O que significa quando dói os ossos das pernas?

O que está causando as suas dores nas pernasÉ algo mais simples, como fissuras na canela – ou algo mais grave, como um coágulo de sangue ou trombose? Veja como dizer a diferença ao seu médico:

Veja também:

  • SAIBA MAIS SOBRE A DOR NEUROPÁTICA
  • SAIBA MAIS SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

1) Doença das Artérias Periféricas ou Insuficiência Arterial

Com este problema seus membros – principalmente suas pernas – não recebem sangue suficiente. Isso geralmente acontece porque as artérias se estreitam. Suas pernas podem sentir-se fracas ou dormentes ou com cãibras quando você anda. 
Os pacientes também podem sentir frio (pela redução de sangue) e a região pode ficar de cor pálida. Algumas pessoas podem se beneficiar de mudanças de hábito, como, por exemplo, parar de fumar. Seu médico pode orientar medicamentos para tratar o problema ou ajudar com a dor. E algumas pessoas precisam passar por uma cirurgia.

2) Trombose venosa profunda na perna

Trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo de sangue em uma veia, geralmente surge na coxa ou na perna. Uma TVP nem sempre apresenta sintomas, mas você pode ter dor, inchaço nas pernas ou pode ver a área ficar com uma cor avermelhada e sentir calor no local. Ligue imediatamente para o seu médico se notar algum destes sintomas.
A TVP pode levar a uma condição grave chamada embolia pulmonar – quando o coágulo se rompe e vai para os pulmões. Seu médico pode lhe dar remédios para evitar que os coágulos se formem, cresçam ou se quebrem.

3) Neuropatia periférica

Ocorre quando há danos nos nervos do corpo que transmitem mensagens para o seu cérebro e de volta do cérebro para o corpo. A causa mais comum é a diabetes, mas outras condições de saúde, medicamentos, lesões ou infecções podem ser os causadores. Ao afetar os nervos das pernas, eles podem dar sensações de queimação, agulhadas ou formigamentos. 
O seu médico irá tratar os sintomas que estão causando a enfermidade e dar-lhe remédios para dor, se você precisar. 

4) Estenose de coluna (espinhal)

Esta condição ocorre quando os espaços dentro dos ossos da coluna vertebral ficam estreitos, apertados. Isso coloca pressão na área sobre os nervos e pode causar dor, formigamento, dormência ou fraqueza nas pernas. Você também pode ter problemas com o equilíbrio corporal. Consulte o seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas. 
A medicação e a terapia física podem aliviar a dor. Caso estas ações não funcionem, você pode precisar de uma cirurgia. 

5) Hérnia de disco ou Ciática

Esta é a dor nas pernas que tem como causa um nervo comprimido na coluna. Pode variar desde uma cãibra até uma forte dor em um território da perna que dificulta o repouso ou até mesmo sentar-se. Você pode senti-la por causa de um disco deslocado (herniado) ou quando há uma contração involuntária de seus músculos de extremidade ou através de uma estenose espinhal (explicada acima). 
Seu médico pode recomendar medicações para dor ou terapia física. Caso seja um caso mais  grave, você pode precisar de um procedimento cirúrgico.

6) Artrite

A artrite afeta suas articulações e causa dor, inchaço e rigidez. Quando acontece em seus quadris, joelhos ou tornozelos pode ser difícil andar ou fazer outras atividades diárias.
Não há cura, mas a prática de exercícios leves e manter-se com um peso saudável impedem a piora do quadro. As almofadas de aquecimento ou as embalagens de gelo nas articulações doloridas podem aliviar a dor e o inchaço. Os analgésicos de balcão também ajudam, porém automedicação não é indicada, sempre procure um especialista para tirar as suas dúvidas.

7) Cãibras musculares

Isto é, quando um músculo, geralmente em sua panturrilha, de repente se contrai. Pode trazer uma dor aguda e você pode sentir um pedaço de músculo duro debaixo da sua pele. As contrações tendem a acontecer mais à medida que envelhecemos e também é provável que aconteçam no tempo quente e quando não bebemos água suficiente. 

As contrações geralmente desaparecem por conta própria e não são sinais de nenhum problema de saúde, mas fale com seu médico se você as tiver com frequência.

8) Entorse

Esta lesão ocorre quando o tecido que liga um músculo a um osso, chamado ligamento, é esticado, estirado ou lesionado. Os entorses do tornozelo são comuns. A área lesionada incha e dói, e você não pode colocar peso nela.
A melhor maneira de tratá-lo é o método: descanso, gelo (cerca de 20 minutos algumas vezes ao dia), compressão (envolva-o em uma bandagem) e elevação (apoie-o sobre algum local). Consulte o seu médico para fazer um raio-X e verificar se há ossos quebrados.  

9) Dores nas canelas

Estas ocorrem quando os músculos e os tecidos ao redor do osso ficam inflamados. Elas são comuns entre pessoas que correm muito. Indivíduos com pés planos, arcos rígidos ou que usam sapatos errados também podem sofrer de dores nas canelas. 
O melhor tratamento é descansar as pernas, colocar gelo sobre elas durante 20 minutos várias vezes ao dia e tomar analgésicos, se você precisar deles. Mas veja o seu médico para que ele possa ter certeza de que não é nada mais grave. 

10) Varizes

Quando as veias precisam trabalhar demais para retornar o sangue de volta ao seu coração, elas podem ficar tortuosas, azuis ou escuras. Elas podem fazer com que você sinta suas pernas pesadas, queimadas ou latejadas. Podem aparecer com o envelhecimento, com excesso de peso, gravidez ou quando a pessoa fica de pé ou sentada por longos períodos do dia. 
Perder peso, exercitar-se ou usar meias de compressão podem ajudar no combate das varizes. Fale com o seu médico sobre outras opções de tratamento. 

11) Dor ardente da coxa ou Meralgia parestésica

É um problema no nervo que causa ardor, queimação ou formigamento doloroso na parte superior da coxa. Os riscos crescem na gravidez, com excesso de peso, ao usar roupas apertadas ou quando a pessoa já fez alguma cirurgia na região da virilha e pode ter afetado o nervo.

Caso a dor dure mais tempo, seu médico pode recomendar um medicamento adequado ou até procedimentos específicos.

Quer descobrir 7 tipos de dores que você pode ter?

Faça o download do nosso material gratuito clicando aqui.

Texto de autoria de:
Dra. Irina Raicher CRMSP 129272
Dr. Diego Toledo CRMSP118173
Dr. Iuri Neville CRM 142464
Dr. Simão Raicher CRMSP 28553
Eduardo Lam registro 29349/RJ (jornalista)

O que fazer quando dói o osso da perna?

O que fazer: Na presença de qualquer sinal ou sintoma indicativo de infecção no osso é importante que a pessoa vá ao hospital para que seja iniciado o tratamento imediatamente e possa ser evitada a progressão da doença e o desenvolvimento de complicações, como artrite séptica e, nos casos mais graves, amputação do ...

É normal sentir dor nos ossos?

Dor nos ossos é um sinal de que algo urgente precisa ser feito em relação à saúde. Esse tipo de problema não aparece por acaso e pode esconder contratempos graves por detrás. Um deles é a osteoporose, entretanto, há vários outros que podem causar esse desconforto.

Qual a doença que causa dores nas pernas?

11 principais causas de dor nas pernas.
1) Doença das Artérias Periféricas ou Insuficiência Arterial. ... .
2) Trombose venosa profunda na perna. ... .
3) Neuropatia periférica. ... .
4) Estenose de coluna (espinhal) ... .
5) Hérnia de disco ou Ciática. ... .
6) Artrite. ... .
8) Entorse. ... .
9) Dores nas canelas..

Quando devo me preocupar com dor nas pernas?

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas:.
Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina..
Presença de vermelhidão e/ou inchaço..
Presença de febre e até mesmo falta de ar..
Dor repentina que faz você mancar..