O que e uma substância perigosa?

Os riscos no ambiente de trabalho exigem que os empregadores tomem uma série de medidas preventivas, cujo principal objetivo é garantir a saúde e o conforto dos colaboradores. Quando substâncias perigosas estão presentes no local de trabalho, essas medidas preventivas de segurança precisam ser consideradas mais do que nunca.

Isso porque, se não forem devidamente avaliados, o manuseio e a existência de elementos perigosos terão graves consequências para a saúde dos colaboradores, principalmente quando os níveis de exposição forem elevados.

Mas você já sabe quais são as principais substâncias perigosas no ambiente ocupacional e como controlar os riscos?

Gases

Quando uma substância está em estado gasoso, o mais preocupante é se ela pode se tornar invisível e sem sabor, o que obviamente dá a impressão errada de que está tudo bem. No entanto, mesmo que não possamos perceber certos gases, existe o perigo de morte em alta exposição, por exemplo, o monóxido de carbono CO (produzido principalmente pela combustão incompleta de combustíveis fósseis).

Além disso, mesmo que os funcionários não fiquem expostos ao gás por muito tempo, eles são perigosos, portanto, há risco de queimaduras (como amônia), sufocação e envenenamento (como gás cloreto).

Líquidos

Mesmo em um estado físico que nos permite percebê-los, se líquidos perigosos forem manuseados / armazenados de forma incorreta, podem causar sérios danos à saúde.

Um bom exemplo de líquidos perigosos são os combustíveis fósseis (querosene, diesel e gasolina) porque eles são altamente inflamáveis ​​e aumentam a chance de incêndio ou acidentes.

Além desses líquidos, podemos destacar também as substâncias líquidas perigosas: álcool, acetileno, benzeno, etanol e nitrogênio industrial.

Sólidos

Finalmente, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não são apenas gases e líquidos que tornam o ambiente de trabalho perigoso, mas também exemplos de elementos sólidos.

Desse modo, se uma empresa tem ambientes de trabalho onde há estoque ou a manipulação por parte dos colaboradores de elementos como lâmpadas, baterias, pilhas, remédios vencidos e materiais fabricados em amianto, é imprescindível adotar medidas que visam ao controle dos riscos ocupacionais.

Há um outro grupo de substâncias normalmente esquecidas ou negligenciadas que são as “poeiras explosivas” que são formadas por micropartículas de materiais que originalmente em condições normais não são inflamáveis como farinha, açúcar, madeira e metais. Se essas micropartículas estiverem dispersas em um ambiente confinado com oxigênio e houver exposição a uma fonte de calor, há uma grande probabilidade delas inflamarem e dependendo da concentração, provocarem uma explosão. Essa é uma das causas de explosões e incêndios em silos que armazenam grãos.

Medidas preventivas

Não importa em qual estado físico a matéria se encontra, se ela representa algum tipo de risco à saúde do colaborador, é obrigação da empresa:

  • providenciar a Análise Preliminar de Risco;
  • disponibilizar para toda equipe de colaboradores os devidos EPI’s e EPC’s;
  • garantir que todas as normas regulamentadoras sejam respeitadas;
  • repor, a qualquer momento e de forma gratuita, os EPI’s vencidos.

Sendo assim, notamos que, ao identificar a presença de substâncias perigosas no trabalho, é essencial a providência imediata das medidas preventivas, as quais visam aumentar a segurança ocupacional e garantir a saúde e conforto dos colaboradores. Com isso, também cumprem-se as normas vigentes e melhoram-se as condições de trabalho para todos.

Fonte: SAFE

O que e uma substância perigosa?

Produtos ou resíduos perigosos são materiais ou artigos com propriedades perigosas que, se não forem devidamente controlados, representam um perigo potencial para a saúde e segurança humanas, a infraestrutura e / ou os seus meios de transporte.

O transporte de produtos perigosos é controlado e regido por uma variedade de regimes regulatórios diferentes, operando em nível nacional e internacional. Os regulamentos que se aplicam a esta classificação incluem etiquetagem, armazenamento e transporte em todos os modos de transporte - aéreo, rodoviário, ferroviário e aquático. A classificação de produtos perigosos é dividida em nove classes de acordo com o tipo de materiais perigosos ou itens presentes.

O que e uma substância perigosa?

Leia Também:

CLASSE 4: SÓLIDOS INFLAMÁVEIS

CLASSE 5: SUBSTÂNCIAS OXIDANTES E PERÓXIDOS ORGÂNICOS

A seguir, exploraremos alguns temas mais frequentes sobre materiais CLASSE 9 - substâncias e artigos perigosos diversos, incluindo substâncias que apresentam risco para o meio ambiente.

O que são produtos perigosos diversos - Classe 9?

As substâncias e artigos da classe 9, são materiais perigosos diversos, envolvem os produtos perigosos que não se enquadram em uma das classes entre 1 e 8. Esta classe abrange, mas não se limita a substâncias ambientalmente perigosas, enquadra substâncias que são transportadas a temperaturas elevadas, artigos e substâncias diversos, organismos geneticamente modificados e microrganismos e (dependendo do método de transporte) materiais magnetizados e substâncias regulamentadas pela aviação. 

Produtos perigosos diversos - classe 9  apresentam uma ampla gama de perigos potenciais para a saúde e segurança humana, infraestrutura e / ou seus meios de transporte. De acordo com a  ANTT 5232 (antiga ANTT 420), os materiais da Classe 9 (substâncias e artigos perigosos diversos) incluem os seguintes:

  • Substâncias que, quando inaladas como pó fino, podem prejudicar a saúde;
  • Substâncias que desprendem vapores inflamáveis;
  • Baterias de lítio;
  • Capacitores;
  • Dispositivos salva-vidas;
  • Substâncias e artigos que, em caso de incêndio, podem formar dioxinas;
  • Substâncias transportadas ou oferecidas para transporte a temperaturas elevadas;
  • Substâncias perigosas para o meio ambiente -  ONU 3077 para sólidos ou ONU 3082 para líquidos;
  • Microorganismos  geneticamente  modificados  (MOGMs)  e  organismos geneticamente modificados (OGMs);
  • Outras substâncias ou artigos que apresentam perigo durante o transporte, mas que não atendam as definições de outra classe;
  • Substâncias  que  apresentam  risco  para  o  meio  ambiente  (ambiente aquático).

Qualquer material que tenha uma propriedade anestésica, nociva ou outra semelhante que possa causar extremo incômodo ou desconforto de modo a impedir o correto desempenho das funções atribuídas.

O que e uma substância perigosa?

Exemplos de produtos perigosos de classe 9

Um produto perigoso diverso é uma substância ou artigo que apresenta um perigo durante o transporte, mas não atende à definição de qualquer outra classe de perigo. Conforme a ANTT 5232 podemos citar os seguintes exemplos produtos ou resíduos perigosos de Classe 9 e seus respectivos código ONU

  • Nitrato de amônio, fertilizantes - código ONU 2071
  • Polímeros granulados, expansíveis (Poliestireno Expansível) - código ONU 2211
  • Amianto, crisotilia - código ONU 2590
  • Embalagens descartadas, vazias, não limpas - código ONU 3509
  • Substância que apresenta risco para o meio ambiente, sólida - cód ONU 3077.

Big Bag para produtos perigosos da Classe 9

A EmbTec fabrica e comercializa Big Bags Homologados pelo Inmetro para o transporte e destinação final de produtos Classe 9 (substâncias e artigos perigosos diversos). A resolução ANTT 5232 (antiga ANTT 420) regulamenta e exige uma embalagem homologada para o transporte terrestre de Produtos Perigosos.

Leia Também:

BIG BAG HOMOLOGADO INMETRO

Big Bags Homologados são ideais para a destinação correta de produtos perigosos, devido ao elevado nível de eficiência e segurança durante o transporte, triagem e descarga de resíduos, por oferecer proteção ao resíduo contaminado e por ser uma embalagem de baixo custo.

Quer saber se o seu produto ou resíduo perigoso pode ser transportado em Big Bag Homologado? Que tal conversar com um de nossos especialistas e ver qual o mais adequado para a sua empresa? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!

 Tags.: classe 9 produtos perigosos, nitrato de amônio, amiantos,  onu 3077, ANTT 420. 

O que é uma substância perigosa?

«Substâncias perigosas» são geralmente produtos químicos ou metais que, devido às suas propriedades físicas, se tornam imediatamente perigosas e podem conduzir a lesões graves ou à morte, por uma série de motivos.

Quais são os exemplos de substâncias perigosas?

Além desses líquidos, podemos destacar também como substâncias líquidas perigosas: álcool, acetileno, benzeno, etanol e nitrogênio industrial.

Qual é a substância química mais perigosa?

A toxina botulínica é considerada a substância química mais tóxica, com base no fato de que uma quantidade muito pequena dela – na ordem de nanogramas – mata um ser humano.

Quais danos as substâncias perigosas podem causar?

Algumas substâncias perigosas apresentam riscos para a segurança, tais como riscos de incêndio, de explosão ou de asfixia..
Alergias..
Doenças cutâneas..
Cancros..
Problemas reprodutivos e deficiências congénitas..
Doenças respiratórias..
Intoxicação..