O que são enzimas quais são os fatores que influenciam a atividade enzimática?

427 palavras 2 páginas

Os factores que influenciam a actividade das enzimas, tais como: a temperatura (o efeito óptimo e os extremos) e o pH (o efeito óptimo e os extremos), além destes existem outros, mas concentrámo-nos essencialmente nestes dois.
As enzimas são catalizadoras que, servem para acelerar a velocidade de uma reacção, sem que consumam as substâncias. Estas apresentam uma elevada especificidade para os substratos sobre os quais actuam. A função destes catalizadores é baixar os gastos de energia de activação, permitindo que atinjam mais rapidamente o equilíbrio químico.
Os reagentes das reacções que são catalizadas designam – se por substratos. Estes ligam-se a uma zona específica da enzima, que é o centro activo. A ligação do substrato com o centro activo da enzima, é um processo designado por complexo enzima-substrato. No final deste processo que se forma o produto, a enzima é libertada na sua forma original, indicando que não é consumida nem alterada.
Mas existem factores que podem influenciar a actividade enzimática, como: - Concentração da enzima; - Concentração do substrato; - pH; - Temperatura.
Se todos os factores que influenciam a actividade das enzimas forem óptimos, quanto maisenzimas houver disponíveis, mais rapidamente ocorrerá a reacção.
Da mesma forma que na situação anterior, se existir muita concentração de enzima disponível e a concentração de substrato for baixa, a reacção irá ocorrer na mesma, mas com um aumento de velocidade no inicio, devido ás acção das enzimas, e se não houver aumento da concentração do substrato, o rendimento e a velocidade da reacção, sofrerá um decréscimo.
Cada enzima tem um pH óptimo. Algumas actuam melhor perante um pH mais baixo (ácido), outras perante um pH mais alto (básico). No entanto existem extremos, se a actividade estiver sujeita a um valor fora dos extremos do pH óptimo, a actividade da enzima baixa muito, podendo até ficar inactiva. Quando o pH, e os outros factores são óptimos, a reacção

Relacionados

  • seguranca laboratorial

    2586 palavras | 11 páginas

    estabelecido pela união internacional de Bioquímica (UIB), e establece 6 criterios: Hidrolases, Ligases, Oxidoredutases, Transferases, Liases, Isomerases. Bem como funcao das enzimas, mecanismo da accao enzimática, factores que afectam a actividade enzimática que são eles: temperatura, PH, concentração enzimática, e concentração substrato. Enzimas Para que a vida seja possível, é necessário que as reacções químicas….

  • enzimas

    2586 palavras | 11 páginas

    estabelecido pela união internacional de Bioquímica (UIB), e establece 6 criterios: Hidrolases, Ligases, Oxidoredutases, Transferases, Liases, Isomerases. Bem como funcao das enzimas, mecanismo da accao enzimática, factores que afectam a actividade enzimática que são eles: temperatura, PH, concentração enzimática, e concentração substrato. Enzimas Para que a vida seja possível, é necessário que as reacções químicas….

  • Bioenergética

    597 palavras | 3 páginas

    Estudo dirigido – Bioenergética 1- Conceituar bioenergética. O termo bioenergética refere-se às fontes de energia para a atividade muscular. 2- Explique o fluxo de energia na biosfera. 3- Relacione a bioenergética com os dois princípios da termodinâmica. 4- Conceituar metabolismo. Suas principais vias e funções. Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo. O metabolismo divide-se em catabolismo (quebra de uma substância para obter energia)….

  • Estudo enzimático da catalase

    360 palavras | 2 páginas

    Prática – Estudo Da Atividade Enzimática da Catalase Resultados: Tubo Atividade da catalase Controlo (Fígado Inteiro) Muito rápida, intensa Amostra + Calor Rápida, intensa Amostra + HCl Ocorre muito lentamente Amostra + NaOH Imediata, muito intensa Fígado Esmagado Muito imediata, continuou-se a dar, muito intensa Os tubos mais rápidos foram: 1º Fígado esmagado 2º Amostra + NaOH 3º Controlo (fígado inteiro) 4º Amostra + Calor 5º Amostra + HCl O princípio do catalisador….

  • Relatório Biologia Catalase do Fígado

    962 palavras | 4 páginas

    realizámos o teste da chama, para inferir a quantidade de oxigénio, ao aproximar o fósforo do tubo não houve grandes alterações na chama, mas deveria haver, o que nos indica que algo correu mal. Nos ensaios 2,3,4 e 5 sujeitámos o fígado a diversos factores para verificar se estes teriam ou não influência na expressão da enzima catalase. Os resultados obtidos ficaram dentro dos parâmetros por nós esperados. O tubo 2,contendo fígado cozido, em comparação com os tubos restantes fez muito menos efervescência….

  • Relatório enzimas

    5811 palavras | 24 páginas

    Palavras-chave Enzimas; atividade enzimática; catalisadores; catalase; reações catabólicas; célula; pH; basicidade; acidez; desnaturação; fermentação; fermentação lática; processo metabólico; cargas elétricas. Keywords Enzymes; enzyme activity; catalysts; catalase; catabolic reactions; cell; pH; basicity; acidity; denaturation; fermentation; lactic fermentation; metabolic processes; electrical charges. Resumo Abstract No passado dia 16 de abril, foram realizadas três atividades experimentais….

  • carvão em pó

    7417 palavras | 30 páginas

    pré-tratamento biológico de lignocelulósicas Substratos para aprimorado deslignificação enzimática e digestibilidade - Springer Indian Journal of Microbiology A publicação oficial da Associação de Microbiologistas da Índia © Associação de microbiologistas da Índia 2011 10.1007/s12088-011-0199-x Artigo de Revisão O pré-tratamento biológico de lignocelulósicas Substratos para aprimorado deslignificação enzimática e digestibilidade M. Saritha 1 , Anju Arora 1 e Lata 1 (1)….

  • Estudo do uso de microorganismos no tratamento de áreas contaminadas

    1716 palavras | 7 páginas

    HELENA KAZUKO HASSEGAWA EZAWA Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Gestão Ambiental (GAM 0030) – Módulo II Junho/2011 RESUMO A biorremediação é uma técnica que vem alcançando importância mundial, uma vez que o aumento da atividade industrial está degradando cada vez mais os ecossistemas naturais existentes, fazendo-se necessário a criação de métodos que visem um desenvolvimento mais sustentável. Por esse motivo, o presente trabalho tem como finalidade apresentar de forma clara….

  • metabolismo do flúor

    5980 palavras | 24 páginas

    3/4, p.63-70, jul./dez. 1999 6 3 MECANISMOS BIOLÓGICOS E INFLUÊNCIA DE FATORES AMBIENTAIS NA FLUOROSE DENTÁRIA E A PARTICIPAÇÃO DO FLÚOR NA PREVENÇÃO DA CÁRIE. REVISÃO DE LITERATURA BIOLOGICAL MECHANISMS AND INFLUENCE OF ENVIRONMENTAL FACTORS IN THE DENTAL FLUOROSIS. THE ROLE OF FLUORIDE IN THE CARIES PREVENTION. A LITERATURE REVIEW Gerson Francisco de ASSIS Marília Afonso Rabelo BUZALAF Flávio Augusto Cardoso de FARIA José Mauro GRANJEIRO Sérgio Aparecido TORRES Professores Doutores….

  • Aula On Line 6 Enzimas

    4804 palavras | 20 páginas

    BIO10-329 Biofísica de Proteínas Regente: Célia R. Carlini Enzimas: como atuam ? • • • • • catalisadores classificação especificidade e mecanismos de ação regulação enzimática inibidores e aplicações Atenção ! Use o modo “apresentação de slides” para ativar as animações Um pouco de História sobre enzimas: 1700: Estudos da digestão de carnes por secreções do estômago . 1833: Payen e Persoz: descobriram a conversão do amido em açúcar pela saliva . 1850: Louis Pasteur concluiu que leveduras catalisam….

Outros Trabalhos Populares

O que são enzimas e quais fatores influenciam a atividade enzimática?

Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos. A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.

Quais são os fatores que influenciam a atividade enzimática?

A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. Vamos ver cada um deles separadamente. Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura.

O que são enzimas e quais são as suas funções?

O que são enzimas? Afinal, o que são enzimas? Bom, elas nada mais são do que moléculas orgânicas de natureza proteica, que servem como catalisadoras nas reações químicas, isto é, têm como objetivo acelerar a velocidade dos processos sem alterar sua composição e resultados.

Qual a definição de enzimas?

Enzimas são catalisadores proteicos responsáveis pela maioria das reações químicas do organismo, sendo encontradas em todos os tecidos. De uma maneira geral, a concentração de enzimas no soro é baixa, podendo aumentar significativamente após uma lesão orgânica.