Observe o mapa das zonas climáticas da terra no continente americano

As zonas térmicas ou zonas climáticas da Terra são regiões do planeta, representadas no mapa através de faixas, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar. Elas são delimitadas pelos paralelos Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Através dessas zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas da Terra e até mesmo como se deu a ocupação humana no planeta. A distribuição desigual de luz solar na superfície terrestre afeta a temperatura das regiões e a formação das paisagens.

As zonas térmicas da Terra são:

  • Zona Tropical ou Intertropical: entre os trópicos
  • Zona Temperada: entre os trópicos e os círculos polares
  • Zona Polar: entre os círculos polares e os polos

Características das zonas térmicas

Zona Tropical

Embora seja chamada também de Zona Intertropical, alguns autores a dividem em Zona Tropical Norte, localizada entre a linha do Equador e o trópico de Câncer, e Zona Tropical Sul, entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio.

Trata-se da região mais exposta ao Sol, sendo assim recebe muita iluminação e aquecimento já que os raios solares chegam de forma perpendicular. Consequentemente, a duração do dia e da noite não apresentam grandes diferenças.

Zona Temperada

É dividida em Zona Temperada do Norte, localizada entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, e Zona Temperada do Sul, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Os raios solares atingem a região de forma inclinada fazendo com que apresente temperaturas amenas. É possível perceber que as estações do ano bem definidas, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno.

Zona Polar

É dividida em Zona Polar Ártica e Zona Polar Antártica. Também chamada de Zona Glacial, apresenta menores temperaturas e menor incidência de raios solares.

Os dias exibem diferentes durações ao longo do ano por receber raios solares de maneira bastante inclinada. O inverno marca uma estação que em algumas regiões ficam até meses sem receber luz do Sol, diferente do verão no polo oposto quando os dias são prolongados.

Leia também sobre os tipos de clima.

Por que as zonas térmicas existem?

Entre os fatores que estabelecem as zonas térmicas podemos destacar:

  • Forma do planeta;
  • Inclinação do eixo da Terra;
  • Movimento de translação ao redor do Sol.

Por ser aproximadamente esférica e levemente achatada nos polos, os raios solares não incidem com mesmo ângulo e intensidade em toda a superfície.

A Terra apresenta uma forma arredondada e há uma inclinação do seu eixo, aproximadamente 23º27’, que faz com que exista uma diferença na forma com que a luz e o calor chegam ao planeta.

Saiba também os fatores que influenciam o clima.

Brasil e as zonas térmicas

A maior parte do território brasileiro encontra-se na Zona Tropical, que se localiza entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Por isso, predomina os climas tropicais no país.

Uma parte do sul do país está situada na Zona Temperada Sul, que se diferencia da Zona Tropical por apresentar temperaturas mais baixas e estar localizada entre o Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Leia sobre os climas do Brasil.

Exercícios sobre zonas térmicas

Questão 1

Quais são as zonas térmicas do planeta?

Ver Resposta

Resposta: Zona Intertropical, Zona Temperada e Zona Polar.

Questão 2

Quais os fatores que influenciam a formação de zonas térmicas no planeta?

Ver Resposta

Resposta: Forma aproximadamente esférica do planeta, inclinação do eixo da Terra e movimento de translação ao redor do Sol.

Questão 3

Qual a zona térmica que apresenta maior incidência de raios solares?

Ver Resposta

Resposta correta: Zona Tropical ou Intertropical.

Questão 4

O Brasil está localizado em qual zona térmica?

Ver Resposta

Resposta: A maior parte do território brasileiro está localizado na Zona Intertropical, mas uma porção sul do país está inserida na Zona Temperada Sul.

Complemente sua pesquisa com os conteúdos:

  • Paralelos e meridianos
  • Diferença entre tempo e clima
  • Exercícios sobre climas do Brasil

O Continente Americano é formado por duas grandes massas continentais, uma localizada ao norte e que engloba a América do Norte, Central e o Caribe, e outra localizada ao sul, onde se encontra a América do Sul. Juntas, essas faixas de terra se estendem em uma área superior a 42 milhões de km², tornando-se o segundo maior continente do planeta, ocupando 8% da área terrestre e 28,5% das terras emersas.

Na porção oeste do continente, tanto ao norte como ao sul, observamos a presença de grandes cadeias montanhosas. No continente sul-americano, elas formam a Cordilheira dos Andes, que se formou em função do atrito da Placa Tectônica de Nazca e a Placa Sul-americana. Na continente norte-americano, elas formam acidentes geográficos como as Montanhas Rochosas e os Montes Apalaches, oriundos do choque entre a Placa Norte-americana e a Placa de Juan de Fuca.

A seguir, temos um mapa topográfico, indicando as variações de altitude no continente americano.

Observe o mapa das zonas climáticas da terra no continente americano

As variações do relevo das Américas

Em linhas gerais, o relevo das Américas é proveniente de uma formação geológica antiga, apresentando um número maior de bacias sedimentares e um caráter mais acidentado ao longo da maior parte de suas áreas. Apesar disso, existem ainda alguns escudos cristalinos na porção leste e central da América do Sul, na região da Guiana Francesa, no Norte da América do Norte e na Groelândia. Cadeias orogenéticas recentes podem ser visualizadas na Cordilheira dos Andes e em toda a costa oeste do continente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A formação de elevadas altitudes no litoral próximo ao Oceano Pacífico dificulta a chegada de umidade advinda desse Oceano para o continente, produzindo alguns desertos e regiões áridas, a exemplo do que ocorre no México e nos Estados Unidos. Na América do Sul, no entanto, essa dinâmica não se aplica em função da presença da Floresta Amazônica, que produz uma intensa quantidade de umidade através de sua evapotranspiração, distribuindo ar úmido para todo o cone sul.  

Em razão de as Américas serem um continente de elevada extensão territorial no sentido norte-sul, suas regiões extremas apresentam baixas temperaturas, influenciadas pelas massas de ar polares. No entanto, massas de ar quente oriundas do interior das massas continentais elevam as temperaturas em regiões como a costa leste da América do Sul, do Norte e Central, além de reduzir a umidade do ar em alguns períodos do ano nas regiões centrais dessas três regiões. Assim, podemos perceber que o continente americano apresenta praticamente todos os tipos de clima existentes no planeta Terra.

O continente é também rico em termos de bacias hidrográficas. Dentre as inúmeras grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a bacia Platina, a do Mississipi-Missouri e a Amazônica, sendo essa última a maior do mundo tanto em extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza hidrográfica sem igual em todo o mundo.

Quais são as zonas climáticas do continente americano?

O continente americano, devido sua grande extensão territorial, é marcado pela presença de diversos tipos climáticos..
1 - Clima desértico ou árido. ... .
2 - Climas Frio e Polar. ... .
3 - Clima temperado. ... .
5 - Clima Tropical. ... .
6 - Clima Equatorial. ... .
7 - Clima Subtropical. ... .
8 - Clima Semiárido..

Quantos e quais são as zonas climáticas da Terra?

Resposta: Zona Intertropical, Zona Temperada e Zona Polar.

Quais são as cinco zonas climáticas?

As zonas climáticas da Terra e suas principais características climáticas..
Introdução. O planeta Terra possui dez principais zonas climáticas. ... .
Equatorial. Regiões: norte da América do Sul, América Central, região central da África e região central da Oceania. ... .
Subtropical. ... .
Desértica. ... .
Mediterrânea. ... .
Semiárida. ... .
Temperada. ... .
Polar..

Quais são as três principais zonas climáticas da Terra?

Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.