O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?

Principal » História » Destino Manifesto: O que foi, origem, história, importância e consequências

Destino Manifesto foi a doutrina utilizada pelos Estados Unidos para expressar a crença de que Deus era responsável pelo expansionismo norte-americano.

O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?

Destino Manifesto foi uma doutrina expressa pelos Estados Unidos. Assim, as treze colônias que formavam os então EUA acreditavam que Deus estaria ajudando os estadunidenses a comandar o mundo. Dessa forma, a doutrina acreditava que o expansionismo geopolítico note-americano era uma expressão da vontade de divina.

Be strong while having slaves (seja forte enquanto tiver escravos) era a frase usada para justificar a vontade dos estadunidenses de exercer domínio sobre países da América Latina. Assim, a ideia foi sustentada e propagada durante a política do século XIX.

Dessa maneira, os políticos estadunidenses queriam divulgar como o país seria superior aos outros. Logo, a ideia era que as pessoas começassem a enxergar a superioridade e progresso dos Estados Unidos e despertassem desgosto por suas próprias pátrias.

O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?
Fonte: AH Aventuras na História

A origem do Destino Manifesto

O jornalista nova iorquino John L. O’Sullivan publicou nos meios impressos United States Magazine e Democratic Review a ideia do que seria o Destino Manifesto. Assim, em um texto chamado de “Annexation”, o jornalista discutiu sobre o Texas e a sua imediata junção à União.

Dessa forma, o termo se naturalizou pelas ações político-militares norte-americanas. Logo, o Destino Manifesto parecia apropriado para descrever a rápida expansão territorial do país durante a segunda metade do século XIX. Ao mesmo tempo, o norte do México estava sendo anexado aos EUA.

O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?
Fonte: Estudo Prático

O termo se popularizou ainda mais quando passou a ser usado pela mídia. Assim, os meios de comunicação tinham como justificativa o Destino Manifesto para explicar e defender as ações arbitrárias do governo.

Dessa maneira, o Destino Manifesto serviu para reafirmar o sentimento de superioridade racial que atravessa os Estados Unidos historicamente. Logo, os estadunidenses acreditavam que dominariam descendentes indígenas, hispânicos e escravos, tudo pela vontade divina.

O fim e o retorno

O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?
Fonte: About Español

A ideia imposta pelo Destisno Manifesto foi abandonada em 1850, mas ressuscitou em 1880. Assim, políticos em meio à eleições e à corrida colonial utilizaram da doutrina para realizar suas ambições. Logo após, os próprios políticos com o apoio da mídia norte-americana silenciaram o termo. Em 1850 o uso do termo Destino Manifesto foi extinto.

Porém, especialistas acreditam que o fascínio pela ideia de dominação gerada pelo Destino Manifesto ainda esteja viva no imaginário estadunidense e político-militar. Assim, por mais disfarçado que pareça, os ideais de dominação estadunidense podem ser observados durante a história. Como nos discursos dos líderes norte-americanos James Buchanan e Colin Powell, que usaram de ideias do Destino Manisfesto para compor suas falas:

Trecho do Discurso de James Buchanan

O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?
Penn Live

“A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (…) e nada pode detê-la”. 

Colin Powell

O que o Destino Manifesto representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?
Potatriots Unite

“O nosso objetivo com a Alca é garantir para as empresas norte-americanas o controle de um território que vai do Pólo Ártico até a Antártida”. 

Achou interessante saber mais sobre o Destino Manifesto? Então leia também uma matéria sobre Capitalismo – o que é, história, origem, divisão e características

Fontes: Info Escola, Colégio Web

Fonte imagens: Penn Live, Potatriots Unite, Alamy, AH Aventuras na História, Estudo Prático, About Español 

O que era o Destino Manifesto o que ele representou para as populações indígenas dos Estados Unidos?

Destino Manifesto foi a crença dos americanos de que deveriam expandir o território das Treze Colônias para o oeste com o intuito de levar a civilização para outras regiões. Por meio do Destino Manifesto, os americanos iniciaram caravanas para ocupar o oeste da América.

Quais foram as consequências do Destino Manifesto para os Estados Unidos?

O destino manifesto teve sérias conseqüências para os nativos americanos, uma vez que a expansão continental implicitamente significava a ocupação e anexação de terras indígenas americanas, às vezes para expandir a escravidão.

O que foi o Destino Manifesto e qual seu papel na expansão do território americano?

Destino Manifesto foi uma expressão cunhada pelo jornalista John Louis O'Sullivan, em 1845, quando os americanos estavam ocupando o Oeste. A expressão se refere ao fato dos Anglo-Saxões acreditarem que seria sua missão expandir sua civilização e instituições ao longo do território norte-americano.

Qual foi o impacto do expansionismo norte

A expansão e a ocupação dos territórios a oeste trouxeram o fortalecimento da economia norte-americana, porém, em troca da expansão industrial e capitalista, milhões de índios perderam suas vidas e foram extintos.