O que fazer quando o INSS demora para analisar o pedido de aposentadoria?

A contribuição do trabalhador para a aposentadoria pública é uma parte fundamental de sua seguridade social na terceira idade. Todo mês, uma parte da sua renda deve ser dedicada ao pagamento do INSS, para que o valor seja resgatado anos depois. Porém, há muitos casos em que o cidadão entra com seu pedido de aposentadoria e o INSS demora muito mais do que o esperado para enviar uma resposta.

Quanto mais tempo o beneficiário fica sem receber uma resposta, maior é o risco de que não consiga garantir o seu direito ou tenha alguma complicação em sua vida pessoal. Sendo assim, a lei também estabelece alguns limites para essa espera e para a execução do processo.

Acompanhe e entenda melhor o que fazer caso o INSS demore para analisar seu pedido de aposentadoria.

Há um prazo para a análise do pedido?

Pela lei, o INSS tem um prazo de 30 dias para analisar uma solicitação de aposentadoria e enviar uma resposta ao solicitante, seja ela de aprovação, negação ou aprovação parcial. Também é possível estender esse prazo em mais 30 dias, desde que haja uma justificativa adequada por parte do órgão público.

Depois de aprovado o benefício, o INSS tem até 45 dias para entregá-lo. Da mesma forma, o prazo pode ser dobrado, desde que seja apresentada uma justificativa adequada.

O que causa esses atrasos?

As filas que eram comuns nas agências do INSS passaram a ocorrer principalmente nos espaços online. Afinal, ainda é necessário que os documentos passem por uma avaliação direta antes de serem aprovados. Algumas das principais justificativas para esses atrasos são:

• Redução no quadro de funcionários do INSS;
• Informações incorretas ou inconsistentes do segurado;
• Problemas de funcionamento do portal do INSS;
• Beneficiários com dificuldades para lidar com a tecnologia;
• Número excessivo de análises simultâneas.

O mais comum é que as análises fiquem atrasadas quando há alguma falha interna de processamento ou quando não há funcionários o suficiente para lidar com todos os processos de análise. Porém, isso não isenta o INSS dos prazos estabelecidos pela justiça.

Como agilizar o processo?

Se você está com problemas devido ao atraso na resposta ao seu pedido de aposentadoria, há algumas coisas que você pode fazer a respeito. Confira:

Entrar em contato com o INSS

A primeira ação recomendada em caso de atraso é buscar um dos canais de atendimento ao público do INSS. Caso haja um atraso além do limite estabelecido por lei, é pouco provável que o pedido seja acelerado. Porém, se for um erro de notificação do beneficiário, você pode conferir imediatamente o estado do seu pedido.

Reclamar o direito na Justiça

Uma solução mais eficaz para lidar com os atrasos no pedido é entrar com uma ação judicial para reivindicar esse direito, considerando que o atraso na análise pode representar uma violação do direito à aposentadoria. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um advogado profissional.

Se você quer mais ajuda para lidar com o atraso na análise do seu pedido de aposentadoria, entre em contato.

Você sabia que é possível agilizar um requerimento em análise no INSS? Isso mesmo!

Há formas de tornar a análise de seu benefício mais rápida e você vai descobrir a partir de agora.

Infelizmente, um dos grandes problemas do INSS é a demora na análise dos requerimentos. O segurado procura o andamento de seu pedido e a informação é sempre a mesma: requerimento em análise.

Eu mesmo já vi fui procurado por pessoas que aguardavam a análise de seus benefícios há mais 1 ano! Um verdadeiro absurdo…

Normalmente, quem busca um benefício previdenciário é porque não tem mais condições de trabalhar… Seja por causa da idade, seja por motivo de saúde.

Portanto, a demora na análise de seu requerimento põe em risco a sua própria sobrevivência. Como se sustentar se não pode trabalhar e o INSS não analisa o seu pedido?

A boa notícia é que há algumas maneiras de agilizar a análise desses requerimentos.

Não é novidade para ninguém que o INSS demora muito para analisar alguns requerimentos.

É verdade que algumas pessoas tem sorte. Apresentam seu requerimento e, em poucos dias, já sabem o resultado.

Porém, a maioria das pessoas não tem essa sorte. Fazem o pedido ao INSS e precisam esperar meses até receber uma resposta… Já vi casos de pessoas que tiveram que esperar mais de um ano!

A imprensa chama isso de “fila do INSS”. Aliás, há várias notícias sobre esse assunto:

Segundo essas matérias do Jornal Nacional e do Jornal Valor Econômico, há mais de 1 milhão de requerimentos em atraso no INSS.

Isso significa que, se você apresentar o seu pedido hoje, há mais de 1 milhão de outros requerimentos na sua frente!

Mas, afinal, por que o INSS demora tanto para dar andamento aos requerimentos em análise? Há vários motivos. Mas há dois motivos que eu considero os principais. São os seguintes:

O INSS atende o Brasil inteiro e é responsável por vários benefícios. Por isso, recebe quase 1 milhão de novos requerimentos por mês.

Isso, por si só, já dificulta bastante o trabalho da autarquia. É difícil dar andamento a uma quantidade tão grande de requerimentos.

Contudo, o motivo principal para a demora é a estrutura precária do INSS. Infelizmente, essa precariedade é em vários sentidos:

São vários os problemas! Estes são apenas alguns. Assim, isso tudo acaba atrapalhando o andamento dos requerimentos em análise.

Inclusive, os servidores do INSS já fizeram diversas greves por melhorias. Em 2015, ficaram quase 3 meses parados no Brasil inteiro.

Recentemente, o INSS até tem tentado agilizar a concessão dos benefícios. Par isso, tem implementado algumas medidas, tais como:

Todavia, até o momento, tais medidas não estão sendo suficientes. Apesar do “esforço”, o INSS não está analisando os requerimentos dentro do prazo previsto pela legislação.

Por incrível que pareça, o INSS tem um prazo máximo para analisar qualquer requerimento. É difícil acreditar porque, infelizmente, a autarquia quase nunca obedece esse prazo.

De acordo com a Lei nº 9.784/1999, a administração federal tem o prazo de 30 dias para decidir qualquer requerimento. Contudo, este prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.

O INSS também deve obedecer esse prazo, pois é uma autarquia federal.

Ou seja, se você apresentar qualquer pedido ao INSS, a autarquia tem até 60 dias para analisar! Pena que isso quase nunca é respeitado…

Além disso, a Lei nº 8.213/1991 estabelece que a autarquia previdenciária tem o prazo de 45 dias para implantar (pagar) o benefício após o seu deferimento.

Por exemplo, imagine que um trabalhador apresentou um pedido de auxílio-doença no dia 01/04. Nesse caso, o INSS tinha até o dia 30/05 (60 dias) para analisar o requerimento. Em seguida, se o benefício for concedido, o INSS tem até o dia 14/07 para começar a pagá-lo.

Na prática, se a lei fosse cumprida, o trabalhador poderia demorar até 105 dias (3 meses e 15 dias) para começar a receber o seu benefício… Já seria bastante tempo de espera!

Entretanto, a realidade é ainda pior. É comum o INSS demorar, mais de 6, 8, 10 meses… Até mais de 1 ano para analisar um requerimento.

Mas o que segurado pode fazer para obrigar o INSS a cumprir a legislação? Há várias possibilidades!

Aqui em nosso escritório, há 2 medidas que sempre adotamos nesses casos. Como trabalhamos com muitos processos no INSS, já sabemos o que é mais eficiente para agilizar um requerimento em análise.

E você vai entender como isso é possível a partir de agora.

O que fazer para agilizar o requerimento em análise?

Primeiramente, você deve saber que, se não fizer nada, provavelmente a análise do seu requerimento deve demorar ainda mais tempo. Eu já vi casos em que o INSS demorou mais de 1 ano para dar andamento a um requerimento em análise… Uma verdadeira eternidade!

A boa notícia é que há formas de agilizar um requerimento no INSS. São duas as melhores alternativas:

Pedidos administrativos de andamento

Depois que você apresentou um requerimento, você pode fazer “peticionar” ao próprio INSS. Ou seja, é possível apresentar “pedidos” dentro dos requerimentos.

Dessa forma, você apresentar uma petição ao INSS pedindo que analise o seu requerimento. Essa petição deve estar bem fundamentada!

Você deve explicar que o INSS tem o prazo de 60 dias para concluir a análise. Em seguida, deve demonstrar que esse prazo foi descumprido. Por fim, deve pedir que o INSS analise imediatamente o requerimento.

Às vezes, o seu requerimento está simplesmente “esquecido” entre outros milhares no INSS. Quando você liga para o 135, o INSS vai apenas informar como está este andamento… Mas não vai fazer nada além disso!

Por outro lado, se você apresenta uma petição escrita, é como se colocasse o seu requerimento no começo da fila novamente. O INSS precisa analisar essa nova petição. Assim, vai acabar analisando também o requerimento do seu benefício.

Além disso, essa petição demonstra ao INSS que você conhece os seus direitos. O INSS passa a dar uma atenção maior ao seu requerimento porque percebe que você conhece a legislação.

Eu recomendo que você também explique seu benefício é urgente nessa petição. Demonstre ao INSS que, sem o seu benefício, você não tem como se sustentar. Isso mostra que você não pode esperar mais.

Se você tiver dificuldade em elaborar essa petição, o ideal é buscar a ajuda de um advogado. Com certeza, um bom advogado previdenciarista vai ajudá-lo nesta tarefa!

Mandado de Segurança

Eu prefiro sempre optar primeiro pelo pedido administrativo de andamento. Normalmente, o INSS atende nosso pedido e conclui a análise do requerimento.

Todavia, se o pedido administrativo não for suficiente, a segunda alternativa é o Mandado de Segurança.

Esse Mandado de Segurança é uma ação judicial. Para apresentá-lo, você vai precisar da ajuda de um advogado.

Basicamente, o advogado vai apresentar esse Mandado de Segurança a um juiz federal e demonstrar que o INSS está descumprindo os prazos para análise do seu requerimento. O advogado vai apresentar todos os fundamentos necessários.

Em seguida, o juiz deve analisar o Mandado de Segurança. Se considerar que o segurado tem razão, vai determinar que o INSS analise imediatamente seu requerimento.

Se o atraso for muito grande e estiver bem claro que você tem direito, o juiz pode até mesmo conceder o seu benefício automaticamente… Ou seja, você não vai mais precisar esperar nenhuma análise do INSS.

E o que acontece se o INSS descumprir a decisão judicial? A autarquia vai ser obrigada a pagar uma multa para o segurado. Em alguns casos, essa multa pode ser de até R$ 1 mil por dia de atraso!

Ou seja, se o INSS atrasar mais 30 dias por exemplo, terá que pagar R$ 30 mil ao segurado. Já pensou?

Mas, na prática, o INSS quase sempre cumpre a decisão judicial imediatamente. E é até melhor que seja assim…

Portanto, é importante que você fique atento ao andamento de seus requerimentos no INSS. Se o requerimento está em análise há mais de 60 dias, você pode adotar uma das medidas acima mencionadas.

O que o nosso escritório faz para agilizar um requerimento em análise?

Aqui em nosso escritório, nós temos um método para tornar mais rápida a análise dos benefícios pelo INSS.

Esse método foi desenvolvido porque nós temos consciência das dificuldades de cada segurado. A maioria não pode esperar! Depende do benefício para se sustentar… Em alguns casos, para sobreviver.

Além disso, se o direito do segurado é claro, por que esperar tanto tempo? Isso é injusto.

No caso da aposentadoria, a pessoa trabalha a vida inteira para aguardar esse momento. Portanto, é justo que a sua “recompensa” venha com alguma agilidade.

Nosso método é desenvolvido em fase:

1ª fase: requerimento inicial ao INSS

Nosso escritório possui prazos internos bem curtos. Assim, quando uma tarefa nos é designada, temos em média 5 dias para realizá-la.

Por exemplo, imagine que um trabalhador nos procure para dar entrada em seu pedido de aposentadoria. Após a reunião com o cliente, nós temos apenas 5 dias para apresentar o requerimento ao INSS.

Dessa forma, evitamos que o trabalhador ainda tenha que aguardar a demora de alguns escritórios. Afinal, já basta o atraso do próprio INSS!

Além disso, o nosso requerimento inicial já é acompanhado de uma petição ao INSS para que analise o pedido em até 60 dias.

Para fortalecer nosso requerimento, a petição se fundamenta nas Leis nº 8.213/1991 e 9.784/1999. São essas leis que estabelecem aqueles prazos de 60 e 45 dias para o INSS analisar e implantar os benefícios. Lembra?

Mas é claro que o INSS já conhece esses prazos. Todavia, quando o próprio segurado faz esse pedido, deixa a autarquia ciente, logo no início, de que você conhece o seu direito.

Portanto, isso acaba gerando uma “pressão” para que a autarquia analise o requerimento dentro do prazo.

2ª fase: requerimento em análise há mais de 60 dias

A segunda fase só ocorre quando o INSS demora mais de 60 dias para analisar o requerimento. Isso pode acontecer em duas situações:

  • Quando o nosso escritório apresenta o requerimento inicial do benefício;
  • Quando o segurado apresenta o requerimento sozinho e, por causa da demora, nos procura para pedir ajuda;

A primeira situação não é muito comum. Quando o nosso escritório apresenta o requerimento inicial, o INSS costuma analisar dentro do prazo.

Isso acontece porque nós tomamos os cuidados explicados na primeira fase. Além disso, já organizamos a documentação da forma que o INSS prefere. Assim, fica mais fácil para a autarquia analisar logo o seu requerimento.

Por outro lado, é muito comum receber o contato de segurados que já apresentaram seus requerimentos há vários meses e ainda não obtiveram resposta.

Isso acontece quando o segurado faz o seu requerimento sozinho, pelo 135 ou pelo Meu INSS. Como o próprio segurado não tem tanta experiência com esses requerimentos, acaba apresentando de forma mais simples. Por isso, acaba indo simplesmente para o “final da fila”.

Em ambas as situações, a solução é parecida. Assim que verificamos que o INSS está com o requerimento em análise há mais de 60 dias, preparamos o pedido administrativo de andamento.

Ou seja, aquele pedido dirigido ao próprio INSS. Lembra?

Essa petição precisa estar bem fundamentada! Se estiver de acordo com a legislação, é provável que o INSS finalmente analise o seu requerimento.

3ª fase: Mandado de Segurança

Por fim, caso as primeiras soluções não sejam suficientes, apresentamos um Mandado de Segurança. Ou seja, se o INSS demorar mais de 60 dias e não atender às nossas petições, o jeito é procurar o Poder Judiciário.

O Mandado de Segurança é apresentado ao juiz federal da cidade com pedido de medida liminar.

Normalmente, essa liminar é concedida em até 1 mês. Assim, o juiz determina a análise imediata do seu requerimento pelo INSS.

Se o INSS desobedecer a decisão, é obrigado a pagar uma multa. Essa multa pode ser de até R$ 1 mil por dia de atraso.

Em alguns casos, o próprio juiz concede o benefício automaticamente. Isto acontece quando a demora é muito grande e o direito do segurado é bem claro. Ainda melhor, não acha?

Enfim, esse é o método que adotamos e funciona muito bem! Ainda que não elimine a demora, conseguimos reduzir bastante o atraso do INSS.

Fonte: Jornal Contábil

Quanto tempo fica em análise um pedido de aposentadoria?

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias, após o protocolo do pedido de benefício, para conceder ou negar o seu requerimento. Esse prazo também é válido para os pedidos de revisão.

Porque demora tanto para analisar pedido de aposentadoria?

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado De todos, esse é o problema mas recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

Como agilizar a análise do INSS?

Para apresentá-lo, você vai precisar da ajuda de um advogado. Basicamente, o advogado vai apresentar esse Mandado de Segurança a um juiz federal e demonstrar que o INSS está descumprindo os prazos para análise do seu requerimento. O advogado vai apresentar todos os fundamentos necessários.

Como funciona a fila de análise do INSS?

Popularmente, convencionou-se chamar de fila nacional do INSS o grupo de pessoas que aguardam uma resposta da Previdência Social para receber algum benefício previdenciário. Apenas em 2019, essa lista de espera superou os números históricos do INSS, tendo atingido mais de 2 milhões de pedidos em análise pelo instituto.