O que é erupção cutânea na pele

Recursos do assunto

As erupções cutâneas causadas por medicamentos são um efeito colateral de um medicamento que se manifestam como uma reação da pele.

  • Erupções cutâneas causadas por medicamentos são normalmente provocadas por uma reação alérgica a um medicamento.

  • Os sintomas típicos incluem vermelhidão, caroços, bolhas, urticária, coceira e, às vezes, descamação ou dor.

  • Todos os medicamentos que uma pessoa toma podem ter que ser suspensos para descobrir qual deles está causando a erupção cutânea.

  • A maioria das erupções causadas por medicamentos desaparece assim que se suspende o medicamento, mas as reações leves podem ser tratadas com cremes para diminuir os sintomas, e as reações sérias podem requerer tratamento com medicamentos, como epinefrina (aplicada por injeção), difenidramina e/ou um corticosteroide para prevenir complicações.

A palavra “erupção cutânea” se refere a alterações na cor (como vermelhidão) e/ou na textura (como caroços e inchaço) da pele. Muitas erupções cutâneas coçam, como as que surgem muitas vezes após uma reação alérgica, mas algumas erupções são dolorosas ou não provocam nenhum sintoma. Os medicamentos podem causar erupções cutâneas de várias formas.

Às vezes, a erupção cutânea surge diretamente, sem que se manifeste uma reação alérgica. Por exemplo, os corticosteroides e o lítio podem causar uma erupção cutânea que se assemelha à acne, ao passo que os anticoagulantes (afinadores do sangue) podem causar manchas roxas quando o sangue escapa por baixo da pele.

A gravidade das erupções cutâneas induzidas por medicamentos varia desde uma vermelhidão leve, com pápulas limitadas a uma zona reduzida, até a descamação em toda a pele. As erupções cutâneas podem surgir repentinamente, ou seja, em poucos minutos após a ingestão de um medicamento, ou podem demorar horas, dias ou até mesmo semanas. As erupções cutâneas podem causar descoloração vermelha, roxa, azul ou cinza. Algumas erupções cutâneas são dolorosas e podem causar a formação de ulcerações na boca.

  • Análise, pelo médico, de todos os medicamentos atuais comprados com e sem receita médica

  • Interrupção dos medicamentos que, muito provavelmente, causaram a reação, para observar se a erupção cutânea desaparece

  • Às vezes, biópsia da pele

Determinar se um medicamento é a causa pode ser complicado, pois a erupção cutânea pode surgir após tomar apenas uma quantidade mínima do medicamento, pode apresentar-se muito tempo depois de o medicamento ser tomado pela primeira vez e pode persistir durante semanas ou meses depois de o uso do medicamento ter sido interrompido. Todo medicamento que a pessoa tomou é suspeito, incluindo aqueles comprados sem receita, como colírios, gotas nasais, supositórios e produtos fitoterápicos. Portanto, os médicos analisam todos os medicamentos com e sem receita Considerações gerais sobre medicamentos de venda livre Os medicamentos de venda livre são aqueles que podem ser comprados sem necessidade de receita médica. Os medicamentos de venda livre permitem aliviar muitos sintomas incômodos e curar algumas... leia mais que a pessoa estiver tomando na ocasião. Os médicos tentam determinar se a erupção começou pouco tempo depois que a pessoa começou a tomar o medicamento. O medicamento que mais provavelmente está causando a erupção deverá ser interrompido para ver se a erupção regride.

Às vezes, a única forma de determinar qual medicamento é o responsável pela erupção cutânea é sugerir à pessoa que pare de tomar todos os medicamentos, exceto os que forem vitais. Na medida do possível, substituem-se os medicamentos por outros quimicamente distintos. Se não existirem substitutos, deve-se começar a tomar os medicamentos novamente, uma de cada vez, para determinar qual deles provoca a reação. No entanto, esse método pode ser arriscado se a pessoa tiver apresentado uma reação alérgica grave ao medicamento.

  • Interromper o medicamento responsável

  • Para reações leves, às vezes anti-histamínicos e cremes com corticosteroides para aliviar coceira

  • Para reações graves, às vezes medicamentos administrados por via intravenosa e hospitalização

A maioria das reações causadas por medicamentos desaparece após a interrupção do medicamento responsável.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

O que é erupção cutânea na pele

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

O que é erupção cutânea na pele

O que causa erupção cutânea?

Há uma solução para cada tipo de erupção cutânea As erupções cutâneas fazem parte da vida cotidiana. Pequenos ferimentos, roupas ou fricção da pele, frio, sol, vento, produtos irritantes, bactérias, vírus ou fungos... Há tantos fatores que podem prejudicar a sua pele.

O que passar em erupção cutânea?

Tratamento de erupções cutâneas causadas por medicamentos.
Interromper o medicamento responsável..
Para reações leves, às vezes anti-histamínicos e cremes com corticosteroides para aliviar coceira..
Para reações graves, às vezes medicamentos administrados por via intravenosa e hospitalização..

Quanto tempo dura uma erupção cutânea?

A erupção cutânea se dá pelo aparecimento de inúmeras erupções pequenas e rosadas, que depois evoluem para uma coloração vermelha viva, localizadas no tronco, axilas, pescoço e abdome. Após uma semana a pele pode descamar. O tratamento é feito por meio de antibióticos e sintomáticos.

Quais doenças causam erupção na pele?

12 doenças que causam manchas vermelhas ou vermelhidão na pele.
Brotoeja (miliária) São manchas avermelhadas, erupções e bolinhas que atingem principalmente crianças e bebês. ... .
Urticária. ... .
Micose. ... .
Dengue, chikungunya e zika. ... .
Dermatite seborreica. ... .
Dermatite de contato. ... .
Dermatite atópica. ... .
Psoríase..