O que aprendemos com o filme Não olhe para cima?

Um filme está dominando as redes sociais neste fim de ano: "Não Olhe Para Cima", lançado na Netflix na véspera do Natal.

Mas o que a obra tem de especial?

Continua depois da publicidade

O que aprendemos com o filme Não olhe para cima?

Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) em "Não Olhe para Cima"

Imagem: Niko Tavernise/Netflix

O filme conta a história de dois astrônomos que descobrem um cometa mortal vindo em direção à Terra, mas são descreditados quando tentam alertar a população sobre o perigo.

O elenco estrelado chama a atenção: tem Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet e mais!

Muita gente elogiou a crítica social feita pelo filme.

Os personagens que se recusam a levar a ameaça a sério foram vistos como referências aos negacionistas que ignoram dados científicos sobre temas como a emergência climática e a pandemia de covid-19.

O filme "Não Olhe para Cima" é uma crítica social afiada, que mostra como a ciência é tratada, como o negacionismo vem ganhando espaço e é um conto alegórico inspirado na crise climática. Assistam! pic.twitter.com/jdaaUAR5pn

-- Futuro Ex BBB (@lucjjunior) December 25, 2021

"Não Olhe para Cima" é basicamente o mantra do negacionismo que diz "não queremos que vocês vejam a verdade, queremos que continuem cegos e fazendo o que mandamos" Netflix acertou em cheio no tema do filme e na sátira. Assistam. #DontLookUp pic.twitter.com/iXe5Z8HIlQ

-- Sil ?? ASSISTIU NWH (@bellarke_32) December 24, 2021

O próprio elenco já confirmou: o filme é sobre quem ignora a ciência diante de catástrofes.

"Não podemos ignorar ou sermos indiferentes à crise climática", disse Leonardo DiCaprio no Twitter.

Muitos viram o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na personagem interpretada por Meryl Streep.

Continua depois da publicidade

O Brasil não ficou de fora!

Um dos memes mais populares sobre o filme relaciona os personagens do filme a figuras que se destacaram no Brasil durante a pandemia.

Tem Jair Bolsonaro (PL), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e os divulgadores científicos Átila Iamarino e Natália Pasternak.

Quem trabalha com divulgação científica se identificou:

Não Olhe Para Cima é um filme que toca muito fundo no divulgador científico de Internet porque a gente tenta ser engraçado e não consegue, e também tenta falar a sério de ciência e ninguém leva a gente a sério. E pra completar o mundo também está acabando e os ricos estão nem aí.

? Leonardo Rossatto (@nadanovonofront) December 26, 2021

Uma das cenas do filme relembrou os brasileiros, quando a bióloga Natália Pasternak se exaltou no Jornal da Cultura:

No fim, ficou a dúvida: o filme é de comédia, terror ou é um documentário?

"Não olhe para cima" é aquele tipo de filme que vc não sabe se é terror, drama, comédia, ficção científica ou documentário do cenário político brasileiro.

? Deusa Suprema da Casa (@DanielleSobral8) December 27, 2021

Introdução

“Não Olhe Para Cima” é um filme lançado pela  Netflix em 9 de dezembro de 2021, e que tem feito grande sucesso até mesmo nas redes sociais.

Nele, dois astronautas descobrem que um cometa em órbita irá se chocar com a Terra em pouco mais de 6 meses, extinguindo assim a vida em todo o planeta.

Apesar de ser uma ficção, “Não Olhe Para Cima” nos ensina ou traz à nossa mente pelo menos 7 lições bíblicas para nossa vida. Quero reparti-las com você agora, para que sua cosmovisão cristã se fortaleça.

Mesmo se o leitor for ateu, peço que leia o texto até o final, para só depois concluir se o que escrevo tem ou não coerência.

Infelizmente, nas redes sociais vários alarmistas e fanáticos têm comparado o cenário político do filme com a política brasileira. Isso se dá porque não conseguem enxergar nada na vida sem seus óculos ideológicos. Tais pessoas, na opinião do psiquiatra Lyle H. Rossiter em seu livro A Mente Esquerdista: As Causas Psicológicas da Loucura Política (São Paulo: Vide Editorial, 2016), precisam de tratamento. Porém, esse não é o tema do presente post.

Afinal, reflexões muito mais sérias e importantes do que temas políticos podem ser extraídas do filme. E será nelas que irei me ater.

As 7 Lições do Filme “Não Olhe Para Cima”

#1 – Deus protege o planeta Terra

É provável que alguém esteja pensando: “de onde você tirou isso do filme, se ao final o mundo é destruído pelo grande cometa?”

Deixando de lado o final catastrófico do mundo retratado por “Não Olhe Para Cima”, extraí essa lição do filme porque ele me relembrou de que a posição do planeta Júpiter em nossa órbita é estratégica para a proteção da Terra contra esse tipo de colisão.

Norman Geilser, um dos autores do livro Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu, explica:

“Se Júpiter não estivesse em sua rota atual, a Terra seria bombardeada com material espacial. O campo gravitacional de Júpiter age como um aspirador de pó cósmico, atraindo asteroides e cometas que, de outra maneira, atingiriam a Terra”.[1]

Isso se chama constante (ou princípio) antrópica. A palavra “antrópica(o)” vem do grego “anthropos”, e significa “ser humano”. Portanto, um princípio ou constante antrópica (há mais de 100 desses princípios) nos revela que nosso planeta foi preparado para que fosse possível existir vida humana nele (bem com outras formas de vida).

O filme me faz lembrar que o Criador colocou Júpiter com sua força gravitacional no lugar exato, para que aspirasse o “lixo cósmico” que poderia cair todos os dias em nosso mundo. Se não fosse isso, nosso mundo já teria deixado de existir há muito tempo.

Por isso, o profeta Isaías nos convida a Olharmos Para Cima, a fim de percebermos que existe um Deus Criador e Mantenedor de todo o universo:

“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem-contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” (Is 40:26). Grifo acrescido.

Desse modo, Olhe Para Cima e reflita: Quem colocou Júpiter em um lugar estratégico para proteger nosso planeta? Para mim, apenas isso já torna o ateísmo injustificável. Todavia, saiba que se você for um cético, tem meu profundo respeito.

#2 – Haverá um fim do mundo

A Bíblia nos ensina que o mundo acabará, mas não da forma como muitos imaginam. Veja:

“Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.” (2 Pe 3:7).

“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2Pe 3:10. Veja também 2Pe 3:12)

Deus não destruirá o planeta por meio de um cometa, mas através do fogo. O objetivo será eliminar os ímpios e aqueles que não aceitaram o pagamento da dívida feito por Cristo na cruz, por nossos pecados (cf. Rm 6:23).

E quando isso acontecerá? Na segunda vinda de Cristo (veja 2 Pedro 3:10, acima), que é descrita de uma maneira apavorante para aqueles que não creram. Será um evento glorioso e também aterrador, para os que estiverem indiferentes e para os que desprezaram as evidências da existência de Deus, bem como os sinais da volta de Cristo apresentados nas Escrituras:

“… as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (Ap 6:13-17)

Um Novo Tempo

Entretanto, o fim do mundo contaminado pelo mal e pelo pecado será o início de um novo mundo. O início de um Novo Tempo. Jesus nos levará para o Paraíso (Jo 14:1-3; 1Ts 4:16-17) e após um período de 1000 anos no Céu (compare Jo 14:1-3 e Apocalipse 20), a Cidade Santa de Deus descerá até nosso planeta (Ap 21:1-3), então recriado por Deus. Com isso, viveremos na Terra nas mesmas condições edênicas que Adão e Eva vieram antes do pecado:

“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. (2 Pe 3:13)

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo… E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras” (Ap 21:1-2, 5)

Sendo assim, repito: o fim do mundo será o final da maldade dos ímpios, o término da impiedade, injustiça e pecado[2]. Nosso planeta será recriado, “substituído” por “novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. (2 Pe 3:13)

Por isso, leitor(a):

“Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão… Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor (2Pe 3:11-12; 14-15, primeira parte).

Esse é o estilo de vida que devemos adotar e desenvolver ao longo de nossa jornada cristã. Afinal, é desse modo que estaremos preparados para esse grande evento (cf. Mateus 21:33-46; Hb 12:14).

#3 – As pessoas estarão indiferentes em relação ao fim do mundo

Assim como no filme “Não Olhe Para Cima”, pouco antes da volta de Jesus e do fim do mundo, as pessoas estarão indiferentes em relação às profecias bíblicas.

Jesus Cristo comparou a indiferença da humanidade nos últimos dias com a indiferença dos antediluvianos:

“Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem”. (Mt 24:37-39)

“Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc 18:8, segunda parte)

Além disso, a Bíblia profetiza que uma minoria, chamada de “remanescente” (Ap 12:17; 14:12), pregará o evangelho para uma maioria (Mt 24:14; Ap 14:6-12). Infelizmente, boa parte dessas pessoas não crerá na mensagem:

“… tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”. (2 Pe 3:3-4)

Tais pessoas não terão desculpas porque, além de o Espírito Santo trabalhar na mente delas para que aceitem Jesus como Salvador (Jo 16:8-14), a Bíblia responde de forma categórica ao argumento de que “o mundo é o mesmo e sempre o será” e que, portanto, “Jesus não voltará e não cairá fogo do céu”:

“Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios” (2Pe 3:5-7).

Jesus não quer que sejamos pegos de surpresa. Foi por isso que, quando perguntado sobre o final dos tempos (Mt 24:3), Ele deu aos Seus seguidores uma relação de sinais, que são avisos de que Sua volta está próxima (leia todo o capítulo 24 de Mateus, e estude a profecia de Daniel 2).

#4 – Um dia, todos terão de olhar para cima e encarar o Criador

“Não Olhe Para Cima” me faz lembrar que, sejam cristãos, ateus, agnósticos, muçulmanos, judeus, budistas, hinduístas, espíritas, (etc.), todos terão de olhar para cima e encarar o Criador (Mateus 25:31-46). Vai depender da decisão de cada um se ao Cristo voltar a pessoa estará alegre (por estar preparada), ou desesperada (por estar despreparada):

– Os preparados reagirão assim: “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tt 2:13; cf. Is 25:9).

– Já os despreparados reagirão dessa maneira:  “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (Ap 6:15-17).

Pense por um instante: se Jesus veio pela primeira vez – e isso é um fato histórico – por que não viria pela segunda vez, sendo que prometeu e jamais mentiu?

Vejo lógica no fato de que a primeira vinda de Cristo é a garantia de Sua segunda vinda. Desse modo, não há razão para Ele não voltar e concluir Sua obra redentora.

Por isso, creia. E decida fazer parte do grupo que estará preparado e aguardando com boa expectativa o retorno do Salvador.

#5 – A ganância humana não tem limites

Num momento do filme “Não Olhe Para Cima”, foi decidido que o enorme cometa não seria totalmente destruído no espaço antes de chegar à Terra. Ao invés disso, ele seria partido em vários pedaços que cairiam no oceano, pois os minerais contidos no mesmo equivaliam a trilhões de dólares.

Ou seja: a então presidenta dos EUA, juntamente com um grande empresário de tecnologia, preferiram colocar todo o planeta em risco por causa do dinheiro.

A Bíblia diz que nos últimos tempos, os seres humanos serão gananciosos e terão outras características horrorosas. Veja como a Escritura é precisa:

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos [vaidosos, orgulhosos, arrogantes], arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” (2Tm 3:1-5)

Não é exatamente esse o retrato da humanidade? Isso não lhe diz algo sobre a brevidade do retorno de Jesus Cristo e do fim do mundo?

#6 – No fim das contas, Fé, Oração e a Família é o que valem

Enquanto o cometa estava quase caindo sobre a Terra, um dos astronautas de “Não Olhe Para Cima” decide voltar para sua família, e jantar com ela na companhia dos amigos.

Num dado momento, o astrônomo reconhece que sua família não é tão religiosa para agradecer pelo alimento. Porém, um jovem rebelde que havia sido evangélico, se dispõe a orar e todos (até mesmo a astrônoma que dava indícios de não crer em Deus), acharam linda aquela oração, feita de mãos dadas.

Com isso, podemos aprender que a família unida ao redor da mesa, ou na companhia de bons amigos, será cada vez mais fortalecida para encarar as dificuldades da vida, e preparar-se para a volta de Cristo. Além disso, a oração pode dar esperança em meio a qualquer tipo de crise, mesmo que seu mundo esteja acabando.

Portanto, tenha fé em Deus, cuide de sua família, preserve suas amizades e seja uma pessoa de oração (Mateus 6:5-15; Rm 12:12; 1Ts 5:17).

Não se esqueça de frequentar a igreja, o corpo espiritual de Cristo (1Co 12) no qual você, como membro, se desenvolverá ainda mais. Afinal, a Bíblia nos adverte: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hb 10:25).

#7 – Precisamos olhar para cima

Como já vimos, Jesus nos deixou sinais de Sua volta. Todavia, Ele também nos deu conselhos:

“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem… Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor… Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis” (Mt 24:27, 42, 44).

Em “Não Olhe Para Cima” ocorreu uma polarização entre dois grupos: aqueles que diziam para as pessoas não olharem para cima (líderes políticos), e outros que diziam para as pessoas olharem para cima (cientistas astrônomos).

Nosso mundo também está polarizado. Ele nos convida a “olharmos para baixo”, ao invés de olharmos para cima e pensarmos mais “nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Cl 3:2).

Ao mesmo tempo, em nossa sociedade somos convidados a olhar para ideologias sem importância alguma do ponto de vista bíblico; para notícias antiéticas e sem valor para nossa saúde mental. Ou seja: não somos motivados a olhar para Jesus, “o Autor e Consumador da fé” (Hb 12:2).

Jesus nos convida a “Olharmos Para Cima”, pois Ele voltará:

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!” (Ap 1:7).

Você aceitará as tendências humanas ou o conselho de Jesus?

Portanto, alimente sua fé em Deus e na Bíblia, ore e tenha uma atitude mental positiva, para viver da melhor forma possível enquanto aguarda seu encontro com o Criador.

Afinal, ainda há tempo. O mundo ainda não acabou.

Além disso, você está vivo(a) para aproveitar as chances que Deus continuará lhe dando. Esse é um grande motivo para cultivar a gratidão, deixando de lado ideais humanos utópicos, bem como todo vitimismo.

Referências

[1] Norman Geisler e Frank Turek, Não tenho fé suficiente para ser ateu (São Paulo: Vida, 2006), p. 107. Grifos acrescidos.

[2] Apocalipse 21:4 promete: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.