O que comer à noite para quem tem refluxo?

Vida Saudável

18/12/19, 08:40

Foto: Pixabay 
 

O que comer à noite para quem tem refluxo?

Uma pesquisa realizada pela GFK revelou que quase 30% dos brasileiros podem ter a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Esse número cresce para quase 50%, quando considera todas as pessoas que indicaram ter sintomas da doença.

A consultora do sono, Renata Federighi, traz algumas dicas de como melhorar a qualidade do sono de quem sofre com o refluxo frequentemente. “Alguns sintomas da doença tendem a piorar ao deitar, como, por exemplo, a sensação de asfixia causada quando o ácido atinge a garganta. Isso faz com que a pessoa acorde durante a noite ou cause uma sequência de pequenos despertares, fragmentando o repouso e diminuindo a sua qualidade”, explica.

Então, como melhorar a noite de sono quando se tem refluxo?

Apesar desses sintomas atrapalharem as noites de sono, existem algumas maneiras de amenizá-los. Mudar o estilo de vida e o comportamento diário podem ajudar a reduzir refluxo na hora de dormir.

Cuidado com a alimentação

Alguns alimentos e bebidas podem acentuar a incidência de refluxo. Diminuir o consumo desses produtos é um excelente modo de evitar os sintomas desse problema. Entre eles estão: gorduras e frituras, café, chocolate, bebidas alcoólicas, carboidratos, pimenta e gaseificados. Alguns desses alimentos tem um tempo de digestão maior, aumentam a acidez do estômago e favorecem que o aparecimento dos sintomas durante a noite.

Não deite após comer

Ir para a cama logo depois de comer pode causar refluxo. O ideal é finalizar as refeições de duas a três horas antes de dormir. “Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago. Durante a espera, busque realizar atividades relaxantes”, explica a especialista.   

A posição na hora de dormir

Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. “Essa é a posição mais indicada na hora de dormir. Os benefícios são muitos, desde facilitar o processo de digestão até melhorar a circulação sanguínea”, comenta Renata. Para tanto, é imprescindível a utilização de um travesseiro em altura e suporte adequados para esse posição. Ele deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão, deixando pescoço e coluna alinhados e as vias respiratórias livres.

A especialista explica que devido o pâncreas e o estômago ficarem do lado esquerdo, esta é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos. “Outra vantagem é que as enzimas pancreáticas são secretadas mais facilmente. Deitar desse modo evita o refluxo, dores no estômago e cansaço ao levantar”, completa.

Use uma almofada antirefluxo

Usada sob o tronco, o Antirefluxo pode amenizar os incômodos do refluxo. “O seu formato triangular mantém o corpo levemente inclinado durante toda a noite, reduzindo as chances do ácido ou do suco gástrico regressarem para o esôfago”, explica Renata.

Da Redação
[email protected]

Quem tem refluxo pode comer ovo? Quem tem refluxo pode tomar leite? Quem tem refluxo pode comer banana? Calma… a gente te ajuda!

Se você tem refluxo gastroesofágico, a alimentação é um dos principais fatores de risco para a piora dos sintomas e do grau da doença. Por isso, alimentar-se bem e com equilíbrio é fundamental para o tratamento do refluxo.

Mas o que significa se alimentar bem? O que um paciente com refluxo pode ou não pode comer?

A dieta para refluxo gastroesofágico deve ser rica em fibras, frutas, legumes e alimentos integrais. É muito importante evitar o consumo de ultraprocessados e alimentos de difícil digestão ou que deixem o estômago irritado como frituras, refrigerantes e pimenta.

Isso quer dizer que você não pode mais comer frituras? Que alimentos naturalmente gordurosos, como abacate ou ovos, estão fora de questão? Continue sua leitura para saber:

Alimentos proibidos e alimentos permitidos

Quando dizemos que um alimento prejudica quem tem refluxo, não estamos dizendo que você nunca pode comer. Isso só significa que é preciso evitar sua frequência.

Em geral, não é recomendado nenhum tipo de restrição absoluta de grupos de alimentos. Por isso, fique tranquilo: você vai poder se alimentar normalmente. Só é preciso tomar cuidado com os excessos. Afinal, você não quer ter uma crise de refluxo.

E, é claro, isso varia de pessoa para pessoa. Alguns pacientes de refluxo não podem passar perto de café, enquanto outros podem bebê-lo normalmente. Cada organismo tem seu próprio funcionamento.

Moderação é a palavra-chave em todos os momentos. E, quando você tiver algum sintoma de refluxo mais recorrente, é melhor pender para alimentos mais seguros, que vão acalmar seu estômago em vez de estressá-lo.

Confira abaixo alguns alimentos para comer com moderação:

Cafeína

Todos os alimentos com cafeína estimulam o estômago, produzindo mais ácido e favorecendo o refluxo. Alguns tipos de chás são ricos em cafeína, como o chá preto. Isso também acontece com alguns chocolates.

O café, em si, é um dos maiores incitadores do refluxo. Versões descafeinadas podem ser a melhor opção.

Gordura

A gordura é uma substância que fica por muito tempo no estômago. E, enquanto é digerida, o estômago continua produzindo ácidos para digeri-la. Por isso, é melhor evitar alimentos muito gordurosos. Ou consumir aqueles que tragam benefícios junto à gordura.

Por exemplo, ovos e abacate são ricos em vitaminas que fazem bem à saúde. Os ovos também têm proteína e o abacate, fibras que nos saciam por mais tempo. Por isso, ambos podem ser consumidos por quem tem refluxo.

Mas evite carne vermelha, embutidos e frituras para manter os sintomas longe!

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas irritam o estômago e aumentam os sintomas de refluxo. Em geral, depois de uma noite bebendo, os sintomas de refluxo chegam com tudo. Por isso, se for beber, faça com moderação.

Pimenta

Assim como a bebida alcoólica, a pimenta irrita o estômago. Ela aumenta a acidez e, assim, as chances de causar refluxo.

Evite alimentos apimentados ou mesmo muito temperados. Em geral, pratos com muito tempero tem o mesmo efeito da pimenta.

Bebidas gaseificadas

Refrigerantes, água com gás e mesmo espumantes podem causar sintomas de refluxo. Eles aumentam a pressão dentro do estômago, causam desconforto e podem fazer com que o ácido estomacal vá para o esôfago.

Por isso, evite esse tipo de bebida. Prefira água (sem gás), chás e sucos naturais sempre.

Carboidratos simples

Carboidratos simples, ou seja, que não são integrais, diminuem a força do esfíncter entre o estômago e o esôfago. Isso faz com que a passagem do ácido estomacal seja facilitada. Ou seja, os episódios de refluxo são mais recorrentes.

Você pode preferir tipos de carboidratos, que sejam complexos. É o exemplo do cuscuz, da tapioca, da batata doce e do pão integral. Pipoca também entra nesse cardápio, desde que seja preparada com pouca gordura.

Frutas também são ricas em carboidratos e devem ser mantidas na dieta. As preferidas são as menos ácidas, como maçã, banana, pêssego, pera, melancia...

Lembre-se que nada disso é uma regra que obriga a cortar os alimentos para sempre. Do mesmo modo, alguns alimentos podem fazer mal para uma pessoa e não para outra. É essencial conhecer seu próprio organismo!

Cuidados para reduzir os episódios de refluxo gastroesofágico

O refluxo pode ser imprevisível. Mesmo evitando certos tipos de alimentos, você ainda pode ser surpreendido por ele. Porém, isso não quer dizer que não é possível diminuir as chances de ter uma crise.

Veja abaixo alguns exemplos de ações simples para reduzir os sintomas do refluxo:

  • Coma em menores quantidades, a cada 2 ou 3 horas, para que o estômago nunca fique muito cheio ou muito vazio;
  • Evite beber líquidos durante as refeições;
  • Evite comer de 2 a 3 horas antes de se deitar, e mantenha sua cabeceira da cama mais elevada para ficar mais confortável na hora de dormir;
  • Evitar deitar ou fazer exercícios logo após as refeições para não aumentar a pressão no estômago;
  • Beba chá de camomila ou de erva-doce, pois eles atuam acalmando o intestino e o estômago;
  • Manter o peso saudável, com um estilo de vida equilibrado;
  • Evitar roupas muito apertadas na região do estômago.

Todas essas dicas são para aliviar os sintomas do refluxo. Mesmo com elas, ele ainda pode ficar presente em sua vida. Por isso, também é preciso falar com seu médico e buscar um tratamento.

Quer conhecer o tratamento Stretta, que mudou a vida de milhares de pessoas no mundo todo? Entre em contato conosco!

Como evitar o refluxo durante a noite?

Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. Parece que esta posição traz mais alguns benefícios tais como: facilitar o processo de digestão, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a secreção de enzimas pancreáticas.

O que comer no jantar para refluxo?

E quais alimentos ajudam a evitar o refluxo?.
Grãos integrais, como aveia, cuscuz e arroz integral..
Vegetais de raiz, como batata doce, cenoura e beterraba..
Vegetais verdes como aspargos, brócolis e vagem..

O que tomar antes de dormir para refluxo?

Os remédios caseiros para refluxo gastroesofágico são uma maneira muito simples, prática e completamente natural de aliviar o desconforto durante as crises..
Água com limão. ... .
Chá de gengibre. ... .
Bicarbonato de sódio. ... .
Chá de camomila. ... .
Suco de babosa..

Quem tem refluxo não pode comer à noite?

Mas não irá ajudar se o estômago estiver cheio. Assim, o mais importante é esperar cerca de duas horas após as refeições para ir dormir. No entanto, se você sente refluxo com muita frequência, pode ser interessante consultar um médico para avaliar qual o melhor tratamento.