O que você pode fazer para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera Brainly?

A utilização descontrolada de combustíveis fósseis e as queimadas em matas e florestas estão entre as principais causas do aumento na emissão dos gases

de efeito estufa (GEE), provocando o aquecimento global - e consequências climáticas e ambientais que podem chegar a inviabilizar a vida humana na Terra. Governos, empresas, entidades e cidadãos buscam hoje formas de minimizar esse impacto. Mas não é preciso se engajar em nenhum projeto grandioso ou complexo para contribuir hoje mesmo para esse objetivo. Bastam algumas mudanças simples de hábitos no dia a dia.

Confira seis maneiras de colaborar para evitar o aquecimento global, sugeridas pela Embalixo, que é um empresa brasileira fabricante de sacos para lixo. Ela foi a pioneira em colocar no mercado o primeiro saco para lixo carbono zero, composto por matéria-prima feita de plantas e com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico Recentemente lançou o primeiro saco para lixo vegano do mundo.

“Mas muita gente esquece que, mesmo nas pequenas atividades da rotina,

estamos gerando dióxido de carbono e que certas atitudes contribuem direta ou indiretamente para o aquecimento global”. ( Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo)

1) Evite usar o carro sempre que possível.

Quando queimam combustíveis, os veículos também emitem gases de efeito estufa. Dados do Instituto Akatu mostram que, se você trocar o automóvel pela caminhada cinco vezes na semana em percursos curtos, de até três quilômetros, consegue evitar a emissão de uma quantidade de gases equivalente à liberada na produção de energia elétrica para uma casa por 41 anos. Se não quiser ir a pé, vá de bike. Pesquisas apontam que a emissão pelas bicicletas pode ser mais de 30 vezes menores para cada viagem do que a de automóveis tradicionais e 10 vezes menor que carros elétricos.

2) Prefira consumir produtos comprovadamente carbono zero

Ou seja, que realizam a devida compensação ambiental durante sua produção e neutralizam a emissão dos gases. No saco para lixo carbono zero da Embalixo, por exemplo, o material de fonte renovável feito a partir de cana de açúcar - que já captura carbono em sua fabricação - se junta ao plástico reciclado, cuja emissão já é baixa. O resultado dessa mistura é a neutralidade. Além de não gerar emissão de carbono, o produto pode ser reciclado e apoiar a economia circular, retirando o plástico que seria descartado no meio ambiente e, assim, evitando resíduos.

3) Desligue a luz ao sair de um ambiente

Além disso, prefira lâmpadas de LED, especialmente durante o inverno. Com pouca chuva nessa estação e níveis baixos das reservas de água das hidrelétricas, a demanda de consumo exige o acionamento das usinas termoelétricas, o que impacta não só o seu bolso, mas lança mais gases na atmosfera.

Saiba o poder que a reciclagem tem 

4) Evite o lixo digital.

O acesso à internet e o armazenamento na nuvem é processado por servidores que, para funcionar e manter o resfriamento necessário, consomem cerca de 30 bilhões de watts para guardar nossos dados – ou o equivalente à produção de 30 usinas nucleares. Limpe sempre dos seus dispositivos eletrônicos documentos, vídeos e imagens que não utiliza mais. Desinstale aplicativos que deixaram de ser úteis. Exclua mensagens antigas de e-mail e cancele a assinatura de boletins que você não lê.

5) Não desperdice alimentos

O processo de decomposição dos alimentos também libera gases de efeito estufa, inclusive o metano, muito mais potente que o gás carbônico. Planeje bem suas compras e a quantidade, congele ou reaproveite as sobras em outras refeições. Experimente também receitas criativas com folhas, talos e cascas de legumes, verduras e frutas, que são nutritivas e conferem mais sabor.

6) Monitore e reduza sua pegada de carbono

Monitorar e reduzir a pagada de carbono, ou seja, as emissões diárias de tudo o que você faz. Calculadoras gratuitas ajudam nessa tarefa. Isso permite a você fazer um equilíbrio das atividades ou até mesmo algum tipo de compensação, como contribuir para um projeto de reflorestamento. A boa notícia é que assistir à sua série favorita na televisão, por exemplo, segundo estudo, não tem grande impacto no efeito estufa, assim como preparar pacotes de pipocas no microondas.

O que você pode fazer para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera Brainly?

  • Paul Rincon
  • Editor de ciências, BBC News

15 novembro 2021

O que você pode fazer para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera Brainly?

Crédito, Getty Images

A COP26, conferência do clima que aconteceu na cidade escocesa de Glasgow neste mês, foi apresentada como a última chance de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.

Depois de duas semanas de intensas negociações, os quase 200 países presentes à COP26, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, assinaram no sábado (13/11) um acordo para tentar garantir o cumprimento da meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C.

  • COP26: Os principais fracassos e vitórias do acordo final da cúpula sobre mudança climática

Mas, além dos acordos e das oportunidades de fotos, o que na prática os países precisam fazer para enfrentar as mudanças climáticas?

1. Manter os combustíveis fósseis no solo

A queima de combustíveis fósseis como petróleo, gás e, especialmente, carvão, libera dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, retendo o calor e elevando as temperaturas globais.

É uma questão que deve ser enfrentada a nível governamental para que o aumento da temperatura seja limitado a 1,5ºC — nível considerado como porta de entrada para mudanças climáticas perigosas.

No entanto, muitos dos principais países dependentes do carvão — como Austrália, Estados Unidos, China e Índia — se recusaram a assinar um acordo na conferência com o objetivo de eliminar progressivamente a fonte de energia nas próximas décadas.

Um relatório recente da Organização das Nações Unidas (ONU) sugeriu que a redução das emissões de metano poderia dar uma contribuição importante para combater a emergência planetária.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Pesquisadores descobriram que mudar a dieta das vacas pode reduzir o metano que elas produzem

Uma quantidade significativa de metano é liberada a partir do chamado flaring — a queima de gás natural durante a extração de petróleo — e pode ser interrompida com soluções técnicas.

  • Como reduzir o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, de roupas a comida
  • Um guia rápido para entender as mudanças climáticas

Encontrar maneiras melhores de descartar o lixo também é importante, porque os aterros sanitários são outra grande fonte de metano.

Na COP26, quase 100 países concordaram em reduzir as emissões de metano, em um acordo liderado pelos EUA e pela União Europeia. O Global Methane Pledge visa limitar as emissões de metano em 30% em comparação com os níveis de 2020.

3. Mudar para energia renovável

A geração de eletricidade e calor contribui mais para as emissões globais do que qualquer setor econômico.

Transformar o sistema global de energia, hoje dependente de combustíveis fósseis, em um dominado por tecnologia limpa — processo conhecido como descarbonização — é fundamental para atingir os objetivos climáticos atuais.

As energias eólica e solar vão precisar dominar a matriz energética até 2050 se os países quiserem cumprir suas metas de emissão líquida zero.

Há desafios, no entanto.

Menos vento significa menos eletricidade gerada, mas uma melhor tecnologia de bateria poderia nos ajudar a armazenar energia excedente de fontes renováveis, pronta para ser liberada quando necessário.

4. Abandonar a gasolina e o diesel

Também vamos precisar mudar a forma como abastecemos os veículos que usamos para nos locomover em terra, no mar e no ar.

Deixar para trás os carros a gasolina e diesel e adotar veículos elétricos será crucial.

Caminhões e ônibus poderiam ser movidos a combustível de hidrogênio, idealmente produzido a partir de energia renovável.

E os cientistas estão trabalhando em combustíveis novos e mais limpos para aeronaves, embora os ativistas também estejam fazendo um apelo às pessoas para que reduzam o número de voos que pegam.

5. Plantar mais árvores

Um relatório da ONU em 2018 afirmou que, para haver uma chance realista de manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 °C, teremos que remover o CO2 do ar.

As florestas são excelentes em absorvê-lo da atmosfera — razão pela qual ativistas e cientistas enfatizam a necessidade de proteger o mundo natural reduzindo o desmatamento.

Programas de plantio em massa de árvores são vistos como uma forma de compensar as emissões de CO2.

As árvores provavelmente serão importantes à medida que os países lutam para atingir suas metas de emissão zero, porque, uma vez que as emissões tenham sido reduzidas o máximo possível, as emissões restantes poderiam ser "anuladas" por sumidouros de carbono, como as florestas.

6. Remover os gases de efeito estufa do ar

Tecnologias emergentes que removem artificialmente o CO2 da atmosfera, ou impedem que ele seja liberado em primeiro lugar, podem desempenhar um papel nisso.

Uma série de instalações de captura direta de ar estão sendo desenvolvidas, incluindo as construídas pela Carbon Engineering, no Texas, e pela Climeworks, na Suíça.

Estas máquinas funcionam usando ventiladores enormes para sugar o ar para um filtro químico que absorve CO2.

Crédito, Climeworks

Legenda da foto,

A primeira instalação de captura direta de ar da Climeworks foi inaugurada em 2017 — a empresa agora tem 15 máquinas em operação em todo o mundo

Outro método é a captura e armazenamento de carbono, que captura as emissões em "fontes pontuais", nas quais são produzidas, como usinas de energia a carvão. O CO2 é então enterrado profundamente no subsolo.

No entanto, a tecnologia é cara — e controversa, porque é vista pelos críticos como uma ajuda a perpetuar a dependência dos combustíveis fósseis.

7. Ajudar financeiramente os países mais pobres

Na COP de Copenhague em 2009, os países ricos se comprometeram a fornecer US$ 100 bilhões (R$ 550 bilhões) em financiamento até 2020, destinados a ajudar os países em desenvolvimento a combater e se adaptar às mudanças climáticas.

O prazo não foi cumprido, embora o governo do Reino Unido, que detém a presidência da COP, tenha esboçado recentemente um plano para colocar o financiamento em prática até 2023.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Países como Kiribati, no Oceano Pacífico, estão na linha de frente dos efeitos do aquecimento global

Muitos países dependentes do carvão estão enfrentando graves faltas de energia que colocam em risco sua recuperação da pandemia de covid-19 e afetam desproporcionalmente os pobres.

Estes fatores os impedem de se afastar de indústrias poluentes.

Alguns especialistas acreditam que as nações mais pobres vão precisar de apoio financeiro contínuo para ajudá-las a avançar em direção a energias mais verdes.

Por exemplo, os EUA, a União Europeia e o Reino Unido destinaram recentemente US$ 8,5 bilhões (R$ 46 bilhões) para ajudar a África do Sul a eliminar o uso de carvão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O que podemos fazer para diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera?

Ações para reduzir a emissão de CO2.
Políticas governamentais mais rígidas para o controle da emissão de gás carbônico;.
Implantação de energia renovável;.
Incentivo a alternativas de transporte;.
Incentivo a veículos menos poluentes;.
Incentivo ao reflorestamento;.
Redução do desmatamento e queima das florestas;.

O que eu posso fazer para diminuir a minha emissão de gás carbônico para a atmosfera Brainly?

Sendo assim, o melhor caminho para reduzir a emissão de gases poluentes é reduzir o consumo de combustíveis fósseis e barrar os desmatamentos. O plantio de árvores, inclusive, tem sido uma medida bastante usual nesse combate.

O que eu posso fazer para diminuir a minha emissão?

6 dicas para reduzir a emissão de carbono no dia a dia.
Sacolas reutilizáveis..
Planeje o que comprar..
Evite alimentos processados..
Vá de carona..
Troque o carro pela bicicleta ou transporte público..
Compartilhe essa ideia..

Como reduzir significativamente a emissão de CO2 dióxido de carbono para a atmosfera e assim reduzir o aquecimento global?

Portanto, um aumento no número de árvores plantadas (e não derrubadas) pode ajudar a diminuir a concentração de CO2 na atmosfera. No processo de queima de florestas, o gás carbônico que estava armazenado durante anos e anos na forma de plantas, é emitido de volta para a atmosfera em minutos.