O que fazer quando está com ansia de vomito

A náusea é uma sensação desagradável de ânsia de vômito. As pessoas podem sentir tontura, desconforto abdominal indefinido e falta de apetite.

Além de ser desconfortável, o vômito pode causar complicações:

  • Inalação de vômito (aspiração)

  • Desidratação e alterações eletrolíticas

  • Desnutrição e perda de peso

Pessoas que estão inconscientes ou apenas parcialmente conscientes podem inalar seu vômito. Os conteúdos ácidos do vômito podem irritar gravemente os pulmões.

As náuseas e os vômitos ocorrem quando o centro do vômito no cérebro é ativado. Normalmente, as causas envolvem distúrbios do trato digestivo ou do cérebro ou ainda substâncias ingeridas.

As causas mais comuns de náuseas e vômitos são

  • A gastroenterite (infecção do trato digestivo)

  • Medicamentos

  • Toxinas

Náusea e vômito costumam ocorrer com qualquer disfunção do trato digestivo, mas são particularmente comuns com a gastroenterite Gastroenterite . Um distúrbio menos comum do trato digestivo é a obstrução do intestino Obstrução intestinal A obstrução do intestino é um bloqueio que interrompe completamente ou compromete gravemente a passagem de alimentos, líquido, secreções digestivas e gás pelo intestino. As causas mais comuns... leia mais , que causa vômito porque os alimentos e os líquidos voltam para o estômago devido à obstrução. Muitos distúrbios abdominais que causam vômito também causam dor abdominal intensa Dor abdominal aguda A dor abdominal é comum e, geralmente, pouco importante. Dores abdominais graves que surgem rapidamente, porém, quase sempre indicam um problema significativo. A dor pode ser o único sinal da... leia mais . Nesses distúrbios (por exemplo, a apendicite Apendicite A apendicite consiste na inflamação e infecção do apêndice. Geralmente, o bloqueio dentro do apêndice faz com que o órgão se inflame e fique infectado. Dor abdominal, náusea e febre são comuns... leia mais ou a pancreatite Considerações gerais sobre pancreatite A pancreatite é a inflamação do pâncreas. O pâncreas é um órgão em forma de folha de aproximadamente 13 centímetros de comprimento. Ele está rodeado pela parte inferior do estômago e pela primeira... leia mais ), geralmente é a dor, e não o vômito, que faz com que a pessoa busque assistência médica.

Muitas substâncias como, por exemplo, álcool, analgésicos opioides (por exemplo, a morfina) cannabis (maconha) e medicamentos para a quimioterapia podem causar náusea e vômito. Toxinas, como chumbo ou as encontradas em alguns alimentos e plantas, podem causar náusea e vômito graves.

As causas menos comuns de náusea e vômito incluem

  • Distúrbios do cérebro ou do sistema nervoso central

  • Enjoo do movimento

  • Alterações metabólicas ou doenças que afetam todo o corpo (sistêmicas)

  • Distúrbios psicológicos

  • Síndrome do vômito cíclico

A síndrome de náuseas e vômitos crônicos é um distúrbio funcional. Ou seja, as náuseas e os vômitos não são causados por um distúrbio físico ou psicológico específico; em vez disso, podem ser um problema com a maneira pela qual o cérebro e o sistema gastrointestinal se comunicam. Nessa síndrome, a pessoa apresenta náuseas incômodas e vômitos, ou ambos, que ocorrem pelo menos uma vez por semana por, no mínimo, seis meses, incluindo os últimos três meses, e não têm uma causa identificável após a realização de exames.

Problemas psicológicos também podem causar náusea e vômito. Esse tipo de vômito pode ser intencional. Por exemplo, pessoas que têm bulimia forçam o próprio vômito para perderem peso. Ou pode ser involuntário. Por exemplo, crianças com medo de ir à escola vomitam em resposta a seu estresse psicológico.

A síndrome do vômito cíclico é um distúrbio incomum no qual as pessoas apresentam crises graves de vômito (ou, às vezes, apenas náusea) em intervalos variados. As pessoas se sentem normais entre as crises. Embora normalmente tenha início na infância, às vezes, dura até a idade adulta. O vômito cíclico que começa na idade adulta é frequentemente decorrente do uso crônico de maconha. Um banho quente pode ajudar a melhorar os vômitos, que desaparecem depois que a pessoa para de usar maconha.

Nem todo episódio de náusea e vômito requer avaliação imediata por um médico. As seguintes informações podem ajudar a pessoa a decidir se a avaliação médica é necessária e a saber o que esperar durante a avaliação.

Certos sintomas e características são causa de preocupação. Incluem

  • Dor de cabeça, pescoço rígido, confusão ou perda de atenção

  • Dor abdominal constante

  • Sensibilidade quando o abdômen é tocado

  • Abdômen distendido (inchado)

Pessoas com sinais de alerta devem consultar um médico imediatamente, assim como as que vomitaram sangue ou que sofreram uma lesão na cabeça recentemente.

Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos. Pessoas com poucos episódios de vômito (com ou sem diarreia), mas que podem tolerar ao menos alguns líquidos, devem ligar para o médico. Dependendo da idade e de outros sintomas e quadros clínicos conhecidos (como câncer ou diabetes), o médico pode sugerir que as pessoas passem por uma avaliação ou fiquem em casa e tentem tratamentos simples.

Durante o histórico, os médicos perguntam se a pessoa está grávida ou tem diabetes, enxaqueca, doença hepática ou renal, ou ainda câncer (incluindo o período de quimioterapias ou radioterapias). Todos os medicamentos e substâncias ingeridos recentemente são registrados, pois certas substâncias podem não ser tóxicas por até vários dias após a ingestão (por exemplo, paracetamol e alguns cogumelos).

Durante o exame físico, os médicos investigam o seguinte:

  • Sinais de um distúrbio abdominal sério (como distensão abdominal e/ou sensibilidade grave ao toque)

  • Atenção reduzida ou qualquer outra alteração neurológica que sugira um distúrbio cerebral

Embora pessoas com distúrbios que causam vômito (como enxaqueca) anteriormente conhecidos possam simplesmente estar apresentando uma recorrência desse distúrbio, os médicos fazem um exame completo à procura de sinais de problemas novos e diferentes.

O que fazer quando está com ansia de vomito

Possíveis exames incluem

  • Exame de gravidez

  • Exames de sangue e urina

Garotas e mulheres em idade fértil devem, geralmente, fazer um exame de gravidez.

Por outro lado, adultos saudáveis e crianças mais velhas que tenham tido apenas alguns episódios de vômito (com ou sem diarreia) e nenhum outro sintoma não precisam fazer nenhum exame.

Pessoas com vômito grave ou com duração de mais de um dia, bem como aquelas com sinais de desidratação, devem fazer exames laboratoriais de sangue (particularmente de níveis de eletrólitos e, às vezes, exames de função hepática) e urina.

Os quadros clínicos específicos são tratados. Se não houver nenhum distúrbio de base grave e a pessoa não estiver desidratada, pequenas quantidades de líquidos claros devem ser dadas a cada 30 minutos ou após a última crise de vômitos. Normalmente, 30 mililitros são dados a princípio. Água pura é um líquido apropriado, mas um caldo ou chá fraco e adoçado pode ser dado. Isotônicos não têm nenhuma vantagem em particular, mas não são prejudiciais. Se esses líquidos forem tolerados, a quantidade pode ser aumentada gradualmente. Quando esses aumentos forem tolerados, a pessoa pode voltar a ingerir alimentos normais. Bebidas gaseificadas e álcool devem ser evitados.

Para alguns adultos e adolescentes, os médicos receitam medicamentos para aliviar a náusea (antieméticos) dependendo da causa e da gravidade do vômito:

  • Para vômitos causados por enjoo do movimento: Anti-histamínicos (como dimenidrinato), adesivos de escopolamina ou ambos

  • Para sintomas de leves a moderados: Proclorperazina, prometazina ou metoclopramida

  • Para vômito grave (incluindo vômito causado por quimioterapia): Dolasetrona, ondansetrona, granisetrona ou, às vezes, aprepitanto

  • Pessoas em que a náusea e o vômito ocorrem por causa óbvia cujos exames apresentam resultados normais precisam apenas tratar seus sintomas.

  • As pessoas com desidratação ou distúrbios eletrolíticos geralmente precisam de hidratação por via intravenosa.

  • Os médicos buscam sinais de alterações graves e abruptas no abdômen ou por distúrbios no interior do crânio.

  • Garotas e mulheres em idade fértil fazem um exame de gravidez.