Onde é feita a digestão das proteínas?

Onde é feita a digestão das proteínas?

1 a 3 anos

Onde é feita a digestão das proteínas?

As proteínas ajudam com que a barriguinha do seu bebê se desenvolva de forma adequada!

3mins para ler Jul 18, 2019

Veja a importância das proteínas no sistema digestivo do bebê

Quando um alimento é ingerido por alguém, dá-se início ao processo digestivo, o qual conta com a participação de uma série de órgãos, que se encarregam de ajudar nessa digestão dos alimentos. Esse processo envolve diferentes etapas que, quando combinadas, garantem a maior absorção de nutrientes para o indivíduo, já que as partículas são quebradas, transformando-se em uma consistência pastosa, e passam a integrar a corrente sanguínea. Abaixo, seguem os órgãos e o caminho percorrido pelo alimento:

  • Boca: é início da digestão, onde ocorrem processos físicos e químicos, os quais contam a ação dos dentes, língua e glândulas salivares.
  • Esôfago: esse é o órgão por onde o alimento passa, até chegar no estômago, devido aos movimentos peristálticos.
  • Estômago: nessa etapa, novas ações químicas ocorrem, por meio da presença das substâncias que fazem parte do suco gástrico, como o ácido clorídrico. Os movimentos peristálticos misturam o alimento com tais agentes, transformando-o em um líquido pastoso.
  • Intestino delgado: momento em que as substâncias produzidas pelo pâncreas e fígado começam a atuar, e que a maior parte dos nutrientes é absorvida.
  • Intestino grosso: nesse local ocorre a fase final da absorção de água, e é onde o processo de digestão se encerra, com a produção das fezes.
  • Fígado: responsável pela produção da bile, a qual atua na digestão da gordura.
  • Pâncreas: produção do suco pancreático, que será utilizado no duodeno, jejuno e íleo. Essas 3 estruturas fazem parte do intestino delgado.
     

Este sistema é responsável por digerir as proteínas, além de outros nutrientes, para que o corpo possa utilizá-las para diversas funções, como as do mesmo sistema digestivo. Como isso funciona?

  • As proteínas são a base estrutural de todos os tecidos e órgãos do corpo, por isso são essenciais para o crescimento dos órgãos do sistema digestivo conforme o seu pequeno vai se desenvolvendo.
  • A boca, o esôfago, o estômago e os intestinos são formados por músculos, os quais se encarregam de que estes possam ter movimento para passar o alimento de um lado para o outro. Os músculos são formados por aminoácidos, e estes, por sua vez são obtidos das proteínas contidas nos alimentos.
  • As enzimas digestivas são substâncias que se encarregam de degradar reduzir os alimentos o mínimo possível para obter os nutrientes e que estes sejam absorvidos com facilidade. As enzimas são formadas com a ajuda das proteínas, e aqui também encontramos mais uma função.
  • Quando o alimento passa por diversas regiões do sistema digestivo, as células se encarregam de produzir e liberar hormônios que controlam as funções do sistema digestivo (como a produção de sucos gástricos ou o controle do apetite); e sim, algumas proteínas do corpo funcionam como hormônios.

Como você pode perceber, as proteínas estão presentes em cada uma das partes mais importantes do sistema digestivo, por isso é sumamente importante que as crianças consumam uma quantidade adequada de proteínas durante a sua infância para prevenir problemas gastrointestinais no futuro.

  Conte-nos: qual é o alimento rico em proteínas favorito do seu pequeno?

Onde é feita a digestão das proteínas?

1) Reparam proteínas corpóreas gastas (anabolismo), resultantes do contínuo desgaste natural (catabolismo) que ocorre no organismo;

2) Constroem novos tecidos;

3) Fonte de calor e energia (fornecem 4 Kcal por grama);

4) Contribuem para diversos fluídos e secreções corpóreas essenciais, como leite, esperma e muco;

5) Transportam substâncias;

6) Defendem o organismo contra corpos estranhos (anticorpos contra antígenos);

7) Exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo (hormônios);

8) Catalisam reações químicas (enzimas).

Aminoácido limitante

Para se avaliar a qualidade de uma proteína, compara-se sua composição de aminoácidos com a proteína padrão (do ovo), verifica-se qual dos aminoácidos da proteína em estudo está mais deficiente em relação à padrão. O aminoácido que se apresentar em menor quantidade é o limitante.

Desnaturação proteica

Caracteriza-se pela quebra das cadeias lipoproteicas com a consequente desorganização da estrutura interna da proteína.

Ocorre quando uma proteína é modificada em sua conformação, de tal modo que perde suas funções biológicas.

Balanço nitrogenado

É a diferença de nitrogênio (das proteínas) que é ingerido e a quantidade que é excretado.

Onde é feita a digestão das proteínas?

1) Balanço nitrogenado equilibrado: Quando a quantidade de nitrogênio ingerido é igual a excretado. Ex.: adultos normais que não estão perdendo e nem aumentando a sua massa magra (músculos).

2) Balanço nitrogenado negativo: Quando a quantidade  de nitrogênio ingerido é menor que a excretado. Ex.: estado de jejum, dieta pobre em proteínas, dieta restritiva, doenças altamente catabólicas como câncer e AIDS, etc.

3) Balanço nitrogenado positivo: Quando a quantidade de nitrogênio ingerido é maior que o excretado. Ex.: crianças (fase de crescimento), gestantes, treino de musculação com o objetivo de hipertrofia muscular, etc.

Digestão, absorção e metabolismo

A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química).

Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas.

No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase).

Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes.

Os aminoácidos participarão na construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no fornecimento de energia e na regulação de processos metabólicos (anabolismo e catabolismo).

Onde é feita a digestão das proteínas?

Onde é feita a digestão das proteínas?
   
Onde é feita a digestão das proteínas?

Onde é feita a digestão das proteínas?

Onde é feita a digestão das proteínas?

Como referenciar: "Funções das proteínas" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 22/11/2022 às 08:06. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/macronutrientes/p4.php

Onde ocorre a digestão de proteínas?

Resultados: A digestão de proteínas não ocorre na boca, mas ao longo do percurso passando pelo sítio principal de digestão das proteínas - estômago, através da enzima Pepsina, nas células acinares pancreáticas pelas enzimas tripsina, quimiotripsina, elastase e carboxipeptidades A e B, e nos enterócitos as enzimas ...

Onde ocorre a primeira etapa da digestão de proteínas?

Estômago. No estômago, o bolo alimentar é misturado ao suco gástrico, que é produzido por glândulas existentes na parede do estômago. Esse suco é composto de água, ácido clorídrico (HCl), muco e enzimas digestivas. A principal enzima produzida no estômago é a pepsina, que inicia a digestão de proteínas.

Como ocorre a digestão e absorção de proteínas?

as proteínas e peptídios não absorvidos pelo intestino delgado, juntamente com outros componentes da fibra alimentar, são digeridas e fermentadas pelas bactérias do cólon, a ácidos graxos de cadeia curta, ácidos dicarboxílicos, compostos fenólicos e amônia, que podem ser absorvidos ou metabolizados pelo intestino ...

Como ocorre a digestão de proteínas e carboidratos?

Os processos digestivos dos nutrientes orgânicos são efetuados por enzimas luminais e da borda em escova dos enterócitos do delgado, A digestão de macronutrientes orgânicos (carboidratos, proteínas e lipídios) é efetuada pelas enzimas do sistema gastrintestinal (SGI) ou sistema digestório (SD).