Onde podemos perceber a herança da cultura indígena em nosso dia a dia?

Em localidades do Brasil, aldeias indígenas valorizam suas tradições e costumes.
ao clicar nessa segunda notícia, abrir para o conteúdo da notícia na íntegra:

A cultura indígena é muito rica e cheia de características únicas. Começando pelo nome “índio”, que uma teoria afirma ter se derivado da confusão dos navegadores, pois chegaram ao Brasil acreditando estar nas Índias.

Apesar de existirem várias tribos indígenas diferentes, antes da colonização do Brasil, as comunidades tinham alguns pontos em comum. A organização social deles era baseada no coletivismo, todos tinham sua participação para o funcionamento da tribo, com ausência de política, Estado e governo. As crenças eram baseadas em politeísmo e elementos da natureza. E toda a alimentação era construída de forma manual, com caça, pesca e agricultura.

Hoje, ainda há tribos com muitos costumes desses. E até mesmo alguns dos hábitos da sociedade brasileira são heranças indígenas. Como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, polvilho) e a alimentação por meio de peixes. Nossa língua também tem muita influência dos índios. Podemos perceber isso, por exemplo, analisando o nome do famoso Rio Tietê, em São Paulo que, em tupi, significa “volumoso”.

Outra prática muito conhecida são as pinturas. Ao contrário do que alguns pensam, a pintura corporal não é apenas um enfeite, pelo contrário, ela carrega muita simbologia. É feita com elementos da natureza e pode representar a idade, o gênero, de qual aldeia a pessoa é e qual sua função nela.

Para se inteirar mais sobre a cultura indígena, há algumas aldeias pelo Brasil que você pode visitar:

Aldeias em Manaus
Em Manaus, no Amazonas, existem duas opções de visitas a comunidades indígenas. Um dos passeios percorre o rio Negro, passando por lindos botos e por uma tribo, onde você pode conhecer sobre o dia a dia das pessoas.

A outra opção em Manaus é um tour de 4 horas por uma comunidade e pelo Museu do Seringal, onde é mostrado como funcionava a produção em um seringal amazônico durante o Ciclo da Borracha. O passeio todo garante aprendizados sobre a história brasileira.

Aldeias em Porto Seguro
Em Porto Seguro, na Bahia, você pode visitar a Reserva Pataxó. Por lá, os índios realizam uma palestra sobre sua cultura e apresentam seus costumes, e trazem a educação sobre a realidade desse povo.

Cultura indígena: o que é, costumes e muito mais!

  • Afinal, o que é a cultura indígena?
  • Cultura indígena no Brasil
    • Tupi-Guaranis
    • Carajás
    • Ianomâmis
  • Cultura indígena: costumes
    • Estrutura social
    • Arte, música e artesanato
  • Influência indígena na cultura brasileira

Estudar sobre a cultura indígena é uma excelente forma de observar vários povos e grupos étnicos diferentes, bem como as tradições de cada um e suas visões sobre o mundo. Porém, é muito comum que, ao falar sobre os indígenas, eles sejam retratados como um povo único. Entretanto, é importante ressaltar que apenas em território nacional existem aproximadamente 230 tribos distintas.

Por isso, é essencial estudar sobre a cultura indígena no Brasil para compreender como ela ainda influencia nossa vida cotidiana. Desde os tipos de alimentos, palavras incorporadas a nossa língua ou histórias populares, à ação dos povos nativos, essa influência é muito marcante.

Quer saber mais sobre estas culturas e descobrir qual impacto elas exercem em nossa sociedade? Então, leia este post até o fim!

Afinal, o que é a cultura indígena?

A cultura indígena é uma forma resumida para descrever tudo o que foi produzido, pensado e vivido pelos povos indígenas. Assim, é possível entender que estudar o assunto é fazer uma análise sobre diferentes comportamentos, línguas e costumes.

Antes de falar sobre os costumes indígenas, é importante pensar sobre o que é a cultura de forma genérica. Afinal, muito se fala sobre este conceito e, geralmente, ele é utilizado como sinônimo de um tipo de preferência mais elitizado. No entanto, é importante deixar claro que a cultura é um processo complexo que envolve diversos aspectos de uma sociedade.

Dessa forma, cultura, em seu significado mais amplo, é a língua falada e escrita, a religiosidade, as práticas sociais, as artes, os comportamentos dos indivíduos em sociedade, seja no espaço público ou privado. Portanto, pode-se dizer que ela é tudo o que tem significado para determinada sociedade, independentemente da classe social.

Além disso, uma cultura não é estática, ou seja, ela está em constante mudança e recebendo influências a todo o momento. Afinal, podemos percebê-la no carnaval de rua, na literatura, nas artes, nas músicas populares, na música clássica e em diversos outros aspectos.

Cultura indígena no Brasil

Quando os europeus começaram a chegar ao Brasil e se depararam com a população que aqui vivia, logo buscaram formas de explorar a mão de obra, além de terem tido interesse especial nas riquezas da terra. Assim, esses recém-chegados não se preocuparam muito em entender como funcionavam os diferentes grupos étnicos.

Os povos nativos foram chamados de indígenas e criou-se a impressão de que todos compartilhavam de uma mesma cultura. No entanto, existem diferenças fundamentais na forma como eles compreendem o próprio mundo. Uma vez que o Brasil possui uma grande extensão geográfica, consequentemente existiam diversas tribos diferentes entre si.

Povos como os Tupis, Carajás, Ianomâmis e Guaranis são apenas alguns exemplos das maiores tribos que viveram em território nacional. Ainda que esses povos pudessem compartilhar alguns traços sociais, culturais e religiosos, há diferenças fundamentais que os distinguem. Alguns deles são nômades, outros estão ligados a determinado espaço geográfico, ou ainda são seminômades — como é o caso dos Ianomâmis.

Tupi-Guaranis

O Tupi-Guarani é mais do que um povo. Trata-se de um termo, de um tronco linguístico que relaciona os povos que se comunicam por meio da língua que surgiu do Tupinambá e do Guarani. Busca agrupar cerca de dez nações indígenas que falam variações da mesma língua, sendo algumas dessas tribos os Amaio, Guarani, Tupiniquim e Tabajara.

Estas tribos indígenas apresentam algumas características em comum. A maior autoridade da aldeia está na figura do Pajé. É por meio deste líder religioso que seus integrantes sabem o momento certo de plantar e colher o alimento e qual é o período mais apropriado para o nascimento de crianças, para festividades como casamentos ou mesmo para as caçadas.

Carajás

Esta tribo tem uma grande conexão com o rio Araguaia, sendo atribuído a ele tudo o que acontece de bom e de mau. Todos os membros são responsáveis pelo bem-estar comum. Desta forma, há uma divisão do trabalho, sendo que os homens se ocupam da caça, do plantio e da construção das moradias. As mulheres, por sua vez, devem se ocupar da alimentação, dos filhos e dos afazeres domésticos.

Ianomâmis

São seminômades, ou seja, costumam mudar-se de espaço quando verificam que todos os recursos de determinado local já foram utilizados. Sua principal fonte de alimentação é a caça, e compartilham a crença no animismo, ou seja, entendem que cada animal tem um espírito livre que, ao ser liberto do corpo físico, continua por perto protegendo a tribo.

Onde podemos perceber a herança da cultura indígena em nosso dia a dia?

Ainda que cada tribo possa manter costumes próprios e diferentes entre si, existem alguns pontos que costumam ser bem parecidos. Com os processos violentos de colonização do país, os povos indígenas foram sendo agrupados, sem que se levasse em consideração as diferenças essenciais de cada tribo.

Desta forma, houve o embate de culturas, o choque de costumes e, por vezes, esses embates eram violentos. Sendo assim, muitas nações indígenas acabaram por sofrer influências mútuas que modificaram profundamente seus costumes. A junção do tronco linguístico Tupi com o Guarani é um exemplo dessa influência.

Estrutura social

A divisão do trabalho é comum e costuma ser feita entre os gêneros. Ou seja, os homens têm um papel voltado para trabalhos como a caça, a construção de abrigos e a defesa da tribo. Por outro lado, as mulheres ficam responsáveis pelo trabalho da casa, de criação dos filhos e da produção de novas vestimentas.

Existem tribos em que a criação das crianças é um serviço dividido entre todos, ou seja, todos os adultos podem se ocupar e participar do desenvolvimento de um novo membro. Assim como existem outras tribos em que os costumes seguem o matriarcado, no qual o poder de decisão está nas mãos de uma mulher.

Arte, música e artesanato

Estes três aspectos da cultura indígena estão profundamente ligados a um sentido prático. Isso quer dizer que, objetos que outras culturas são vistos apenas como arte, para os indígenas podem significar também objetos a serem utilizados em rituais religiosos, ou mesmo de uso cotidiano.

A arte de se arrumar com plumas coloridas, por exemplo, está ligada também a simbologias de guerra e podem indicar a posição social de quem as utiliza. A chamada “arte plumária” é apenas um dos exemplos da diversidade cultural indígena. Da mesma forma, a música também desempenha um papel ritualístico e simbólico, sendo utilizada em cerimônias religiosas.

Influência indígena na cultura brasileira

A influência indígena na cultura brasileira passa por vários espaços, desde os nomes próprios como Jacira, Ubiratan, Tainá ou Jandira, até em relação a alimentos comuns como a mandioca, a tapioca ou o pirão. Na medicina e no trato das ervas medicinais, a influência indígena também se faz presente. Um grande exemplo disso é a utilização da alfavaca para tratar problemas e infecções no trato urinário.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

No artesanato, a influência indígena se faz ainda mais aparente, seja pelos cestos trançados vendidos nos centros das cidades, nas bolsas trançadas, nos chapéus, entre outros. Além disso, a cultura indígena também está presente na própria tradição nacionalista do país, seja por meio da história ou da literatura. As heranças culturais indígenas são parte integrante do Brasil e do que constitui o país.

Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de acompanhar as videoaulas e os exercícios que vão te ajudar a ficar afiado para o Enem. Não deixe de acompanhar as publicações do nosso blog para receber diversos conteúdos como este.

Como a cultura indígena está presente no dia a dia?

A cultura indígena está presente no nosso cotidiano, seja no nosso vocabulário, hábitos, músicas, danças e também no conhecimento do poder medicinal das plantas.

Onde podemos perceber a influência indígena no nosso Dia

As influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa – ...

Qual a herança da cultura indígena nós herdamos?

ALGUNS HÁBITOS QUE HERDAMOS DOS ÍNDIOS: A VONTADE DE ANDAR DESCALÇO E TOMAR BANHO DIARIAMENTE; 2. O COSTUME DE DESCANSAR EM REDES; Page 2 3. A CULINÁRIA BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA E SEUS DERIVADOS (FARINHA DE MANDIOCA, POLVILHO); 4. O COSTUME DE NOS ALIMENTARMOS COM PEIXE.

O que são heranças culturais Cite um exemplo?

Herança Cultural: Conjunto de valores culturais transmitidos de geração em geração. Exemplos de Herança Cultural Brincadeiras: Costumes: Atividade Prática: Converse com seus pais ou avós...