O que é CA 125 aumentado?

O que é CA 125 aumentado?

O antígeno de câncer 125 (CA 125) é um antígeno de superfície em uma glicoproteína de alto peso molecular reconhecida por um anticorpo monoclonal (produzido usando uma linhagem de células de câncer de ovário). É mais útil como marcador para câncer epitelial de ovário não mucinoso e, de fato, está presente em até 80% dos casos de câncer de ovário avançado – mas geralmente é negativo no início da doença.

Usos do CA 125

O CA 125 elevado está associado a muitas condições – listadas acima. No entanto, atualmente é usado principalmente quando há suspeita de câncer de ovário e para monitoramento após o tratamento.

Condições que podem causar CA 125 elevada

Doença maligna

  • Câncer de ovário;
  • Câncer de endométrio;
  • Câncer de trompa de Falópio;
  • Outros cânceres intra-abdominais (câncer pancreático, câncer de estômago , câncer colorretal) e metástases de outros locais (por exemplo, mama, pulmão).

Condições não malignas

  • Tumores ovarianos benignos;
  • Endometriose;
  • Doença inflamatória pélvica/salpingite;
  • Gravidez e menstruação. (CA 125 pode aumentar de duas a três vezes durante a menstruação.)
  • Leiomioma, incluindo miomas;

Muitas vezes nós não damos a devida importância para elementos importantes para a nossa saúde, como os exames, por exemplo. Estar em dia com eles, significa também ter certeza de que está tudo certo com seu corpo, ou pelo menos ter certeza do que você precisa fazer para que ele fique novamente saudável.

É claro que não são todos os exames que precisam ser feitos com muita frequência, normalmente um check-up básico é o necessário. Mas quando seu corpo dá algum sinal que algo estranho está ocorrendo, um médico com certeza irá saber qual é o melhor método para descobrir se há ou não algo de errado.

É o caso do exame CA 125. Mas você sabe o que ele é e para que ele serve? Se não, não se preocupe. É exatamente sobre ele que iremos falar neste artigo.

O Que é o Exame Ca 125?

O exame CA 125 é um dos mais importantes para mulheres hoje em dia. É ele que pode indicar certas doenças como a endometriose ou o câncer de ovário, além de também servir para acompanhar o desenvolvimento e o tratamento de várias doenças.

Esse tipo de exame também pode ser feito em homens, já que também acusa alguns males como a cirrose, hepatite, pancreatite, entre outras.

Outra confusão comum ao exame é que ele só acusa casos de câncer, já que é chamado de marcador tumoral. A verdade é que ele é muito usado para verificar possíveis tumores nos ovários porque é o tipo de exame mais preciso para esse tipo de enfermidade, mas, como já dissemos aqui, ele também pode acusar diversas outras doenças.

Para Quem o Exame CA 125 é Indicado?

Na maioria das vezes, o exame é indicado para mulheres com suspeita de câncer de ovário, bem como as que estão em tratamento ou as que já foram curadas dessa doença, para monitorar se não há nenhum resquício ou sinal de volta de algum tumor.

Um médico também pode pedir que esse exame seja feito para monitorar diversas outras doenças, tanto em homens quanto em mulheres, apesar de ele ser muito mais comumente feito nas mulheres.

Quais são as Contraindicações?

Não existe nenhuma contraindicação para esse exame, até mesmo porque se trata de um exame de sangue bastante comum. Porém, o seu médico é que irá dizer se você deve ou não fazer, pois existem alguns casos específicos em que é necessário esperar um tempo para que ele seja feito ou que ele não poderá ser feito. Tudo isso dependerá das condições do paciente e será avaliado pelo médico responsável.

Como o Exame 125 é Feito?

O exame CA 125 é bastante comum e não foge muito dos padrões de exames de sangue que costumamos fazer. O paciente é colocado em uma cadeira e um elástico é colocado em volta de seu braço para que o fluxo de sangue seja interrompido e fazer com que as veias fiquem mais largas e, consequentemente, mais fáceis de serem encontradas pela agulha.

Após isso, a enfermeira faz a higienização do braço e insere a agulha. Após o sangue ser coletado em um tubo, a enfermeira retira a agulha do paciente e coloca uma bandagem no local onde a agulha estava. A partir desse ponto, o sangue segue para análise em laboratório.

O que é CA 125 aumentado?

O Que o Exame CA 125 Pode Indicar?

O exame serve para medir o nível do antígeno CA 125 no sangue de uma pessoa. Quando ele é muito elevado ou baixo demais, alguma coisa pode estar errada com o organismo da pessoa examinada. Algumas das principais doenças que o exame CA 125 pode identificar são:

  • Câncer de Ovário
  • Câncer de Estômago
  • Câncer de Mama
  • Câncer de Cólon
  • Cisto no Ovário
  • Endometriose
  • Pancreatite
  • Cirrose
  • Doença inflamatória pélvica
  • Mioma uterino
  • Fibrose
  • Lúpus

Como você pôde perceber, são diversas as doenças que um exame desse tipo pode acusar, principalmente no corpo das mulheres. O uso de certos medicamentos, contato com material radioativo ou cirurgias podem alterar os resultados do exame.

Existem Riscos?

Como se trata de um procedimento muito comum e usual, os riscos do exame CA 125 são praticamente nulos. É claro que pode haver um hematoma no local da picada da agulha e a pessoa pode até mesmo sentir certo mal-estar por conta da retirada de sangue.

Mas são coisas pequenas e facilmente tratáveis, principalmente em um ambiente hospitalar. E mesmo esses pequenos incidentes são muito difíceis de acontecer, o que torno o exame CA 125 extremamente seguro.

As manifestações de doenças em nossos corpos nem sempre seguem um padrão lógico. Isso quer dizer que todo cuidado é pouco, ainda mais quando se está em um grupo de risco de determinada doença.

Por sorte os avanços da tecnologia e da medicina tem nos ajudado muito nessa questão nos últimos anos, fazendo com que fique cada vez mais fácil a identificação de muitas doenças em seu estágio inicial e tornado o combate mais simples.

O exame CA 125 é um ótimo exemplo desse tipo de avanço, já que indica diversas doenças nas mulheres que antigamente eram muito mais difíceis de serem detectadas. Por isso, é importante sempre manter seus exames em dia.

No caso de alguma suspeita, procurar um médico o mais rápido possível para verificar se não há nada de errado com seu corpo. Isso ajuda a prevenir doenças e a fazer com que sua saúde esteja sempre em dia.

Veja Também: Exame de Curva Glicêmica – Qual a Importância?
Foto: Tannim101

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Quando o CA 125 é preocupante?

As concentrações de CA-125 no sangue devem estar igual ou abaixo de 35 U/mL . Valores acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de alguma doença. Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que ele está tendo efeito.

O que causa o aumento do CA 125?

Níveis significativamente elevados de CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor, como câncer de ovário, endométrio, peritônio ou trompas de falópio.

O que fazer quando o CA 125 da alterado?

O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes, indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.

O que significa o exame CA 125 alto?

Quando os níveis de CA 125 estão elevados, conforme é demonstrado pelo exame CA 125, o paciente pode ter um câncer, sendo que o exame pode ser indicativo de que é necessário realizar mais exames complementares no paciente para investigar se há ou não a presença de câncer.