O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens?

Grátis

7 pág.

O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens?

  • O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 2

Joyce Silva da Hora RGM:11201100001 
Professor: Eduardo Chagas
Questionário: gerência de processos 
1-Indique e explique pela sua análise os Requisitos fundamentais da Gerência de Processos.
R: os requisitos fundamentais são ter novo modelo de processo, alocar recursos a processos facilidades para criação e destruição de processo por usuário, um modelo de processo com isso diferencia da modelagem pois só mostra detalhes. Monitorar e controlar os processos documentar, facilidade no acesso a informação de documentação. 
2-Como são executados os processos nos sistemas multiprogramáveis e nos sistemas de múltiplos processadores?
R: multiprogramáveis os processos são executados corretamente compartilhando o uso do processador da memória principal e os dispositivos de entrada e saída. No sistema com múltiplos processadores ou com vários núcleos, além da execução de processos concorrentemente ocorre também a execução simultânea de processos nos diversos processadores do sistema.
3-Um processo pode ser entendido como um programa que está em execução e também como o ambiente onde o programa é executado. Explique.
R: este ambiente, além das informações importantes a execução do programa, possui também informações relativas aos recursos que o programa pode utilizar como espaço de endereçamento. Se um programa necessitar utilizar uma área em disco superior ao seu limite estipulado, o sistema operacional interrompe a execução do programa por falta de recursos. 
4-Quais são os eventos principais que fazem com que processos sejam criados? Explique cada um deles.
R: Início do sistema (criam-se vários processos alguns deles são de primeiro e segundo plano, que interagem com o usuário).
Execução de uma chamada de sistema de criação de processo por um processo em execução (um processo em execução emitirá chamadas ao sistema para criar um ou mais novos processos).
Uma requisição do usuário para criar um novo processo (os usuários podem iniciar um programa digitando um comando ou clicando duas vezes no ícone)
Início de um Job em lote (a última situação que ocorre quando o processo é criado aplica-se somente a sistema em lote, encontrado em computadores de grande porte, nesses sistemas, usuários podem submeter Jobs em lote para o sistema, que, quando julgar que tem recursos para executar o job.)
5-Processos de primeiro e segundo plano, explique.
R: processos em primeiro plano, o sistema operacional é carregado, em geral, criam-se vários processos que interagem com o usuário. Processos em segundo plano, que não estão associados a um usuário em particular, mas que apresentam alguma função específica. O programa em segundo plano pode ser designado a aceitar mensagens eletrônicas, ficando a maior parte do dia oculto, mas volta a qualquer momento quando uma mensagem chega.
6-Quais os estados que um processo quando ativo pode ter. Explique cada um deles.
R: execução (running) um processo está estado de execução quando está sendo processado efetivamente pela GPU, ou seja, utilizando o processador.
Pronto (ready) um processo está no estado de leitura quando aguarda para ser executado. O sistema operacional é o responsável por determinar a ordem e os critérios pelos quais os processos em estado de pronto devem fazer uso do CPU.
Espera (wait) ou bloqueado (Blocked) um processo no estado de espera aguarda por algum evento externo ou por algum recurso para continuar sua execução, como por exemplo, aguardando alguma operação de entrada/saída.
7-Como se caracterizam os Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa
R: os sistemas monoprogramáveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.
8-Porque a memória é considerada subutilizada em um Sistema monoprogramável? 
R: a memória é subutilizada, caso o programa não a preencha totalmente e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados de forma integral
9-Como operam os Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa?
R: enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo.
10- Cite duas vantagens quanto ao uso dos sistemas multitarefa em comparação ao monotarefa.
R: a principal vantagem dos sistemas multitarefa é a redução de custos em função da possibilidade de compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações. Já o sistema monotarefa são de simples implementação, não existindo muita preocupação com problemas decorrentes do compartilhamento de recursos, como memória, processador e dispositivos de E/S.
11-Como são classificados os sistemas multiprogramáveis? Explique a classificação.
R: podem ser classificados os sistemas multiprogramáveis como monousuário ou multiusuário (pela forma com que suas aplicações são gerenciadas), monousuários são encontrados em computadores pessoais e estações de trabalho, pois apenas a um usuário com o sistema. Multiusuário são ambientes interativos que possibilitam a diversos usuários conectarem-se ao sistema simultaneamente 
12-Pela forma com que suas aplicações são gerenciadas, os sistemas multiprogramáveis como podem ser divididos? 
R: podendo ser divididos em sistemas esses sistemas são: sistemas batch, sistemas de tempo compartilhado e sistemas de tempo real
13- Qual a característica do processamento tipo batch e uma análise quanto ao seu desempenho?
R: as características do processador batch é não exigir a interação do usuário com a aplicação, seu desempenho são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não é necessária a interação com o usuário.
14- Um sistema de tempo compartilhado permite a interação dos usuários com o sistema. Explique. 
R: sim, somente através de terminais que incluem vídeo, teclado e mouse. Esses sistemas possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o sistema operacional, através de comandos.
15- Porque a maioria das aplicações comerciais atualmente é processada em sistemas de tempo compartilhado?
R: pois elas oferecem tempos de respostas razoáveis a seus usuários e custos mais baixos, em função da utilização compartilhada dos diversos recursos do sistema.
16- O que caracteriza a diferença entre os sistemas de tempo compartilhado e o sistema de tempo real?
R: sistemas de tempo compartilhado, o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em execução. Já o sistema de tempo real os tempos de processamento devem estar dentro de limites rígidos caso contrário, poderão ocorrer problemas irreparáveis.
17- Indique a vantagem e o que caracteriza os Sistemas com Múltiplos Processadores?
R: a vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes, para serem executadas simultaneamente em mais de um processador. Caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto.
18- Os conceitos aplicados ao projeto de sistemas com múltiplos processadores incorporam os mesmos princípios básicos e benefícios apresentados na multiprogramação, além de outras características e vantagens específicas. Quais? Explique. 
R: escalabilidade, é a capacidade de ampliar o poder computacional do sistema, apenas adicionando novos processadores.
 Disponibilidade é a capacidade de manter o sistema em operação, mesmo em casos de falhas.
 Balanceamento de carga é a possibilidade de distribuir o processamento entre os diversos processadores da configuração.
19-Um sistema com múltiplos processadores é um sistema fortemente acoplado? Explique;
R: sim, porquê é a forma de comunicação entre as UCPs e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de entrada e saída.
20-Um sistema fracamente acoplado é também definido como um sistema do tipo multicomputadores? Explique.
R: sim, ele funciona de forma independente,

Página12

Quais as vantagens dos sistemas com múltiplos processadores?

Os sistemas com múltiplos processadores usam a arquitetura MIMD e podem ser classificados em função de diversos fatores, como compartilhamento da memória principal, tempo de acesso à memória principal, mecanismos de comunicação e sincronização utilizados e velocidade de comunicação dos processadores.

O que são sistemas de múltiplos processadores?

1.5.3 Sistemas com Múltiplos Processadores Caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. sistema apenas adicionando novos processadores. mesmo em caso de falhas. processamento entre os diversos processadores da configuração a partir da carga de trabalho de cada processador.

Quais as vantagens de ter um sistema com múltiplos processadores em um computador pessoal?

As vantagens do uso de sistemas multiprogramáveis são a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custos, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do sistema entre as diferentes aplicações.

Quais as vantagens e desvantagens de sistemas com múltiplos processadores?

Vantagens e Desvantagens Tolerância a falhas é a capacidade de manter o sistema em operação mesmo em casos de falha em algum componente. Com múltiplos processadores, novos problemas de comunicação e sincronização são introduzidos, pois vários processadores podem estar acessando as mesmas posições de memória.