O que aconteceu com os corpos dos tripulantes do Columbia?

Corpo de astronauta israelense morto no Columbia é encontrado

Estudo feito em 1990 alertou sobre fragilidade da cobertura isolante térmica

Enquanto avança nas investigações em torno do que teria levado à destruição do ônibus espacial Columbia, a Nasa identificou nesta quarta-feira partes do corpo do astronauta Ilan Ramon, o primeiro israelense a viajar ao espaço e que era um dos sete tripulantes da missão STS-107 do Columbia. Depois de uma cerimônia religiosa judaica no Texas, os restos mortais serão enviados para Israel a fim de serem sepultados na próxima semana.

O general Rani Falk, adido militar da embaixada de seu país em Washington, afirmou que a identificação do corpo foi feita pelos especialistas da Nasa através do exame de DNA e amostras dentárias.

Israel vinha tratando com enorme preocupação a identificação rápida de seu astronauta, para que pudesse se realizar um funeral segundo os preceitos judaicos. Filho de um sobrevivente do Holocausto, Ilan Ramon era um homem religioso e levou para o Columbia uma Torá que pertenceu a um menino que esteve preso em um campo de concentração.

O pai do astronauta israelense, Eliezer Wolferman, que se encontra nos Estados Unidos, declarou não acreditar que o acidente tenha acontecido por uma negligência da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Quatro grupos diferentes de restos foram identificados até agora, mas os outros nomes ainda não foram revelados.

Três astronautas ainda permanecem a bordo da Estação Espacial Internacional. Uma nave russa não-tripulada atracou na estação para entregar comida fresca e combustível. 

Astronautas teriam sabido de desastre 90 segundos antes

A tripulação do ônibus espacial Columbia pode ter sabido que a nave se desintegraria até um minuto e meio antes do desastre. A informação teria sido dado por oficiais da Nasa a parentes das vítimas. Os restos mortais do astronauta israelenses também foram identificados nesta quarta-feira – por meio de análise de DNA.

'É muito difícil, é como se eu estivesse com eles, fico imaginando o que eles passaram. Um segundo seria como 20 anos', declarou Eliezer Wolferman, pai do astronauta israelense Ilan Ramon.

Cobertura isolante térmica seria frágil

Segundo uma reportagem do jornal 'The New York Times', a agência espacial americana foi alertada há 13 anos do risco representado pela relativa fragilidade da cobertura isolante térmica de cerâmica na parte inferior da nave. O choque de um pedaço de espuma isolante do tanque externo de combustível contra esta cobertura é a tratado pela como a causa mais provável do desastre.

Não é incomum que objetos, especialmente gelo, desprendam-se dos ônibus espaciais no lançamento e cheguem a chocar-se com a nave. Há suspeitas de que a espuma que bateu no Columbia estivesse congelada ou misturada a gelo. Por outro lado, segundo o administrador assistente da Nasa Michael Kostelnik, o pedaço de espuma rígida que bateu sob a asa esquerda do Columbia foi o maior objeto a bater em um ônibus espacial no lançamento. O ineditismo da situação pode ter dificultado a avaliação do episódio, que a Nasa concluiu, ainda durante a missão, que não representava risco à segurança do vôo.

O estudo que alerta para a vulnerabilidade da cobertura isolante foi feita por especialistas da Universidade de Stanford e do Instituto Carnegie Mellon em 1990, a pedido da própria Nasa.

Pistas na Califórnia

Partes-chave do ônibus espacial foram achadas na terça-feira no Texas, perto da fronteira com a Louisiana. Pedaços da fuselagem e do trem de pouso estavam perto do local onde se achou o nariz da nave, na segunda-feira. Nesta terça, técnicos da Nasa chegaram à Califórnia e ao Arizona para checar relatos não confirmados de que peças do Columbia haviam sido encontradas lá. A descoberta de peças tão a oeste do ponto onde ocorreu a tragédia - o Columbia estava sobre o Texas quando despedaçou-se - pode ajudar a indicar que partes do Columbia soltaram-se primeiro.

A agência também está para examinar um vídeo feito a bordo de um helicóptero militar americano. O helicóptero Apache voava no Texas e acabou registrando oticamente a tragédia.

Na internet:
Site da Nasa

Época Online, com informações de agências internacionais, Valor Online e GloboNews.com

Índice:

  1. O que aconteceu com os corpos da tripulação da Challenger?
  2. O que causa a explosão do ônibus espacial Challenger?
  3. Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?
  4. Porque Columbia explodiu?
  5. O que causou a explosão do Columbia?
  6. Qual foi o ônibus espacial que explodiu?
  7. Quando o ônibus espacial explodiu?
  8. Quando o Columbia explodiu?
  9. Teve algum astronauta que morreu no espaço?
  10. Quantos astronautas morreram no Projeto Apollo?
  11. Quantos astronautas já morreram em missão?

No ano de 1986, o Challenger sofreu o primeiro acidente no programa com ônibus espaciais. No dia 28 de janeiro, 73 segundos após o seu lançamento, iniciando a missão STS-51-L, a espaçonave explodiu em pleno ar, matando todos os 7 astronautas tripulantes do ônibus espacial.

O que causa a explosão do ônibus espacial Challenger?

Depois de quatro meses de investigação, uma comissão nomeada pelo Presidente Ronald Reagan, concluiu que a causa principal do acidente foi um defeito em um dos anéis de vedação do foguete propulsor que deixou escapar combustível e causou a explosão.

Qual o ônibus espacial que explodiu em 2003?

Challenger: Voo Final Challenger: Voo Final contará o que aconteceu com o ônibus espacial que entraria para a história por uma série de novidades no programa espacial dos EUA, mas acabou explodindo 73 segundos após o seu lançamento, tornando-se uma das maiores tragédias da trajetória da NASA.

Porque Columbia explodiu?

A causa física da perda do Columbia e da sua tripulação foi uma brecha no sistema de protecção térmica no bordo de ataque da asa esquerda, causado por um pedaço de espuma isolante que se separou da seção esquerda do suporte duplo do tanque de combustível externo, 81,7 segundos após o lançamento, e atingiu a parte ...

O que causou a explosão do Columbia?

Columbia: 15 anos O caso do Columbia foi bastante diferente, mas também causado por uma falha ocorrida já no lançamento da nave: durante o processo de decolagem, um pedaço de espuma isolante térmica do tamanho de uma maleta executiva desprendeu-se do foguete propulsor e acertou a asa do ônibus espacial.

Qual foi o ônibus espacial que explodiu?

Quase dois anos e meio depois que o ônibus espacial Columbia explodiu sobre o Texas enquanto entrava novamente na Terra – em mais um caso de acidente fatal que matou todos os sete tripulantes, ocorrido em 10 de fevereiro de 2003 – o Discovery (STS-114) foi lançado em 26 de julho de 2005.

Quando o ônibus espacial explodiu?

Nave deu início aos voos tripulados do programa do ônibus espacial dos EUA, encerrado em 2011 depois de 133 missões. ... Anos antes, em 1986, a nave Challenger explodir em pleno ar 73 segundos depois de seu lançamento, matando todos os 7 tripulantes.

Quando o Columbia explodiu?

O acidente do ônibus espacial ou vaivém Columbia ocorreu no dia 1 de fevereiro de 2003, durante a fase de reentrada na atmosfera terrestre, a apenas dezesseis minutos de tocar o solo no regresso da missão STS-107, causando a destruição total da nave e a morte dos sete astronautas que compunham a tripulação.

Teve algum astronauta que morreu no espaço?

Sharon Christa McAuliffe (Boston, 2 de setembro de 1948 — Cabo Canaveral, 28 de janeiro de 1986) foi uma professora e astronauta norte-americana que morreu a bordo do ônibus espacial Challenger, quando a nave explodiu no ar durante o lançamento em janeiro de 1986, matando todos os seus tripulantes.

Quantos astronautas morreram no Projeto Apollo?

Em 27 de janeiro de 1967, os astronautas 'Gus' Grissom, Ed White e Roger Chaffee, do Projeto Apollo, morreram no solo em um incêndio dentro da cabine de comando. O que ocorreu de fato foi um curto-circuito no interior da cabine, Grissom, via rádio, comunicava que havia fogo no "cockpit".

Quantos astronautas já morreram em missão?

Mortes. Até 2019, dezoito astronautas perderam a vida numa viagem espacial. Treze deles eram americanos, quatro soviéticos e um israelense.

Leia também

  • Quem fez o Visão branco?
  • O que acontece com Mike Suits?
  • Qual o valor da Spin de 7 lugares?
  • Onde ver The Closer?
  • Qual a personalidade da águia?
  • Como assistir o filme premonição 2?
  • O que quer dizer a saudação Ave?
  • Quando sai iZombie 3 temporada dublado?
  • Que dia passa Lucifer na Universal?
  • Onde tem Shadowhunters?

Tópicos populares

  • Qual é a tinta para pintar pedra?
  • Onde assistir Stargate Universe Online?
  • Quem criou o dilema das redes sociais?
  • Quando sai a 2 Temporada de Atypical?
  • Quais os elementos principais do tão Te King?
  • O que é preciso para invocar Jeff the Killer?
  • Quantas temporadas teve os Flintstones?
  • Qual é o Transformers 5?
  • Quais são as características dos filhos de Ares?
  • Qual a história do filme obsessão secreta?

O que aconteceu com os corpos do ônibus espacial Columbia?

Foram recolhidos 83 mil pedaços do Columbia, correspondentes a 37% da massa total da nave. Entre os destroços, encontravam-se também parte dos restos mortais dos astronautas. ... .

É possível salvar os astronautas do Columbia?

“Conseqüentemente, os tripulantes, inconscientes ou já mortos, sofreram um trauma letal, devido à falta de apoio (...) na parte superior do corpo”, declarou a Nasa. Porém, segundo a agência, nada que tivessem feito nesse momento seria capaz de salvar-lhes a vida, segundo o relatório.

Qual foi o acidente que os astronautas morreram?

Após a explosão do tanque o ônibus espacial foi destruído pelas forças aerodinâmicas, levando à morte de Dick Scobee, Michael Smith, Ellison Onizuka, Judith Resnik, Ronald McNair, Gregory Jarvis, e Christa McAuliffe.

Por que os ônibus espaciais serão aposentados?

O motivo do cancelamento do programa foi o alto custo das missões e duas tragédias que mataram 14 astronautas: a explosão da Challenger no lançamento, em 28 de janeiro de 1986, e o desastre com a Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em 1o de fevereiro de 2003.

Toplist

Última postagem

Tag