado na pele em bálsamos e loções.