Onde encontramos a água em estado líquido

Onde encontramos a água em estado líquido

Onde podemos encontrar a água no estado sólido líquido e gasoso?

Os diferentes estados físicos da água podem ser observados, naturalmente, no nosso planeta. A água dos rios e mares, por exemplo, está no estado líquido. Já a água das geleiras está no estado sólido, e, na atmosfera, encontramos a água no estado gasoso.

Onde se encontra água sólida?

A água no estado sólido é o gelo. Na natureza, encontramos em diversas formas como neve, nuvens, granizo, geada, icebergs e nas calotas polares.

Onde se encontra o estado gasoso?

No estado gasoso, a água também não tem forma própria. Apesar de não ser visível a olho nu, é muito presente na vida humana, como o ar que respiramos. ... A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação.

Como transformar a água em estado gasoso?

Vaporização. Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição.

Quais são os estados físicos da água?

  • Estados Físicos da Água e suas Mudanças Transformações causadas pela ação do vento e da temperatura. Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro .

Como é encontrada a água no estado líquido?

  • Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. Essa é a principal forma como a água é encontrada no planeta.

Como ocorre a mudança de estados físicos da água?

  • E, para que haja a mudança de estados físicos da água, ela passa por diferentes processos: Fusão, Vaporização, Solidificação, Liquefação (Condensação) e Sublimação. Fonte: Notícias ao Minuto. A água é encontrada em maior parte no seu estado líquido. No planeta está em rios, lagos, oceanos, nos encanamentos das nossas casas.

Qual a origem da água líquida?

  • A água é encontrada em maior parte no seu estado líquido. No planeta está em rios, lagos, oceanos, nos encanamentos das nossas casas. Sendo assim, a água líquida não possui uma forma específica. Ela assume o formato do recipiente no qual se encontra.

ESTADOS DA �GUA

A �gua encontrada no planeta pode ser encontrada em diferentes estados f�sicos:

Onde encontramos a água em estado líquido

ESTADO S�LIDO

Encontra-se em forma de gelo, situada principalmente nos p�los Norte e Sul; Alpes, na Europa; no Himlaia, na �sia e no Kilimanjaro, na �frica. O volume da �gua existente no estado s�lido est� em torno de 2% do total.

As figuras 1 e 2 apresentam a �gua sob o estado s�lido.

Figura 1 - Gelo formado pela geada

Onde encontramos a água em estado líquido

Figura 2 - �gua no estado s�lido armazenada nos p�los.

Onde encontramos a água em estado líquido

ESTADO L�QUIDO

Do total da �gua existente na Terra, 98% encontra-se no estado l�quido e 97% desse volume est� localizado nos mares e oceanos. O restante encontra-se nos continentes e constitui as �guas superficiais e subterr�neas.

As �guas subterr�neas s�o 3 vezes maior, em volume, que as �guas superficiais e, pela sua grande profundidade, est�o ainda livres da polui��o.
As figuras 3 apresentam a �gua sob o estado l�quido no mar.

Figura 3 - �gua l�quida no mar

Onde encontramos a água em estado líquido

ESTADO GASOSO

A �gua, nesse estado, � encontrada nas regi�es onde ocorrem vulc�es, nos dep�sitos subterr�neos e, principalmente, na atmosfera sob forma de vapor d'�gua. Do total de �gua existente no planeta, 0,005% encontra-se no estado gasoso.

A figura 4 mostra as nuvens, onde a �gua se encontra no estado gasoso.

Figura 4 - Nuvens

Fonte: O texto acima foi retirada do livro: A Floresta e a �gua / Mauro Valdir Schumacher, Juarez Martins Hoppe. Porto Alegre: pallotti, 1998. 70p. As figura foram retiradas do site de buscas Google.

In�cio
Avan�ar

Onde encontrar a água em estado líquido?

Líquido: a água no estado líquido é encontrada nos rios, lagos, mares, oceanos e nos lençóis subterrâneos. Essa é a principal forma como a água é encontrada no planeta. A água no estado líquido apresenta moléculas mais afastadas do que no estado sólido, e ela adquire a forma do recipiente em que está contida.

Onde se encontra o líquido?

O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa e louças e etc. Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos mares, rios, lagos, riachos e etc. O estado gasoso, embora menos visível, também está muito presente em nossas vidas.

Onde podemos encontrar a água em estado sólido?

A água no estado sólido é o gelo. Na natureza, encontramos em diversas formas como neve, nuvens, granizo, geada, icebergs e nas calotas polares. Nas nuvens, formam-se pequenos blocos de gelos, mas apenas nas nuvens do tipo cirros.

Quais são as fontes de água líquida?

Resposta verificada por especialistas. a) As principais fonte de água líquida no planeta são os oceanos, os rios, da chuva, dos lagos, lagoas e seu derivados, além dos lençóis freáticos que por vezes são acessados através de poços.