O que são as cargas Puntiformes?

O que e uma carga Puntiforme?

Uma carga elétrica puntiforme é um corpo eletrizado, onde podemos desprezar as dimensões se considerarmos a distância que separa um corpo do outro. Um campo elétrico possui grandeza vetorial, pois ele detém sentido, direção e módulo.

O que e duas cargas Puntiformes?

“A força elétrica de ação mútua entre duas cargas elétricas puntiformes tem intensidade diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”. Assim, a Lei de Coulomb trata da força de atração e repulsão de partículas eletricamente carregadas.

Como calcular as cargas Puntiformes?

Considere uma carga geradora Q, uma linha de força de seu campo, dois pontos A e B e um ponto genérico P, onde o vetor intensidade de campo é igual a E = K.Q / x2 .

Como e o campo elétrico gerado por uma carga Puntiforme?

Uma carga elétrica puntiforme produz um campo elétrico de módulo E em um ponto do espaço que se encontra a uma distância d em relação à carga. Ao dobrarmos a distância entre a carga e o campo, devemos esperar que a relação entre o novo campo elétrico E' e o campo elétrico E seja igual a: a) ondas sonoras.