O que é mais saudável creme de ricota ou requeijão?

O que é mais saudável creme de ricota ou requeijão?

Para que serve o creme de ricota?

O seu creme é rico em proteínas e tem pouca quantidade de gordura, sendo muito usando em dietas de emagrecimento, ou em casos de colesterol alto, ou para quem está em processo de aumento de massa muscular.", explica Liliam Francisco, nutricionista membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).

Qual a diferença entre creme de ricota e requeijão?

A ricota, em geral, tem 10% de proteínas e gorduras, sendo que 8% dessas gorduras são saturadas. ... Já o requeijão tem 9% de proteínas e 23% de gorduras, sendo 14% de saturadas. É bem mais gordo.

Qual mais saudável requeijão ou creme de ricota?

O ranking das calorias também vai nessa ordem: 84 em uma colher de requeijão, 69 na de cream cheese e 61 no creme de ricota. De modo geral, os nutrientes são parecidos, o creme de ricota apresentando ligeira vantagem. Só uma diferença no cálcio, em que o cream cheese perde para os concorrentes.

Como usar a ricota na dieta?

15 receitas com ricota para deixar as refeições mais leves e...

  1. Bolinho de ricota pode ser assado.
  2. Para variar a receita daquele bolo fofinho, use ricota na massa.
  3. Muffin salgado de ricota e atum não tem glúten.
  4. Terrine pode ser servido como entrada ou prato principal de uma refeição vegetariana.

Como é feito o creme de ricota?

Modo de preparo Pique a ricota grosseiramente. Em seguida, coloque-a no liquidificador e bata com o leite quente. Acrescente o leite aos poucos. Quanto mais leite, mais líquido ficará o seu creme de ricota.

Qual a diferença da ricota para o creme de ricota?

Uma excelente fonte de proteína, com menos gordura e carbo. A ricota fresca é basicamente isso com sal. Já o creme é uma mistura dessa ricota com adição de creme de leite; fazendo assim um produto mais gorduroso. ... Enquanto o creme tem 11g de proteína e 17g de gordura.

Pode consumir ricota na dieta?

É comum quem quer emagrecer incluir a ricota na dieta porque tem valor calórico baixo. Outro fator que contribui para isso é a alta digestibilidade, ou seja, nosso sistema digestivo tem facilidade em digeri-la. Mas a ricota vai além! Também é rica em nutrientes benéficos à saúde humana.

Por que a ricota não é um queijo?

  • Originária da Itália, a ricota não é um queijo propriamente dito. Na verdade, ela é um subproduto da fabricação de queijos, feita com o soro do leite e por isso é um alimento muito nutritivo e de poucas calorias. Além de ser supersaborosa, a ricota é muito versátil, ou seja, receitas com essa delícia é o que não falta!

Quais são as calorias do creme de Ricota?

  • O cream cheese fica no meio do caminho, com 6 g. O ranking das calorias também vai nessa ordem: 84 em uma colher de requeijão, 69 na de cream cheese e 61 no creme de ricota. De modo geral, os nutrientes são parecidos, o creme de ricota apresentando ligeira vantagem. Só uma diferença no cálcio, em que o cream cheese perde para os concorrentes.

Quais são as diferenças entre cream cheese e requeijão?

  • Entenda as diferenças entre cream cheese e requeijão. Requeijão: O tradicional e conhecido requeijão, segundo Carolina Baliere, é feito a partir do coalho, e, muitas vezes, acrescentam creme de leite, água e sal. "O que devemos sempre observar são rótulos e preferir aquele que contenha menos ingredientes possível", alerta a nutricionista.

Como consumir requeijão com moderação?

  • Eles são ricos em proteína, além de possuírem gordura também, portanto, devemos consumir com moderação", explica a nutricionista. Requeijão: O tradicional e conhecido requeijão, segundo Carolina Baliere, é feito a partir do coalho, e, muitas vezes, acrescentam creme de leite, água e sal.

O que é mais saudável creme de ricota ou requeijão?
Bruna Borelli /

Publicidade

Descubra quais são as diferenças entre os queijos mais consumidos no Brasil
Foto: Getty Images

Delicioso e versátil, o queijo pode fazer parte do cardápio de toda a família. Substitui até o leite o iogurte, concentrando ainda mais quantidade de cálcio e proteína. Porém, mesmo rico em nutrientes, deve ser consumido com moderação, como explica a nutricionista Roseli Rossi: “O queijo é calórico e possui alto teor de gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol”.

Diferentes no sabor e na formulação, o cream cheese, o creme de ricota,  o queijo processado, o requeijão e o catupiry estão entre os queijos mais consumidos no Brasil. Aprenda mais sobre cada um deles:

Cream cheese: sucesso nos Estados Unidos, vem ganhando espaço na culinária brasileira. O sabor natural é o mais famoso, mas existe também adicionado de sabores. Apresenta alta quantidade de creme de leite na composição e é ideal para uso em tortas salgadas, patês ou para a produção do cheesecake.

Creme de ricota: é opção menos calórica, portanto, perfeito para quem está de dieta. Com bastantes proteínas e baixa quantidade de sódio, o alimento consiste em um creme de queijo mais leve, de paladar suave. Pode ser consumido ao natural ou servir como base para patês, molhos e sopas ou como substituto do creme de leite.

Continua após a publicidade

Queijo processado: também conhecido como fundido, é uma mistura de diversos tipos de queijo com água, manteiga ou creme, além de saborizantes. Possui massa lisa e homogênea, com textura fundente e que se dissolve na boca com facilidade. “No Brasil, costuma-se usar o cheddar e o estepe como base”, conta o consultor gastronômico Claudio Mechetto. Ótimo para uso em sanduíches e como aperitivo.

Requeijão: produto tipicamente brasileiro, possui sabor suave e lácteo. Esse alimento é composto pela massa do queijo, creme de leite, água e sais fundentes. É mais comum no estado cremoso, mas pode ser encontrado também em corte. Excelente para lanches e na preparação de recheios e molhos.

Catupiry: apesar do nome se referir a uma marca comercial e não ser considerado um tipo de queijo, virou sinônimo de um alimento muito cremoso e ingrediente essencial em várias receitas típicas do Brasil, como pizzas e pastéis. “O catupiry não tem a consistência exata de um queijo e é muito cremoso e com mais quantidade de gorduras e menos nutrientes, portanto mais calórico para ser considerado um requeijão”, afirma Roseli.

Porção 30 gramas Cream cheese Creme de ricota Queijo processado Requeijão Catupiry
Calorias (Kcal) 84 52 85 70 68
Proteínas (gr) 1 4 3 3 3
Gorduras totais (gr) 8 4 7,7 6 6
Gorduras saturadas (gr) 5 2,5 5 4 4
Cálcio (mg) 45 62 97 67 40
Sódio (mg) 123 25 244 135 780

Continua após a publicidade

  • Comes & Bebes

O que é mais saudável requeijão ou creme de ricota?

OU REQUEIJÃO? Seguindo a orientação do Guia Alimentar para a População Brasileira, a ricota seria o mais indicado. “Entre os três produtos, a ricota é o único minimamente processado e contém basicamente proteína, cálcio e vitaminas contidas no leite, não tem quase nada de gordura”, afirma Wagner Ozório d'Almeida.

Qual é o creme de ricota mais saudável?

O Creme de Ricota Président ficou em primeiro lugar por ser o menos calórico. O Creme de Ricota Quatá veio em seguida, por uma diferença praticamente insignificativa na quantidade de calorias e gorduras saturadas. O Creme de Ricota Regina ficou em terceiro lugar por ter um pouco mais de gorduras totais.

Quais são os benefícios do creme de ricota?

Cada dia mais utilizada e requisitada, o alimento, bastante funcional, serve não só como ótima pastinha para acompanhar torradas, pães e biscoitos em lanchinhos, como também em um poderoso substituto de ingredientes mais calóricos, provando que é possível ser saudável sem abrir mão do prazer de comer.

O que é mais saudável ricota ou creme de ricota?

Comparando as tabelas (em 100g): a ricota teria 13g de proteína e 6g de gordura total. Enquanto o creme tem 11g de proteína e 17g de gordura. Perceba que o creme tem mais gordura que proteína em sua composição, enquanto a ricota tem o dobro de proteína em relação à gordura.