O que é epiglote é qual é a sua função?

Índice

  • 1 Estrutura
    • 1.1 Inervação e suprimento sanguíneo
  • 2 Função
  • 3 Histologia
  • 4 Epiglotite
    • 4.1 Definição e etiologia
    • 4.2 Sintomas e tratamento
    • 4.3 Prognóstico
  • 5 Referências
  • 6 Sugestão de leitura complementar
  • 7 Veja também

A epiglote é um retalho cartilaginoso que se estende na frente e acima da entrada da laringe, ou mais especificamente a rima glote (glote).

A função da epiglote é fechar a entrada laríngea durante a deglutição e assim impedir a passagem de alimentos e líquidos para os pulmões (aspiração). É por isso que não podemos (e não devemos tentar) falar e respirar enquanto engolimos.

A epiglote está localizada na laringe e ligada à cartilagem tireoide e ao osso hióide. Seus movimentos são regulados pela pressão passiva da língua enquanto empurra o alimento pela faringe, bem como pelas contrações do músculo ariepiglótico.

Estrutura

A epiglote é uma cartilagem elástica semelhante a uma folha. Sua base estreita é chamada de pedúnculo (peciolus) e está presa à proeminência laríngea da cartilagem tireoide por meio de uma faixa ligamentar elástica chamada ligamento tireoepiglótico.

As margens laterais da epiglote estão conectadas com as cartilagens aritenoides da laringe através das pregas ariepiglóticas. Cada dobra contém o músculo ariepiglótico, que desempenha um papel importante nos movimentos da epiglote. A extremidade superior da epiglote é livre e projeta-se posterossuperiormente a partir do pedúnculo, passando anteriormente à entrada laríngea e atrás do corpo do osso hióide e da base da língua.

O que é epiglote é qual é a sua função?
Cartilagem epiglótica

A epiglote tem duas superfícies; lingual (anterior) e laríngea (posterior).

  • A superfície lingual da epiglote é coberta pela mucosa da cavidade oral. Mais especificamente, pelo epitélio escamoso estratificado não queratinizado, que geralmente contém também algumas papilas gustativas. A mucosa da superfície lingual reflete nas paredes laterais da faringe e na superfície faríngea da língua, formando as duas pregas glossoepiglóticas laterais e uma prega glossoepiglótica mediana, respectivamente. Isso cria uma depressão rasa em cada lado das pregas glossoepiglóticas mediana e lateral, chamada de valécula epiglótica. A parte inferior da superfície lingual da epiglote situa-se posteriormente ao osso hióide e à membrana tireo-hióidea. O espaço entre essa superfície e a membrana tireo-hióidea é chamado de espaço pré-epiglótico e é preenchido por tecido adiposo e linfáticos. O ligamento hioepiglótico conecta a superfície lingual com a margem superior do osso hióide.
  • A superfície laríngea, entretanto, possui a mesma cobertura epitelial do sistema respiratório; o epitélio colunar pseudoestratificado ciliado. Compõe a parede anterior do vestíbulo laríngeo.

Inervação e suprimento sanguíneo

A epiglote e suas papilas gustativas são inervadas sensivelmente pelo ramo laríngeo interno do nervo laríngeo superior, que é um ramo do nervo vago (NC X).

A epiglote é vascularizada pela artéria laríngea superior, ramo da artéria tireóidea superior. A drenagem linfática desta área acontece através dos linfonodos cervicais profundos.

Função

A função da epiglote é selar a entrada laríngea durante a deglutição e, assim, impedir a aspiração de alimentos e líquidos para os pulmões. Os movimentos da epiglote são regulados pelos movimentos passivos da língua e do osso hióide e pelas ações dos músculos ariepiglóticos.

  • Na fase inicial da deglutição, a língua empurra o alimento em direção à orofaringe. Durante este processo, a base da língua exerce pressão sobre a epiglote, dobrando-a posteriormente.
  • Os músculos supra-hióideos tracionam o osso hióide anterossuperiormente. O osso hióide, então, devido à sua fixação à epiglote através do ligamento hioepiglótico, puxa o pedúnculo da epiglote na mesma direção. Isso resulta em um movimento adicional da extremidade livre da epiglote na direção oposta, ou seja, posteriormente em direção à entrada da laringe.
  • Finalmente, os músculos ariepiglóticos que se fixam às margens laterais da epiglote, puxam a epiglote em direção à laringe e selam a entrada laríngea. Eles realizam essa ação em sinergia com os músculos aritenóideo oblíquo e aritenóideo transverso.

Terminada a deglutição, a base da língua e os músculos supra-hióideos relaxam, assim como os músculos ariepiglóticos. Isso leva ao retorno da epiglote à sua posição inicial e ao restabelecimento da permeabilidade das vias aéreas respiratórias para que a respiração possa continuar.

Alguns autores sugerem que a contração do músculo ariepiglótico não é suficiente para movimentar a epiglote e que esse processo é facilitado pela pressão física do alimento que se inclina sobre a superfície posterior da epiglote.

Histologia

A mucosa da superfície lingual da epiglote (assim como metade da superfície laríngea) é contínua com a da laringofaringe. É revestida por epitélio escamoso estratificado não queratinizado (mucosa lingual), enquanto a outra metade de sua superfície laríngea é revestida por epitélio colunar ciliado pseudoestratificado. Profundamente dentro da lâmina própria da mucosa estão as glândulas seromucosas.

A cartilagem elástica no centro da epiglote fornece suporte para a mucosa sobrejacente. Ambas as superfícies da epiglote estão equipadas com tecido linfóide difuso e papilas gustativas.

Epiglotite

Definição e etiologia

A epiglotite é uma inflamação da epiglote que geralmente é causada por uma bactéria chamada Haemophilus influenza tipo B. A epiglotite geralmente se espalha para as estruturas vizinhas ao redor da epiglote, como as valéculas e as pregas ariepiglóticas.

Sintomas e tratamento

O processo inflamatório leva ao inchaço e incompetência das estruturas afetadas, o que pode resultar na obstrução das vias aéreas. Os sintomas típicos que acompanham esta condição são febre, dificuldade em respirar e engolir, mal-estar, posicionamento do tripé e estridor inspiratório (som agudo e sibilante ao respirar).

Uma vez que prejudica a respiração, a epiglotite pode ser uma condição com risco de vida. O tratamento baseia-se na segurança das vias aéreas e inclui intubação endotraqueal. Se a intubação não for possível, a traqueostomia é realizada. Juntamente com os procedimentos mencionados, é necessário aplicar antibióticos, geralmente cefalosporinas como cefuroxima, ceftriaxona e cefotaxima.

Prognóstico

A maioria dos pacientes se recupera dentro de vários dias de tratamento imediato. As complicações mais comuns da epiglotite incluem adenite cervical, empiema, abscesso epiglótico, meningite, pneumonia, insuficiência respiratória, choque séptico e morte. A taxa de mortalidade varia de 3% a 7% globalmente, e geralmente se inicia devido à obstrução súbita da via aérea superior e dificuldades na intubação do paciente devido ao extenso edema da laringe.

Referências

  • Standring, S. (2016). Gray’s Anatomy (41tst ed.). Edinburgh: Elsevier Churchill Livingstone.
  • Moore, K. L., Dalley, A. F., & Agur, A. M. R. (2014). Clinically Oriented Anatomy (7th ed.). Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins.
  • White, T. D., & Folkens, P. A. (2005). The human bone manual by Tim D. White and Pieter A. Folkens. London, UK: Elsevier Academic Press.

Sugestão de leitura complementar

  • Otorrinolaringologia: residência, rotina, mercado e mais
  • Resumos: rinite alérgica | Ligas
  • Resumo de febre reumática: epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento

Veja também

O que é epiglote e qual sua função?

A epiglote é uma estrutura localizada na entrada da laringe que garante que nenhum alimento entre no sistema respiratório. A epiglote é uma estrutura localizada na laringe que é constituída por tecido cartilaginoso.

O que acontece se houver um descontrole da epiglote?

→ O engasgo e sua relação com a epiglote Algumas vezes, a epiglote falha em sua tarefa de fechar a passagem do sistema respiratório. Nesses casos, o alimento chega à laringe em vez de seguir para o esôfago.

Onde fica a glote é epiglote?

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa que se estende da laringe à faringe. Ela tem a forma de uma folha e está ligada à borda superior da cartilagem tireoide. É importante não confundir epiglote com glote. A glote é o nome dado ao espaço entre as duas pregas vocais.

Porque a epiglote aparece?

As causas da epiglotite podem ser uma gripe mal curada, ficar engasgado com algum objeto, ocorrência de infecções respiratórias, como pneumonia, inflamações da garganta e queimaduras da garganta.