Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

As vanguardas europeias foram um conjunto de expressões artísticas que despontaram dentro do movimento modernista Europeu, no início do século XX.

Esse é um tema bastante abordado em concursos, vestibulares e provas do Enem.

Por isso, trazemos 15 questões comentadas - algumas que já caíram em exames e outras elaboradas por nós - a fim de que você teste seus conhecimentos acerca desse assunto tão importante dentro da História da Arte.

Vamos lá?

Questão 1

(Fuvest /2019)

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

Esta imagem é a reprodução de:

a) uma pintura impressionista, marcada por pinceladas soltas e pela temática da emigração americana para o continente europeu.
b) um mosaico cubista, caracterizado pelas formas geométricas que procuram salientar a esperança daqueles que se dirigem para terras estrangeiras.
c) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.
d) um painel surrealista, que procurava destacar o subconsciente atormentado daqueles que deixavam seus locais de origem.
e) uma pintura futurista, influenciada pelas referências de modernização tecnológica características da primeira metade do século XX.

Ver Resposta

Alternativa correta: c) uma pintura expressionista, que reforça o sofrimento dos que se deslocavam em um contexto de perseguições e intolerâncias.

Lasar Segall se baseou no expressionismo para compor a tela, que retrata o martírio de pessoas em situação de saída de seu país de origem. A vertente expressionista teve como características a preocupação em retratar sentimentos de angústia e desespero.

a) INCORRETA. A obra não possui características impressionistas, nem tampouco pinceladas soltas, como é possível observar.

b) INCORRETA. Não é possível observar a geometrização das formas na obra de Lasar Segall, portanto, não é uma composição cubista.

d) INCORRETA. Não é possível afirmar que a obra de Segall destacasse o subconsciente das pessoas, tampouco que tinha influência surrealista.

e) INCORRETA. Apesar de o movimento futurista ter, de fato, se baseado em referências à modernização tecnológica, não há características dessa vertente na tela.

Questão 2

(Unifesp/2018)

O Surrealismo buscou a comunicação com o irracional e o ilógico, deliberadamente desorientando e reorientando a consciência por meio do inconsciente.
Fiona Bradley. Surrealismo, 2001

Verifica-se a influência do Surrealismo nos seguintes versos:

a) Um gatinho faz pipi.
Com gestos de garçom de restaurant-Palace
Encobre cuidadosamente a mijadinha.
Sai vibrando com elegância a patinha direita:
– É a única criatura fina na pensãozinha burguesa.

(Manuel Bandeira, “Pensão familiar”.)

b) A igreja era grande e pobre. Os altares, humildes.
Havia poucas flores. Eram flores de horta.
Sob a luz fraca, na sombra esculpida
(quais as imagens e quais os fiéis?)
ficávamos.

(Carlos Drummond de Andrade, “Evocação Mariana”.)

c) Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

(Carlos Drummond de Andrade, “No meio do caminho”.)

d) E nas bicicletas que eram poemas
chegavam meus amigos alucinados.
Sentados em desordem aparente,
ei-los a engolir regularmente seus relógios
enquanto o hierofante armado cavaleiro
movia inutilmente seu único braço.

(João Cabral de Melo Neto, “Dentro da perda da memória”.)

e) – Desde que estou retirando
só a morte vejo ativa,
só a morte deparei
e às vezes até festiva;
só morte tem encontrado
quem pensava encontrar vida,
e o pouco que não foi morte
foi de vida severina.

(João Cabral de Melo Neto, “Morte e vida severina”.)

Ver Resposta

Alternativa correta:

d) E nas bicicletas que eram poemas
chegavam meus amigos alucinados.
Sentados em desordem aparente,
ei-los a engolir regularmente seus relógios
enquanto o hierofante armado cavaleiro
movia inutilmente seu único braço.

(João Cabral de Melo Neto, “Dentro da perda da memória”.)

Nesse poema, João Cabral de Melo Neto se utiliza de recursos ilógicos típicos dos surrealistas, quando descreve "bicicletas que eram poemas" e o ato de "engolir relógios", afinal, não há como transformar bicicletas em poemas ou engolir relógios.

a) INCORRETA. O poema de Manuel Bandeira não possui influência surrealista, pois descreve uma cena comum - e não ilógica - de um animal urinando, ao passo que faz um paralelo com a "elegância burguesa".

b) INCORRETA. O poema de Drummond faz referência a uma imagem de pessoas em uma missa católica e não traz elementos irracionais, como no surrealismo.

c) INCORRETA. O poema "No meio do caminho", de Carlos Drummond, nos apresenta uma cena de uma pessoa caminhando que se depara com uma pedra no meio e seu trajeto. O assunto do poema, trivial e sem características irracionais, serve como uma metáfora para falar sobre os obstáculos da vida.

e) INCORRETA. Em Morte e vida severina, o poeta descreve a dureza da vida do sertanejo e não apresenta elementos irracionais ou sem lógica.

Questão 3

(Enem/2010)

Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas:

a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

Ver Resposta

Alternativa correta: a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.

Os artistas modernistas tinham como intenção quebrar tradições da arte acadêmica europeia. Entretanto, se baseavam nos movimentos artísticos pioneiros que ocorriam na Europa - as vanguardas - e buscavam produzir uma arte com influência dessas correntes, mas exaltando a cultura nacional.

b) INCORRETA. Os modernistas não se opunham à liberdade cromática, pelo contrário, eles utilizavam as cores de forma muitas vezes arbitrária e irrestrita.

c) INCORRETA. O movimento modernista representava figuras e objetos muitas vezes de maneira diferente do real e não tinham compromisso com a cópia fiel da realidade.

d) INCORRETA. Pelo contrário, os artistas modernos não tinham compromisso com a representação fiel da realidade e buscavam quebrar as normas acadêmicas.

e) INCORRETA. Em realidade, os modernistas buscavam, às vezes, extrapolar os temas, limites, cores e representações em suas obras.

Questão 4

(Enem/2011)

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

PICASSO, P. Guernica . Óleo sobre tela. 349 × 777 cm. Museu Reina Sofia, Espanha, 1937.

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

b) horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.

c) uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.

d) esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.

e) uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

Ver Resposta

Alternativa correta: a) painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.

A enorme obra exibe diversas cenas retratando o horror do massacre em um mesmo plano (recurso muito utilizado pelo cubismo), usa ainda apenas tons de cinza (monocromática) e coloca a cena como se acontecesse de frente para o expectador.

b) INCORRETA. O painel não é realizado de forma "fotográfica", nem tampouco usa a perspectiva clássica, pelo contrário, o artista subverte a perspectiva por meio de elementos cubistas.

c) INCORRETA. Apesar de utilizar formas geométricas, o artista não exibe a cena "sem emoção e expressão". Longe disso, Picasso até "exagera" na expressividade e, com sucesso, realiza uma obra tocante sobre os horrores da guerra.

d) INCORRETA. O artista não prioriza a objetividade, da mesma forma que busca exaltar o sofrimento humano, e não minimizar a dor provocada pelos massacres.

e) INCORRETA. A tela não representa as figuras fotograficamente, muito menos livres de sentimentalismo.

Questão 5

(ESPM/2015)

O autor foi o criador do Ready-made, termo criado para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critério estético e expostos como obras de arte em espaços especializados como museus e galerias. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.

Assinale a alternativa que mencione respectivamente o nome do artista responsável pelos trabalhos apresentados na questão e o movimento artístico que adotava os procedimentos expostos no enunciado, levando muitos a exclamarem: “Isso não é arte!”
Fonte: Carol Strickland. Arte Comentada.

a) Marcel Duchamp – Dadaísmo
b) Georges Braque – Expressionismo;
c) Alberto Giacometti – Surrealismo;
d) Henri Moore – Surrealismo;
e) Franz Arp – Dadaísmo.

Ver Resposta

Alternativa correta: a) Marcel Duchamp - Dadaísmo

Marcel Duchamp (1887-1968) revolucionou o conceito de arte ao criar os ready-mades, objetos industrializados já produzidos. O artista foi um grande expoente do dadaísmo.

b) INCORRETA. George Braque (1882-1963) foi um artista que, juntamente com Picasso, criou o cubismo.

c) INCORRETA. Um dos artistas que se dedicaram à escultura expressionista foi Alberto Giacometti (1901-1966).

d) INCORRETA. Henry Moore (1898-1986) foi escultor e desenhista inglês que desenvolveu seus trabalhos se baseando também no movimento abstrato.

e) INCORRETA. Franz Arp (1886-1966) também foi um escultor abstrato.

Questão 6

(UFPE/2008)

As artes, com suas vanguardas e seus desafios estatísticos, ganharam espaços históricos no mundo capitalista. Picasso, Van Gogh, Salvador Dali, Miró e tantos outros pertencentes a essas vanguardas:

a) mantiveram as tradições culturais do Ocidente, reafirmando o valor da estética do classicismo.
b) romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.
c) foram muito bem aceitos pelos críticos europeus da época, sendo exaltados pelas suas ousadias.
d) conseguiram espaço imediato nos grandes museus, tendo uma aceitação popular indiscutível e surpreendente.
e) renovaram a forma de fazer arte no Ocidente, mas ficaram restritos ao mundo acadêmico e intelectual do século XX.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) romperam com modelos acadêmicos da época, mudando as regras no mercado das artes.

Picasso, Van Gogh, Salvador Dali e Miró são alguns dos artistas que revolucionaram a arte e trouxeram inovações importantes na maneira de produzir e apreciar obras, muito diferente do que vinha sendo feito até então. Dessa forma, impactaram também o mercado de arte.

a) INCORRETA. Os artistas citados buscaram quebrar as regras e tradições que regiam as artes no período em que viveram.

c) INCORRETA. Na época em que viveram, tais artistas (alguns mais, outros menos) tiveram desafios e enfrentaram resistência no que se refere à compreensão de suas obras por parte dos críticos e do público em geral.

d) INCORRETA. Assim como foi falado na alternativa c, a arte produzida pelos artistas das vanguardas modernistas não foi imediatamente aceita.

e) INCORRETA. Sim, os artistas modernistas renovaram a arte, mas ao contrário do que a resposta traz, eles não ficaram restrito ao mundo acadêmico, pois eles iam contra as regras academicistas.

Questão 7

(UPE/2014)

Observe a imagem a seguir:

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

Ela retrata uma das mais destacadas produções do expressionismo alemão nas primeiras décadas do século XX. Sobre esse movimento artístico, NÃO é correto afirmar que

a) ele foi um movimento de vanguarda surgido na primeira década do século XX.
b) teve como principal influência o movimento operário, tomando como base o cinema soviético de David W. Griffith.
c) se manifestou basicamente na pintura, na literatura e no teatro.
d) no cinema, suas principais preocupações foram o indivíduo, suas inquietações pessoais e o drama de uma sociedade devastada pela guerra.
e) suas mais destacadas produções no cinema foram o Gabinete do Dr Caligari, Nosferatu e Metrópolis.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) teve como principal influência o movimento operário, tomando como base o cinema soviético de David W. Griffith.

O expressionismo não teve como base o movimento operário e o cinema soviético.

a) INCORRETA. Sim, o expressionismo foi um movimento surgido no início do séc XX, assim como as demais vanguardas europeias.

c) INCORRETA. Sim, teve destaque o teatro, a pintura e a literatura dentro do movimento expressionista.

d) INCORRETA. O expressionismo buscava aprofundar os sentimentos e anseios humanos, exibindo em suas obras os dramas individuais e ao mesmo tempo retratando um sentimento coletivo de desemparo no pós-guerra.

e) INCORRETA. Sim, é correto afirmar que os filmes Gabinete do Dr Caligari, Nosferatu e Metrópolis foram produções cinematográficas de destaque no expressionismo.

Questão 8

(Enem/2016)

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

A obra Les demoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

a) produção de máscaras ritualísticas africanas.
b) rituais de fertilidade das comunidades celtas.
c) festas profanas dos povos mediterrâneos.
d) culto à nudez de populações aborígenes.
e) danças ciganas do sul da Espanha.

Ver Resposta

Alternativa correta: a) produção de máscaras ritualísticas africanas.

Pablo Picasso se inspirou, entre outras coisas, na arte de tribos africanas para produzir obras cubistas.

b) INCORRETA. Os rituais de fertilidade celtas não serviram de inspiração para a produção cubista.

c) INCORRETA. A obra Les Demoiselles d'Avignon não foi inspirada em festas dos povos mediterrâneos.

d) INCORRETA. Picasso não buscou referências em populações aborígenes para criar o cubismo.

e) INCORRETA. Apesar de Pablo Picasso ter nascido no sul da Espanha e lá haver, de fato, intensa cultura cigana, o artista não se inspirou nessas manifestações para criar o quadro referido e nem o cubismo.

Questão 9

(UFG/2008)

Observe e compare as duas imagens:

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

Os quadros tratam do mesmo tema, embora pertençam a dois momentos distintos da história da arte. O confronto entre as imagens revela um traço fundamental da pintura moderna, que se caracteriza pela:

a) tentativa de compor o espaço pictórico com base nas figuras naturais.
b) ruptura com o princípio de imitação característico das artes visuais no Ocidente.
c) continuidade da preocupação com a nitidez das figuras representadas
d) secularização dos temas e dos objetos figurados com base na assimilação de técnicas do Oriente.
e) busca em fundar a representação na evidência dos objetos.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) ruptura com o princípio de imitação característico das artes visuais no Ocidente.

Exatamente, as vanguardas modernistas tinham como intuito o rompimento com a noção de representação fiel das figuras.

a) INCORRETA. O modernismo não buscava retratar "figuras naturais", mas sim romper com os modelos impostos na maneira de representação das coisas.

c) INCORRETA. Pelo contrário, os artistas modernos buscavam romper com a nitidez e realismo das figuras exibidas nas obras até então.

d) INCORRETA. O modernismo buscava trazer inovações no que diz respeito aos temas e maneiras de produzir arte, e não se basearam em técnicas orientais.

e) INCORRETA. A busca dos modernistas era pela criatividade e quebra de padrões.

Questão 10

(Enem/2011)

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma:

a) uniformidade de tons como crítica à industrialização.
b) mecanização do homem expressa por formas tubulares.
c) aproximação impossível entre máquina e homem
d) imagem plana para expressar a industrialização.
e) abordagem sentimentalista do homem.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) mecanização do homem expressa por formas tubulares.

Fernand Léger foi um artista cubista que utilizou bastante as formas tubulares em suas representações. Nessa obra, ele faz uma alusão à mecanização dos homens, transformados em máquinas, mas ainda assim exercendo uma atividade humana.

a) INCORRETA. A uniformidade cromática não necessariamente faz uma crítica à industrialização, como fato, não é o que ocorre na obra.

c) INCORRETA. Pelo contrário, a obra apresenta uma aproximação possível dos homens e das máquinas, quando converte ações humanas em ações robóticas.

d) INCORRETA. A imagem expressa mais do que a industrialização em si, apresenta, sobretudo, uma aproximação entre o homem e a máquina.

e) INCORRETA. O homem não é abordado de forma sentimental na obra, e sim de forma objetiva e robotizada.

Questão 11

O expressionismo foi um movimento de vanguarda que surgiu na Alemanha na primeira década do século XX. Desponta através do grupo Die Bruck, formado pelos artistas Ernst Kirchner, Erickh Heckel e Karl Schimidt-Rottluff.

Podemos afirmar que são influências e motivações da vertente:

a) as ideias de industrialização da Art Nouveu e referências em artistas como o francês René Lalique.
b) a observação dos efeitos luminosos nas cenas e a representação das cores em contato com a luz do sol, tendo como influência a pintura de Monet e Renoir.
c) a preocupação em elaborar uma pintura que se aprofunda na observação ótica, fragmentando as cenas, assim como os pintores Georges Seraut e Paul Signac.
d) o intuito de expressar uma arte de massa inspirada na fotografia, como era próprio da produção de Andy Warhol.
e) a influência de artistas como Van Gogh e Munch, que retrataram os sentimentos humanos como a angústia e a solidão.

Ver Resposta

Alternativa correta: e) a influência de artistas como Van Gogh e Munch, que retrataram os sentimentos humanos como a angústia e a solidão.

O expressionismo baseou-se na arte de Van Gogh e Munch e na ideia de transmitir as emoções e sentimentos conflitantes do início do século XX. Esses dois artistas são vistos como precursores do expressionismo alemão.

a) INCORRETA. A Art Nouveu foi um movimento que teve terreno fértil, sobretudo, no design e na decoração. Ocorreu anteriormente ao expressionismo, mas não influenciou o movimento.

b) INCORRETA. A vanguarda descrita nessa alternativa retrata o impressionismo, movimento anterior. O expressionismo, na verdade, surge como uma reação a essa vertente.

c) INCORRETA. Os artistas Seraut e Signac são ícones de uma pintura pontilhista, surgida como um aprofundamento das ideias impressionistas. Podem ser considerados pós-impressionistas, mas não são uma referência para os artistas do expressionismo.

d) INCORRETA. Andy Warhol e a vertente da “pop art” surgem após o expressionismo, nos anos 60, nos EUA.

Questão 12

O movimento que ficou conhecido como Fauvismo tinha como maior representante Henri Matisse, autor da tela “A dança”, de 1910.

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias
A dança, de Henri Matisse

Essa foi uma vanguarda que tinha como características:

a) a fragmentação das figuras, buscando um entendimento da realidade em várias dimensões.
b) o abstracionismo, revelando a natureza de formas e cores, sem a preocupação com a representação.
c) a arbitrariedade cromática e a simplificação das formas.
d) a busca da representação das cores da forma como se apresentam na natureza.
e) a influência da arte futurista, valorizando o dinamismo e a velocidade.

Ver Resposta

Alternativa correta: c) a arbitrariedade cromática e a simplificação das formas.

O movimento tem como uma particularidade o uso das cores de maneira livre e espontânea, sem compromisso em ser fiel a realidade, assim como de formas simples.

a) INCORRETA. Era o movimento cubista que buscava a geometrização da realidade, fragmentando a cena.

b) INCORRETA. O fauvismo era uma arte figurativa, mesmo que simplificada. Houve artistas que exploraram a abstração, mas não dentro da vertente fauvista.

d) INCORRETA. Essa característica destacada está presente no impressionismo, não no fauvismo.

e) INCORRETA. O futurismo realmente valorizava o dinamismo e a velocidade, entretanto não influenciou o fauvismo.

Questão 13

O cubismo é uma das vanguardas europeias de maior destaque na história da arte. O movimento teve duas vertentes: o cubismo sintético e o analítico.

Sobre esses desdobramentos, podemos afirmar:

a) Tanto o cubismo sintético quanto o analítico tinham a preocupação em transmitir uma realidade objetiva, abusando da profusão e intensidade cromática.
b) O cubismo analítico surge em um primeiro momento como uma tentativa de representar objetos por todos os ângulos, gerando posteriormente a dificuldade em reconhecer a representação figurativa.
c) Henri Matisse e Wassily Kandinsky são os artistas de destaque nessa vertente.
d) No cubismo sintético, também chamado de Colagem, a intenção era trabalhar temas como a vida noturna e o sentimento de inadequação presente na sociedade.
e) As fases azul e rosa de Pablo Picasso fazem parte da vertente do cubismo analítico.

Ver Resposta

Alternativa correta: b) O cubismo analítico surge em um primeiro momento como uma tentativa de representar objetos por todos os ângulos, gerando posteriormente a dificuldade em reconhecer a representação figurativa.

A princípio é criado o cubismo analítico, que investigava a representação das formas e objetos, fragmentando-os até se tornarem irreconhecíveis. Posteriormente surge o cubismo sintético, num retorno ao figurativismo.

a) INCORRETA. O cubismo dentro das vertentes analítica e sintética se mostra de maneira contida no que diz respeito ao uso das cores. Os tons utilizados variavam entre pretos, cinzas, marrons e ocres.

c) INCORRETA. Os artistas representantes dessas vertentes foram Pablo Picasso e Georges Braque.

d) INCORRETA. O cubismo sintético, de fato, ficou conhecido também como Colagem. Entretanto, sua intenção não era necessariamente representar a vida noturna e a inadequação, e sim trabalhar formas e figuras de maneira a estudar como elas ocupam espaço no mundo.

e) INCORRETA. As fases azul e rosa de Picasso acontecem no início de sua carreira artística, anteriormente à criação do cubismo.

Questão 14

São informações relacionadas à vanguarda futurista:

a) Surgimento a partir de uma crítica de Louis Vauxcelles sobre uma exposição de arte no Salão de Outono, em 1905.
b) valorização da cor e das misturas de tintas, que deviam ser feitas na própria tela, enfatizando a pesquisa dos efeitos óticos.
c) visão questionadora e crítica da realidade, sugerindo um futuro em que a desigualdade social seja atenuada.
d) a pintura futurista apoiava-se em elementos do inconsciente, baseada em teorias da psicanálise de Sigmund Freud.
e) tal vanguarda enaltecia a velocidade e o dinamismo surgido no início do século XX. Tinha como base ideias fascistas e culto à violência.

Ver Resposta

Alternativa correta: e) tal vanguarda enaltecia a velocidade e o dinamismo surgido no início do século XX. Tinha como base ideias fascistas e culto à violência.

O futurismo, surgido através de uma manifesto literário, valorizava a industrialização e as máquinas, além de identificar-se com o culto à guerra e ideias do fascismo. Foi a única das vanguardas com esse tipo de posicionamento.

a) INCORRETA. A ocasião descrita nessa alternativa diz respeito ao surgimento do movimento fauvista, no qual alguns artistas foram chamados pejorativamente de “les fauves”, que significa em francês “os feras”, ou “os selvagens.

b) INCORRETA. Essa informação se relaciona ao movimento impressionista, que despontou antes das vanguardas europeias.

c) INCORRETA. O futurismo não se preocupava com as desigualdades sociais, tampouco questionava a sociedade.

d) INCORRETA. Era a vanguarda surrealista que apoiava-se no mundo do inconsciente e na teoria psicanalítica de Freud.

Questão 15

Dadaísmo, também conhecido como Dadá, foi uma vanguarda surgida durante a Primeira Guerra Mundial e teve como representantes:

a) Marcel Duchamp e Tristan Tzara
b) Wassily Kandinsky e Toulouse Lautrec
c) Paul Cézanne e Pablo Picasso
d) Paul Gauguin e Giorgio de Chirico
e) Andy Warhol e Marcel Duchamp

Ver Resposta

Alternativa correta: a) Marcel Duchamp e Tristan Tzara

Tristan Tzara foi um poeta húngaro que participou da criação do dadaísmo e deu nome ao movimento, escolhendo aleatoriamente uma palavra no dicionário. Marcel Duchamp foi um nome de destaque da vertente, principalmente por conta da criação de ready mades, objetos prontos alçados à condição de arte.

b) INCORRETA. Kandinsky destaca-se no abstracionismo e Toulouse Lautrec foi um artista que viveu o período pós-impressionista, pouco antes das vanguardas europeias.

c) INCORRETA. Paul Cézzane foi um importante pintor que influenciou Picasso e demais artistas modernos. Pablo Picasso é um dos responsáveis pela criação do movimento cubista.

d) INCORRETA. Paul Gauguin foi um artista a princípio impressionista, que depois rompe com o movimento. Já Giorgio de Chirico desenvolve uma pintura metafísica que influenciará os surrealistas.

e) INCORRETA. Duchamp, de fato, foi representante do dadaísmo. Andy Warhol é conhecido como um artista da pop art, vertente surgida nos anos 60.

Saiba mais sobre o Fauvismo e o Futurismo.

Se você está estudando para o Enem, deve ler esses textos que preparamos para te ajudar!

  • Questões de Artes que caíram no Enem
  • Artes no Enem: o que estudar para a prova
  • Plano de estudos Enem: dicas e aplicativos para você se organizar
  • Simulado Enem: questões que caíram na prova

Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias

Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.

Quais são os nomes das vanguardas europeias?

Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo são os movimentos artísticos das vanguardas europeias, que surgiram no início do século XX. Vanguardas europeias é como ficaram conhecidos os movimentos estéticos surgidos nas primeiras décadas do século XX, no continente europeu.

É correto afirmar que as vanguardas europeias?

Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto: a) Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX.

Quais são os principais representantes das vanguardas europeias?

Correntes artísticas das vanguardas europeias.
Rua Dresda (1908), de Ernst Ludwig Kirchner..
Harmonia no vermelho (1908), de Henri Matisse..
Les demoiselles D'Avignon (1907), de Picasso, é considerada a primeira obra cubista..
O Dinamismo de um Automóvel (1913), de Luigi Russolo..
Fonte (1917), de Marcel Duchamp..

O que são as vanguardas europeias cite seus principais movimentos?

As vanguardas europeias são os inovadores movimentos artísticos criados na Europa no início do século XX: o cubismo, o futurismo, o expressionismo, o dadaísmo e o surrealismo. “A persistência da memória”, de Salvador Dalí, é uma das telas vanguardistas mais famosas do mundo.