O que pedir de dia das crianças

Para ajudar, o Guia de Compras selecionou 20 ideias de mimos com preços de até R$ 100, consultados em setembro nas grandes lojas on-line.

A reportagem buscou orientações de especialistas sobre brinquedos e jogos que não só estimulem o desenvolvimento de crianças em diferentes faixas etárias, como também despertem seu interesse. Veja ao fim da matéria mais dicas para acertar na hora da compra.

Outros guias:

Dia das Crianças: ideias de presentes; 1 ano — Foto: g1

O primeiro ano da infância é ditado pelos sentidos. Os bebês usam a audição, o olfato, o paladar e, principalmente, o tato para conhecer o mundo.

"Todo bebê leva coisas à boca para explorar, especialmente quando nascem os dentes. Objetos com materiais de texturas leves, como os mordedores, oferecem conforto", explica Tizuko Kishimoto, professora de pedagogia da UFSCar.

Ela ainda pede atenção ao tipo de material do brinquedo, para garantir que não seja tóxico ou solte tinta.

A curiosidade também incentiva o interesse por formas e brilhos. "Tapetes sensoriais contendo argolas para puxar, tecidos com diferentes texturas e cores são desafiadores para a criança pequena", completa Kishimoto.

Mordedor passarinho amarelo Buba

🛒 Onde comprar o produto:

Mordedor texturizado de argola Nûby

🛒 Onde comprar o produto:

Tapete aquático sensorial DM Toys

🛒 Onde comprar o produto:

Tapete sensorial com carrinho Samba Toys

🛒 Onde comprar o produto:

Dia das Crianças: ideias de presentes; 2 a 3 anos — Foto: g1

"Esta é a fase em que a criança começa a usar a imaginação, as brincadeiras mesclam o faz de conta e a imitação dos adultos", conta Léo Mathias, da fabricante de brinquedos educativos Pais & Filhos. Os blocos de construção e jogos simples de tabuleiro estimulam esse desenvolvimento.

Já as pelúcias e brinquedos de tecido auxiliam o bem-estar emocional, podendo inclusive ser utilizados por crianças de todas as idades. Kishimoto explica: "Ursinhos de pelúcia são os brinquedos de 'afeto', objetos importantes para a tranquilidade dos pequenos."

Cavalo de pelúcia Dextil

🛒 Onde comprar o produto:

Pelúcia Meu Elefantinho Buba

🛒 Onde comprar o produto:

Blocos de montar Mega Construções 45 peças

🛒 Onde comprar o produto:

Meu 1º Tabuleiro Pais & Filhos

🛒 Onde comprar o produto:

Dia das Crianças: ideias de presentes; 4 a 5 anos — Foto: g1

Nesta faixa etária, os pequenos se preparam para entrar na escola e estão no ápice da imaginação. Brincadeiras fantasiosas, jogos de lógica e de faz de conta são importantes.

"A socialização é uma característica marcante. Brinquedos que estimulem o conhecimento, brincadeiras em grupo e jogos com mecânicas mais simples são recomendados", diz Léo Mathias, da Pais & Filhos.

Jogos com regras fáceis, como o da memória ou de decorar sequências, são boas escolhas. As massinhas ajudam a criar cenários de fantasia de acordo com a criatividade da criança.

Massinha mini kit dentista Play Doh Hasbro

🛒 Onde comprar o produto:

Massinha confeitaria divertida Diver Toys

🛒 Onde comprar o produto:

Jogo da memória Dinossauros Pais & Filhos

🛒 Onde comprar o produto:

Jogo Copolorido Estrela

🛒 Onde comprar o produto:

Dia das Crianças: ideias de presentes; a partir de 6 anos — Foto: g1

Nesta fase, a criança já formou sua identidade e se interessa por assuntos e temas mais específicos, começando a tomar decisões e fazer escolhas.

"Os brinquedos e atividades tendem a aumentar o desenvolvimento cognitivo e social. Podem ser kits de montagem mais complexos ou jogos com regras mais sofisticadas, temas que simulam a vida real ou adulta', exemplifica Léo Mathias.

É importante ainda conhecer os interesses e personalidade do presenteado. "Cada um tem características diferentes. Ao oferecer o brinquedo para a criança, deve-se ter em mente que o interesse dela pode ir além de sua faixa etária", comenta Kishimoto.

Boneco Ken Mattel

🛒 Onde comprar o produto:

Boneca Ms. Marvel

🛒 Onde comprar o produto:

Jogo de tabuleiro Cara a Cara Estrela

🛒 Onde comprar o produto:

Jogo de tabuleiro Suspeito Pais & Filhos

🛒 Onde comprar o produto:

Jogo UNO Copag

🛒 Onde comprar o produto:

Jogo de cartas Super Trunfo Predadores Grow

🛒 Onde comprar o produto:

Livro "Amoras", de Emicida

🛒 Onde comprar o produto:

Livro "O monstro que adorava ler", de Lili Chartrand

🛒 Onde comprar o produto:

Para fazer a escolha certa

É importante prestar atenção nas especificações dos produtos para garantir uma boa experiência para a criança.

"O consumidor deve sempre observar se o produto possui o selo de certificação do Inmetro e, principalmente, garantir que o produto não seja pirata. O selo indica que o produto foi avaliado e testado, oferecendo as condições de segurança necessárias para a utilização", avisa Léo Mathias, da Pais & Filhos.

"Evitem brinquedos 'prontos' que direcionam apenas um tipo de brincadeira, como um brinquedo que faz tudo sozinho e a criança é somente observadora; eles não proporcionam interações. Fujam também de brinquedos que estimulam violência, como armas", instrui Andrea Moruzzi, professora de pedagogia da UFSCar.

Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.