Onde fica o aeroporto galeão

Aeroporto Tom Jobim Rio Galeão

Voos – últimas chamadas para embarcar

Partidas de GIG Hoje
Chegadas para GIG Hoje

Perguntas Frequentes

Respostas a consultas geralmente feitas por passageiros no aeroporto do Galeão do Rio de Janeiro

  • Como chegar ao centro ou à área da praia de transporte público?
  • Onde esperar pelo Uber ou Cabify?
  • É possível obter um cartão SIM no aeroporto?
  • Como chegar do Galeão ao aeroporto Santos Dumont?
  • Como chegar do Aeroporto do Galeão para Búzios?
  • Está aberto 24 horas por dia?
  • É possível retirar o Passaporte de Emergência ou Urgência em Galeão?
  • O que fazer em caso de perda de valores ou bagagem?
  • Há serviço de Guarda Volumes?
  • Quanto custa estacionar em Galeão?
  • Há serviços bancários no Galeão?
  • Há farmácias?

Onde fica o aeroporto galeão

Localização

O Aeroporto Tom Jobim, mais conhecido como Galeão (IATA: GIG), atende a região do Rio de Janeiro com voos internacionais e domésticos. 13,5 milhões de passageiros passaram pelo Rio Galeão durante 2019. O local está situado a 20 km do centro da cidade do Rio de Janeiro. (MAPA).

Hotéis no aeroporto ou nas proximidades

Tem dois hotéis: Rio Aeroporto Hotel e Aero Hotel. O Hotel Linx fica a 500 metros de distância.
Saiba mais

Booking.com


Contato do aeroporto:

Sitio web oficial: – Facebook – Twitter – WhatsApp de 06h às 18h + 55 21 96761 5041 – Tel. +55 21 3004 6050 de 06h às 00h

Serviços

O terminal do aeroporto internacional Galeão conta com cafés 24 horas, restaurantes e fast food, lojas de roupas, perfumaria, produtos regionais, Duty Free, livraria, press stand, serviços telefônicos e bancários, acesso wi-fi gratuito, loja de conveniência, farmácia, spa, agência lotérica, jogos infantis, espaços de trabalho, hotéis e salas vips.

Transporte público e privado

Serviços de táxi e aplicativos

Os táxis possuem uma área exclusiva no piso térreo de Desembarque do Terminal 2. Os veículos de transporte de aplicativos privados têm suas zonas de coleta entre os portões B e C e nas entradas do prédio administrativo e do Linx Hotel. Saiba mais

Serviço de ônibus

As corredeiras (BRT) chamadas de “ligerão” que vão até a Barra da Tijuca e também se conectam com o Metrô, os ônibus azuis chamados de “frescão” que vão para Copacabana, Ipanema, Leblon e o centro, os frequentadores da linha que vão para diferentes pontos da cidade do Rio de Janeiro, e os regionais (AutoViação) que vão para Búzios e outras localidades. Saiba mais

Aluguel de carros:

Os balcões estão localizados no Terminal 2, área de desembarque.

Companhias aéreas

Companhias aéreas que operam no Rio Galeão e localização de balcões de check-in

Salas Vip

Localizadas no Terminal 2. American Airlines no embarque Internacional. Gol no embarque internacional e doméstico, Premium Plaza com três lounges (embarque internacional, embarque doméstico e na área pública, no piso premium de estacionamento) e Star Alliance em embarque internacional.
Saiba mais  –  RESERVAR SALA

Parking

Há 5 setores: Edifício Garagem, Piso Premium, Econômico 1 e 2 (descoberto) e Administrativo.te new pages for your content. Have fun!

Difícil para chegar desde a sua inauguração, o aeroporto internacional do Rio, no Galeão, sofre com a mobilidade precária

O aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG), conhecido como Galeão, sofre há vários anos com problemas diversos e desde os anos 1990 perdeu o status de portão de entrada do Brasil.

Quando o Terminal 1 foi inaugurado, em janeiro de 1977, a ideia inicial era oferecer mais conforto ao cada vez mais elevado número de passageiros que passavam pelo então maior aeroporto internacional do Brasil, cujo antigo terminal, aberto 25 anos antes, mostrava claros sinais de saturação e uma estrutura deficiente para atender aviões cada vez maiores.

Porém, antes que estes problemas fossem resolvidos um outro surgiu e sequer foi percebido pelos projetistas do novo terminal e nem pelos gestores do ambicioso projeto: a mobilidade urbana.

Na época que o novo e até entao gigantesco terminal estava sendo erguido, duas novas linhas de metrô estavam sendo construídas no Rio de Janeiro, distante poucos quilômetros da Ilha do Governador, onde está localizado o Galeão. Conectar por trilhos ratificaria, na época, o seu posto de principal aeroporto do país e seria uma evidente necessidade para justificar seu crescimento futuro. Contudo, era um tema invisível aos olhos da classe política nos anos 1970 e por muitos anos além.

Oito anos após o Terminal 1 ter sido entregue, o Galeão começou assistir seu declínio com a gradual transferência de boa parte de seus voos internacionais para o recém-inaugurado aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos. Construído para atender de forma direta a demanda do principal centro financeiro do Brasil, o aeroporto de Cumbica, como GRU ainda é conhecido, assumiu o posto de portão de entrada brasileiro. Ao mesmo tempo, a explosão da criminalidade do Rio de Janeiro fez que GIG ganhasse uma vizinhança bastante incômoda, com a eclosão de comunidades dominadas por facções criminosas extremamente violentas.

Onde fica o aeroporto galeão
Terminal 2 do aeroporto internacional do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

Na década de 1990, o aeroporto recebeu novos investimentos para a sua expansão, como a inauguração do Terminal 2, em 1999. Na ocasião muitos creditaram a obra como um "elefante branco", visto o baixo número de voos realizados para o Rio de Janeiro, que tinha no aeroporto Santos Dumont (SDU), no centro da cidade, quase a concentração total dos voos domésticos. Outro entrave, a nova obra também não contemplava investimentos em mobilidade urbana, condenando o principal terminal internacional carioca a continuar refém das pouquíssimas linhas de ônibus que operavam ali, além dos táxis, em pequeno número e com tarifas altas.

  • Conheça as aeronaves da Família Real britânica
  • Conheça as Forças Aéreas da Realeza
  • Rolls-Royce abandona projeto de avião supersônico
  • Veja nossos vídeos no canal da AERO Magazine no YouTube

Já demonstrando sinais de ociosidade por conta da violência e da acessibilidade precária, o que acarretou uma procura maior pelo Santos Dumont, mais bem localizado, as notícias de que o Brasil seria a sede da Copa do Mundo Fifa e que o Rio de Janeiro sediaria a edição 2016 dos Jogos Olímpicos, trouxeram a esperança de dias melhores.

Visando os eventos até então futuros, em novembro de 2013, o governo federal realizou a concessão do GIG e do aeroporto internacional de Belo Horizonte (CNF), até então sob controle integral da estatal Infraero. Um consórcio liderado pela Changi Airports e pela antiga construtora Odebrecht (atual Novonor) arrematou o Galeão por R$ 19 bilhões.

Ao mesmo tempo que corria o certame, um dos principais meios de transporte carioca para a Copa do Mundo de 2014, o Bus Rapid Transit (BRT), estava em construção. Este inicialmente não chegaria ao aeroporto, mas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) concedeu um empréstimo à Prefeitura do Rio de Janeiro para que os dois terminais do Galeão pudessem receber as estações, o que foi materializado em junho daquele ano.

Três meses após o fim dos jogos olímpicos, em novembro de 2016, o Terminal 1, que havia recebido investimentos para a Copa do Mundo, dois anos antes, foi desativado por falta de demanda e todas as operações foram transferidas para o Terminal 2 e para o Píer Sul. Assim, uma das estações do corredor exclusivo de ônibus, que atendia o espaço mais antigo do aeroporto, foi fechada, acompanhando o declínio do número de passageiros.

Nos anos seguintes, o sistema de transporte oferecido como solução para o deslocamento entre o Galeão e o resto da cidade foi se tornando um problema. Constantes atos de vandalismo nas estações e nos veículos articulados deterioraram o sistema, deixando o atendimento precário, principalmente para os funcionários do aeroporto, que viram minguar as opções de deslocamento para o trabalho. As já poucas linhas convencionais de ônibus também foram reduzidas.

A pandemia de covid-19 foi a gota d’água para a crise do Galeão. O segundo maior aeroporto internacional do país passou a contar com somente com dois voos diários no auge da crise, justamente para o aeroporto internacional de São Paulo. Conforme o setor aéreo foi aquecendo, o Galeão não dava sinais de que faria o mesmo, com a constante perda de operações para o vizinho Santos Dumont, em um processo similar ao visto nos anos 1990.

Com isso, em fevereiro de 2022, a Changi Airports anunciou a devolução da concessão para o Governo Federal, por desequilíbrio financeiro. 

Ao mesmo tempo, o SDU que estava no próximo bloco de concessões aeroportuárias, passou a sofrer pressões de parlamentares cariocas contra o modelo de composição do edital. A alegação principal era que a concessão, dentro da proposta do governo, seria ainda mais prejudicial para o aeroporto internacional, que não teria condições de competir com o Santos Dumont.

Com o imbróglio e a certeza que o modelo proposto realmente seria um problema para o futuro do Galeão, o governo federal decidiu licitar conjuntamente os dois terminais, com o leilão previsto somente para o fim de 2023. Todavia, existe a incerteza da continuidade do processo, visto a eleição que poderá levar a troca de presidentes ou uma mudança na estrutura do atual governo.

A decisão popular nas urnas decidirá o futuro do Galeão, especialmente caso polarização se confirme. Enquanto isso, o maior aeroporto do Rio de Janeiro sofre com o abandono e a ociosidade. Uma irônia. O aeroporto da cidade mais famosa do Brasil, que deveria ser a porta de entrada para o turismo nacional, se tornou irrelevante no plano da maioria das empresas aéreas.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Onde fica o aeroporto galeão

Marcel Cardoso
Publicado em 14/09/2022, às 09h33 - Atualizado em 31/10/2022, às 00h00

Em que bairro fica o Aeroporto do Galeão?

Galeão é um bairro localizado na Ilha do Governador, no município do Rio de Janeiro, no Brasil. Destaca-se por abrigar o Aeroporto Tom Jobim e diversas instalações da Aeronáutica. Possui uma área de 1 895,74 hectares, sendo, assim, o maior bairro da Ilha do Governador.

Qual a diferença do aeroporto Santos Dumont para o Galeão?

O Galeão, na Zona Norte, que recebe vôos nacionais e internacionais. O Santos Dumont, bem no centro da cidade, uma das bases da Ponte Aérea Rio-São Paulo, e que também recebe vôos de alguns destinos nacionais.

Qual bairro mais próximo do Galeão?

Do aeroporto até o Centro do Rio são 16 km (18 min de carro) e até a Zona Portuária são 14 km (16 min de carro). Além disso, é importante saber que é possível se hospedar em um hotel no Aeroporto do Galeão mesmo (isso mesmo, dentro do terminal).

O que tem perto do Aeroporto do Galeão?

Bondinho Pão de Açúcar..
Corcovado - Cristo Redentor..
Jardim Botânico..
Morro da Urca..
Praia de Ipanema..
Praia da Barra da Tijuca..
Maracanã.
Pedra Bonita..