O que é uma atividade assíncrona?

O que é uma atividade assíncrona?

Entendem-se como assíncronas as ferramentas de comunicação que se caracterizam por não serem realizadas em tempo real. Possibilitam, assim, que a interação entre professor e estudante ocorra em tempos diferentes, não sendo necessária a conexão simultânea. As atividades assíncronas permitem que o usuário organize seu tempo para realização das tarefas em momentos variados. São exemplos de APNPs assíncronas: fóruns, textos, vídeos, podcasts ou aulas previamente gravadas e disponibilizadas pelos docentes.

A comunicação assíncrona é a que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o professor e o estudante se relacionam em momentos diferentes. Alguns exemplos de ferramentas de comunicação assíncrona são: whatsapp e aplicativos de mensagens, e-mails, chats de texto, SMS, etc. A pessoa do outro lado pode estar ocupada, realizando alguma tarefa ou realizando outra atividade em outra disciplina.

Devemos entender o conteúdo assíncrono como como a transposição do conteúdo que seria explicado pelo professor em sala de aula presencial, o livro, o artigo impresso, entre outros, para bases digitais. Mas isso não significa realizar um mero “copiar e colar” de informações, e sim adaptá-las aos recursos audiovisuais que até mesmo as ferramentas assíncronas podem disponibilizar.

Vale destacar também que a comunicação assíncrona sempre existiu em nossas atividades de ensino-aprendizagem. Por exemplo, quando o professor sugere a leitura de um texto ou capítulo de livro fora de sala de aula, ou quando propõe exercícios a serem realizados em casa ou trabalhos individuais ou em grupo a serem entregues e/ou apresentados em outros momentos do período letivo. O importante é lembrar que na comunicação assíncrona estar online não significa estar à disposição.

ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

TEXTOS DIGITAIS E INTERATIVOS – textos cujo conteúdo oferecido se dá de forma criativa e inovadora, propiciando o engajamento do leitor de modo inovador, criativo, e que por isso, conta com um grande potencial de engajamento, por exemplo através de hiperlinks que levem o leitor a uma imagem ou um vídeo que aprofunde o conteúdo escrito.

PODCASTS – trata-se de materiais apresentados na forma de áudio, muito semelhante a um rádio. Geralmente precisam ter poucos minutos, explicando de forma sintética e objetiva um determinado conceito ou atividade, para evitar o desengajamento do ouvinte.

MAPAS CONCEITUAIS - é um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias, estruturados de forma a gerar o encadeamento e a conexão entre as informações ali apresentadas, sobretudo com o uso de elementos gráficos (setas, por exemplo), palavras em destaque e frases de ligação que ajudam a explicar as conexões entre os conceitos.

INFOGRÁFICOS – assim como o mapa conceitual, é uma peça visual utilizada para apresentar informações e dados de maneira facilitada, o que ajuda na compreensão do leitor mesmo quando o conteúdo tem maior complexidade. Costuma incluir textos e imagens na sua elaboração, como ilustrações, gráficos e ícones.

OUTROS RECURSOS AUDIOVISUAIS – textos em pdf, imagens, filmes, que possam ser visualizados a qualquer momento pelo professor e pelo estudante.

São consideradas ferramentas síncronas aquelas que permitem interação em tempo real entre docente e discente, no mesmo ambiente. Ambos precisam estar conectados no mesmo horário e interagir de alguma maneira para que a aula ou o treinamento aconteça. Chats virtuais e videoconferências são algumas opções.

Neste artigo, você vai entender não somente o que são ferramentas síncronas e assíncronas, mas as diferenças entre elas e quais os principais recursos que podem ser considerados síncronos e assíncronos. Ou seja, neste artigo você vai encontrar:

  • O que são ferramentas síncronas?;
  • O que são ferramentas assíncronas?;
  • Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas;
  • Como utilizar essas ferramentas no ensino a distância?;
  • Síncronas;
  • Webconferências;
  • Chats;
  • Assíncronas;
  • Fórum de discussão;
  • E-mails;
  • Blogs.

Se interessou? Para saber mais sobre o assunto é só continuar com a leitura do artigo!

O que são ferramentas síncronas?

Ferramentas síncronas são aquelas que dependem do envolvimento do estudante e do professor na atividade, eles precisam estar no mesmo ambiente ao mesmo tempo para isso. Em outras palavras, os dois devem estar on-line e interagir de alguma forma para que a aula ocorra conforme o esperado.

Nesse caso, a interação entre aluno e docente não é necessariamente obrigatória, cabe ao professor a decisão de isso acontecer ou não. Ele pode, por exemplo, solicitar que alguém leia um texto, perguntar se há alguma dúvida sobre a matéria, ou mesmo fazer perguntas para os estudantes em tempo real.

Logo, as aulas nessa modalidade se assemelham a uma aula presencial. O estudante tem a obrigatoriedade de cumprir com os dias e horários determinados pela instituição de ensino; deve prestar atenção de forma igual e utilizar esses momentos para extrair o máximo de informações para seu aprendizado.

O que são ferramentas assíncronas?

Diferente das ferramentas síncronas, as ferramentas assíncronas são aquelas que não precisam que todos estejam conectados em tempo real para a realização da aula. Ou seja, mesmo que discentes e docentes não estejam on-line ao mesmo tempo, é possível desenvolver as atividades propostas.

Nesse caso, os próprios estudantes são os responsáveis pelos seus hábitos de estudo, mas também é possível contar com ferramentas complementares para mensurar o aprendizado do aluno, como avaliação, atividades e testes logo após um conjunto de aulas.

Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas

As ferramentas síncronas se assemelham ao ensino presencial, porque requerem que tanto o estudante como o docente esteja presente na mesma plataforma, no mesmo horário para que a aula de fato aconteça. Então eles precisam cumprir com datas e horários, assim como no modelo tradicional de ensino.

As ferramentas assíncronas dão mais liberdade e flexibilidade aos envolvidos (alunos e professores). Através delas, o estudante pode dar andamento ao seu aprendizado conforme sua disponibilidade de agenda, ele pode estabelecer quanto tempo irá estudar, em qual local e horário.

Assim como os alunos, os professores também dispõem dessa liberdade, eles podem gravar as aulas e tirar dúvida dos alunos de acordo com sua disponibilidade, porque não precisam estar on-line em um horário específico.

A grande diferença entre a síncrona e assíncrona é com relação à flexibilidade, enquanto na síncrona os envolvidos são mais limitados porque devem seguir um cronograma pré-estabelecido, nas ferramentas assíncronas todos os participantes têm a liberdade de criar seu próprio cronograma.

Como utilizar essas ferramentas no ensino a distância?

Confira quais recursos você pode aderir para implementar tanto as ferramentas síncronas como as assíncronas no ambiente de trabalho.

Síncronas

Webconferências

As webconferências são uns dos modelos mais utilizados como ferramentas síncronas. Através delas, os participantes acessam um site, uma plataforma ou um link para assistir à aula que acontece ao mesmo tempo que a transmissão é feita.

Essa é uma ferramenta que aproxima alunos e professores e consequentemente gera maior engajamento por parte dos estudantes. Através dela, os docentes conseguem conhecer cada um dos alunos, compreender suas dores e necessidades assim como os motivar a prosseguir com os estudos.

Por meio dela, ainda, os participantes têm um canal direto de comunicação, que pode ser explorado para o esclarecimento de dúvidas e interação com os demais alunos, por exemplo.

Chats

Também conhecidos como salas de bate-papo, os chats são plataformas on-line que possibilitam a troca de mensagens em tempo real. Eles existem para diversas finalidades, mas para o âmbito educacional, eles ajudam na manutenção do relacionamento entre alunos e professores.

Assíncronas

Fóruns de discussão

Fóruns são ambientes de discussão de diferentes temas entre os alunos, que podem ser ou não os responsáveis pela escolha do assunto que será explorado. 

Acontece muito de professores determinarem um material, por exemplo, que precisa ser estudado e compartilhado com os demais colegas sua percepção sobre o que foi comentado nesse conteúdo.

As mensagens compartilhadas ficam salvas no sistema, através de um banco de dados, e todos podem acessá-las a qualquer momento, por isso que os fóruns são considerados uma ferramenta assíncrona.

Um dos benefícios do fórum é que ele pode ser organizado conforme o tema, o que facilita na interação entre os discentes. Com isso, eles conseguem acessar os tópicos de seu interesse e contribuir com aquilo que sabem.

E-mails

Muito comum no ambiente profissional, o e-mail também pode ser considerado uma ferramenta assíncrona e somado ao ensino a distância, isso porque esse recurso é uma das opções de comunicação mais seguras que existem para se comunicar com professores e alunos. 

Além de possibilitar a troca de informações diretas e detalhadas, essa alternativa, ainda, viabiliza a transferência de arquivos de diferentes formatos, como PDF, PNG, vídeos e mais. Alguns comportam até 25 MB outros até 33 MB, o que é bastante útil para o compartilhamento de trabalhos exigidos como parte do processo de avaliação.

Blogs

O blog é outra alternativa de ferramenta assíncrona que pode ser utilizado entre professores e alunos para compartilhar diferentes tipos de conteúdo, como textos, links, áudios, vídeos e sugestões de leitura.

Assim como nos fóruns, no blog também é possível disponibilizar espaço para comentários logo após o compartilhamento de um conteúdo, assim os estudantes conseguem sanar dúvidas acerca dos temas abordados ou expressar suas opiniões sobre os assuntos.

O que é uma atividade assíncrona?

Perguntas Frequentes:

O que são ferramentas síncronas?

Ferramentas síncronas são aquelas que dependem do envolvimento do estudante e do professor na atividade, eles precisam estar no mesmo ambiente ao mesmo tempo para isso. Em outras palavras, os dois devem estar on-line e interagir de alguma forma para que a aula ocorra conforme o esperado.

O que são ferramentas assíncronas?

Diferente das ferramentas síncronas, as ferramentas assíncronas são aquelas que não precisam que todos estejam conectados em tempo real para a realização da aula. Ou seja, mesmo que discentes e docentes não estejam on-line ao mesmo tempo, é possível desenvolver as atividades propostas.

Quais as diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas?

As ferramentas síncronas se assemelham ao ensino presencial, porque requerem que tanto o estudante como o docente esteja presente na mesma plataforma, no mesmo horário para que a aula de fato aconteça.

As ferramentas assíncronas dão mais liberdade e flexibilidade aos envolvidos (alunos e professores). Através delas, o estudante pode dar andamento ao seu aprendizado conforme sua disponibilidade de agenda, ele pode estabelecer quanto tempo irá estudar, em qual local e horário.

É exemplo de atividade assíncrona?

São exemplos de ferramentas assíncronas os fóruns, vídeo-aulas, envio de tarefas.

O que são atividades síncronas?

O que são ferramentas síncronas? As ferramentas síncronas são aquelas que precisam da participação do aluno e do professor ao mesmo tempo e no mesmo ambiente. Sendo assim, ambos devem estar conectados no mesmo horário e interagir de alguma forma para que a aula aconteça conforme o planejado.

O que é uma ferramenta assíncrona?

Diferente das ferramentas síncronas, as ferramentas assíncronas são aquelas que não precisam que todos estejam conectados em tempo real para a realização da aula. Ou seja, mesmo que discentes e docentes não estejam on-line ao mesmo tempo, é possível desenvolver as atividades propostas.

Qual a diferença de atividades síncronas e assíncronas?

SÍNCRONAS: É a modalidade onde o professor transmitirá ao vivo sua aula, através de sua plataforma escolhida (Ex: Zoom). ASSÍNCRONAS: É o conteúdo disponibilizado dentro da plataforma AVA, onde o professor disponibilizará o material (tarefas, questionários, textos, vídeos, links, etc) referente à sua matéria.