O período entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental - 1ª fase - é o momento mais importante da educação de uma criança. Com relação à matemática, é nessa época que esses pequenos alunos formarão suas opiniões com relação à disciplina e aprenderão conceitos importantíssimos para o seu desenvolvimento matemático.
Para que o aluno evolua o seu conhecimento matemático da melhor forma possível é preciso que durante e ao término do ensino fundamental (1º fase) ele atinja alguns objetivos importantes. Veja a relação:
A educação matemática no período do 2º ao 5º ano do ensino fundamental deve levar o aluno a:
• Encarar a matemática de uma maneira mais natural, para que ele seja capaz de construir o seu próprio conhecimento matemático.
• Perceber que o estudo da matemática nos leva a evoluir como cidadãos, conseguir compreender melhor tudo o que acontece em nosso planeta, ampliando assim a nossa visão de mundo.
• Desenvolver o seu raciocínio lógico e estimular a sua curiosidade.
• Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fizermos.
• Desenvolver e resolver situações-problemas, criando e elaborando técnicas de resolução válidas no encontro das soluções.
• Interagir todas as vertentes da matemática, ou seja, ver relações entre a geometria e a álgebra, entre as quatro operações e os números e etc.
• Saber comunicar matematicamente, ou seja, utilizar corretamente os símbolos matemáticos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Apresentação em tema: "Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos."— Transcrição da apresentação:
1 Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
Identificar tipos de problemas
matemáticos. Identificar as diferentes linguagens que interagem em uma situação de comunicação. Localizar informações explícitas e implícitas num problema localizando elementos seus elementos importantes. Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações para tomada de decisões e resolução de situação problema.
2 Conteúdos Raciocínio lógico Adição e subtração Multiplicação e divisão
Transformações de unidades de medidas Área e perímetro das figuras planas
3 Parte 1- Estimulando o cérebro
Figura 1 – Você já estimulou seu cérebro hoje?
4 O que
é um problema matemático?
criatividade lógica estratégia rapidez dedução tomada de decisão Ingredientes que serão utilizados ao longo do curso para a reflexão e solução de problemas matemáticos. O que é um problema matemático?
5 LETRA AUSENTE Que letra do alfabeto você pode adicionar para continuar a sequência? Dica: a resposta não
é a letra “E”. A, B, C, D,
6 Pensamento estratégico
Estratégico por que ele deve exercitar a busca de novas perspectivas para sua resolução. Na resolução de um problema questionar aquele aspecto da informação dada que julga como certo. Além disso, um ponto pertinente
a ser considerado é a importância do “ver o problema por outros ângulos” que não estamos costumados. Agir assim faz bem para o nosso cérebro! Observação e análise das informações Cruciais para solucionarmos os problemas. Será que aquele traço desenhado depois da letra “D” não estaria ali por algum motivo?
7
A, B, C, D, E
8 O que pode ser considerado um problema para uma pessoa, parece não ser para outra. Então refletindo sobre nosso questionamento acerca do que é um problema matemático primeiro precisamos entender o conceito de problema: ( ) problema é qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la. ( ) problema é toda situação na qual o indivíduo
necessita obter novas informações e estabelecer relações entre elementos conhecidos e os contidos num objetivo a que se propõe a realizar para atingi-lo. ( ) problema é tudo aquilo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em achar uma resposta. ( ) problema é uma situação na qual um indivíduo atua com o propósito de alcançar uma meta utilizando para tal alguma estratégia em particular.
9 Um problema é mais valioso à
medida que quem está se propondo a encontrar uma solução ao problema - tenha de inventar estratégias e criar idéias (Ramos, 2001).
10 Parte 2- Tipos de problemas matemáticos
Agora que já temos algumas ideias do que seja um problema como podemos definir o que
é um problema matemático? Como estimular nosso cérebro com o auxílio da Matemática? Problema matemático "é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la." Problemas que exigem criatividade em sua resolução. Problemas que seguem algumas regras. Problemas nos quais precisamos traçar estratégias para chegarmos na solução. Problemas cuja resolução ocorre a
partir da visualização e leitura de imagens.
11 Exercício de reconhecimento
Exercícios de algoritmos Problemas-padrão Problemas-processo ou heurísticos Problemas de aplicação Problemas de quebra-cabeça Problemas
Convencionais Problemas não-convencionais Problemas de lógica
12 Parte 3 – Exercitando o pensamento criativo na Matemática
Não existe a fórmula para solucionar o problema. Em
muitas situações várias são as possibilidades para usos da sua criatividade para resolver o que é solicitado. Criatividade - vários fatores estão envolvidos. Concurso: O que é uma chama? Resposta vencedora: vídeo de sete minutos que explica como as partículas interagem para produzir a chama.
13 Será que nessa situação a pergunta fora respondida e o problema solucionado?
Na resolução de problemas matemáticos ocorre algo semelhante à situação do vídeo “O que é uma chama”. Muitas
vezes a “melhor’ resposta não atinge seus objetivos ou não agrada a todos, deixando lacunas que precisam ser preenchidas. Solucionar problemas, conforme comentamos envolve criatividade e existem diversas formas de ser criativo. Portanto os problemas matemáticos devem ser solucionados de forma criativa, caso contrário eles vão se limitam à mera aplicação de formulas sem relação alguma com sua realidade.
14 Exercitando a criatividade
Figura 4. MICROSOFT. MC Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.
15 Fv hptup ef nbufnbujdb Parte 4- Revisão Parte 5 – Lição de casa
O que é um problema matemático? Parte 5 – Lição de casa Fv hptup ef nbufnbujdb