Onde tirar carteira de trabalho no Rio de Janeiro?

Quando completa 16 anos, a maioria dos brasileiros começa a providenciar um documento que os acompanhará até o fim da vida profissional: é a carteira de trabalho.

Com a possibilidade de identificar o cidadão quando este não está com o seu RG, ela será solicitada em muitos momentos importantes da vida adulta.

Por isso, descubra já como funciona o agendamento de carteira de trabalho RJ.

Onde tirar carteira de trabalho no Rio de Janeiro?


Para que serve a carteira de trabalho?

Com relação à serventia da carteira de trabalho para o cidadão, ela é muito grande.

Primeiramente, todas as experiências profissionais do tipo CLT (o que é conhecido popularmente como “trabalho registrado”) constarão no documento.

Os detalhes desse emprego também ficarão na CTPS, incluindo o salário e seus ajustes, os direitos trabalhistas pagos e as contribuições previdenciárias.

Não é por menos que, no pedido de benefícios ao INSS, a carteira de trabalho é um dos documentos a ser levados.

Além de tudo, o documento serve como comprovante de renda também: consultando-a, é possível descobrir se a pessoa está trabalhando atualmente e quanto ela recebe mensalmente.


Agendamento carteira de trabalho RJ: unidades

O agendamento de carteira de trabalho RJ está disponível em todas as cidades cariocas e é realizado todos os dias por muita gente, incluindo os casos nos quais é necessária a segunda via.

A respeito da utilidade do agendamento, ele é um método usado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para que não ocorra acúmulo de pessoas nos postos presenciais.


Agendamento carteira de trabalho RJ: documentos

O agendamento de carteira de trabalho no Rio de Janeiro servirá para determinar em que posto presencial o documento será emitido.

Dessa forma, você precisará ir a esse posto levando cópia e original do seguinte:

  • CPF;
  • Documento oficial de identidade com foto;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de residência atualizado, sendo obrigatório que conste o CEP

Uma vez que a carteira de trabalho também é um documento de identidade, ela inclui uma foto e, por isso, os cidadãos tinham de levá-la ao posto presencial.

Atualmente, a forma de emitir a carteira de trabalho foi modernizada e, por isso, os funcionários do posto presencial tiram a foto automaticamente.

Entretanto, se o equipamento estiver indisponível, você será comunicado quando fizer o agendamento. Nesse caso, precisará levar uma foto recente e 3×4, tomando cuidado com o seguinte:

  • Não utilize óculos e outros acessórios no rosto;
  • Brincos só devem ser utilizados na hora da foto se forem pequenos;
  • Não utilize regatas ou decotes;
  • Tenha certeza de que o fundo da foto é branco ou claro;
  • Utilize cores de roupa que contrastem bastante com o fundo

A foto 3×4 apresentada para tirar carteira de trabalho no Rio de Janeiro deve ser recente; se possível, é indicado que você a tenha tirado há poucos dias do atendimento.


Site para agendar carteira de trabalho RJ

Se você precisa realizar o agendamento de carteira de trabalho no Rio de Janeiro, pode entrar em contato com o Sistema Nacional de Empregos (SINE).

A instituição pública é lembrada, geralmente, porque publica oportunidades profissionais em vários pontos do Brasil, mas ela também é um dos principais emissores de CTPS.

Para o agendamento no SINE do Rio de Janeiro, você terá de fazer uma ligação para o posto mais próximo.

Acesse o site da Secretaria Estadual do Trabalho e Renda (SETRAB) para procurar por todos os endereços clicando aqui.

O site do Ministério do Trabalho e Emprego também possui um agendamento especial para o cidadão que vai tirar a carteira de trabalho:

  • Acesse aqui para usar o Sistema de Atendimento Agendado ou SAA;
  • Selecione “Rio de Janeiro” no campo indicado;
  • Em “Tipo de atendimento”, selecione “Emissão de carteira de trabalho”;
  • Escolha a cidade em que deseja emitir seu documento;
  • Clique em “Prosseguir”

Se você não precisar mais emitir a sua carteira de trabalho ou tiver necessidade de faltar, basta usar o mesmo link e clicar em “Cancelar”.

Ainda nessa mesma página, você poderá clicar em “Reagendar”, com a possibilidade até de mudar o posto de atendimento escolhido anteriormente.

Onde tirar carteira de trabalho no Rio de Janeiro?


Agendamento carteira de trabalho RJ segunda via

Quando você já tinha uma carteira de trabalho e ela é roubada, perdida ou furtada, será necessário fazer a segunda via.

Porém, o número da primeira CTPS terá de ser levado no dia agendado: assim, o documento manterá o mesmo número e os mesmos registros profissionais.

Se não tinha nenhum registro na carteira de trabalho roubada, perdida ou furtada, não há necessidade de se preocupar.

Porém, em ambos os casos, é recomendado fazer um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia física ou até mesmo acessando a Delegacia Online do Rio de Janeiro aqui.

Como tirar a carteira de trabalho no RJ?

Para fazer a carteira de trabalho pelo site é preciso se cadastrar e informar os seus dados pessoais como o CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e a região de nascimento. Após isso, você irá preencher um questionário simples com perguntas sobre a sua trajetória de trabalho e os anos correspondentes.

Onde agendar carteira de trabalho Rio de Janeiro RJ?

Estrangeiros devem procurar a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) para emissão de carteira de trabalho. Como pode ser feito o agendamento? Por meio do site http://saa.mte.gov.br/ ou por serviço de atendimento telefônico 158.

Onde tirar carteira de trabalho RJ 2022?

Onde tirar a carteira de trabalho?.
Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Gerência Regional do Trabalho..
Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
Postos de atendimento e prestação de serviços ao cidadão. Neste caso, é importante consultar quais são os locais conveniados na sua região..

Pode tirar carteira de trabalho no Poupatempo?

Por determinação federal, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) agora é digital. Para ter acesso a este importante documento, também é possível solicitá- lo por meio do site do Poupatempo ou acessando o aplicativo Poupatempo Digital. Outra opção é ligar para o Alô Trabalho, no telefone 158.