O que você entende por consumo consciente e como ele pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?

Notícias

Atitudes do cotidiano são fundamentais para preservar a natureza e ainda auxiliar na geração de empregos

O que você entende por consumo consciente e como ele pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?

Reciclagem é uma das mais importantes ferramentas do consumo consciente - Foto: Arquivo/Agência Brasil

A preservação dos recursos naturais e da própria vida na Terra depende, cada vez mais, do respeito dos seres humanos aos limites do planeta. Com o acelerado desenvolvimento econômico nas últimas décadas, é inevitável que o consumo crescente de água, energia e alimentos tenha um impacto na natureza. Mas esses efeitos podem ser substancialmente minimizados se práticas sustentáveis, de simples execução, forem adotadas por todos.

Os 3Rs

De maneira simplificada, o consumo consciente pode ser resumido pelo princípio dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Nesse contexto, o primeiro significa consumir menos produtos com alto potencial de gerar resíduos – como sacolas e canudos plásticos –  e dar preferência àqueles que tiverem maior durabilidade e oferecerem menos riscos à natureza. Reutilizar, como o verbo indica, consiste em reaproveitar tudo aquilo que não for descartável, como embalagens de sorvete, por exemplo. Já reciclar é o processo de transformação de materiais diversos em matéria-prima para outros produtos.

Consumidor

Sempre que fizer uma compra, o consumidor consciente deve levar em conta questões como o meio ambiente, a saúde humana e animal e as relações justas de trabalho. Ele deve entender que, em suas escolhas, é necessário buscar um equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade. Além disso, esse consumidor é aquele que prioriza as empresas empenhadas em oferecer produtos que respeitem o planeta.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, organização não governamental que trabalha na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente, mostra que os brasileiros ainda têm muito a avançar nesse quesito. O levantamento elencou 13 comportamentos desejados – como fechar a torneira enquanto escova os dentes e evitar deixar lâmpadas acesas em ambiente desocupados – para avaliar o grau de consciência do consumidor do País.

Apenas 4% das pessoas foram classificadas no nível mais elevado (aquele em que o consumidor adota de 11 a 13 dos comportamentos listados). Além deles, 20% foram enquadrados como engajados (8 a 10 comportamentos), 38% como iniciantes (5 a 7 comportamentos) e outros 38% como indiferentes (0 a 4 comportamentos).

Agenda 2030

Além da população, governos e órgãos internacionais também têm papel fundamental na promoção do consumo consciente. O tema é uma das prioridades, por exemplo, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que traz 17 objetivos para o planeta. Entre outros pontos, estão assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. As metas para a área incluem reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais.

No Brasil, o estímulo à implementação das práticas sustentáveis previstas pela ONU ocorre, principalmente, por meio do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente. A medida busca engajar tanto os setores privado e público quanto os consumidores a aplicarem os padrões de produção e consumo sustentáveis preconizados mundialmente.

Além disso, a pasta é responsável pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que estimula os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

Dicas

Confira exemplos de como se tornar um consumidor mais consciente:

  • Evitar embalagens desnecessárias: Cerca de 1/3 do lixo doméstico é composto por embalagens e 80% delas são descartadas após o primeiro uso, poluindo o meio ambiente e fazendo com que mais unidades sejam produzidas.
  • Usar sacolas retornáveis: A decomposição de sacolas plásticas leva séculos. Por isso, é importante adotar, sempre que possível, as que podem ser utilizadas outras vezes.
  • Reciclar embalagens: A reciclagem não apenas diminui os impactos ambientais e reduz a quantidade de lixo produzido, como também é uma fonte de emprego e renda para muitas pessoas. Materiais que parecem não ser mais úteis, como garrafas plásticas, caixas de papelão e latas, podem ser reaproveitadas em muitas atividades.

Fonte: Governo do Brasil 

Derivado do consumo sustentável, o consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na sociedade e até nas suas finanças. O conceito não é nada complicado: ele pode fazer parte do seu dia a dia e você nem vai perceber.

Sabe quando você deixa de comprar mais frutas no supermercado porque prefere consumir antes aquelas que já têm em casa? Ou quando abre mão de comprar por impulso uma roupa que você nem precisa? Você está consumindo de forma consciente, fazendo escolhas que vão ajudar a evitar o desperdício de comida e de dinheiro.

É cada vez maior o número de pessoas interessadas em mudar a sua maneira de consumir, como indica pesquisa do Instituto Akatu realizada em 2018. Segundo o estudo, muitos consumidores que eram indiferentes demonstraram interesse em ter mais consciência ao consumir.

Então, você se interessou pelo tema? Neste post, vamos mostrar o que é ser um consumidor consciente, alguns benefícios de fazer melhores escolhas ao consumir e como fazer parte desse movimento com dicas práticas, para serem aplicadas no seu dia a dia. Confira!

O que é ser um consumidor consciente

O consumidor consciente é aquele que, em sua rotina, leva em conta os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos ou serviços e também busca escolher com sabedoria as empresas com as quais fará negócios, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.

Benefícios de aderir ao consumo consciente

Entre os benefícios de aderir ao consumo consciente estão contribuir para a sustentabilidade não só do planeta, como também das suas finanças. Ao refletir sobre como consome no dia a dia e adotar práticas que levam às melhores escolhas, você mantém os seus gastos sob controle e, de quebra, guarda dinheiro para realizar os seus sonhos! Veja alguns benefícios de adotar o consumo consciente:

-ao privilegiar marcas que têm compromisso com a sustentabilidade na hora de escolher os produtos que compra, você estimula que as empresas adotem boas práticas ambientais e sociais, promovendo relações justas de trabalho e atenção à saúde humana e animal;

-você evita o acúmulo de produtos que não precisa, tornando a sua casa um ambiente mais saudável e sustentável;

-além da natureza e da sociedade, a sua vida financeira também é beneficiada: ao evitar comprar por impulso e avaliar o que realmente precisa, você evita ser vítima do consumismo que pode levar ao desequilíbrio das finanças.

Como fazer parte desse movimento

Os benefícios de praticar o consumo consciente são grandes. Mesmo pequenas mudanças de hábito trazem ganhos para o meio ambiente, para a sociedade e, até mesmo, para a sua qualidade de vida.

Mas aí fica a pergunta: como fazer parte desse movimento que só cresce e contribuir para um planeta mais sustentável? Fique tranquilo, a gente te dá algumas dicas. Confira como colocar em prática agora mesmo o consumo consciente!

Aposte no planejamento de compras

O planejamento é um dos grandes aliados de quem quer consumir de forma cada vez mais consciente. Fazer uma lista antes de sair às compras no shopping ou no supermercado é uma maneira de só comprar aquilo que realmente precisa.

Então, já sabe: anote o que precisa comprar e resista às tentações se mantendo fiel à sua lista. Além de reduzir possíveis desperdícios, você ainda economiza dinheiro.

Entenda que desejo não é necessidade

Preciso muito de um carro novo, de um vestido especial... Quem nunca disse uma frase parecida por aí? Apesar de comum, esse tipo de afirmação nem sempre é fiel à realidade. O mais provável é que a pessoa queira muito algo, o que é muito diferente de precisar muito de algo.

Para consumir de forma consciente, é importante aprender a diferenciar necessidade de desejo. Antes de comprar qualquer coisa, se pergunte se você realmente precisa daquele produto ou serviço para, assim, evitar comprar algo que não precisa e nem mesmo valerá muito a pena no futuro.

Reutilize sempre que possível

Avaliar o impacto ambiental de cada decisão também faz parte do consumo consciente. Nesse sentido, uma boa prática é reutilizar sempre que possível produtos e embalagens. A garrafa de vidro de água mineral pode virar um vaso para plantas, enquanto a caixa de presente de papelão pode funcionar para guardar papéis.

Use a criatividade e tenha em mente que sempre vale mais a pena financeiramente e socialmente consertar, transformar e reutilizar do que comprar outra vez um produto.

Identifique hábitos nocivos

Quem quer consumir com mais consciência precisa, antes de tudo, identificar quais são os hábitos que tem no dia a dia que impedem adotar um estilo de vida mais sustentável.

Para isso, analise a sua rotina e veja quais práticas podem comprometer o seu plano de consumir com mais consciência. Mesmo comportamentos rotineiros, como sempre deixar a luz acesa ao sair do quarto ou tomar banhos demorados, são prejudiciais a partir do momento em que aumentam as contas da casa e desperdiçam recursos valiosos, como água e energia.

E não para por aí: usar aplicativos de transporte mesmo para trajetos de curta distância e comprar mais comida do que precisa para a semana, por exemplo, também são práticas que levam ao desperdício de dinheiro e não combinam com a rotina de quem quer levar um estilo de vida sustentável. Reflita!

Seja fiel aos seus valores

Para se consumir de forma cada vez mais consciente, é importante ser fiel aos seus valores. Dar preferência a empresas que são responsáveis socialmente e ambientalmente, por exemplo, é uma maneira de garantir que você apóia marcas que não querem apenas vender, mas também têm preocupação com os seus funcionários e com o meio ambiente.

Praticar o consumo consciente é uma forma não só de contribuir para a sustentabilidade do planeta, como também da sua vida financeira. Fique atento às suas escolhas, dê adeus à tentação das compras por impulso e dê a sua contribuição para um futuro mais sustentável.

Curtiu este conteúdo sobre consumo sustentável? Então, siga a gente nas redes sociais para ler os nossos posts em primeira mão!

Como consumo consciente pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?

Menos consumo, menos lixo, menos gastos, menos desperdício, mais saúde, mais dinheiro, mais tempo, clima ambiental melhor, menos aquecimento global, menos poluição e menos despesas em geral para o planeta Terra.

O que você entende sobre o consumo consciente?

O consumo consciente é aquele que leva em consideração não só o desejo da compra em si, mas também como um bem é produzido, seu caminho até as prateleiras e o descarte dos resíduos depois do uso. Essa avaliação antes de adquirir um produto ou serviço permite evitar o consumo excessivo, desenfreado e acumulador.

Como você explicaria o que é consumo consciente é possível mudar hábitos a partir de uma visão de sustentabilidade?

O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais.

O que é consumo consciente e qual a sua importância?

O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...