O que causa o derrame no olho?

A região ocular é repleta de vasos sanguíneos muito finos, praticamente imperceptíveis. No entanto, quando um desses vasinhos na película que cobre a parte branca do olho se rompe, temos uma condição chamada de hiposfagma. Popularmente conhecida como derrame no olho, ou hemorragia ocular, essa é uma das principais causas de atendimentos nos prontos-socorros oculares.

Continue a leitura e confira 5 perguntas e respostas que vão ajudar você a saber um pouco mais sobre essa mancha ocular e o que fazer para tratar esse derrame.

1. O que causa o derrame no olho?

Esse tipo de sangramento pode ter origens diversas, como:

  • traumas provocados por hábitos como esfregar ou coçar os olhos;
  • alterações na coagulação sanguínea;
  • infecções oculares provocadas por certos tipos de conjuntivite viral;
  • maneira espontânea depois de episódios de tosse, espirro, vômito ou esforço intenso, como na realização de exercícios físicos.

Portadores de doenças vasculares como hipertensão, diabetes e arteriosclerose também estão mais propensos a desenvolver essa condição.

2. Quais são os principais sintomas?

Geralmente, o paciente só identifica o sangramento após olhar no espelho e não apresenta nenhum sintoma ou dificuldade para enxergar. Algumas pessoas podem sentir um desconforto ao piscar, como se houvesse areia no olho. Em caso de qualquer incômodo, procure imediatamente o oftalmologista.

3. A hemorragia ocular é um problema grave?

Como você viu, o surgimento da mancha na parte branca do olho é assintomática e não apresenta grandes riscos para a saúde dos olhos. No entanto, os sangramentos que surgem na região ocular podem ter outras causas ou serem sintomas de problemas mais graves, como a hipertensão. Se esse for o caso, é necessário um tratamento imediato para que a doença não afete outras regiões oculares, provocando a perda da visão.

4. Como é feito o tratamento?

O derrame no olho costuma ser resolvido espontaneamente entre 10 e 15 dias. Lágrimas artificiais podem ser indicadas para os pacientes que sentem desconforto ao piscar. Caso o sangramento tenha sido resultado de esforço intenso, a aplicação de compressas de água fria duas vezes ao dia ajudam a acelerar a recuperação. Isso é possível porque a baixa temperatura faz os vasos se contraírem e diminui a hemorragia.

Caso o problema seja resultado de uma infecção nos olhos, o derrame ocular é o sintoma de uma doença e o tratamento será feito com o uso de medicamentos indicados pelo médico oftalmologista. No caso da hemorragia nos olhos que surge em pacientes hipertensos, o tratamento exige uma mudança nos hábitos de vida, com prática regular de atividades físicas, alimentação saudável e acompanhamento médico.

5. Tenho um derrame ocular. O que preciso fazer?

Mesmo que não exista nenhum desconforto, procure imediatamente o oftalmologista sempre que surgir qualquer alteração nos olhos. Só com a consulta oftalmológica é possível verificar se o sangue está apenas na área externa do olho ou se é necessário outros exames para identificar a origem do sangramento.

Depois do tratamento, é muito difícil o surgimento de outro derrame no olho. Por isso, se essa condição se repetir, entre em contato com seu oftalmologia para um novo diagnóstico.

Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre a hemorragia ocular, siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais novidades e boas dicas. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

O que causa o derrame no olho?
Hemorragia subconjuntival ou hiposfagma

A expressão “derrame ocular” é genérica, na verdade pode englobar muitos problemas da oftalmologia, sendo o mais comum deles a hemorragia subconjuntival.

Existem também outros quadros de derrames oculares, são eles: hemorragia vítrea e hifema (hemorragia interna do olho), estes últimos bem mais raros.

Vamos falar hoje sobre derrame ocular em detalhes, para que você entenda melhor.

Índice

1. O que é derrame ocular?

2. Qual o tipo mais comum?

3. Ocorre com pessoas de quais idades?

4. O que fazer na presença do derrame ocular?

5. Existe colírio para o derrame ocular?

6. Quando deve ser investigado o derrame ou a hemorragia ocular?

7. O derrame ocular causa dor?

8. Quais causas?

O que é derrame ocular?

O derrame é o extravasamento de sangue para fora do vaso sanguíneo. Dependendo do local em que aconteça, pode ocasionar problemas diferentes, de diferentes gravidades.

Qual o tipo mais comum?

O tipo mais comum é a hemorragia subconjuntival, ou hiposfagma, caracteriza-se por uma condição benigna e extremamente comum, que aparece de forma abrupta e indolor: uma mancha vermelha de sangue no olho.

Nessa situação, não acontece diminuição da acuidade visual, a hemorragia pode ser pontual ou extensa, acometendo a região branca do olho (esclera).

Ocorre com pessoas de quais idades?

O que causa o derrame no olho?
Quadro de hemorragia subconjuntival, chamado popularmente de “derrame ocular”

O derrame ocular pode acometer todas as idades. Em jovens, normalmente são decorrentes de traumas na região ocular, ou uso de lentes de contato.

No entanto, pessoas com mais idade, doenças vasculares sistêmicas como hipertensão, diabetes ou aterosclerose, podem ser o fator de origem da hemorragia.

Basicamente, o extravasamento de sangue de dentro do vaso para tecidos oculares é o que acontece no derrame. Isso também pode ser ocasionado por doenças sanguíneas como hemofilias ou trombofilias.

Outro ponto que pode desencadear o extravasamento é o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, ou no caso de pacientes que usam ASS, por exemplo, bem como situações que levam ao aumento da pressão abdominal como exercícios físicos exagerados ou uma simples ida a academia. 

O que fazer na presença do derrame ocular?

O que causa o derrame no olho?
Hemorragia em reabsorção com descoloração amarela

Na imensa maioria das vezes, não necessita de tratamento, visto que se trata de uma condição benigna e autolimitada, não havendo tratamento comprovadamente eficaz.

Os pacientes devem ser informados que essa mancha vermelha irá desaparecer com o tempo. Normalmente pode durar de 7 a 20 dias, quando há uma diminuição do tamanho da área da lesão e variação de cor, passando pela coloração marrom, amarela em seguida desaparecendo.

Leia também sobre Uveíte, uma inflamação intraocular.

Existe colírio para o derrame ocular?

Não existe tratamento aprovado para acelerar a reabsorção e absorção da hemorragia ou derrame ocular. No entanto, pode-se usar colírios lubrificantes para dar conforto ao paciente, bem como compressas frias (2 vezes por dia) como medidas de suporte. 

Quando deve ser investigado o derrame ou a hemorragia ocular?

Deve-se investigar apenas em casos recorrentes e persistentes, ou relacionados com algum sintoma, levando a suspeita de outras doenças. 

O derrame ocular causa dor?

É um quadro indolor, benigno e passageiro.  Caso venha acompanhado de dor, deve-se investigar outras causas.

Quais causas?

Podemos elencar algumas causas comuns para a ocorrência do derrame ocular, são elas:

  • ato de coçar os olhos;
  • qualquer trauma na região da face ou dos olhos;
  • tosse ou espirros;
  • exercícios físicos;
  • cirurgias oculares;
  • uso de lentes de contato;
  • quadros de crises hipertensivas;
  • episódios de vômitos ou regurgitação (ou qualquer quadro que curse com aumento da pressão abdominal);
  • uso de medicações anticoagulantes ou anti-inflamatórios.

Agora você conhece melhor os tipos e as causas de derrame ocular, leia também sobre outras doenças oculares. Tem outras dúvidas? Agende uma consulta online.

Pedro Paulo Cabral

Dr. Pedro Paulo Cabral - CRM/RN 5880 - Médico Oftalmologista Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Graduação e Especialização). Participou de diversos cursos da área, como na Harvard Medical Schooll (Massachussets - Boston) nos Estados Unidos da América. Já realizou mais de 6.000 cirurgias de catarata e publica diversos artigos em seu Blog e vídeos em seu canal do YouTube.

O que pode ocasionar um derrame no olho?

A hemorragia pode aparecer após uma cirurgia ocular, lesão, infecção, inflamação, trauma no olho, ou ainda durante o uso de medicamentos que deixam a espessura do sangue mais fino. Na possibilidade de casos mais graves, pode ser em decorrência das doenças adjacentes.

É perigoso derrame no olho?

Um pequeno derrame no olho ou as pequenas hemorragias conjuntivais são, geralmente, auto-limitadas e inofensivas. Apesar de não ser um problema potencialmente perigoso é importante conhecer a sua origem, através de uma avaliação por parte do médico oftalmologista.

O que fazer para evitar derrame no olho?

5 dicas para evitar derrame ocular.
Tenha atenção com esforços intensos..
Redobre os cuidados contra infecções oculares..
Controle a hipertensão..
Faça visitas periódicas ao oftalmologista..
Não manipule os olhos com as mãos sujas..