O que significa se a menstruação não descer na pausa do anticoncepcional?

Quando usamos um anticoncepcional com pausa entre os ciclos a menstruação vai passar a descer nessa pausa... mas será que pode não descer?

O que significa se a menstruação não descer na pausa do anticoncepcional?

A menstruação com este tipo de anticoncepcional vai descer regular, na pausa, menos dias, com menor fluxo, mais escura (mesmo marrom) ou ficar ausente... mas pode não descer?

Sim pode, com o tempo de uso ou pela simples acção do anticoncepcional, seus hormônios, pode mesmo deixar de descer... mas o que deve fazer a mulher?

  • dores de cabeça e hemorragia intermenstrual (escapes), retenção de líquidos, inchaço, náuseas, vómitos, dores de barriga, alterações do peso corporal (aumento ou diminuição), alterações do humor, incluindo depressão, alterações do desejo sexual, nervosismo, tonturas, acne, dor mamária e sensibilidade mamária aumentada, aumento do volume mamário, secreção mamária, menstruações dolorosas, diminuição ou falta da menstruação, alterações na secreção vaginal, vaginite e candidíase

Conclusão: a menstruação pode não descer na pausa do anticoncepcional? Sim pode, podendo ser um efeito do anticoncepcional.

Descubra alguns posts relacionados

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde

Ginecologista explica que a chance de ser "gravidez" é quase nula quando a mulher toma o anticoncepcional corretamente

O que significa se a menstruação não descer na pausa do anticoncepcional?

Segundo a ginecologista

Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Em alguma das pausas do seu anticoncepcional a menstruação não desceu e você pensou que estava grávida? As mulheres que tomam o medicamento muitas vezes tem dúvidas sobre os motivos que levam a esse atraso anormal que causa preocupação.

Para entender sobre o assunto, o SD conversou com a Dra. Naira Scartezinni Senna, ginecologista e obstetra.

Os anticoncepcionais podem ser de 21 ou 28 comprimidos. O que contém 21, a mulher deve fazer a pausa de 7 dias e retomar a próxima cartela no 8º. Já os de 28 dias há a emenda de uma cartela na outra, ou seja, nesse caso a menstruação não ocorre.

De acordo com a médica, não é possível engravidar nesse intervalo. "Se a pílula for tomada da maneira correta, não é possível engravidar". O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção, e com isso é recomendado o uso do preservativo", explica a ginecologista.

A função do anticoncepcional é fazer o ovário dormir, ou seja, é como se o remédio enviasse uma mensagem "você não precisa ovular, está tudo bem por aqui e principalmente, estou trazendo o hormônio que ela precisa". Quando o anticoncepcional é interrompido, esse ovário pode acordar de imediato ou demorar alguns meses para acordar.

A especialista ressalta ainda que por isso existem algumas pacientes que quando esquecem de tomar a pílula ou decidem fazer uma pausa espontaneamente engravidam, mas isso tem a ver com a interrupção ou esquecimento e não com a pausa adequada que o medicamento precisa.

"Se o uso do método anticoncepcional for feito da maneira correta, isto é, tomado nos mesmos horários todos os dias sem esquecer a chance de uma gravidez indesejada é praticamente inexistente. 

Quando há o uso do anticoncepcional existe o sangramento mensal (menstruação), que é reduzido e isso acontece devido aos hormônios presentes que fazem de tudo para imitar o ciclo menstrual de uma forma que a ovulação não aconteça e, por consequência, previne a gravidez", finaliza a Dra. Naira Scartezinni Senna, ginecologista e obstetra.

Consultoria: Dra. Naira Scartezinni Senna, ginecologista e obstetra. 

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

O que significa se a menstruação não descer na pausa do anticoncepcional?

O que acontece quando a menstruação não vem na pausa do anticoncepcional?

Se o anticoncepcional foi tomado corretamente sem esquecimentos, é provável que a ausência da menstruação na pausa, seja apena um efeito do próprio anticoncepcional, portanto, pode ser considerada uma situação normal. Portanto, nesse tipo de situação deve-se continuar o uso normalmente da pílula.

Estou no 4 dia da pausa e não desceu?

Estou no quarto dia da pausa do anticoncepcional e a minha menstruação não desceu. Acontece atrasar mesmo? Pode acontecer, pois o uso do anticoncepcional pode causar atrofia endometrial fazendo com que diminua muito o fluxo na pausa ou até não causar sangramento algum. se está tomando da forma correta, fique tranquila.

Como saber se está grávida na pausa do anticoncepcional?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online O exame de sangue para gravidez Beta Hcg negativo 20 dias após a relação sexual sem proteção é praticamente 100% confiável de não grávida. Se a menstruação desce na pausa da pílula anticoncepcional hormonal também confirma a inexistência de gestação.

Quais são os sintomas de gravidez mesmo tomando anticoncepcional?

São os mesmo sintomas indicativos de uma gravidez: atraso menstrual ou alteração do ciclo menstrual padrão, náuseas, vômitos, alterações nas mamas, cólicas.