Para que haja uma eficácia na produção dos espermatozoides é necessária uma temperatura de 2oc abaixo da temperatura corporal?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Cientistas investigam por que espermatozoides são mais sensíveis ao aumento de temperatura (Foto: Josefin/Unsplash)

Cientistas da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, criaram um modelo para identificar os mecanismos moleculares que produzem danos ao DNA presente no esperma quando este é exposto ao calor. O estudo foi publicado no último dia 15 de outubro no periódico Current Biology.

Em humanos, a temperatura ideal para a produção de espermatozoides é entre 32ºC e 35ºC, um pouco abaixo da temperatura corporal. Estudos anteriores já mostraram que um aumento de apenas 1ºC já é o suficiente para gerar impactos negativos na fertilidade masculina. Mas por que isso acontece?

Foi o que os pesquisadores de Oregon investigaram. Para isso, eles utilizaram a Caenorhabditis elegans, um tipo de lombriga comumente usado como modelo biológico. Nas observações, eles perceberam que um aumento de 2ºC acima do padrão para o animal fez crescer em 25 vezes os danos ao DNA dos espermatozoides em desenvolvimento em comparação com os não expostos à variação de temperatura.

Além disso, os óvulos fertilizados por esses espermatozoides danificados não produziram descendentes. "O estudo fornece um roteiro para os cientistas realizarem pesquisas em mamíferos e humanos para confirmar se os mesmos mecanismos contribuem para a infertilidade masculina", disse Scott Hawley, especialista que não esteve envolvido na pesquisa, em declaração.

Cientistas podem ter descoberto por que calor é prejudicial ao esperma. Acima: modelo 3D de espermatozoides em desenvolvimento revela locais de danos ao DNA induzidos pelo calor. Os cromossomos são representados em cinza. Locais de dano ao DNA em amarelos (Foto: Nicole Kurhanewicz)

O artigo também ajuda a entender como a meiose, processo que produz as células sexuais, difere entre espermatozoides e óvulos. De acordo com os especialistas, nos indivíduos do sexo masculino, os espermatozoides são as menores células do corpo, se formam aos bilhões em temperaturas abaixo da corporal e são produzidos ao longo de toda a vida adulta.

Enquanto isso, os óvulos são as maiores células do corpo de uma mulher, formados internamente, onde uma temperatura constante é mantida, e são produzidos apenas por um período limitado durante o desenvolvimento fetal. "Sabemos que a produção do esperma é muito sensível ao aumento da temperatura, enquanto a do óvulo não é afetada", explicou Nicole Kurhanewicz, líder do estudo, em comunicado.

Segundo ela, os dados apresentados no estudo sugerem que o desenvolvimento de gametas femininos e masculinos também se diferenciam por sua capacidade de controlar os elementos móveis do DNA (conhecidos como "genes saltadores" ou transposons), de se moverem no genoma e quão sensíveis são ao estresse térmico. 

Os transposons são segmentos de DNA que se movem e alteram a informação genética, inserindo-se em novas posições, muitas vezes danificando o material genético. O movimento dos “genes saltadores” normalmente é reprimido no desenvolvimento de espermatozoides e óvulos. No entanto, o novo estudo descobriu que, com a exposição ao calor, esse cenário muda para os gametas masculinos.

Analisando espermatozoides e óvulos, os pesquisadores observaram que o aumento da temperatura causou mais danos ao DNA nos gametas masculinos que nos femininos. Sequenciando o genoma, eles também identificaram os locais dos transposons em todo o genoma, com e sem exposição ao calor. "Descobrimos que após o choque térmico, certos transposons são encontrados em locais novos e mais variáveis ​​no genoma masculino", observou Kurhanewicz.

Qual a temperatura ideal para os espermatozoides?

Em humanos, a temperatura ideal para a produção de espermatozoides é entre 32ºC e 35ºC, um pouco abaixo da temperatura corporal.

Para que haja uma eficácia na produção dos espermatozoides e necessária uma temperatura 2ºc abaixo da temperatura corporal?

Os testículos precisam ficar na bolsa escrotal porque, para produzir espermatozoides na vida adulta, devem estar a uma temperatura inferior a 37°. Ou seja, um pouco mais baixa que a no interior do corpo”, esclarece o Dr.

O que interfere na produção de espermatozoides?

A produção dos espermatozoides pode ser afetada por distúrbios hormonais, problemas genéticos, varicocele, entre outros. As infecções, por outro lado, podem provocar inflamações em diversos órgãos do sistema reprodutor, causando obstruções que dificultam a passagem do sêmen e alteram o seu funcionamento.

Onde ocorre a formação de espermatozoides e qual sua relação com a temperatura corporal?

A espermatogênese é o processo pelo qual se formam os gametas masculinos, os espermatozoides, e que ocorre nos tubos seminíferos dos testículos. Como os testículos localizam-se fora da cavidade abdominal, na bolsa escrotal, eles possuem temperatura de até 1 °C a menos do que a temperatura corporal.

Toplist

Última postagem

Tag