Onde está escrito na Bíblia que não cai um fio de cabelo sem a permissão de Deus?

A frase “não cai uma folha da árvore se Deus não permitir” não é um versículo bíblico. Isso quer dizer que essa frase não está na Bíblia, apesar de muita gente frequentemente citá-la como bíblica.

Além disso, curiosamente essa frase tem grande semelhança com um verso do Alcorão, o livro sagrado do Islã. Na 6ª Surata, versículo 59, Maomé escreve: “[…] Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha sem que Ele disso tenha ciência […]”.

Mas é claro que quando citada por cristãos, essa frase é apenas um dito popular; não uma citação direta do Alcorão. Inclusive, a maioria das pessoas que usam essa frase em seu cotidiano nem mesmo sabe de sua semelhança com o texto do Alcorão. Isso significa que quando alguém diz que “não cai uma folha da árvore se Deus não permitir”, geralmente essa pessoa simplesmente está se referindo à providência divina que governa todas as coisas.

Não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus é um princípio bíblico?

Apesar de não ser um versículo bíblico, dizer que “não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus” é uma expressão válida para exemplificar a doutrina bíblica da providência de Deus. A Bíblia é muito clara ao afirmar que Deus governa e sustenta todas as coisas de acordo com o seu propósito.

No Salmo 139, por exemplo, o salmista Davi escreve: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir” (Salmo 139:16).

O apóstolo Paulo, pregando em Atenas, também falou sobre a soberania do Deus criador e sustentador de todas as coisas. O apóstolo explica que Deus é quem dá “a vida a todos, e a respiração, e todas as coisas”; Ele fez o homem para habitar sobre a terra e determinou “os tempos já dantes ordenados; e os limites da sua habitação” (Atos 17:26).

Já o salmista que escreveu o Salmo 104 também faz uma reflexão sobre como Deus sustenta suas criaturas; tanto as menores quanto as maiores. Nesse sentido, há até alguns versículos que se assemelham ao propósito da frase que diz que não cai uma folha da árvore se Deus não deixar.

O próprio Senhor Jesus diz: “Não se vendem dois pardais por uma moeda? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados” (Mateus 10:29,30).

Onde está escrito na Bíblia que não cai um fio de cabelo sem a permissão de Deus?

Deus controla até as folhas que caem no chão

Portanto, é correto afirmar que Deus controla providencialmente todas as coisas. Esse controle soberano do Senhor se estende sobre todo o universo, incluindo o mundo físico e o mundo espiritual.

Mas ao mesmo tempo em que Ele governa soberanamente os grandes acontecimentos do cosmo, os negócios das nações na terra e os eventos cotidianos da vida dos homens, Ele também se ocupa das menores coisas; daquelas que para nós podem até parecer insignificantes como, por exemplo, o cair de uma folha de árvore no chão.

Por isso, dizer que não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus pode ser uma conclusão apropriada à luz dos princípios bíblicos sobre a providência de Deus. Além disso, saber sobre a realidade da providencia divina é algo extremamente reconfortante diante das inquietudes das nossas vidas.

Apesar de muito usado no meio cristão, este ditado não está Bíblia. "Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar", "não cai uma folha da árvore se não for permissão de Deus" e "nem uma folha cai se Deus não permitir " são as principais variações do ditado.

Mesmo não sendo um versículo bíblico, este ditado contém princípios bíblicos. Deus é soberano e tem o controle de tudo. Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Nada acontece sem a permissão e o conhecimento de Deus.

De onde surgiu a ideia que este ditado está na Bíblia?

Curiosamente esse ditado se encontra literalmente num trecho do Alcorão: “Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além dele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro lúcido” (6ª Surata versículo 59).

Podemos associar esse ditado a ideias parecidas de alguns versículos, o que pode dar a impressão que o ditado "não caí uma folha da árvore" possa fazer parte da Bíblia. Veja alguns versículos que dão essa impressão:

  • Gênesis 1:11 - Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies". E assim foi.
  • Eclesiastes 3:1-2 - Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
  • Lucas 12:7 - Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!
  • Lucas 21:18 - Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
  • Provérbios 15:3] - Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.
  • Hebreus 4:13 - Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
  • Ezequiel 17:24 - Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. "Eu, o Senhor, falei, e o farei".
  • Mateus 21:19 - Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos!" Imediatamente a árvore secou.
  • Jonas 3:6-7 - Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se.

Veja: Como estudar a Bíblia?

Apesar de não ser um versículo bíblico, o termo "não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus" é resultado da reflexão bíblica sobre o controle de Deus em todas as coisas. E não há nada demasiadamente difícil para o Senhor (Jeremias 32:27). Seus olhos observam toda a terra (Jó 28:24).

Veja também: Onde está na Bíblia: O cair é do homem o levantar é de Deus?

Onde fala na Bíblia sobre fio de cabelo?

Diante dessas ameaças e dificulades, Jesus garante a seus discípulos que Deus estará com eles e diz, em Lucas 21,18-19, que embora odiados por todos, Não perderão um só fio de cabelo.

Onde está escrito na Bíblia ai daquele que tocar no ungido de Deus?

Nos salmos que citamos acima, onde aparece a expressão: “não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas”, podemos perceber que Davi está citando o livro de Gênesis (capítulos 12:10-20; 26).

O que está escrito em Eclesiastes 3 1?

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Quantos fio de cabelo tem na cabeça Bíblia?

Contudo, não se perderá um único fio de cabelo da vossa cabeça. Eis que agora eu vos exorto a que comais algo, porquanto somente dessa maneira podereis sobreviver. Nenhum de vós perderá um só fio de cabelo!”