Onde fica a usina de chernobyl

A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia. Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.

Leia mais: Tem brasileiro na Ucrânia? Embaixadas fazem recomendações sobre período de guerra o país e a Rússia; confira

"É impossível dizer se a Usina Nuclear de Chernobyl está segura", diz membro do governo

  • 'Chernobyl' se torna a série mais bem avaliada do IMDb
  • Incêndio florestal perto de Chernobyl provoca aumento da radioatividade
  • Segundo pesquisadores, gado em Chernobyl voltou a ser selvagem; entenda


Por causa da curiosidade histórica e o ar de uma cidade abandonada às pressas, o destino tem sido procurado por turistas desde 2002, que contratam excursões para ida até o local.

?? Pripyat entrance sign, radiation, reflection, silence … #Ukraine #Chernobyl #Pripyat #radiation #abandoned #nature #life #ghosttown #silence pic.twitter.com/CSbwCxMaYi

— Nataly (@chernobyl_guide) February 16, 2022

What a place… after almost 6 years of my Chernobyl career I am still so fascinated with landscapes and stuff I can see here ???? sunset on the main square of Pripyat. pic.twitter.com/zTNtz7j5PS

— Nataly (@chernobyl_guide) February 16, 2022

Ukraine is an absolutely beautiful country. I last went in 2020 for a birthday trip to Chernobyl (as you do) and I’ve been wanting to revisit ever since. Lovely people, excellent food and raucous bars. I’m heartbroken to see what’s happening. pic.twitter.com/bP9t7T2iAp

— Eric Johnson (@etjohnson) February 24, 2022

No entanto, os últimos dias transformaram Chernobyl em outra função: a cidade fantasma tornou-se palco do treinamento de forças de segurança ucranianas para a guerra contra a Rússia.

Nesta sexta-feira (25), a agência nuclear da Ucrânia informou que foram registrados aumento nos níveis de radiação da Usina Nuclear de Chernobyl após a invasão da Rússia na Ucrânia.

Onde fica a usina de chernobyl

Militares, ao lado de um veículo blindado, participam de exercícios táticos e especiais conjuntos em uma cidade fantasma de Pripyat, perto da Usina Nuclear de Chernobyl, em 4 de fevereiro de 2022. - SERGEI SUPINSKY/AFP

Onde fica a usina de chernobyl

CRISE Militares participam de exercícios táticos e especiais conjuntos do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, da Guarda Nacional da Ucrânia e do Ministério de Emergência em uma cidade fantasma de Pripyat, perto da Usina Nuclear de Chernobyl, em 4 de fevereiro de 2022 - SERGEI SUPINSKY/AFP

Onde fica a usina de chernobyl

Exercício militar da Ucrânia em Pripyat, perto da Usina Nuclear de Chernobyl, nesta sexta (4) - SERGEI SUPINSKY / AFP

Onde fica a usina de chernobyl

Exercício militar da Ucrânia em Pripyat, perto da Usina Nuclear de Chernobyl - SERGEI SUPINSKY / AFP

Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 3,50 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

O ataque russo à usina nuclear Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, foi considerado um ato sem precedentes.

Uma ação militar, em meio à invasão da Ucrânia, deixou "vários mortos e feridos", segundo o Ministério das Relações Exteriores do país.

"Sobrevivemos a uma noite que poderia ter interrompido o curso da história, a história da Ucrânia, a história da Europa", disse o presidente Volodymyr Zelensky.

O fogo foi controlado, e a integridade da planta está garantida, segundo autoridades e especialistas. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que a radiação é mantida em níveis normais.

Zaporizhia é uma das várias usinas nucleares da Ucrânia. No total, são quatro plantas ativas, com 15 reatores: 4 em Rivne, 2 em Khmeltniski (outros dois estavam em construção), 3 na Sul da Ucrânia e 6 em Zaporizhia.

Em seu território, também estão os restos da usina soviética de Chernobyl, com seus quatro reatores, hoje desativados.

O local está sob proteção especial após a desastrosa explosão de 1986, que causou a liberação de radioatividade em grande parte da Europa e deixou dezenas de milhares de vítimas.

Na Ucrânia, a energia nuclear tornou-se cada vez mais importante para o fornecimento de energia do país.

Em 2014, grupos separatistas apoiados pela Rússia assumiram o controle da grande região produtora de carvão de Donbas, no sul. Até então, o carvão gerava 41% da energia do país.

É por isso que o país recorreu à energia nuclear, bem como a outras fontes renováveis, para compensar o déficit. A energia nuclear atualmente gera quase metade da eletricidade que a Ucrânia usa.

O país também possui locais de descarte radioativo que armazenam resíduos de operações de usinas nucleares.

O que aconteceria em um ataque direto ao reator?

Claire Corkhill, especialista em materiais nucleares da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, diz à BBC que existem vários mecanismos para evitar riscos de radioatividade.

"Se houvesse um incêndio dentro do prédio do reator, os sistemas automáticos de segurança o extinguiriam instantaneamente", explica ele.

"Os próprios prédios dos reatores são bastante robustos, então o combustível nuclear deve ser bastante seguro lá.

Uma explosão só aconteceria se houvesse um colapso nuclear, que poderia ser causado por uma falha no fornecimento de eletricidade para o local e danos nos geradores de reserva.

Somente se isso acontecer em uma usina nuclear em funcionamento, "poderia haver uma explosão como a que aconteceu em Fukushima" em 2011.

Se o reator - o dispositivo que gera energia em uma usina nuclear - e o prédio que o abriga foram danificados, isso pode causar o superaquecimento do reator e derreter o núcleo.

Se as pessoas forem expostas a essa radiação, isso poderia causar sérios impactos imediatos e de longo prazo em sua saúde, incluindo câncer.

Foi o que aconteceu em Chernobyl, no pior incidente nuclear da história.

Legenda da foto,

Russos assumiram o controle da extinta usina nuclear de Chernobyl, pior acidente nuclear da história

Em Zaporizhia, apenas o reator 4 estava operando com 60% da capacidade no momento do ataque. Foi então desligado, o que significa que um colapso nuclear não poderia ter ocorrido depois.

Os reatores 5 e 6 estavam "em espera", que é um regime de baixa potência, informou a AIEA.

O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, assegurou que as tropas de seu país assumiram o controle da usina Zaporizhia para "garantir" eletricidade para os civis.

No entanto, desde o início do conflito, a Ucrânia expressou preocupação de que Moscou esteja tentando obter o controle das usinas e seus materiais nucleares.

Graham Allison, especialista em segurança nuclear da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, disse à BBC que, em vez de um ataque direto à usina nuclear, era mais provável que as forças russas estivessem tentando "cortar o fornecimento de eletricidade na área circundante".

Para Corkhill, o que está acontecendo é perigoso. "Falando de forma mais geral, devemos nos preocupar que as instalações nucleares sejam alvos militares, porque existem riscos reais de um acidente nuclear."

Onde está localizada a usina nuclear de Chernobyl?

O acidente de Chernobyl, que aconteceu em 26 de abril de 1986, foi o maior acidente nuclear da história. Essa tragédia ocorreu na Usina V. I. Lenin, localizada na cidade de Pripyat, a cerca de 20 km da cidade de Chernobyl, na extinta União Soviética (atual território ucraniano).

Por que a Rússia quer Chernobyl?

Por que Chernobyl interessa à Rússia? A localização da usina é estratégica por ficar um pouco abaixo da fronteira com a Belarus —aliada da Rússia na guerra— e a apenas 120 km de Kiev, capital da Ucrânia.

Como está a usina nuclear de Chernobyl hoje em dia?

Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade. Apesar dos níveis terem aumentado no começo do ano devido a invasão Russa, que ocasionou uma movimentação na região, eles já se encontram novamente adequados para o local.

Tem gente que mora em Chernobyl?

Até hoje, mais de sete mil pessoas vivem e trabalham dentro e ao redor da usina, e um número muito menor voltou para as aldeias vizinhas, apesar dos riscos.