Onde está escrito na Bíblia que Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente?

Parallel Verses

Tópicos

Referências Cruzadas

Hebreus 1:12

E como um manto os enrolarás, e como um vestido se mudarão, mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.

Tiago 1:17

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

Apocalipse 1:4

JOÃO, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;

Apocalipse 1:8

Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.

Malaquias 3:6

Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Salmos 90:2

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Salmos 90:4

Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.

Salmos 103:17

Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;

Isaías 41:4

Quem operou e fez isto, chamando as gerações desde o princípio? Eu o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.

Isaías 44:6

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

João 8:56-58

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.

2 Coríntios 1:19

Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.

Apocalipse 1:11

Que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: A Éfeso, e a Smirna, e a Pérgano, e a Tiatira, e a Sardo, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Apocalipse 1:17-18

E eu, quando o vi, caí a seus pés; como morto; e ele pôs sobre mim a sua dextra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

Compartilhar Esse Versículo:

Jump To Previous

Jump To Next

Word Concordance

Word Count of 0 Translations in Hebreus 13:8

Public Domain - Portuguese Bible [Almeida:1628-1691]

Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012 Abba Press. Usado com permissão.

n/a

New American Standard Bible Copyright ©1960, 1962, 1963, 1968, 1971, 1972, 1973, 1975, 1977, 1995 by The Lockman Foundation, La Habra, Calif. All rights reserved. For Permission to Quote Information visit http://www.lockman.org

Save

Uploaded to Pinterest

King Of My Heart

Onde está escrito na Bíblia que Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente?

ITB Music

884 followers

More information

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8)

Find this Pin and more on Frases Cristãs by ITB Music.

King Of My Heart

Jesus Cristo

Angela

Evolution

Heaven

Spirituality

Lord

Faith

Mothers Love

More information

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebreus 13:8)

Find this Pin and more on Frases Cristãs by ITB Music.

A declaração de que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” fala sobre sua divindade ao destacar dois de seus atributos: imutabilidade e eternidade (Hebreus 13:8). Somente Deus é imutável e eterno. Se Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, então isso significa que Ele também é Deus.

Esse versículo que diz que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” tem sido tema de inúmeras pregações. Mas também é verdade que nem sempre essa declaração do escritor de Hebreus tem sido interpretada de forma correta. Vejamos melhor a seguir.

O autor de Hebreus diz que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” num texto onde ele fala sobre os deveres sociais, morais e espirituais dos crentes. No contexto imediato dessa frase, o escritor bíblico menciona duas situações opostas.

Primeiro ele fala acerca do bom exemplo dos líderes que ensinaram a Palavra de Deus ao povo (Hebreus 13:7). Depois ele adverte os crentes contra a ação daqueles falsos líderes que tentam infiltrar doutrinas e costumes estranhos dentro da Igreja (Hebreus 13:9). Foi justamente entre esses dois conselhos que o escritor bíblico declarou: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” (Hebreus 13:8).

Devemos admitir que essa declaração se harmoniza com as duas situações; tanto com o conselho para imitar os líderes genuínos quanto com a advertência para rejeitar os falsos mestres. Isso significa que essa declaração pode bem ser uma conclusão do versículo 7 ou uma introdução do versículo 9. Vamos entender isso melhor abaixo.

Jesus Cristo é eterno

Se o escritor bíblico escreve que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” em conexão com o versículo 7, então ele contrasta a eternidade de Cristo com a temporariedade dos grandes homens de Deus. O escritor de Hebreus aconselha seus leitores a se lembrarem de seus líderes que lhes ensinaram a Palavra de Deus. Ele também diz que a fé demonstrada por esses homens é digna de ser imitada. Saiba o que é a fé.

Contudo, esses santos homens de Deus passam. Os líderes vêm e vão! Eles dedicam suas vidas ao ministério do Evangelho, mas um dia suas vidas terrenas chegam ao fim. Porém, há um líder que é eterno: Jesus Cristo. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre!

Jesus Cristo é imutável

Se a declaração de que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” tiver mais relacionada ao versículo 9, então o objetivo do escritor de Hebreus é contrastar as variedades de doutrinas estranhas com a imutabilidade de Jesus Cristo. Ele adverte seus leitores a não se deixarem levar “pelos diversos ensinos estranhos” (Hebreus 13:9).

Naquela época falsos mestres se dedicavam em tentar introduzir doutrinas estranhas na Igreja. De modo geral, todas essas doutrinas tinham como objetivo atacar a pessoa de Cristo. Essas doutrinas negavam sua divindade e sua humanidade e contestavam a suficiência de sua obra redentora.

Então daí vem a preocupação do escritor dessa epístola do Novo Testamento. Por isso ele ensina aos seus leitores que essas doutrinas estranhas tinham que ser rejeitadas. Isso porque elas nada tinham a ver com a pessoa de Jesus Cristo. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Então aquilo que foi ensinado pelos apóstolos verdadeiros, por exemplo, jamais estará desatualizado. Logo, qualquer nova doutrina diferente do verdadeiro Evangelho é estranha e não diz respeito ao imutável Senhor Jesus.

Ontem, hoje e eternamente

A declaração de que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” obviamente compreende o passado, o presente e o futuro. Por isso muitos comentaristas explicam a sequência de tempo “ontem, hoje e eternamente” da seguinte maneira:

Primeiro, dizer que “Jesus é o mesmo ontem” está relacionado diretamente a sua obra redentora aqui na terra. O Verbo se fez carne e habitou entre os homens (João 1). Alguns estudiosos também sugerem que esse “ontem” diz respeito a quanto Deus falou através dos profetas da Antiga Aliança (Hebreus 1:1).

Segundo, dizer que “Jesus é o mesmo hoje” está relacionado à sua obra de intercessão no céu. O mesmo Cristo que “ontem” foi anunciado pelos profetas, que veio ao mundo e entregou sua vida em resgate de seu povo, “hoje” está na presença do Pai como representante daqueles a quem Ele salvou (cf. Romanos 8:34; Hebreus 7:25; 9:24).

Terceiro, dizer que “Jesus é o mesmo eternamente” diz respeito ao seu sacerdócio eterno. Ele é Sumo Sacerdote para sempre (Hebreus 5:6; 6:20; 7:17-28).

Onde está escrito na Bíblia que Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente?

Jesus não muda: o que isto não significa em Hebreus 13:8?

Como vimos acima, a declaração de que “Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre” está relacionada à sua divindade. Mas muita gente pensa que esse versículo fala sobre seu modo de agir. Equivocadamente essas pessoas pensam pelo fato de “Jesus ser o mesmo, ontem, hoje e eternamente” isso significa que Ele sempre tem que agir da mesma forma.

É com base nesse tipo de interpretação errada que muitas igrejas têm tentado implantar práticas contrárias à Palavra de Deus. Essas pessoas desconsideram o caráter progressivo da revelação de Deus na história da redenção e pensam que tudo o que aconteceu no passado tem que se repetir.

Por isso tem crescido o número de comunidades cristãs que adotam costumes e cerimoniais da Antiga Aliança em seus cultos, ou mesmo reconhecem a autoridade de supostos novos apóstolos e profetas equiparados àqueles que foram usados por Deus para escrever as Escrituras. Entenda também o que é um apóstolo na Bíblia.

Sempre que são questionados, geralmente essas pessoas respondem: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Com isso essas pessoas querem dizer que o nosso Senhor faz hoje, e fará amanhã, o que Ele fez ontem.

Mas como ficou claro, essa interpretação tira o versículo de seu contexto original. Além disso, o próprio versículo seguinte condena esse tipo de pensamento e considera como parte das “doutrinas estranhas” a adoção, como meios de graça, dos antigos cerimoniais que já se findaram (Hebreus 13:9). Definitivamente o versículo que diz que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente” não fala sobre seu modo de agir, mas sobre quem Ele é.

Onde está escrito que Jesus é o mesmo ontem?

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

Qual o verdadeiro significado do versículo Cristo Jesus permanece hoje como ontem e pela eternidade?

Agora, ao lidar com os judeus, ele os ensina que Cristo já possuía a mesma soberania que ele possui hoje; O mesmo, ele diz, ontem, hoje e sempre. Pelas palavras, ele sugere que Cristo, que foi então conhecido no mundo, reinou desde o começo do mundo, e que não é possível avançar mais quando chegarmos a ele.

Onde está escrito na Bíblia que Deus não muda?

Deus não muda e segue com as suas eternas orientações. Você pode mudar a sua mente e pensar com a mente de Cristo, na certeza de que a Palavra de Deus permanece para sempre. Jesus assegura: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão” (Mateus 24.35).

O que significa hoje na Bíblia?

A Bíblia fala do onten, do hoje e do amanhã, mas a ênfase é dada para o hoje, que aparece mais vezes.