O que significa juntada de petição de impugnação ao cumprimento de sentença?

Código localizador: CGJ/NUPLAN-001.000.05A -IPT-17-18/10/2021 -Varas Cíveis-Comarca Belo Horizonte
Versão: 7
PROCESSO: Estruturação e tramitação processual para suporte à prestação jurisdicional
SUBPROCESSO: Cumprimento de sentença
RESULTADOS ESPERADOS: 100% dos cumprimentos de sentença processados corretamente

PROCEDIMENTOS:
Alterações nesta versão processo SEI nº nº 0258739-13.2021.8.13.0000

1. Juntar a petição de cumprimento de sentença aos autos, conforme a IPT de juntada de petição.

2. Fazer a conclusão dos autos do processo, conforme a IPT de conclusão. se for o caso

3. Cumprir as determinações constantes do despacho.

4. Informar no sistema informatizado que o processo encontra-se em fase de cumprimento de sentença para que a classe originária seja alterada para “Cumprimento de Sentença”.
4.1. verificar a necessidade de se alterar o valor da causa.

5. Remeter os autos do processo para a Central de Distribuição, conforme a IPT de remessa de autos, para que se proceda à inclusão dos nomes do exequente e executado.
5.1. quando do retorno dos autos, proceder conforme IPT de recebimento de autos.

6. Proceder à baixa das partes (autor e réu), especificando o motivo e alterando a classe na capa do processo.
Nota: A baixa deve ser efetivada somente em relação às partes da fase de conhecimento (autor-réu)

7. Intimar o executado, por seu procurador devidamente constituído, para pagar o débito exequendo ou impugnar o cumprimento de sentença.
7.1. caso o executado estiver representado pela Defensoria Pública ou não tiver constituído procurador nos autos, expedir mandado ou carta de intimação com AR (art. 513, §2º do CPC) em nome do executado, instruindo-o com cópia da petição do cumprimento de sentença/memória de cálculo, fazendo incluir no mandado o valor correspondente às custas finais e observando se houve o pagamento da verba do oficial de justiça, exceto os casos de justiça gratuita;
7.2. caso o executado tenha sido citado por edital na fase de conhecimento e tiver sido revel, a intimação para cumprir a sentença será feita mediante edital (art. 513, §2º, IV CPC);
7.3. a requerimento da parte, o juiz pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes (art.782, §3°do CPC).
Notas:
1) O TJMG firmou convênio com o SERASA, de modo que a inclusão do nome do inadimplente neste cadastro deverá ser realizada via sistema SERASAJUD. Para acessar o sistema, utilizar a rede TJMG >>página inicial>>ferramentas>>sistemas conveniados>>SERASAJUD. (Processo SEI 00080144320178130000).
2) A inclusão no SERASA, não dispensa o encaminhamento do nome do executado para outros cadastros de inadimplentes, nas hipóteses em que houver determinação judicial nesse sentido. (Processo SEI nº 0008014-43 2017.8. 13.0000).

8. Colocar os autos no escaninho correspondente, aguardando pagamento.

Observações:

1) Na existência de pluralidade de créditos em uma única demanda (cobrança), os cumprimentos de sentença serão realizados nos mesmos autos.
2) Em caso de determinação judicial, conforme disposto no art. 286 CPC, o cumprimento de sentença se dará por dependência ao processo principal, devendo a petição ser remetida à Central de Distribuição, para autuação e distribuição.
3) Excepcionalmente, havendo uma pluralidade de exequentes, optando um ou mais deles pela prerrogativa processual prevista no art. 516, § único do CPC (“ Foros Concorrentes”), o cumprimento de sentença, na parte que lhe couber, se dará em autos distintos, perante o Juízo pelo qual optou. (Processo SEI nº 0008949-83.2017.8.13.0000).

A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.

A impugnação é um dos elementos mais comuns e importantes na área processual jurídica. Todo o advogado impugna no cotidiano, independente da parte que ele representa.

Por isso, é muito importante que não haja dúvidas a respeito do que ela é e, mais importante, o que não é. Afinal, apresentar um recurso ou nova manifestação equivocada em um processo pode fazer com que o advogado perca seu prazo e não seja atendido.

Este artigo tem como objetivo tirar suas dúvidas a respeito da impugnação no processo jurídico, citando os exemplos mais comuns, como ela funciona, quais são suas particularidades e diferenças entre ela e outros atos de oposição.

Navegue pelo conteúdo:

O que significa impugnação?

A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.

A impugnação não é considerada uma nova ação no meio jurídico. Ela é apenas um incidente processual, algo que é anexado ao processo a qual é pertencente.

Em quais casos posso impugnar?

Como você pode perceber, a impugnação é algo muito comum dentro de processos, uma vez que ela é basicamente a discordância e a negação de ideias, provas, documentos, valores ou outras manifestações de uma parte em um processo.

O que significa juntada de petição de impugnação ao cumprimento de sentença?

Como a discordância entre partes em um processo é algo comum no mundo jurídico, a impugnação não é a única forma de se manifestar contrário a alguma decisão ou colocação de alguma das partes, existindo outras formas de manifestação dentro de um processo, como a réplica e a contestação, por exemplo. 

Impugnação, réplica ou contestação?

A contestação, a réplica e a impugnação são manifestações comuns e importantes em processos jurídicos.

Embora todas tenham o objetivo de contrariar acusações ou decisões e comunicar seus pensamentos a respeito das manifestações, cada uma possui um momento específico dentro de um processo.

A contestação pode acontecer no primeiro momento em que a parte passiva de uma ação judicial tem a oportunidade de se manifestar em um processo ou até mesmo após uma sentença, dependendo do rito do processo que está tramitando.

A petição inicial é feita e a parte oposta tem o direito de contestar. 

A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu. É tratada como se fosse a “contestação da contestação”, que é redigida pelo autor da petição inicial como forma de debater os pontos expostos pela contestação do réu.

Já a impugnação pode acontecer em diferentes momentos do processo. Podem-se impugnar constatações ou argumentos da outra parte, provas acrescentadas ao processo ou decisões sentenciais, por exemplo.

É importante destacar que tudo o que não for impugnado por uma das partes (como documentos ou argumentos) será dado como verdade no processo. Por isso é importante saber o que é a impugnação e como usá-la.

Kit modelos de petições

Baixe agora e tenha um kit com petições prontas.

BAIXAR KIT

Impugnação no Novo CPC

O Novo Código de Processo Civil (Novo CPC), de 2015, trouxe algumas mudanças em prazos para impugnações, tanto ao valor da causa quanto ao cumprimento da sentença, que serão explorados mais adiante neste artigo.

A principal mudança do Novo CPC, pelo menos quando o assunto é prazos, é a contagem de dias.

No antigo Código, os prazos eram contados em dias corridos; no Novo, os prazos são contados levando em consideração apenas os dias úteis. Isso também se aplica para a impugnações.

O que significa juntada de petição de impugnação ao cumprimento de sentença?

Por regra, a parte tem o prazo de 15 dias úteis para apresentar a impugnação.

Lembrando que o prazo pode ser dobrado (para 30 dias) caso existam mais executados no processo, sendo esses representados por profissionais do direito de escritórios distintos.

Impugnação ao valor da causa

Uma das impugnações mais comuns no Processo Civil é a do valor da causa, que acontece quando o réu de uma ação não concorda com o valor estabelecido (monetário, de bens, alimentos ou indenizações) pelo autor da petição.

Nesse caso, a impugnação pode ser feita já no momento da contestação, com o réu apresentando uma peça jurídica a parte no processo com seus motivos e alegações para contrariar o valor.

Existem situações, quando ocorrem abusos na definição do valor da causa, onde o próprio juiz pode impugnar, caso seja verificado que o valor cobrado não corresponde ao patrimônio do réu ou quando o valor é abusivo (artigo 292, parágrafo 3º do Novo CPC).

Impugnação ao cumprimento de sentença

Na fase de cumprimento de sentença de um processo, o devedor ainda pode entrar com uma impugnação como forma de “defesa”, o que é um incidente processual, e não uma ação autônoma.

De acordo com o Artigo 525, parágrafo 1º do Novo CPC:

§ 1º Na impugnação, o executado poderá alegar:

I – falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia;

II – ilegitimidade de parte;

III – inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;

IV – penhora incorreta ou avaliação errônea;

V – excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;

VI – incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução;

VII – qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.

Diferente do antigo CPC, o Novo Código permite que o executado impugne o cumprimento da sentença sem a necessidade de prévia garantia do juízo.

Ou seja: pode-se entrar com uma impugnação sem que haja penhora, depósito monetário ou caução para cumprimento da sentença.

O prazo para entrar com uma impugnação ao cumprimento de sentença é de 15 dias e começa após o término do prazo do pagamento voluntário da sentença, que também é de 15 dias. Não é necessária nova intimação. No momento que um prazo termina, o outro começa.

Perguntas frequentes sobre

O que quer dizer pedido de impugnação?

A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.

Quando é cabível impugnação?

Cabe impugnação quando a parte executada acredita haver:
“I – falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia;
II – ilegitimidade de parte;
III – inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
IV – penhora incorreta ou avaliação errônea;
V – excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
VI – incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução;
VII – qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.”

Quem pode impugnar?

O advogado da parte executada pode impugnar caso não concorde com a decisão ou manifestação da parte adversária.

O que significa juntada de petição de impugnação ao cumprimento de sentença?

Conclusão

Agora você sabe um pouco mais sobre impugnação no processo, como ela funciona, quando pode ser feita e seus casos mais comuns.

Caso tenha sentido falta de algum ponto importante, compartilhe seus pensamentos nos comentários. Toda contribuição é bem-vinda para que esse assunto tire todas as principais dúvidas com clareza.

O que significa juntada de petição de impugnação ao cumprimento de sentença?

Autor: Tiago Fachini

  • Mais de 700 artigos publicados no Jurídico de Resultados
  • Mais de 100 mil ouvidas no JurisCast e Resumo Jurídico
  • Especialista em Marketing Jurídico
  • Palestrante, professor e um apaixonado por um mundo jurídico cada vez mais inteligente e eficiente.

Siga Tiago Fachini:

  • Tiago Fachini no Instagram
  • Tiago Fachini no Youtube
  • Tiago Fachini no Linkedin
  • Site oficial de Tiago Fachini

O que acontece depois da impugnação ao cumprimento de sentença?

Caso o juiz acolha a impugnação ao cumprimento da sentença, extinguirá a execução, a decisão será final. Considerando dessa forma uma sentença, onde será reanalisada por recurso de apelação.

Qual o prazo para impugnação ao cumprimento de sentença?

MEDIDA QUE DEVE SER OPOSTA EM QUINZE DIAS, CONTADOS DO TRANSCURSO DO PRAZO PARA CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO. ARTIGOS 523 E 525 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

Para que serve a impugnação ao cumprimento de sentença?

A impugnação ao cumprimento de sentença constitui um incidente processual, e não uma ação autônoma. Nisso reside uma diferença relevante entre os embargos do devedor e a impugnação. Ademais, é certo que os embargos do devedor constituem a defesa do executado no curso de uma ação autônoma de execução.

O que acontece após a impugnação?

A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu. É tratada como se fosse a “contestação da contestação”, que é redigida pelo autor da petição inicial como forma de debater os pontos expostos pela contestação do réu.