O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?

A primeira fase do modernismo no Brasil teve seu início em 1922, estendendo-se até o ano de 1930. Também é chamada de fase heróica, porque seus membros foram os primeiros a abrir a revolução artístico-social no Brasil.

Seus principais autores, como Oswald de Andrade e Manuel Bandeira, trouxeram ideias modernistas da Europa. Muitos dos primeiros modernistas estudaram artes nas principais academias da França. 

O objetivo do movimento era romper com a tradição da cultura ocidental. Algumas das principais características de que o movimento buscava se desvincular eram:

  • O conceito e busca da Beleza absoluta, harmoniosa e ordenada;
  • O foco dos artistas em temas transcendentes (religiosos), que remontam a busca do homem pelo mundo metafísico; 
  • A moral cristã e a moral do Direito Natural.
  • Entenda o que é e como foi formada a cultura ocidental. O Direito Natural e a Moral Cristã são 2 dos seus 3 fundamentos. 

Os artistas modernistas seguiam os rumos do movimento liberal, preconizado por intelectuais como Guilherme de Ockham, Martinho Lutero, Jean-Jacques Rousseau e muitos outros.

Segundo eles, os homens deveriam ser livres para seguir seus sentimentos, suas paixões, por isso passam a não mais usar a estética tradicional. 

A arte clássica buscava delimitar as formas e apresentar os detalhes das diversas belezas existentes.

Os modernistas buscavam focar nos sentimentos e paixões. Por isso as suas obras não possuíam formas bem delimitadas. A intenção era que a obra se parecesse com um movimento interior, um sentimento que passa pelo apetite.

As obras literárias seguiam a mesma ideia. Exaltavam os desejos carnais, indo contra os valores da sociedade da época.

Uma dessas obras é o poema Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, que diz:

"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
[...]
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
[...]
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
[...]
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.”

Manuel Bandeira foi membro titular da Academia Brasileira de Letras. Até hoje suas obras influenciam os membros da ABL e de instituições acadêmicas e artísticas. 

O movimento modernista promoveu seus ideais em cada uma das 7 artes.

Os artistas do movimento falavam abertamente sobre política, moral e outros temas não artísticos. 

Grande parte dos principais modernistas filiaram-se ao partido comunista brasileiro. Alguns deles são Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e muitos outros.  

  • A internacional comunista, contemporânea da semana de arte moderna, foi um plano real de dominação mundial ou isso é fake news?

Buscando expandir seu pensamento para todo o Brasil, os modernistas do início do século XX se organizaram e promoveram a famosa Semana da Arte Moderna, em São Paulo, no ano de 1922.

Semana da Arte Moderna, a Semana de 22

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Alguns artistas presentes na Semana da Arte Moderna.

Considerada o principal marco da arte moderna no Brasil, a Semana de 22 foi a primeira a exibir em conjunto e sem pudor as obras da primeira fase do modernismo brasileiro. 

Os principais organizadores do evento foram:

  • Mário de Andrade;
  • Oswald de Andrade; e
  • Di Cavalcanti. 

O pintor Di Cavalcanti, que também expôs suas obras no teatro, assim a descreveu:

“Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista”.

As principais apresentações do evento foram:

  • palestras sobre arte moderna;
  • concertos musicais;
  • declamações de poesias;
  • apresentações de pinturas, esculturas e maquetes arquitetônicas. 

O evento teve grande repercussão no Brasil, muitos criticaram os modernistas e seu estilo de arte. A principal crítica será exposta no último tópico. 

O modernismo brasileiro foi um movimento cultural e artístico que teve um grande impacto na cultura nacional, sobretudo nas áreas da literatura e das artes plásticas.

Alguns dos seus traços principais reformularam profundamente o modo de pensar a criação e de encarar a sociedade, influenciando as gerações futuras.

Modernismo brasileiro: resumo

O modernismo brasileiro surgiu na primeira metade do século XX e foi uma corrente artística e cultural que revolucionou o panorama nacional.

O movimento chegou ao território brasileiro através do eco das vanguardas europeias, como o futurismo, o cubismo e o Surrealismo. Desafiando e contrariando as tradições e os modelos das gerações anteriores, o movimento procurava a liberdade e a inovação.

Assim como em outras partes do mundo, o modernismo brasileiro estava buscando novas ideias e formas de criar. Aqui, no entanto, o movimento foi mais além, já que coincidiu com uma fase em que o país procurava a sua identidade.

Depois de séculos em que os artistas e escritores apenas reproduziam e importavam referências europeias, o modernismo trouxe a atenção para o solo nacional. Começa a existir uma maior valorização da cultura e do povo brasileiro: seu modo de falar, sua realidade, seus problemas.

A princípio, a crítica foi feroz contra os modernistas, chegando a insinuar que eram loucos, devido às suas propostas e concepções artísticas. Mesmo assim, influenciaram amplamente nossa literatura, arte e cultura.

Conheça mais sobre o Modernismo: características e contexto histórico.

Características do modernismo brasileiro

Ruptura com a tradição

Ao contrário das escolas e tradições anteriores, que prescreveram modelos, técnicas e temas restritos para a criação artística, o modernismo queria subverter as regras. Na literatura, por exemplo, os modernistas estavam abandonando as formas fixas e os esquemas rimáticos.

Postura experimentalista

Com influências das correntes vanguardistas, o modernismo buscava outros modos de explorar a mente humana, outras metodologias e práticas para conhecer e criar. Por isso, estava sempre disposto a inovar, a experimentar, a arriscar técnicas novas.

Valorização do cotidiano

As mudanças não vieram apenas ao nível da forma e da estética, mas também nas temáticas que passaram a ser abordadas na literatura e nas artes plásticas. A criação passa a abranger e refletir os pequenos detalhes da vida cotidiana, até então desvalorizados.

Busca e reconstrução da identidade

O modernismo foi também o motor para a busca e reconstrução de uma identidade nacional, depois de séculos de dominação portuguesa e mera reprodução das influências europeias. A arte e a literatura do modernismo contrariam essas tradições, se focando no sujeito brasileiro.

Assim, procura refletir sua cultura, seus costumes e sua linguagem, entre outras características nacionais. Demonstra também a pluralidade e diversidade que existe no nosso território, os vários "Brasis" possíveis.

Revalorização da cultura e herança indígena

Na busca dessa identidade, o modernismo brasileiro se focou em algo que vinha sendo apagado e menosprezado até então: a vasta cultura indígena. Assim, os modernistas decidiram explorá-la nas suas obras..

Lembremos, por exemplo, os quadros de Tarsila do Amaral, um dos principais nomes da pintura modernista brasileira:

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral.

Descubra mais sobre o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral.

Fases do modernismo brasileiro na literatura

Dividido em três fases, o modernismo no Brasil assumiu várias facetas e características, ao longo dos tempos.

Em traços gerais, se distingue a ideia de ruptura com as tradições, se instaurando novas estruturas, como o verso livre. Há também a atenção ao cotidiano, que se reflete numa linguagem mais simples e próxima do registro oral.

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?

1ª Fase: Fase Heroica (1922 — 1930)

Renovação

A primeira fase, conhecida como Heroica, é apontada como a mais radical de todas, já que reclamava o abandono de todas as convenções e a total renovação de paradigmas.

Irreverente e iconoclasta, esta geração decidiu destruir todos os modelos, partindo em busca de algo original e verdadeiramente brasileiro. Esse processo também passou por uma revalorização da cultura indígena, tantas vezes relegada para segundo plano.

Nacionalismo

O nacionalismo foi um dos traços marcantes dessa fase, assumindo contornos diametralmente opostos. De um lado estava o nacionalismo crítico, que denunciava as violências da realidade brasileira. Do outro, estavam os ufanistas, com o seu patriotismo exacerbado e ideais extremistas.

Revistas e manifestos

Entre as publicações da época, se destacam a Revista Klaxon (1922 — 1923), o Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924 — 1925) e a Revista de Antropofagia (1928 — 1929).

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Capa da Revista de Antropofagia (1929).

Conheça mais sobre o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.

2ª Fase: Fase da Consolidação ou Geração de 30 (1930 —1945)

Mais ponderada que a anterior, esta é uma geração de continuidade, que mantém alguns princípios fundamentais do modernismo de 22, como o verso livre e a linguagem coloquial.

Olhar sociopolítico

A segunda onda modernista se afasta do desejo de destruição da primeira fase. Dedicada principalmente à poesia e ao romance, a Geração de 30 começou a se debruçar sobre questões sociopolíticas e filosóficas. Adotando uma postura mais solene e consciente, buscava o lugar do homem no mundo e refletia sobre o cidadão brasileiro.

Regionalismo

Prestando atenção às diferentes realidades nacionais, em vários pontos do país, esta fase de consolidação começou a perceber as desigualdades que existiam no Brasil.

Assim, o regionalismo da época (enfatizado principalmente no Nordeste) denunciava práticas como o coronelismo, a exploração da classe trabalhadora, as consequências da escravidão, a precariedade dos retirantes, entre outras.

Além das temáticas, a literatura começou a estar atenta às próprias linguagens locais, reproduzindo expressões regionais e gírias.

O ano de 1928 marcou a ascensão do romance regionalista, com A Bagaceira, de José Américo de Almeida, e Macunaíma, de Mário de Andrade.

3ª Fase: Fase Pós-Modernista ou Geração de 45 (1945 — 1960)

A Geração de 45 também ficou conhecida como Pós-Modernista, já que ela se opunha aos parâmetros estéticos da fase inicial, como a liberdade formal e a sátira, entre outras.

Existem algumas controvérsias acerca do final deste período; embora seja apontado o ano de 1960, alguns críticos acreditam que se estendeu até à década de 80.

Intimismo

A literatura da época deu primazia à poesia, que era amplamente influenciada pelas agitações políticas nacionais e internacionais. O mundo começava a ser assombrando pela Guerra Fria, uma série de conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética (1945 — 1991).

Durante esse período, o Brasil enfrentou o final da Era Vargas, o Populismo e também os movimentos que prepararam a instauração da Ditadura. A poesia produzida nesta fase se caracteriza por ser grave, séria e focada na reflexão e no indivíduo.

Regionalismo focado no Sertão

Na prosa, no entanto, se mantem a tradição do regionalismo, desta vez atento à realidade sertaneja. Um dos maiores exemplos é o clássico da literatura brasileira Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa.

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Capa do livro Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa.

Modernismo no Brasil: principais autores e obras

Quando falamos do modernismo no Brasil, o nome de Oswald de Andrade (1890 — 1954) é inesquecível. O autor foi o pioneiro do movimento em território nacional, liderando as agitações da Semana de Arte Moderna.

Com O Manifesto da Poesia Pau-Brasil, reclamou um fazer poético centrado no contexto nacional e também na cultura popular, propondo uma "redescoberta do Brasil".

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Retrato do escritor Oswald de Andrade.

Já no Manifesto Antropófago (1928), propõe que o brasileiro "engula" as influências europeias para "digeri-las", ou seja, recriá-las num outro contexto.

Quem também estava no movimento desde o começo e se destacou foi Mário de Andrade (1893 — 1945) que, em 1928, publicou Macunaíma, uma das maiores obras da nossa literatura.

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Capa do livro Macunaíma (1928), de Mário de Andrade.

Narrando a história do índio Macunaíma desde o seu nascimento, o livro surgiu a partir das pesquisas que o autor estava fazendo acerca da cultura brasileira e suas origens.

Em 1969, o romance foi adaptado para o cinema por Joaquim Pedro de Andrade, com Grande Otelo no papel principal.

Carlos Drummond de Andrade (1902 — 1987), um dos maiores poetas nacionais, foi também um grande representante da segunda geração do Modernismo no Brasil.

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Retrato do escritor Carlos Drummond de Andrade.

Os seus versos se focavam nas grandes questões sociopolíticas da época, não deixando de refletir sobre o lugar do indivíduo no mundo.

Com uma linguagem próxima da oralidade e temas do cotidiano, o poeta conquistou várias gerações de leitores e influenciou amplamente o fazer poético brasileiro.

Finalmente, precisamos mencionar um autor que, junto com Guimarães Rosa (1908— 1967), representou o regionalismo e os romances modernistas brasileiros: Graciliano Ramos (1892 — 1953).

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Capa do livro Vidas Secas e retrato do seu autor, Graciliano Ramos.

Vidas Secas (1938) é considerada a sua obra-prima, traçando um retrato comovente das experiências de vida no sertão. O livro mostra a pobreza, a fome e as lutas diárias de uma família nordestina que tenta sobreviver.

Outros autores de destaque

  • Manuel Bandeira (1886 — 1968)
  • Cassiano Ricardo (1894 — 1974)
  • Plínio Salgado (1895 — 1975)
  • Menotti del Picchia (1892 — 1988)
  • Guilherme de Almeida (1890 — 1969)
  • Vinícius de Morais (1913 — 1980)
  • Cecília Meireles (1901 — 1964)
  • Murilo Mendes (1901— 1975)
  • Clarice Lispector (1920 — 1977)
  • Rachel de Queiroz (1910 — 2003)
  • José Lins do Rego (1901—1957
  • Lygia Fagundes Telles (1923)

Contexto histórico: a origem do modernismo no Brasil

Sempre ligado ao contexto social e político da época, o modernismo brasileiro surge na ressaca da Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre os anos de 1914 e 1918.

No território nacional, o período ficou também marcado pelo aumento da inflação, que estava gerando um sentimento de insatisfação popular.

Apesar de já existirem expressões anteriores do modernismo no Brasil, o movimento ficou eternamente associado a um ano em específico: 1922.

O que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?

A Semana de Arte Moderna é apontada como o marco inicial do modernismo no Brasil, embora também tenha contado com a participação de criadores de outras correntes.

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Cartaz da última noite da Semana de Arte Moderna (17 de fevereiro de 1922).

O evento aconteceu em São Paulo, no Theatro Municipal, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922.

Na data que celebrava o centenário da Independência do Brasil, os modernistas pretendiam reconstruir o país e seu panorama cultural através da arte, da música e da literatura.

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?
Comissão organizadora da Semana de Arte Moderna, com Oswald de Andrade em destaque (na frente).

Confira tudo sobre a Semana de Arte Moderna e os Artistas importantes da Semana de Arte Moderna.

Como surgiu o Modernismo?

O modernismo se configurou como movimento cultural e artístico numa época que se caracterizou por grandes conflitos e mudanças: o período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 — 1918) e a Segunda (1939 — 1945).

Esse tempo também foi definido pelo processo rápido de industrialização, que se traduzia na busca do progresso e da inovação.

Em 1890, Siegfried Bing abriu a loja Art Nouveau, em Paris,que reunia peças que estavam sendo produzidas no momento e seguiam uma determinada estética. A partir daí, começou a se estabelecer o rótulo de "modernismo".

Na Europa, o movimento foi se multiplicando em inúmeras correntes vanguardistas como o Surrealismo, o Futurismo, o Expressionismo, entre outras que ecoaram pelo mundo todo.

Conheça também

  • Características do Modernismo
  • Arte Moderna: movimentos e artistas no Brasil e no mundo

Compartilhar

O que os escritores buscavam na primeira fase do Modernismo no Brasil?

Carolina Marcello

Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes e licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O que os artistas buscavam na primeira fase do Modernismo?

Primeira Geração (1922-1930) Nessa fase fica evidente a busca dos artistas pela renovação estética, influenciada pelo contato com as vanguardas europeias com Cubismo, Futurismo e Surrealismo. Conhecida como Fase Heroica, essa fase foi o mais radical do movimento, formada, sobretudo, por artistas rebeldes.

Qual o objetivo da primeira fase do Modernismo?

O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco da Semana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira.

Qual era o objetivo do Modernismo no Brasil?

O Modernismo Brasileiro, através de seus autores mais representativos na Semana de Arte Moderna, propôs: o apego às normas clássicas oriundas do neoclassicismo mineiro. a ruptura com as vanguardas europeias, tais como o futurismo e o dadaísmo.

Qual o principal ideal dos escritores da literatura brasileira na primeira geração do Modernismo?

Primeira geração (1922-1930) Seus expoentes máximos são Mário de Andrade (1893-1945) e Oswald de Andrade (1890-1954). Tida como iconoclasta, caracterizou-se pela negação do passado, pelo caráter destrutivo de suas propostas, pelo nacionalismo e pela valorização do cotidiano como matéria prima da Literatura.