O que devo fazer quando a hemorroida começa a sangrar?

Já ouvi algumas vezes em consultório que, durante uma crise de hemorroida, o paciente só percebe a melhora do quadro quando a hemorroida sangra. Vamos entender por que a hemorroida inflamada pode sangrar?

Primeiro é preciso entender que, na maioria dos casos, uma crise de hemorroida é o que chamamos de trombose hemorroidária. Ela pode se manifestar após um trauma na região, podendo ser um esforço maior no momento de evacuar ou o atrito causado na hora da limpeza, por exemplo. Assim, após ocorrer a lesão no local, os vasos coagulam, o que leva à formação de um caroço no ânus ou na região anal e, geralmente, esse caroço tem tons arroxeados.

Bem, esse caroço no ânus é semelhante a uma bolha de sangue coagulado na região e, quando essa bolha rompe e o sangue vaza, ocorre o alívio da pressão no local, o que pode trazer uma sensação de conforto. Por outro lado, é possível que o coágulo rompa e mantenha uma ferida aberta na região. Essa ferida pode consumir os fatores de coagulação que existe em nosso sangue, fazendo que o sangue deixe de coagular, causando um sangramento anal.

Sendo assim, é importante ressaltar que não é indicado furar o caroço no ânus por conta própria. Essa prática pode trazer complicações para a região, como uma infecção. Caso seja necessário drenar uma hemorroida inflamada, o procedimento deve ser feito em consultório, após a avaliação de um médico proctologista.

Entretanto, caso o caroço no ânus se rompa e leve a um sangramento anal, existem algumas medidas que podem ser tomadas. Confira!

Como aliviar um sangramento anal? – Hemorroida inflamada

Bem, o primeiro passo para controlar um sangramento é deixar a região em contato com água fria. O frio faz com que os vasos se sangue se fechem, mas atenção: o ideal é apenas água fria! Não aplique gelo diretamente na pele, pois ele pode causar queimaduras e necrose da mucosa.

O próximo passo é procurar atendimento médico. Um sangramento do ânus frequente e com sangue vermelho vivo, geralmente, vai precisar de cuidados específicos. Dessa forma, um dos procedimentos que podem ser feitos em consultório é a retirada do restante daquele coágulo, para que o sangue na região possa voltar a coagular normalmente.

Além do sangramento importante, que é esse originado por um caroço no ânus, é possível que uma hemorroida inflamada sangre por outras razões. Dessa forma, é preciso se atentar para os sintomas: uma hemorroida inflamada pode ter um sangramento em forma de jatos no momento de evacuar. Além disso, o sangramento pode se tornar constante e, em alguns casos, pode evoluir para um  quadro de anemia, devido à perda recorrente de sangue.

O sangramento recorrente – ou sangramento crônico – vindo de uma crise de hemorroida pode levar ao quadro de anemia crônica. Nesse caso, o paciente pode sofrer com quedas de cabelo e perda de ferro. Assim, uma das formas de controlar o caso é fazer reposição de ferro e realizar uma cirurgia no local. Bem, embora o sangramento crônico possa ocorrer, ele é menos frequente. Portanto, quando um paciente está anêmico, o mais comum é que busquemos a fonte da anemia antes de considerar as hemorroidas como causadoras do quadro.

Sendo assim, é possível concluir que é comum que uma hemorroida inflamada sangre. Entretanto, é necessário se atentar aos tipos de sangramentos e outros sintomas que possam acompanhar o quadro. Por isso, ao notar qualquer mudança na região, busque atendimento com um médico proctologista!

Não precisa se sentir desconfortável caso você tenha (ou já teve) um sangramento no ânus. Muitas vezes provocado por causa de hemorroidas, o problema é normal, já que aproximadamente 75% das pessoas já enfrentaram ou vão enfrentar essa doença em algum momento da vida.

No entanto, a presença de sangue no papel higiênico ou dores no ânus também são sinais de outras doenças e por isso nunca devem ser ignoradas. "Por achar que o problema é 'apenas' hemorroidas, muitas pessoas não levam o sintoma a sério e acabam descobrindo tardiamente que estão com algo mais grave, como um tumor maligno no ânus. Por isso, sangrou, procure um médico o quanto antes", alerta Marcelo Averbach, cirurgião do aparelho digestivo no Hospital Sírio-Libanês.

Veja também

O que devo fazer quando a hemorroida começa a sangrar?

Lenço umedecido em último caso: veja dicas para se limpar após fazer cocô

O que devo fazer quando a hemorroida começa a sangrar?

'Colocou um negócio lá': entenda o procedimento no ânus que Anitta fez

O que devo fazer quando a hemorroida começa a sangrar?

Tomar sol nas partes íntimas está em alta no TikTok: é seguro? Veja riscos

Hemorroida, fissura ou fístula?

Apesar de serem problemas bem diferentes entre si, a fissura e a fístula são condições muitas vezes confundidas com hemorroidas, por apresentarem sintomas parecidos.

A hemorroida ocorre devido à dilatação de vasos sanguíneos do ânus. Com o esforço físico excessivo ao evacuar e a passagem das fezes ressecadas e endurecidas, eles podem eventualmente se romper, ocasionando hemorragias e dor local. Já a fissura é como um corte na borda do ânus e a fístula, uma feridinha entre o canal e a pele externa do ânus. Ela surge, em 90% dos casos, por infecção e inflamação de glândulas dessa região.

"Se a fissura for aguda, pode ter sido provocada por força ao evacuar, relação sexual anal ou mesmo por alergia e ressecamento da pele a algum produto, como papel higiênico. Quando crônica, seu desenvolvimento é associado a uma contração involuntária da musculatura do ânus e que pode ser bastante dolorosa", explica Camila Cannato, médica e cirurgiã do aparelho digestivo pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Essa contração involuntária a que Cannato se refere pode ser desencadeada por estresse, ansiedade, medicamentos que relaxem a musculatura esfincteriana, ou mesmo por uma fissura anal aguda —nesse caso, a contração provocada por ela é uma resposta natural do organismo, que busca diminuir a passagem de fezes pela região anal a fim de minimizar os sintomas de dor e ardência. Como não consegue, o quadro piora e evolui para crônico.

Quanto à fístula, existem várias glândulas que produzem secreção perto da borda do ânus, dentro do canal anal. "Às vezes, elas entopem e formam um abcesso (tipo um furúnculo), que pode estourar para a pele do lado de fora do ânus, formando um buraquinho que coça, sangra, dói e vaza pus constantemente", explica Alexandre Sakano, gastrocirurgião da BP, a Beneficência Portuguesa, de São Paulo. O problema pode ocorrer espontaneamente, sem uma causa específica ou estar relacionado a doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerosa, doença de Crohn e diverticulite intestinal.

Usar o papel higiênico não é a melhor forma de limpar seu bumbum; saiba qual o jeito certo

VivaBem

Como identificar o que está provocando sangramento no ânus

A diferenciação entre os casos (hemorroida, fissura e fístula) deve ser feita por um médico, que para chegar a um diagnóstico preciso, além de avaliar clinicamente os sintomas, pode solicitar exames de imagens da região anal, como sigmoidoscopia, anuscopia e proctoscopia.

Em geral, para diminuir as chances de surgimento e avanço dessas doenças, os especialistas recomendam medidas que reduzam a constipação e o esforço ao evacuar. "É importante manter uma dieta rica em líquidos e fibras, o que inclui verduras, legumes e alimentos integrais. Também é essencial fazer a higienização correta do ânus com água e sabão, em vez de papel higiênico, que não é eficiente", diz Averbach.

A fissura não precisa operar, pois é causada por traumatismo local. Com uma mudança alimentar, aplicação de pomadas, medicações que reduzem a contração involuntária da musculatura do ânus e abstinência sexual, no caso de quem pratica sexo anal, a ferida fecha sozinha. Diferentemente da fístula, que requer cirurgia. Se for um quadro simples, basta localizá-la, abrir e retirar o tecido comprometido e fechar. "Porém, há casos mais complicados, que podem envolver a introdução de um cateter para drenar o abcesso e até mais de uma cirurgia", explica Cannato.

No que se refere ao tratamento da doença hemorroidária, esse vai depender da intensidade dos sintomas e do grau de comprometimento da região afetada. Casos leves podem ser solucionados com uma revisão de hábitos de rotina, mais utilização de pomadas, analgésicos, anti-inflamatórios e remédios que melhorem a circulação sanguínea. Se não surtir efeito ou se o caso for mais grave, o mais indicado é a cirurgia, sendo a hemorroidectomia, que utiliza bisturis para remover as veias inflamadas —a mais efetiva, porém também a mais dolorida.

O que é bom fazer para hemorroida parar de sangrar?

Bem, o primeiro passo para controlar um sangramento é deixar a região em contato com água fria. O frio faz com que os vasos se sangue se fechem, mas atenção: o ideal é apenas água fria! Não aplique gelo diretamente na pele, pois ele pode causar queimaduras e necrose da mucosa.

É normal sair sangue da hemorroida?

Entre os sintomas da doença hemorroidária, o sangramento é o mais comum e perceptível. O sangramento nas hemorroidas pode estar acontecendo devido aos hábitos do paciente. Ele precisa manter uma rotina saudável para ter a doença curada.